mais uma vez saudo a todos que acompanham meu interminavel e melodramatico project car agradeço as palavras de apoio os ombros amigos e as historias semelhantes divididas proprietarios de carros espoliados por lanterneiros desse mundo uni vos encerrei a parte anterior me sentindo um cidadao portugues com a partida de dom joao vi rumo ao brasil ao fugir de napoleao a ver navios recuperado do impacto inicial do desaparecimento do lanterneiro o jeito foi continuar o serviço com o pai do mesmo cuja visao nao era perfeita mas que dava conta dos detalhes do serviço essa etapa durou uns dois/tres meses ate que o senhorzinho resolveu ir atras do filho e tambem me deixou na mao embora eu estivesse absolutamente em dia com os pagamentos para ajudar os bancos forros de porta e mais algumas peças do carro estavam na casa deles mas consegui obte las de volta facilmente porque a esposa/mae da dupla ja nao aguentava mais aquela confusao de coisas ocupando a casa carro parado trabalho estagnado estava sem opçoes ate que o dono da oficina terceiro endereço do sp 2 se dispos a terminar o pouco que faltava e executar seu oficio pintor e que pintor o trabalho dele era muito bem feito fato este que me agradava mas havia uma condiçao ele nao montaria o carro porque nao era a especialidade dele bem como nao se sabia o que havia restado de peças apos tantas mudanças serviço tratado era hora de pensar a cor meu espirito conservacionista que almejava um dia a sonhada placa preta desapareceu e como sou da teoria de perdido por pouco perdido por muito resolvi radicalizar o caminho para a placa preta tinha varios obstaculos o primeiro era que alguem teve a brilhante ideia de fechar as depressoes existentes ao longo da lataria do carro para acomodar os frisos de aluminio como se ve na foto abaixo o problema e que o serviço foi feito com chapas de aço onde precisava ter feito nao fez e a retirada das mesmas nao era garantia que os espaços poderiam ser refeitos com qualidade e em condiçao de receber os frisos some se ao fato de que eu nao tinha um unico friso quanto mais as dez peças que compoem o conjunto desde que comprei o carro procurava um kit completo mas ninguem que os anunciava tinha todas as peças entao o risco de nunca completar o conjunto tornava a tarefa praticamente impossivel nesse meio tempo o motor foi retirado para ser feita a retifica posto que ainda era standard e seu funcionamento nao estava ideal e ai veio o segundo obstaculo para a placa preta pois descobri que o motor nao era bl mas sim um modesto motor de variant o bv de 1 6 litros em suma tinha um sp 2 com o desempenho raquitico do sp 1 sem valer o mesmo tanto que essa raridade e muito azar para so uma alma atormentada desta forma a conclusao a que cheguei e que nao me seria possivel atingir a perfeiçao da restauraçao seja pela falta de peças transtornos na execuçao dos serviços ou ausencia de dinheiro entao ao menos eu personalizaria o carro da forma que fosse possivel mas de modo condizente com as caracteristicas do veiculo a alternativa que me pareceu viavel seria fazer algo semelhante a ele o sp 2 dacon essa personalizaçao especifica deve ter virado a cabeça das pessoas na decada de 1970 pelo resultado final o uso da cor preta por exemplo e por ser fruto da ja famosa concessionaria dacon cuja historia deve ser conhecida mas para quem ainda nao sabe tem aqui uma boa leitura da mesma alem da personalizaçao estetica dos sp 2 a dacon tambem fez alteraçoes na mecanica que talvez trouxessem a pegada esportiva que se esperava do carro saido de fabrica ha noticias tambem do desenvolvimento do projeto do sp 3 com a utilizaçao do motor refrigerado a agua do passat que acabou frustrada em termos comerciais pelo alto custo para tanto bastaria na minha visao simplista pouca coisa cor preta e rodas mexerica as alteraçoes mecanicas tambem nao seriam impossiveis e poderiam vir em momento posterior afinal de contas um projeto nunca termina discutida a cor eu queria preto cadillac mas o pintor ameaçou abandonar o serviço optamos pela tinta preta usada no stilo as razoes dessa escolha eram devidas a facilidade de aplicaçao e de eventuais retoques sem falar que o brilho seria discreto uma vez que chamar a atençao nao era a minha vontade se e que um sp 2 ja nao chame atençao o bastante por si mesmo como o carro era branco algumas medidas se faziam necessarias para a regularizaçao do mesmo e por esta razao eu ja tinha a nota fiscal da tinta e teria tambem a da mao de obra da pintura assim quando o carro estivesse pronto bastaria realizar nova vistoria e tudo se resolveria enquanto a pintura era feita tratei de dar vida a outras partes do carro como o sofrido painel sobre o mesmo achei curioso vir pintado nele a data de fabricaçao 16/01/1974 o que deve indicar ser meu carro do começo desse ano o capoteiro ou tapeceiro que fez o revestimento dele teve uma tarefa ingrata pois exigi que nao houvesse uma unica costura visivel na peça finalmente o carro estava pintado a cor caiu bem nao tinha muito brilho bem como eu queria sob a luz do sol as particulas metalicas da pintura se destacavam mas nada chamativo uma vez pintado enviamos o carro para o mecanico voltar com o motor para o lugar e depois disso resolveria como fazer a montagem das peças e ai um grande mal veio para o bem a volta do motor para o carro foi tranquila ate mesmo porque nao ha o que complicar com um vw a ar enquanto decidia como resolver a questao da montagem do carro o mesmo ficou ali no quintal do mecanico junto com outros carros mas a enteada do mecanico ja uma balzaquiana resolveu descontar todas as suas magoas e frustraçoes do relacionamento da mae com o dito profissional bem no meu carro e arranhou toda a lateral do mesmo do lado do passageiro acredito que nao deve ter sido dificil passar um prego numa pintura feita ha duas semanas apenas no entanto esse percalço abriu uma oportunidade melhor para o carro eu havia recebido a informaçao de uma oficina que trabalhava com lanternagem e pintura de carros antigos e talvez eles se dispusessem a montar o carro para mim o dono era um senhor muito bacana experiente e contava apenas com um lanterneiro e um pintor profissionais simples mas muito serios quando me passaram a referencia da oficina e fui la para tratar do serviço tinha um gordini saindo do forno e o trabalho estava muito bom o problema era pegar um serviço dessa natureza e para tanto o dono havia me cobrado o preço de um rim acho que o esquerdo para fazer o serviço desde que eu providenciasse as peças porventura faltantes mas quando contei o acontecido com o carro ele renegociou o valor do trabalho para um valor global menor se eu deixasse o carro ser pintado la desisti de contratar um pistoleiro para eliminar lanterneiros mecanicos e enteadas por achar melhor encaminhar o carro para eles detalhe era no mesmo quarteirao da oficina do mecanico e eu nunca tinha atentado para a existencia da mesma entao o carro foi encaminhado para a segunda pintura em pouco mais de dois meses serviço rapido bem feito e a montagem teve inicio nesse meio tempo resgatei as peças ainda existentes invadindo a antiga oficina porque o imovel foi entregue pelo pintor da primeira pintura e ele nao se responsabilizava pelas coisas que nao eram dele antes que o proprietario limpasse o que ficara para tras entrei na oficina com um conhecido que tinha as chaves e fiz uma caça ao tesouro resgatei varias coisas mas algumas se perderam ou foram vendidas ou descartadas e o prejuizo foi grande teclado do painel retrovisor interno e os limpadores de para brisa nao faça as contas e uma despesa consideravel ai vai uma critica aos profissionais do ramo boa parte nao tem o devido cuidado com a armazenagem das peças dos carros que muitas vezes custam mais que o faturamento de um mes de trabalho o carro foi montado faltando basicamente essas peças da pintura foi para o eletricista que adaptou comandos de caminhao no painel e assim farois e ventilaçao poderiam ser usados mas bateu desanimo continuar avançando porque o momento nao era financeiramente oportuno com isso o carro ficou parado nao evolui para cuidar do interior e deixei o tempo apontar uma soluçao para piorar o numero do chassi sumiu parecia ter sido corroido ou seja tinha o documento de um carro branco mas o veiculo era preto e como os vidros nao eram gravados nem havia qualquer outra indicaçao que aquele carro preto era o mesmo do documento a ideia da troca de cor ficou mais complicada passou cerca de um ano e meio ate que numa das constantes pesquisas por peças achei o conjunto dos frisos as dez peças e elas poderiam ser enviadas para mim la de blumenau nao tive duvidas arrematei as mesmas afinal de contas ja eram cinco anos a procura e nao correria o risco de perder a oportunidade cheque especial nao e para emergencias passado um tempo recuperaçao do rombo no orçamento adquiri do mesmo vendedor os limpadores do para brisa o teclado do painel e assim o carro poderia ficar bem proximo da originalidade uma outra aquisiçao importante foi a do botao da buzina a original e de borracha e deve haver apenas umas tres disponiveis no mundo apos 41 anos do fim da fabricaçao do carro portanto foi adquirida uma paralela cujo encaixe foi preciso mas que e dura como um pau o importante e que e funcional e respeita a estetica do carro comprei tambem o radio da epoca o que deu um pouco de dor de cabeça achar radio original para vw da decada de 1970 nao e complicado nem caro mas ha modelos variados apos muita pesquisa e consultas em foruns o escolhido foi o modelo rubi o qual pelas fotos de manuais e carros nunca restaurados parece ser o modelo certo deixar o carro bem original era a ideia nao sou adepto de personalizaçoes em carros tao raros veiculos com maior volume de produçao eu acho bastante valido personalizar dar a cara do dono mas em um carro que teve pouco mais de dez mil unidades quem pode deixa lo o mais proximo do original tem um dever a ser cumprido ja tive intençao de habilita lo para placa preta mas o tanto que ainda me custaria atingir um patamar condizente em termos financeiros aliado ao fato da desmoralizaçao de tal deferencia me fez desanimar por completo a fazer o esforço para dar a ele a placa em questao pelo que ja vi nas ruas revistas e programas de televisao imagino que os antigomobilistas devem ter um desgosto enorme ao verem carros nao originais com a mesma identificaçao dos veiculos conservados a duras penas portanto considerando a possibilidade de deixar o carro bem proximo do original e o fato de nao ter mais o numero do chassi gravado era hora de ressuscitar o sp 2 e tentar devolve lo a sua gloria e por isso ele iria para a sua terceira pintura desta vez na cor condizente branco lotus voltei a mesma oficina onde de vez em quando passava para bater papo e tratei com o dono que levaria o carro para nova pintura negocio fechado viajei alguns dias depois e vendo as noticias da cidade pela internet qual nao foi a minha surpresa ao saber que o dono da oficina havia falecido em um acidente de transito ela havia saido atras de umas peças para um cliente e sofreu um ataque cardiaco enquanto dirigia logicamente alem da perda sentida afinal de contas era uma pessoa que tinha se tornado querida certamente o projeto do carro sofria mais um reves com isso enquanto a familia e os dois profissionais que trabalhavam no lugar nao decidiam o destino da oficina fiquei em compasso de espera levar o carro para outro lugar alem dos riscos de uma nova relaçao me parecia uma falta muito grave com o que fora combinado passadso alguns meses familia e funcionarios conseguiram resolver a legalidade da situaçao e a oficina continuou desta vez nas maos do pintor e do lanterneiro finalmente pude levar o carro e tempos depois tive a boa noticia que o numero do chassi foi localizado pelo pintor absolutamente intacto debaixo da batida de pedra que o primeiro lanterneiro tinha aplicado sem muito cuidado no entanto pelos constantes trabalhos menores que entravam na oficina pintor e lanterneiro precisavam se reerguer a pintura do carro so aconteceu cerca de um ano e meio depois 2017 o carro foi pintado os frisos de aluminio com a fita adesiva vermelha devidamente colocada estao na lataria os mais atentos perceberao que a linha deles nao coincide com a linha da lanterna traseira em razao da inexistencia dos nichos para a fixaçao dos mesmos os frisos foram colocados um pouco mais acima para que as portas pudessem ser abertas e fechadas normalmente lamento puristas para piorar nao foram encaixados saia de fabrica com a lataria furada pois ha pequenos pinos nos frisos para encaixe no carro mas colados com fita dupla face larga e de excelente qualidade no interior apenas o tecido do teto foi colocado para que o para brisa fosse posto ainda esta sem carpete mas tem os forros de porta originais ha retrovisores nas duas portas porque nao consigo mais dirigir olhando apenas pelo lado do motorista e meio do vidro alias preciso instalar o retrovisor central que e especifico do carro e tem apenas uma ranhura para encaixa lo no teto sem esforço ou mesmo parafusos em nome da segurança e como os cintos originais foram extraviados coloquei cintos retrateis de tres pontos como o carro tem duas portas e pela posiçao e tipo dos engates especialmente os femea medi e achei adequado colocar os cintos do kadett a instalaçao foi tranquila ha um espaço na lataria que esconde a maquina e mesmo com o ponto superior nao sendo elevado como nos carros atuais o cinto trabalha perfeitamente o funcionamento esta redondo e os engates curtos do cambio passam a ideia da esportividade que o motor deveria ter o carro esta pronto nao e sim nao porque ainda ha o que fazer mas que e pouco diante do que foi feito e e isso que faz a graça do projeto o nunca concluir e sim esta pronto porque agora finalmente eu posso entrar nele afivelar o cinto ligar o motor e sair pelas ruas do jeito que eu sempre quis por clenio santos project cars #403 uma mensagem do flatout clenio nos concordamos com voce devolver um carro assim raro a sua originalidade e de fato uma obrigaçao de seu proprietario ficamos realmente felizes em ver mais um sp2 voltando a vida e divertindo seu proprietario como ele deveria ter feito desde o dia em que saiu da fabrica parabens pela conclusao
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