boa tarde flatouters vamos a continuaçao da historia do 003 mas antes de tudo vamos conhecer a historia desses carros os mitos verdades e situaçoes primeiramente foram fabricados tres carros com motor 2 4 20 valvulas cinco cilindros fivetech um branco que deu pt e dois cinza steel nao houve nenhuma versao com o motor turbo de fabrica a segunda coisa que sempre escutei desde que o carro foi colocado a venda aqui no flatout pela primeira vez se eu pegar um brava um fivetech e montar fica igual a esse ai eu entro e falo com algum conhecimento de causa devido a montagem do brava branco 2 4 voce pode ate conseguir um carro funcional mas sempre vai ter um porem para montar o brava branco eu comprei uma sucata completa de marea justamente para ter tudo que precisasse pra fazer o carro ser original a parte mecanica e bem simples e nao tem mudança alguma entao de fato e so colocar e fica igual porem a parte eletrica complica bastante as coisas uma vez que marea tem coisas diferentes do brava como por exemplo conectores de lanternas traseiras se o marea for sedan nao tem limpador traseiro se for weekend tem mas nao tem os terminais da tampa do porta malas que fazem acender o break light enfim sempre tem alguma coisa que tera que ser modificada e isso implica em gerar problemas para o perfeito funcionamento do carro fora a trabalheira do cao de ter que desmontar o carro totalmente para troca completa do chicote interno portanto repito e possivel e mas nao e simples tampouco 100% funcional por varias razoes falam muito sobre swap nao ser caro mas independente do swap surgem centenas de detalhes sejam abraçadeiras parafusos suportes sensores e tudo isso faz o valor passar bastante do que se imagina para uma montagem dessa por isso o fato de ter sido feito pela fiat ajuda bastante vejam a quantidade de chicotes e demais perifericos que precisam ser trocados [gallery columns= 4 link= file ids= 139151 139152 139153 139154 ] terceiro fato e bem importante de dizer e que esses carros nao eram so tres bravas hgt com motor 2 4 os carros sairam com uma serie de diferenciais que muitos dos entendidos da historia deles nao sabem entao vamos la esses carros nasceram como brava 1 8 originais se pegarmos o historico deles na fabrica como peguei o do 003 veremos que ja houve um motor 1 8 cadastrado nele portanto os carros sairam da linha de montagem como hgt normais e depois foi feito todo o processo de montagem dos carros com o 2 4 e as alteraçoes necessarias alguns outros detalhes interessantes a serem ressaltados eles saiam com capo pedaleiras painel de instrumentos rodas freios a disco nas quatro rodas e suspensao de marea turbo alem de terem abs retrovisor fotocromico alerta de limite de velocidade lavadores de farol air bag duplo + side bag bancos eletricos banco traseiro bi partido controle de som no volante console central de marea com saida de ar condicionado para o banco traseiro emblema bravo com o na traseira e no caso do 002 teto solar de fabrica e nesse ponto vem um outro alvo de intensas criticas ao 003 o teto solar webasto esse e um ponto um pouco conflitante ate pra mim creio que a maioria saiba que a webasto e a maior fornecedora de teto solar para as montadoras mundo afora portanto e um produto de qualidade garantida no entanto eu nao gosto tanto do acabamento que o teto tem internamente e nesse carro eu realmente queria fazer o mais original possivel mas o teto funciona extremamente bem nao tem infiltraçao nem faz barulho entao apesar de nao me agradar tanto ele entrega bem o que propoe gostaria muito de por um teto original no lugar mas a folha do teto do marea e brava sao diferentes no brava ela e mais larga na parte final e a fiat nao fornece mais a folha do brava portanto de maneira geral so seria possivel se eu achasse um brava com teto original desmontado o que e uma tarefa quase impossivel mecanicamente nao ha grandes diferenças entre ele e um marea exceto por algumas curiosidades primeira delas liguei um scanner no carro agradecimento especial ao amigo escondino do clube do marea para verificar se havia algum tipo de erro gravado na central de injeçao como era esperado nao havia nenhum tipo de erro tudo estava funcionando exatamente como deveria porem o scanner trouxe uma informaçao interessante mostrando que foi feita uma reprogramaçao na central de injeçao no final dos anos 2000 portanto algo feito na fabrica pela propria fiat ainda pretendo passar o carro em dinamometro para ter uma noçao de que tipo de ganho essa reprogramaçao trouxe ao carro segunda curiosidade e que ele nao usa cambio de marea 2 4 que e um cambio mais longo na viagem de mg pra brasilia pude perceber que o carro era mais agil e que o cambio era visivelmente mais curto do que o cambio de um marea 2 4 com isso acabei descobrindo que ele usa um cambio de marea 2 0 que tem relaçoes de fato mais curtas e deixam o carro com uma tocada extremamente mais arisca do que em um 2 4 normal com essa configuraçao nao ha buracos de torque entre uma marcha e outra o carro responde incrivelmente bem em qualquer situaçao acho que o conjunto ficou muito bom no carro ele nao tem velocidade final como os 2 4 mas responde muito mais rapido as aceleraçoes sem perder a sede por velocidades mais elevadas por fim o tanque de combustivel e ligeiramente maior que os tanque de brava que originalmente e de 50 litros ja no 003 o tanque e de 65 litros proveniente das versoes a diesel europeias segundo o part number dele o que faz sentido uma vez que o tanque dos mareas sedan ou weekend tem dimensoes diferente e nao servem no brava por se tratar de um carro que nasceu 1 8 e foi montado 2 4 dentro da fabrica e mais ainda por nao ser um carro com unidades suficientes para ser homologado como versao oficial a documentaçao dele nao tem la tantas diferenças pois ele e um brava hgt normal no documento apenas com o numero do motor 2 4 cadastrado alem disso apenas a nota fiscal e uma carta assinada e reconhecida em cartorio pelo engenheiro responsavel pelo projeto o senhor f s aguiar alem claro das placas dos dois que sao conhecidas pelos que acompanham a historia dos carros seguem as fotos dos diferenciais do carro [gallery columns= 4 link= file ids= 139155 139161 139160 139159 139158 139157 139156 139162 139163 139164 139165 ] ultima questao muito criticada nesse carro que irei comentar esse carro ja bateu em deus e todo mundo deu pt caiu no rio e so a massa todo detonado pois bem vamos la de novo fui pra minas buscar ele sem muita preocupaçao sobre o real estado dele sempre ouvi todos esses comentarios que o carro nao era bom e tudo mais bem eu o compraria de qualquer forma entao nao dei muita bola pra isso ainda mais com a emoçao do momento mas apos chegar a brasilia com calma paciencia e cuidado pude perceber que nao e tudo isso o carro foi sim maltratado e sofreu uma batida mais forte em bh por volta de 2007 essa era uma coisa que me preocupava porem estruturalmente as longarinas do carro estao em perfeito estado somente o para lama do lado do passageiro que realmente tem massa e sera trocado em uma futura lanternagem mas os maiores problemas dele sao acabamentos e detalhes que sao facilmente substituiveis portanto no final das contas ele me surpreendeu bastante tambem nesse quesito e fico muito feliz em dizer que o carro nao e o carro ruim que dizem e podem ter certeza que o farei ficar ainda melhor dito isso vamos a outra parte da historia inclusive com uma parte bem curiosa certo dia eu estava a convite a fiat em um teste de um bravo t jet que estava sendo feito aqui no autodromo de brasilia e fui para esse teste com o brava branco 2 4 la chegando parei no box ao lado de onde estavam os mecanicos da fiat que estavam mexendo no bravo e entao um deles se aproxima de mim e pergunta se meu carro era cinco cilindros prontamente respondi que sim era um 2 4 e eu mesmo havia feito entao esse senhor me fala que ele participou da montagem dos tres bravas feitos pela fiat como na epoca eu ja conhecia a historia conversamos por muito tempo sobre toda a montagem dos carros e inclusive sobre o triste fim da primeira unidade que era branca o carro estava sendo utilizado por um dos engenheiros responsaveis e nao tinha sequer finalizado a montagem estava com o interior todo desmontado e capotou devido a uma falha mecanica que fez uma das rodas travar outro fato bem curioso e esses carros sao 2000 porem so chegaram nas maos dos primeiros proprietarios fora da fiat em 2002 onde começaram a ser testados por roberto nasser que foi o primeiro proprietario do 002 e por boris feldman que foi o primeiro proprietario do 003 varios ajustes ainda foram feitos apos essa data pela propria fiat bom creio que com todo esse relato consegui resumir bem sobre a historia e caracteristicas dos carros entao vamos de volta ao 003 mudanças planos e intençoes como ja comentei aqui nao planejo nada tao audacioso para o carro apenas trazer ele ao maximo possivel de volta ao seu estado original otempo nao tem me permitido fazer tanta coisa nele nem tampouco andar muito no carro mas algumas mudanças ja foram feitas dando os primeiros passos para voltar ele a originalidade vamos por partes algumas coisas me incomodaram desde o começo e sao todas pequenas portanto foi possivel fazer as mudanças de forma rapida primeira coisa feita foi tirar as rodas 17 elas me agradavam bastante cairam muito bem no carro mas a intençao e tirar do documento as alteraçoes que o carro tem e fazer com que ele seja o mais original possivel entao voltaram as rodas aro 15 originais de marea turbo removi o engate e os emblemas abarth e 2 4 20v da tampa traseira tirei o forro interno do capo que estava todo solto e rasgado e geralmente tampa a admissao de ar do motor que fica bem na grade um forro novo ja esta sendo providenciado na fiat coloquei as calhas internas do capo que ele nao tinha foi feita tambem a troca completa do fluido de freio que tinha criado uma gosma dentro do reservatorio fazendo com que o carro ficasse com a frenagem muito comprometida nesse meio tempo troquei a moldura do painel de instrumentos que estava quebrada solta e com a parte das indicaçoes de regulagens de altura e iluminaçao totalmente apagados tambem foram trocados os repetidores de seta que eram alaranjados e entraram os brancos que sao os que sairam originais nele comprei um para choque traseiro para poder remover totalmente a camera de re e o sensor de estacionamento do carro consegui com meu amigo cleiton os lavadores de farol que sao bem raros e eu faço questao de fazer ele voltar a ter com as peças na mao me restava pintar elas para poder instalar nesse momento num dos incriveis bate papo com o alexandre garcia da garagem alfa romeo ele falou pra eu levar as peças que ele da um jeito de pintar pra mim dito e feito em uma semana ja estava tudo pintado ag tu e foda meu velho obrigado mesmo e pronto pra instalar nesse ponto fica meu agradecimento sem tamanho tambem ao amigo cleiton que ta sempre presente e fez tudo comigo nesse meio tempo por fim removi tambem dois tweeters que foram colados em cima do painel ao inves de trocar os twiters originais que estao ligados e funcionando perfeitamente removi tambem o sensor de estacionamento por completo do carro tudo arrematado pela instalaçao do parachoque traseiro com os lavadores de farol na mao tambem removemos o parachoque dianteiro pequei um para choque velho que eu tinha guardado e tinha os furos originais dos lavadores usei como base e pronto lavadores instalados no carro e funcionando como o carro ja teve lavadores de farol originais o sistema em si estava todo instalado foi preciso apenas fazer as mangueiras e botar pra funcionar aproveitando a remoçao do parachoque removemos o xenonio que estava instalado nos farois de neblina uma das instalaçoes mais porcas que ja vi na vida cortaram o chicote das milhas originais pra fazer a ligaçao do xenonio usaram fio rigido de parede e isolaram com fita crepe pois bem tudo foi retirado providenciei um chicote original de milha coloquei no lugar pronto trocamos tambem um dos farois de neblina que estava com lente quebrada e ja que estavamos nessa de mexer em iluminaçao e chicote removemos todos os leds do carro que estavam presentes da luz de placa a iluminaçao do parta luvas agora esta tudo de volta com a iluminaçao original nesse meio tempo o cleiton se dedicou a remover fio central de alarme e demais componentes que nao eram parte do chicote original do carro nas fotos abaixo voces irao ver a quantidade de fios e demais coisas que foram retiradas havia muito resquicio de instalaçao de som deixado no carro tinha fio positivo desencapado solto por tras do painel e a cada minuto eu ouvia o cleiton falar esse carro nao pegou fogo porque nao era hora conforme previamos a central do alarme so servia mesmo pra fazer os vidros subirem porque apos a remoçao de todo o sistema de alarme os vidros continuaram funcionando normalmente bem como as funçoes originais deles de um toque nos quatro vidros e sistema de descompressao ao abrir as portas junto com essa remoçao sairam tambem os chicotes de ligaçao do engate e da camera de re foi um trabalho do cao mas agora fica um sossego sem tamanho de saber que todas aquelas gambiarras foram desfeitas para finalizar os trabalhos desse post comprei um reservatorio de expansao do radiador novo e liquido para o arrefecimento apos uma limpeza do sistema troquei o reservatorio coloquei o aditivo e tudo ficou em perfeita ordem seguem as fotos de tudo que foi feito no carro tanto o que foi colocado quanto o que foi removido vejam a quantidade de fio removido a sujeira saindo da sangria do radiador e mais detalhes sobre a instalaçao das peças [gallery columns= 4 link= file ids= 139167 139204 139203 139202 139201 139200 139199 139198 139197 139196 139195 139194 139193 139192 139191 139190 139189 139188 139173 139172 139171 139170 139169 139205 ] o teto solar e um caso a parte pois como ja falei o acabamento interno dele nao me agrada porem achar uma folha de teto original de brava e uma tarefa quase impossivel entao por hora nao esta nos meus planos remover ele apesar de me incomodar o fato de nao ser original ele funciona nao da dor de cabeça e e um acessorio muito legal de se ter fato que jamais encerrarei as buscas por um original e quando achar sera trocado mas antes disso muita coisa ira acontecer instalar o acionamento interno da tampa do tanque de combustivel que tambem tenho guardado repintar a grade frontal que foi pintada porcamente de cinza na tentativa de imitar a original do hgt porem ele saiu com grade de marea 2 4 arrumar o couro dos bancos dianteiros que estao bem ruins trocar os tapetes internos do carro que nao me agradam nenhum pouco e fazer uma boa revisao mecanica para deixar ele 100% mas isso e coisa para uma proxima publicaçao enquanto isso ficam algumas fotos tiradas pelo amigo thiago carvalho que e fotografo e me presenteou com essa seçao de fotos maravilhosas do carro caso queiram ver mais trabalhos dele basta segui lo no instagram thiagoqcarvalho ou no facebook thiagocarvalhophotography [gallery ids= 139206 139220 139219 139218 139217 139216 139215 139214 139213 139212 139211 139210 139209 139208 139207 ] nos vemos no proximo post pessoal por gustavo veras project cars #405
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.