ola amigos hoje estou retornando com a segunda parte da historia da minha f100 v8 logo apos ter colocado os documentos em meu nome ela saiu direto da vistoria no patio do detran para a oficina para ser desmontada quando a comprei o objetivo era ir restaurando aos poucos mas devido a ansiedade nao consegui aguardar e assim começou a saga da f100 v8 como nao fazia a minima ideia de em qual estado se encontraria realmente a parte mecanica devido a falta de historico de manutençao resolvi desmontar tudo eu sabia que teria muito trabalho a fazer para deixar ela do jeito que eu imaginava e tambem sabia que haveria muitos reparos a serem feitos alem disso haviam algumas melhorias que gostaria de fazer para deixar a conduçao mais prazerosa pois no momento ela estava bem judiada fazendo todo tipo de barulho na suspensao e completamente sem freios sem contar o fato de toda a lataria estar bem detonada [gallery columns= 5 link= file ids= 139379 139384 139383 139382 139381 139380 139387 139386 139385 139388 ] apesar de muitas pessoas condenarem o jateamento de areia acabei optando por fazer e nao tive problemas com as chapas devido a maior espessura do aço usado nos anos 60 mas tambem pedi que o profissional fizesse com a pistola bem inclinada para nao ondular o metal [gallery link= file ids= 139393 139398 139397 139396 139395 139394 ] jateei toda a lataria e tambem o chassi para ver o real estado de ambos caso tivesse algum problema mais serio poder fazer o conserto de forma correta para maior segurança mas ainda bem que o que se revelou foram apenas alguns consertos de baixo custo e pessima qualidade na lataria devido a pequenas colisoes alem de problemas de corrosao que depois descobri que sao caracteristicos desse modelo de cabine apos o jateamento foi feito um tratamento para evitar corrosao em todas as chapas e chassi para fazer uma restauraçao de boa qualidade e nao me incomodar posteriormente durante esse processo descobri a cor original dela que estava encoberta pelo motor do limpador de para brisa [gallery link= file columns= 4 ids= 139376 139375 139374 139378 ] na parte mecanica como o motor estava em boas condiçoes e no inicio eu queria um projeto para obtençao de placa preta a unica modificaçao escolhida seria a colocaçao de igniçao eletronica para melhorar o funcionamento e ganhar alguns cavalos mas sem alterar as carateristicas visuais para a vistoria que nao pode ter alteraçoes nas caracteristicas do carro e um minimo de 80% de originalidade mas como no brasil tudo se da um jeito e vi cada aberraçao com placa preta que acabei desistindo da ideia pesquisei varios kits completos da pertronix nos estados unidos para comprar mas devido a possivel incompatibilidade com o distribuidor wapsa original acabei colocando meu distribuidor adaptado para acionamento eletronico feito aqui mesmo no brasil e que atendeu bem as minhas expectativas [gallery link= file ids= 139403 139402 139401 ] como a suspensao teria que ser totalmente refeita os amortecedores deviam ser originais pois ja nao tinham mais nenhuma açao fui procurar para comprar e no brasil nao achei nada parecido pois os dianteiros eram com hastes nas duas pontas alem disso como os batentes nao tinham sido trocados ocorreu ate um desgaste no chassi a soluçao foi o preenchimento e modificaçao no suporte do eixo para a utilizaçao de amortecedores de f 1000 modelo ate 1992 os quais tambem foram utilizados no eixo traseiro sendo que esse eixo tambem precisou de reparos acredito que por excesso de peso ocorreu uma trinca e havia sido muito mal soldado [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 139409 139408 ] nessa parte entra a famosa jaque ja que desmontei tudo revisei tambem o diferencial fazendo a troca de todos os rolamentos pesquisando descobri que ela usa um modelo licenciado feito pela braseixos que nao passa de um ford 9 que e usado ate hoje nos dragsters por incrivel que pareça ele tem fama de ser indestrutivel mas como a relaçao e muito curta por ser utilitario e ela nunca mais vai carregar peso vou importar uma relaçao mais longa para diminuir ruido e aumentar um pouco a velocidade final alem disso pra minha surpresa havia uma mola quebrada que tinha sido soldada coisa que eu nunca tinha visto na vida entao apelei novamente para as f 1000 1992 e sua mola mestre que tem as mesmas medidas com relaçao aos freios tambem tive alguns problemas para encontrar peças mantive os quatro tambores mas comprei algumas peças de estoque antigo incluindo as lonas ainda fabricadas com amianto a unica modificaçao que fiz para melhorar a eficiencia foi colocar duas sapatas nos dianteiros que originalmente possuiam apenas uma e que eu julguei serem pouco eficientes para segurar um veiculo com bastante peso e motor v8 apesar de nao ser um carro de corridas as vezes posso me empolgar um pouco e nao quero sofrer com falta de freios na parte eletrica tambem decidi fazer tudo novo pois haviam muitos fios emendados e poderia causar alguma pane por isso decidi comprar um chicote original de estoque antigo pois como seria uma restauraçao nada melhor do que fazer bem feito sem a popular gambiarra como ela nao possui direçao hidraulica e nem ar condicionado se bem que morando no mato grosso se torna um item necessario optei por deixar o dinamo original talvez coloque um alternador se for colocar esses equipamentos pois a direçao dela e bem pesada para fazer manobras de estacionamento com o v8 na frente e pneus um pouco mais largos que os originais acabei fazendo a mudança por pneus sem camara e radiais por questao de segurança mas deixei as rodas aro 16 e coloquei apenas calotas e sobre aro de inox pretendo mudar para aro 15 mantendo a aparencia original mas colocando pneus largos isso se eu importar os kits plug and play de ar e direçao mas isso vai ficar para o futuro proximo se tudo der certo com criança pequena em casa agora as prioridades sao outras como esse modelo foi fabricado em baixo volume devido ao mercado brasileiro da epoca ser bem pequeno e alem de que tambem tem o fato de ser um utilitario geralmente sofrendo uso severo aqui no brasil nao se acha absolutamente nada de peças e quando se encontra e tudo importado e com preço bem salgado por sorte nos estados unidos foram fabricadas muitas e la esse e o modelo 1956 existem muitas peças de reposiçao devido ao aftermarket ser gigantesco entao decidi eu mesmo importar praticamente todos os acabamentos emblemas borrachas guarniçoes calotas lanternas etc pesquisei algumas lojas e acabei encontrando a midfifty que e especializada em f100 acabei importando tudo o que precisava apesar de pagar muitos impostos ainda saiu mais barato que comprar nas lojas daqui e sem falar da qualidade das peças e no comprometimento dos vendedores aqui no brasil acabei comprando uma carroceria stepside nova e os para lamas traseiros para substituir a carroceria de madeira que veio instalada quando comprei nao sei se a minha caminhonete saiu de fabrica com a carroceria de metal reta que era a certa para o ano de fabricaçao mas como eu gosto do visual da stepside ela foi a escolhida [gallery link= file ids= 139405 139406 139407 ] apos toda a desmontagem e verificaçao de peças que seriam necessarias começou a parte mais legal que na minha opiniao e pesquisar mais ainda sobre o veiculo procurar e comprar tudo o que seria necessario tentando evitar a compra peças erradas mesmo assim acontece de comprar algo que nao da certo faz parte do jogo vai um conselho a quem for restaurar um carro antes de comprar pesquise muito sobre o modelo e faça um bom planejamento pois senao gastara muito dinheiro a toa apos a finalizaçao da cabine e dos outros paineis foi feita a montagem de suspensao freios motor e cambio para ser feito o alinhamento das peças nesse momento ela deixou de ser um amontoado de peças e começou a tomar forma de caminhonete novamente depois do trabalho de funilaria para substituir paineis com corrosao e conserto de reparos mal feitos e evitar ao maximo o uso de massa plastica sendo essa usada apenas para alisar algumas areas e dar acabamento muitos me questionam o motivo da escolha da cor que foi usada pesquisei bastante sobre as cores usadas pela ford na epoca acabei comprando uma palheta de cores de f100 1956 no ebay para ver quais eram as originais pois aqui no brasil nem com a ford consegui informaçoes essa tonalidade foi a mais parecida que encontrei com a cor original sem precisar alterar os documentos que constam azul assim decidi voltar um pouco as raizes escolhi um azul turquesa que conforme a luz fica meio esverdeado alem de ser uma cor viva que se destaca em meio ao marasmo de preto prata e branco dos dias de hoje terminada pintura fui transferido de estado pela empresa que trabalho ainda faltavam alguns detalhes como regulagem de motor e toda a tapeçaria mas essa parte deixo pra o proximo capitulo muito obrigado por acompanharem e ate mais pessoal por marco aurelio g peres project cars #409
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.