fala pessoal boa tarde bom dia e boa noite seja qual for a hora que voce estiver lendo este post eu estarei pensando nos problemas do xantia bom vamos la o segundo post ja estava pronto desde o primeiro sorte que nao enviei pois resolvi reescreve lo e aqui estou demorei pois precisava compreender alguns problemas que pareciam muito simples e porque quase tivemos uma grande mudança de rumo no projeto vejam quando me inscrevi o projeto estava praticamente pronto mas o xantia e uma caixinha de surpresas e acabou que problemas que nao existiam apareceram e outros que ja haviam sido resolvidos simplesmente retornaram isso me lembra aquela frase por que ser facil se podemos complicar terminei contando como resolvi o problema das travas e do modulo de conforto hoje começarei falando da saga da suspensao hidroactive ou hidropneumatica e a ar ne esta e uma das perguntas que mais irritam donos de xantia c5 xm e afins nao nao e a ar nao e fixa nao e cortada e simplesmente a oleo ah mas entao porque hidropneumatica porque dentro das esferas existe nitrogenio desta forma os xantias que nao tem controles inteeligentes nao sao hidro ativos e sim hidropneumaticos na imagem acima podemos ver o funcionamento da esfera a parte de tras tem nitrogenio que e comprimido quando recebe pressao isso faz do xantia o carro mais confortavel que ja andei isto posto vamos la eu faço parte do grupo hydractiveclub a familia que salvou varios xantias de serem vendidos ou virarem sucata la existem muitas soluçoes caseiras que sao aceitaveis para substituir o oleo da suspensao mas eu vos recomendo nao usar outro oleo que nao o original lhm ah mas meu xantia tem vazamentos e o oleo e caro recomendo entao que arrume os vazamentos ah mas mesmo assim eu quero arriscar entao amigo por sua conta e risco entre no grupo e indicamos algum mas na emergencia nao coloque qualquer coisa o que vou dizer aqui vale para o xantia nao para c5 ou outro veiculo e e so para emergencia sabemos que o oleo lhm+ plus nao e vendido em qualquer mercadinho entao foi viajar e aconteceu algo ruim nao se desespere as vezes foi so uma mangueira solta ou algo assim e voce ficou sem lhm o que fazer oleo diesel s10 tabajara sim e o que achamos menos agressivo e que quebra o galho assim que chegar em um lugar seguro retire esse porcaria limpe o sistema repare o vazento e coloque novamente o lhm verde chega de enrolaçao e vamos ao que interessa bom quando peguei meu xantia ele estava com a suspensao bem macia e funcionava direitinho apos um vazamento que comentei no post anterior ele voltou mais duro que uma bicicleta e quicava mais que bola de basquete aqui perdi tempo precioso com formulas magica e tutoriais da internet mas como diria o santos oseas luis e ricardo os papas do xantia no grupo nao inventa e troca as esferas nao deu outra tive que trocar as 4 esferas das rodas e a bagatela de 1000 reais carinha que acha que entende de xantia diz viu nao falei que essa porcaria tinha manutençao cara para o carinha que acha que entede de xantia eu respondo vai trocar um kit de um 1 0 basico de molas e amortecedores e depois vem dizer que as esferas do xantia sao caras e ainda elas duram mais de 50 000 km viu e tem relatos do grupo de xantias e xms que estao trocando as esferas originais agora com 150 000 a 200 000 km carros com mais de 20 anos de uso minha experiencia de quase morte embaixo do xantia trocar as esferas do xantia e tarefa facil e so tirar uma com um saca filtro e colocar a outra certo certo mas para mim nada e facil no dia que fui trocar as esferas de tras fui aproveitar para trocar a reguladora de altura trazeira pois meu xantia nao estava mais ficando na altura certa e eu nao estava conseguindo regular dia de sol e vamos la perto da minha casa tem uma oficina de caminhao que tem um fosso daqueles de trocar oleo e o lugar perfeito para eu passar minhas tardes carro no lugar certo vou debaixo do mesmo e troco as esferas ok ficou perfeito esferas novas carro macio agora vamos a trocar o regulador de altura ao retirar a peça depois de um trabalho danado vejo que o tempo começa a fechar ok vamos colocar a outra peça e cair fora mal deu tempo de terminar o pensamento e o segundo diluvio começou estava no fosso e percebi que em mim nao chovia hahah tudo beleza correto vamos continuar ok nao sinto coisinhas no meu pe e vejo que as formiguinhas estao procurando lugares mais alto que bonitinho ne formiguinhas bobas mais um pouco de trabalho e sinto algo gelado no pe agua em questao de minutos estou com agua na canela e agora faltava +/ 1 hora para escurecer e a agua nao parava de subir bom me aprecei em trocar o regulador de altura travei em qualquer posiçao a agua ja estava quase nos joelhos mas tarefa cumprida entro no carro ensopado e vou para casa ao sair da oficina o sol aparece e a chuva para bom coisas da vida mas agora meu carro ficou regulando a altura corretamente certo nao vou tacar fogo nesta coisa e vender por quilo ja pensei isso tantas vezes mas ai ele me olha com aquela carinha triste de cachorro sem dono e temos uma longa conversa na qual ele me conta dos anos que ficou abandonado e foi maltratado fico com do e digo umas coisinhas para ele se animar e fazemos as pazes neste momento resolvo que resolverei este problema irresolvivel pego a peça que acabo de retirar do carro abro a geladeira e pego uma cerveja gelada e começo a desomontar com ajuda de tutoriais no youtube e do pessoal do grupo 15 minutos foi o suficiente e pasmem olhem as fotos do antes e depois [gallery link= file ids= 140248 140249 140250 ] essa peça faz o controle de altura do carro funcionar sem ela o carro nao consegue se orientar isto faz do xantia seis esferas um hidropneumatico mas com controle mecanico ativo da suspensao o que isso quer dizer essa peça detecta se tem peso a mais ou a menos e regula a altura do carro existe uma na frente e outra atras vejam que tinha ate o famigerado oleo vermelho dentro da peça como isso e possivel e um misterio mas enfim limpei a peça peguei o veiculo e desta vez ja estava chovendo mesmo mas pouco arrisquei e fui trocar a peça ja tinha gastado tantas horas tentando regular a traseira do carro que nao respondia os comandos agora sei que por causa da sujeira que nao acreditei que apos trocar a peça regulei de primeira em cinco minutos agora sim posso dizer que tenho um xantia se uma mosca pousa no porta malas ele imediatamente corrige se ela sai tambem por hora posso dizer que a suspensao do meu xantia esta muito boa quatro esferas novas e funcionando como se deve mas existem detalhes que nao vou revelar por enquanto e que irei resolver o mais breve possivel xantia 1 0 e o freio magico como comentei no post anterior desde que peguei o carro ele estava com o freio pegando isso fazia com que ate o fusquinha da dia tia clotilde me ultrapassasse na descida — nao que eu andasse com o carro assim mas precisava ir ate alguns lugares tentar resolver o problema nessas idas tinha que passar raiva e vergonha fora que o motor esquentava desgatava o cambio e os freios nem se fala aqui eu digo que nunca mais acredito em palavra de antigo dono nem de oficina sem que eu veja o serviço quando teve o primeiro vazamento pedi que verificassem o cilindro mestre e quando peguei o carro o dono jurou que era novo recem reparado o que me fez crer que o problema estaria em qualquer lugar menos no cilindro mestre bom li milhares de foruns franceses e russos enchi o saco do pessoal do grupo e começamos pelas possibilidades primeiro troquei e limpei as valvulas scmac sao valvulas que controlam o fluxo para o freio e para as esferas anti abaixamento o problema amenizava mas nao resolvia troquei varias e varias vezes essas peças montei errado limpei troquei a esfera anti abaixamento e a reguladora de pressao e nada de resolver o problema foram meses de luta sangrei freio e suspensao de todas as formas possiveis e nada de resolver entao por insistencia do oseas resolvo trocar o cilindro mestre por um que ele me enviou e ao tirar o meu cilindro surpresa gambiarra e das mais grosseiras perdi a foto em uma formataçao de celular mas imaginem que foi colocado uma borracha e algo parecido com tampinha de garrafa vedando o cilindro mestre nao ia funcionar e nao funcionou nessa hora xinguei e amaldiçoei ate as 13ª geraçao do mecanico que enrolou o antigo dono neste reparo quero acreditar que foi assim descobri que o que ele fez apesar de nao deixar vazar e economizar os 90 reais de um kit novo fazia com que o pistao nao voltasse por completo e assim o carro sempre andaria travado nem troquei o cilindro apenas coloquei o reparo do cilindro que o oseas me enviu e problema resolvido a decepçao como contei no post anterior fui ver varios xantias e esse foi o que mais me pareceu confiavel no fim se revelou um pessimo negocio analisando depois com calma percebi que o mesmo recebeu um banho de tinta e que em alguns lugares esta formando bolinhas a pancada na frente foi um pouco mais forte que eu imaginei apesar de estar tudo aparentemente em ordem acho que o capo fica um pouco desalinhado mas como eu e o xantia tivemos umas conversas bem francas e decidimos que nossa amizade seguira por anos resolvi presentea lo com um par de farois originais que ficaram otimos nele alem de um coletor especial e raro aqui um agradecimento especial ao amigo luis dono de um xantia v6 que me presenteou com o som original e a disqueteira o xanti ficou mais charmoso e agora ouço roberto carlos e trem da alegria em cassette o abs que no momento da compra era apenas a luz do check que nao acendia descobri ser ausente no meu e estranho e ate hoje nao sei o que houve no service site da citroen que detalha o carro pelo numero do chassi diz que foi removido ainda na fabrica o porque nao sei o abs no glx e de serie a partir de 97/98 amigos tenho muita coisa ainda por contar e prometo nao demorar o proximo post e falaremos do gnv que tantos criticam ao pessoal de curitiba e regiao ja poderao ver ele andando por ai por rodrigo melo dos santos project cars #419
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.