nesta semana a ferrari completa 70 anos quer dizer a companhia foi fundada por enzo ferrari em 1939 ha 78 anos como auto avio construzione mas so em 12 de março de 1947 o primeiro carro a usar o sobrenome de enzo ficou pronto a ferrari 125s e natural portanto que a ferrari use a data como seu marco zero oficial o que significa que o 7º aniversario da marca foi ontem para comemorar o pessoal de maranello fez uma encenaçao do momento em que a ferrari 125s ganha as ruas pela primeira vez [youtube id= _9jpdkwsbka width= 620 height= 350 ] a 125 s era um esportivo de rua com construçao de carro de corrida e apesar da identidade visual ainda imatura ja trazia elementos que seriam vistos na maioria das ferrari de rua que vieram depois chassi tubular suspensao com braços triangulares sobrepostos na dianteira e um motor v12 longitudinal de apenas 1 5 litro capaz de entregar 118 cv a 6 800 rpm e usado tambem na ferrari 125 de formula 1 fizeram apenas dois exemplares da 125 s e por isso era de se esperar que ela fosse a ferrari mais cara do planeta concorda mas nao e o caso a 125s tem valor praticamente inestimavel e o paradeiro exato de um dos exemplares ainda e objeto de especulaçao resumindo ela nao esta no mercado e e praticamente impossivel que ela mude de propriedade um classico de como este tem seu preço definido por uma serie de fatores quantidade produzida demanda design nostalgia quando um carro se torna mais procurado porque a cultura da decada na qual ele foi produzido se torna tendencia e acima de tudo raridade quando um carro rarissimo aparece a venda o colecionador bilionario mais interessado costuma jogar alto por segurança se o carro for bastante disputado o valor sobe com muita facilidade dito isto as ferrari classicas estao entre os automoveis mais valiosos do planeta tanto que dos dez carros mais caros ja vendidos em leilao nada menos que sete sao ferrari os outros tres sao um mercedes benz w196 um jaguar d type e um alfa romeo 8c 2900 e a gente vai falar quais sao eles agora na primeira parte de uma minisserie especial sobre a ferrari todos os carros estao com os valores corrigidos em dolares e reais ferrari 275 gtb/c speciale scaglietti 1965 vendida por us$ 26 7 milhoes r$ 84 2 milhoes a ferrari 275 gtb/c foi uma evoluçao da 250 gto feita sob encomenda da scuderia para combater o ford gt40 em le mans ao lado da 250 lm de motor central traseiro apenas tres exemplares foram feitos todos com carroceria de aluminio ainda mais leve do que na gto estrutura igualmente aliviada usando tubos menores e mais finos e um v12 de 3 3 litros com carter seco seis carburadores weber de corpo duplo e 320 cv so havia um problema a ferrari nao conseguiu homologar o carro jundo da fia porque antes disso ja havia tentado homologar a ferrari 250 gto antes de produzir a quantidade minima de exemplares necessaria o que irritou a organizaçao alem disso a 275 gtb/c pesava menos que o minimo permitido o carro em questao de chassi nº 6701 foi o primeiro carro a ficar pronto em abril de 1965 como nao conseguiu homologa lo a ferrari o vendeu no mes seguinte para um cara chamado pietro ferraro que o utilizou como carro de rua por quatro anos depois disso a ferrari passou por varios donos sendo que um deles ficou com o carro por 25 anos ao longo do tempo a 275 gtb/c teve diversas caracteristicas alteradas incluindo uma repintura em vermelho antes de uma restauraçao que a devolveu o aspecto original realizada em 1998 o carro foi preservado com muito cuidado a partir dai e foi vendido pela rm sotheby s em agosto de 2014 ferrari 275 gtb/4 nart 1967 vendida por us$ 28 3 milhoes r$ 89 3 milhoes versao exclusiva para os eua a 275 gtb/4 nart so podia ser encontrada na unica concessionaria americana da ferrari que pertencia a luigi chinetti entre 1966 e 1968 chinetti encomendou os carros diretamente com enzo ferrari e com a scaglietti e eles eram feitos com base na 275 gtb/4 cupe o que significa que o motor era um v12 de 3 3 litros e 300 cv nart significa north american racing team a equipe de corrida de chinetti [youtube id= zazb14xihg8 width= 620 height= 350 ] dez exemplares foram feitos o carro em questao de chassi 10709 foi comprado pelo americano eddie smith em 1968 e ficou na familia desde entao passando para seu filho eddie smith jr e seu neto chris smith a 275 gtb/4 foi totalmente restaurada depois que eddie smith sr morreu em 2007 e foi vendida pela rm sotheby s em agosto de 2013 ferrari 290 mm 1956 vendida por us$ 28 35 milhoes r$ 89 45 milhoes a ferrari 290 mm tem este nome porque foi criada em 1956 para competir na mille miglia ela foi feita sob medida para juan manuel fangio principal piloto da ferrari na formula 1 na epoca e o exemplar que foi vendido pela rm sothebys em dezembro de 2015 e exatamente o mesmo que o piloto argentino conduziu na corrida italiana so isto ja seria o suficiente para justificar seu valor no entanto tem mais a 290 mm tambem e rarissima com apenas quatro exemplares fabricados ela usa um v12 de 3 5 litros derivado do motor de 4 5 que a ferrari usava na formula 1 da decada de 1960 alimentado por tres carburadores weber de corpo duplo e capaz de entregar 320 cv fangio conduziu o prototipo sem navegador e chegou na quarta posiçao depois disso a ferrari foi vendida a luigi chinetti que competiu com ela nos eua com pintura azul e branca ate o ano seguinte quando a vendeu novamente a ferrari passou por mais alguns donos antes de ser restaurada no inicio dos anos 2000 seu ultimo dono ficou com ela por doze anos antes de coloca la a venda pela rm sotheby s que a arrematou em dezembro de 2015 ferrari 250 gto 1962 vendida por us$ 35 milhoes r$ 109 2 milhoes a ferrari 250 gto dispensa apresentaçoes mas a gente nao pode deixar de comentar seu valor historico apesar de nao ser a mais rara de todas as ferrari desta lista ela e certamente uma das mais valiosas cada um de seus 36 exemplares fabricados entre 1962 e 1963 ou 39 se contarmos as tres unidades da series ii feitas em 1964 e considerado uma preciosidade de valor quase inestimavel e sempre que uma delas e anunciada para venda e um acontecimento este exemplar pertenceu a sir stirling moss mais do que isto ele foi fabricado e pintado na cor verde especialmente para o piloto que nao pode disputar corridas com ele por conta de um acidente sofrido naquele ano apesar disto o carro correu nas maos de outros pilotos incluindo na conta uma participaçao nas 24 horas de le mans de 1962 com o britanico innes ireland e o americano masten gregory revezando ao volante infelizmente porem o carro sucumbiu a uma falha eletrica na 15ª hora de prova relatos da epoca dizem que o carro foi vendido a portas fechadas por us$ 35 milhoes o equivalente a r$ 109 2 milhoes em valores atualizados tornando se o carro mais caro do planeta na epoca ferrari 335s scaglietti spider 1957 vendida por us$ 35 7 milhoes r$ 112 5 milhoes a vida da ferrari 290 mm nao durou muito visto que o carro estava sendo facilmente superado pelos maserati e por isso a scuderia decidiu fazer um carro com motor ainda maior o v12 de quatro litros tinha nada menos que 390 cv a 7 400 rpm e era capaz de levar o carro ate os 300 km/h quatro carros foram fabricados no total mas apenas o exemplar leiloado pela artcurial em fevereiro de 2016 sobreviveu os outros foram destruidos pela ferrari depois que foram considerados obsoletos a 335s foi conduzida por diversos pilotos britanicos em seu tempo como peter collins e phil hill que venceu o grande premio da venezuela etapa do mundial de prototipos esporte de 1957 ferrari 250 gto 1962 vendida por us$ 38 6 milhoes r$ 121 7 milhoes este carro leiloado pela bonhams em agosto de 2014 e o automovel mais caro ja arrematado de chassi 3851gt esta 250 gto passou 49 anos na mesma familia desde que foi adquirida pelo jovem entusiasta fabrizio violati que foi o quarto dono do carro ela foi a 17ª 250 gto fabricada e entre 1962 e 1964 participou de diversos eventos seu primeiro dono foi o frances jo schelesser que participou da tour de france de 1962 e chegou em segundo lugar o italiano paolo colombo foi seu dono seguinte comprando o carro em 1963 e o vendeu a ernesto prinoth que competiu com a 250 gto em subidas de montanha e circuitos fechados antes de vende la a fabrizio ele competiu com o carro de 1979 a 1986 no restante destes 49 anos a 250 gto foi guardada com muito zelo ate 2010 ano de sua morte em 2014 a bonhams vendeu o carro completamente restaurado em um leilao no reino unido ferrari 250 gto 1963 vendida por us$ 52 milhoes r$ 164 milhoes o carro mais caro ja vendido no mundo tambem e uma ferrari 250 gto ela foi vendida de forma particular em 2013 ate hoje nao ha muitos detalhes a respeito da negociaçao mas se sabe que o carro de chassi 5111 foi a vencedora do tour de france no ano em que foi fabricada com o piloto frances jean guichet ao volante o carro era dele mesmo guichet vendeu o carro em 1965 para henry n manney iii que era correspondente da revista road & track na europa e ficou com a gto ate 1971 depois de trocar de maos algumas vezes a gto foi parar nas maos do americano paul pappalardo que morava nos eua e usou a ferrari em diversos eventos de corrida historicos entre 1984 e 2006 naquele ano ele vendeu o carro a um colecionador que foi seu ultimo dono conhecido antes da venda em 2013
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.