ola galera meu nome e felipe albuquerque de almeida sou analista de ti moro em lajeado rs e dono do project cars #420 o peugeot 306 rallye 1999 apelidado carinhosamente de uatareu antes que eu faça uma introduçao da historia gostaria de explicar esse apelido durante a minha convivencia com esta maconha a frase que eu mais devo ter repetido foi mas que inferno e dai que surgiu a versao abrasileirada da expressao what the hell buenas depois de ter vendido meu astra comfort 2005 la por volta de 2011 para subsidiar meu casamento adquiri um fusca 1300l 77 pra ser o meu daily driver depois de um ano com ele e sentindo muita saudade de um ar condicionado e um motor forte eu a minha esposa decidimos agradar nosso pe direito e comprar algum carro na faixa dos 10 000 que se encaixasse nos seguintes pre requisitos ter motor 1 6 ou maior ter ar condicionado e ser uma boa base para personalizaçao e preparaçao lembro que na epoca eu estava procurando por escort xr3 alguns vw quadrados uno 1 6r etc nem passava pela cabeça ter um 306 mesmo que na epoca meu cunhado ja tinha um 306 passion 4 portas era um carro que nao despertava minha atençao ate que um dia visitei uma revenda para que tinha um escort a venda e minha esposa viu o nosso 306 rallye sim ela que escolheu o carro que mudou minha vida nestes ultimos quatro anos eventualmente ela pegava o carro do meu cunhado e gostava muito do jeito que ele andava eu nunca havia dirigido o carro dele eu nao queria o 306 estava de olho em um xr3 1995 verde de unico dono e com menos de 90 000 km tinha tudo que eu queria opcionais pegada esportiva mecanica barata muitas opçoes de preparaçao e era nacional mas como nao mando em nada fomos no importado com uma manuteçao cara e kilometragem alta [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 132771 132774 132773 132772 ] primeiras impressoes no test drive levei minha esposa e cunhado fiz algumas voltas pela cidade e depois peguei a br 386 durante o test drive eu nao encontrei nenhum problema grave apenas a embreagem estava patinando porem posteriormente a revenda se prontificou a substitui la agora se os pontos negativos ou problemas nao haviam dado as caras durante o test drive os positivos pularam na minha gritando olha aqui seu felad#$% para de olhar essas nabas e me leva logo o carro freiava curvava e acelerava demais muito mesmo o freios deram show por conta dos disco nas quatro rodas tinha uma leve trepidaçao no pedal do freio ate achei que ele tinha abs unico opcional desse modelo mas depois de algumas botinadas ele parou de trepidar o motor 1 8 xu7jp4 que tambem habita o cofre de varios outros carros da citroen e peugeot e originalmente rende 112cv estava redondinho dei umas puxadas pra valer deixei cortar giro etc ele parecia que andava muito mais do que as lembranças que eu tinha do meu astra existe uma lenda sobre os motores bem nascidos alguns motores xu7jp4 que claramente entregam muito mais potencia do que outros sinceramente eu nao sei se isso e verdade mas com o tempo eu fui verificando que o meu andava muito mais que alguns carros mais forte e que outros 306 quanto a suspensao parecia estar tudo em ordem ate o momento eu achava que fazia curvas rapidas entao quando fiz o test drive nao cheguei nem perto da capacidade do carro muito menos de acionar o o eixo traseiro autodirecional o famigerado catt no exterior haviam varios detalhes que entregaram que o carro havia sofrido um acidente frisos mini frente para choques e farois estavam um pouca desalinhados o capo tinha outra cor perto dos pontos onde ele e fixado nas dobradiças pelo lado de dentro do parachoque havia uma terceira cor e em um dos paralamas outra parabrisa nao era original e a pintura parecia ser nova mas como era um carro velho e bem rodado nao estava esperando que ele fosse virgem o interior estava perfeito bancos em couro com apoios laterais bem grandes e ajuste lombar o volante nao era original era de 4 raios do modelo passion mas como ja sabia que o carro havia sofrido uma colisao frontal o 306 rallye vem equipado com airbags eu entendi o motivo da troca a posiçao de dirigir do carro era muito boa ate hoje eu tenho uma sensaçao de que ele foi feito sob medida quando sento ao volante pra ele ser perfeito so faltava o teto que so saiu nas versoes gti 6 do 306 fizemos um financiamento encaixamos no orçamento apertado que estava sofrendo com os gastos do casamento e da construçao da nossa casa e saimos da revenda com o 306 o silencio que precede o esporro compramos o carro no dia 20/12/2012 e exatamente um mes depois em uma bela manha de sol leia como joseph climber um acidente ceifa o peugeot das estradas estava voltando de porto alegre pela br 386 quando um motoqueiro que vinha em uma via de acesso tenta cruzar as duas pistas para entrar em uma rotatoria acertei ele com o canto do carro felizmente nao aconteceu nada com ele acho que o cara era segurança patrimonial e usava aquelas roupas como se trabalhasse na swat com cotoveleiras caneleiras colete etc os danos foram muito maiores do que aparentam o carro foi para o patio e o cara para o hospital ganhei uma carona de megane da federal ate rimou mesmo nao tendo culpa de nada pelo discurso que o motoqueiro dava enquanto estava deitado no chao aguardando a ambulancia sabia que ia me incomodar dito e feito alguns dias depois fui intimado a me defender uma novela mas felizmente o juiz ja estava vacinado contra esse tipo de gente e o cara perdeu a causa eu nunca consegui cobrar nada dele porque ele nao tinha grana depois de uns dias fui buscar o carro que ficou retido trouxe ele direto para a casa da minha vo enquanto isso tentava decidir o que fazer com o ele saudades do escort quando comecei a fazer orçamento parecia um filme do panico so facada a maioria dos orçamentos ficava entre 6 e 8 mil entre peças e repintura da frente deu saudades daquele escort capo mini frente bigodes aqueles frisos que ficam abaixo dos farois emblema parachoque grade do parachoque dois milhas quebraram os tres suportes dois farois quebraram os tres suportes radiador condensador do ar condicionado compressor do ar condicionado dois eletroventiladores e por ai vai todas as peças seriam usadas segundo os orçamentistas o conserto com peças originais seria inviavel parte pelo valor e outra pela dificuldade em adquiri las [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 132776 132777 132778 132779 ] apos pagar a primeira parcela do carro nao tinha 1 real na carteira e o credito todo comprometido no casamento e na casa entao deixei o veiculo na garagem da minha avo por 16 meses e continuei usando o fuca como daily let’s rock fui guardando dinheiro com o passar dos meses esqueci que tinha esse carro por varias vezes em um ou outro almoço de familia a gente se encontrava novamente quando consegui juntar metade do valor dos orçamentos comecei a correr atras das chapeaçoes novamente refiz os orçamentos peças usadas repintura parcial e valores exorbitantes na mesma epoca meu cunhado me deu um folheto de uma empresa que locava a infraestrutura das chapeaçoes pra dar cursos de repintura automotiva o valor do curso era por volta de r$ 1 000 00 e as ementas eram bem interessantes a chapeaçao onde o curso seria minsitrado tinha uma infraestrutura muito boa entao eu pensei cara tu vai entregar 8 mil na mao das tapiaçao pra eles fazerem um serviço pela metade compra as peças compra as ferramentas e faz tu mesmo acho que nesse dia atingi meu apice de ingenuidade e apertei o botao do foda se parti para o do it yourself matricula feita começamos o curso ele era bem pratico sem muita enrolaçao durante as atividades praticas as duvidas mais tecnicas eram esclarecidas o ambiente de uma chapeaçao de grande porte para o padrao da minha cidade e o ferramental profissional ajudaram bastante no aprendizado com o passar das aulas algumas noçoes chave para uma boa repintura eram repassadas limpeza e capricho na preparaçao da pintura sao mais importantes que a pintura propriamente dita foi uma experiencia muito interessante e para quem esta querendo começar na area com certeza deve procurar algum curso deste tipo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 132780 132783 132782 132781 ] pistola iwata anest ws 400 desenhada pelo estudio pininfarina na epoca custava r$3 000 tudo pronto na teoria agora era hora de botar a mao na massa mas isso e historia para o proximo capitulo ate la por felipe albuquerque de almeida project cars #420
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.