era final de 2001 tinha eu entao 20 anos de idade e uma grande paixao carros e pouca grana estudante tentando ser universitario ja tinham ido dois vestibulares sem sucesso muitos dizem que escolhemos nosso carro outros dizem que o carro que escolhe seu dono no meu caso foi um misto dos dois sou o mais velhos de cinco filhos imagine a despesa de uma casa com sete pessoas quase nunca sobrava nada meu pai recebeu com parte de pagamento de uma divida um opala 1977 modelo 1978 quatro cilindros na cor azul danubio bem conservado mas que estava parado ha alguns meses porque o dono havia falecido e carro estava em processo de inventario com medo de nao receber a divida topou pegar o carro com intuito de vender em breve na epoca nosso mecanico e amigo reinaldo examinou e disse que o carro estava muito bom se meu pai nao tinha intençao de ficar com ele devido ao trauma de meu pai com uma caravan a alcool que deu muita dor de cabeça que ele havia vendido a pouco e pego um monza tubarao completo nao quis o opala e optou pela venda ate ai tudo normal em 2002 no inicio do ano o carro foi anunciado pelo valor abatido na divida que era r$ 2 000 00 lembro que seu hodometro marcava 22 307 km na epoca do anuncio sabendo que ele ja devia ter zerado isso ao menos uma vez houveram interessados mas devido ao problema na documentaçao afinal o dono havia morrido uma briga de herdeiros e outros problemas no inventario dificultaram a venda infelizmente nao tenho fotos dele nessa epoca mas ele estava com a pintura original começando a se desgastar interior todo original e quase perfeito pequenos desgastes no banco da motorsita e banco traseiro onde pega muito sol e no tabelier devido ao sol tambem a mecanica estava excelente raramente meu pai usava o carro apenas para coisas simples como ir ao mercado e nao deixar parado e eventualmente pedia para eu ligar e deixava dar umas voltas no bairro mesmo na epoca ainda nao tinha cnh pronto ali começava o vinculo estava eu começando as aulas para tirar a cnh e com um carrao para treinar apos meses dando voltinhas e mantendo o carro limpo e arrumado para o possivel comprador finalizando o exame de direçao apesar da reprovaçao propus a meu pai de compra lo como pretendia a partir do segundo semestre fazer cursinho pela manha ja que trabalhava numa livraria num horario pessimo de 13 as 22 horas e fazer essa dupla jornada de onibus ia ser duro falei com ele grana era curta e teria que pagar o carro parcelado ele me disse que ia pensar era maio de 2002 e meu aniversario estava chegando no dia do aniversario ele me entrega um envelope com o documento do carro e alguns dizeres bem bonitos e diz gostaria de me dar o carro mas como a familia e grande as despesas tambem nao poderia me dar um presente desses sem tambem dar algo parecido para meus irmaos e me sugeriu de eu pagar 20 parcelas de r$ 100 00 eu topei na hora comecei a pagar em julho de 2002 mas ele pedia para eu evitar de sair com o carro enquanto nao tirava a cnh e ele estava certissimo no fim de agosto de 2002 em minha segunda tentativa passei no exame fiquei muito feliz mas o raio da carteira nao chegava pelo correio e em 7 setembro daquele ano fui ao churrasco de carro mesmo sem ter recebido a carteira bebi e dirigi algo que nao deve ser feito na epoca nao tinha tolerancia zero nem bafometro nao dava tanta dor de cabeça como hoje mesmo assim foi um erro e na volta do churrasco depois de muitas cervejas e com o asfalto molhado havia chovido e na hora nao chovia foi um misto de inexperiencia azar e alcool dobrei uma esquina em aclive leve acelerei tinha um pouco pedrinhas e areia de uma obra que desceu com a chuva a traseira saiu tentei corrigir por falta de experiencia acabei subindo no meio fio e batendo num barranco por sorte o unico local que nao tinha uma casa na rua a pancada nao foi muito forte mas foi suficiente para quebrar o pivo e deixar a roda solta alem disso amassou bem o para lama do lado do carona quebrou a seta amassou parte da frente chegando a amassar ate o capo mas por incrivel que pareça o farol e grade frontal nao chegaram a ser danificados ai bateu o desespero era noite de feriado pensei ferrou liguei para meu pai e ele desceu com minha mae e me encontraram populares haviam chamado a policia por sorte meus pais chegaram antes da policia e minha mae falou com os policiais que ela estava dirigindo e perdeu o controle na curva resultado carro guinchado para casa e minha mae e pai putos comigo com razao era setembro de 2002 tinha comprado o trovao azul em 20 parcelas de 100 reais paguei a de julho e agosto e em setembro bati com ele meu pai puto comigo falando em vender o carro pro ferro velho minha mae tambem ai eu argumentei em vez de condenarmos o carro vamos pegar a opiniao de quem entende pra avaliar o que e melhor fazer foi chamado nosso mecanico e amigo reinaldo ele examinou e disse que os danos na suspensao havia sido apenas o pivo quebrado e a ponteira que precisava ser trocada quanto aos amassados disse ele conhecer um cara bom e barato para resolver ele todo orgulhoso mostrando sua brasilia recem pintada e ela estava bonita ai eu falei com meu pai ta vendo vamos olhar quanto fica para arrumar a responsabilidade e minha pode ser que eu atrase algumas parcelas pra te pagar apos os reparos na suspensao mais alinhamento consegui uma folga no trabalho e fomos ate matias barbosa cidade proxima onde tinha o tal profissional chegando la e ele examinando pareceu convincente e combinamos deixaria o carro la ele trocaria o para lama o bigode frontal para choque e recuperaria o capo e pintaria a parte da frente do carro e sopraria uma tinta no resto para igualar afinal o teto e tampa do porta malas em alguns pontos ja estava começando a ficar queimados de sol o valor combinado foi de r$ 700 00 e ele pediu um mes para fazer o serviço e metade desse valor adiantado para comprar as peças e tinta era meados de setembro imaginei fim de outubro inicio de novembro no maximo to com opalao novo denovo mas endividado ledo engano primeiramente cancelei o intensivo no cursinho com muito aperto daqui e dali e pegando um pouco emprestado deixei os r$350 00 com o lanterneiro no fim de setembro e fiquei totalmente zerado e o pior nao paguei a parcela de setembro a meu pai e sabia que nao pagaria outubro tambem e muito provavelmente novembro estava fodido de grana nos proximos meses mas pensando vai valer a pena no fim de outubro o carro nao estava pronto e numa visita la fiquei muito chateado o carro estava mais ou menos do mesmo jeito com o capo fora dele ja recuperado num tom de cinza depois fiquei sabendo que era fundo parecia ok mas a frente tava sem o bigode e sem o para lama do lado direito e ai a conversa muda de figura o dito profissional disse que nao conseguiu o para lama e que tinhamos que rever o preço que ele tinha feito muito barato o serviço todo depois de muito conversar combinamos novamente nem um centavo a mais entretanto eu tinha que achar um para lama e levar para ele o reinaldo muito chateado por ele ter indicado o profissional no fim de novembro consegui comprar o para lama num ferro velho por r$ 70 00 eu nao pude levar meu pai levou e disse que o carro estava quase pronto faltando o para lama e tinta so que eu senti que tinha algo errado em meados de dezembro ao ir buscar o carro a decepçao o ordinario havia aproveitado o bigode do proprio carro e nao ficou legal ele cagou demais o para choque do carro estava torto e com parte pintado de cinza ele aproveitou o para choque tambem e pra fechar a cagada com chave de ouro o carro estava pintado em outro tom de azul a cor original do veiculo era azul danubio uma pintura metalica muito puxada por verde e em seu lugar foi colocado um azul muito parecido com o de geladeira ou aqueles comuns de ver em fuscas e variantes ai a confusao tava armada queria bater no cara resumindo sai de la com opalao com sua frente cagada e na cor errada mas nao paguei nada alem dos r$ 350 00 que tinha deixado no inicio a cagada havia ficado por volta de uns 500 conto por conta das peças da suspensao que nao lembro mais os 350 os 70 do para lamas e as idas e vindas a matias e claro muita raiva em dezembro paguei a terceira pro meu pai e ainda pensava falam 17 e pensando o que fazer confesso que fiquei desanimado e cogitando vender mas acabei nao o fazendo e usando o carro carro com a cor errada essa foto foi tirada bem depois e sem pegar a parte feia da frente de proposito de 2003 a 2005 foi um periodo de muitas mudanças na minha vida troquei de emprego duas vezes uma faculdade iniciada e abandonada um periodo de mais de seis meses desempregado fazendo uns bicos aqui e outros ali e o opalao me levando aonde precisava fazia a manutençao basica troca de oleo filtros velas e pastinhas foi um periodo de usar o carro sem me preocupar com nada nao me deixou ape apresentou um ou outro problema mas nada grave se nao me engano coisa de uma lixada no platinado e uma vez tive que trocar o cabo da bateria mas comecei a notar alguns pontos onde a ferrugem começava a querer brotar o cancer dos opalas na caixa de ar e beirada das rodas traseiras em 2005 eu e minha namorada fizemos prova para um concurso em uma cidade proxima uba e combinamos que se um so passasse levava o outro e pra azar meu quem passou foi ela nesse periodo estava desempregado ha pouco mais de 6 meses fazendo uns bicos como tecnico de informatica e me preparando para concursos kakai meu tio que reside em uba falou que se eu e minha namorada quisemos ir poderiamos ficar um tempo na casa dele ele disse que conhecia muita gente me arrumaria um emprego resultado fomos em outubro de 2005 pra la ficamos um mes na casa dele nessa epoca o opalao na rua odiava largar ele na rua no fim de novembro de 2005 arrumamos uma casa boa pra alugar mais ou menos perto pros dois num preço legal mas sem garagem minha mulher era namorada ai fomos morar juntos nao eramos casados no papel era uniao estavel entao mulher desde a epoca em que namoravamos ela odiava o carro e fazia muita pressao para eu vende lo isso piorou com o tempo e eu teimoso nao vendia ja sonhando com uma restauraçao completa desmontar tudo na epoca vi algumas fotos de restauraçoes na internet tipo essas abaixo e fiquei tentado com a ideia mas sabendo que sem grana nao da para fazer em pouco tempo arrumei uma garagem na casa de um casal de idosos na mesma rua num preço bacana porem era descoberta ao menos o carro nao ficava na rua [caption id= attachment_132741 align= alignnone width= 620 ] 20/08/2014 credito beto magalhaes/em/d a press brasil belo horizonte mg marcos paulo de souza barbosa restaura o opala branco que pertenceu ao seu avo fundador do cafe palhares [/caption] ja havia passado mais ano era fim de 2006 o opalao ja sentia o peso de nao ter uma garagem coberta a pintura muito mal feita em 2002 estava muito pior a tinta estava desancando em pequenos pontos exibindo o azul danubio ao fundo e os podres começaram a crescer exponencialmente apos um ano mobilhando casa e finalmente quitado o carro com meu pai pensei ano que vem sobra grana para lanternar e pintar sabia que desmontar tudo numa restauraçao completa era um sonho nao possivel aquela epoca mas precisava fazer algo nao podia deixar o opalao apodrecer e sabia que teria dor de cabeça com a onça mulher no dia 24 de dezembro de 2006 era inicio da tarde estava so indo pra juiz de fora passar o natal com a familia dona onça ja tinha ido ha alguns dias estava quase chegando quando o carro fez um barulho estranho no motor e morre por sorte nao tentei ligar encostei com medo de ser algo grave ninguem parava eu nao achava sinal no celular depois de andar alguns quilometros consegui sinal liguei pro meu pai ele veio com o guincho chegando a juiz de fora o reinaldo mecanico e amigo que ia passar o natal conosco olhou rapidamente e disse e engrenagem de comando sem fazer ideia pensei putz f*deu fica caro perguntei ele disse nao e barato mas pode ficar tranquilo damos um jeito fomos curtir o natal em familia no proximo post conto mais detalhes da saga a partir de 2007 ate la por daniel oliveira project cars #424
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