continuando com a segunda parte deste pc os trabalhos começaram ja nos dias posteriores da chegada do pais tropical 1976 bege copacabana a serra gaucha so pra relembrar eu rodei com ele por 400 km em uma tarde quente de novembro sem nenhum problema a nao ser o ponteiro da temperatura marcando superaquecimento era so problema no marcador e mesmo estando com pneus diagonais velhos e recapados deu tudo certo enfim a primeira coisa a se fazer foi levar ate o meu mecanico de confiança no dia seguinte para fazer o basico do basico troca de oleo e filtros limpeza e revisao no carburador verificaçao dos niveis depois de la foi direto pra auto eletrica pra dar uma revisada geral na fiaçao colocar a antena que nao tinha e um radio provisorio ja na saida de la fiquei empenhado queimou o condensador do platinado e o carro começou a falhar e dar estouros toquei o condensador e o platinado e bola pra frente entre mecanica e eletrica nesta primeira fase foram r$ 480 depois disso era hora de fazer martelinho de ouro o chevette tinha pego uma chuva de pedra e tambem tinha uns amassadinhos nas laterais depois de alguns orçamentos foi fechado em 1 mil isso mesmo hum mil reais pra tirar todos ovinhos e amassados o chevette ficou la parado 1 mes ate que terminassem o serviço que era feito aos poucos pois nao coloquei pressa terminado este trabalho era hora de mandar restaurar as rodas e trocar os pneus as rodas foram jateadas ate ficar so no ferro e depois as bordas foram esmirilhadas e endireitadas em seguida aplicado o fundo e pintura envernizada na cor original gm laranja bronze 76 mesma cor das faixas duplas que circulam o carro o serviço foi de primeira e custou 650 reais para as cinco rodas incluindo o material somados a isso quatro pneus novos no valor de r$ 1 120 nas medidas 175/70 a cereja do bolo foram os copinhos centrais originais e novinhos que custaram 120 reais no mercado livre acredite começou ali a primeira mudança radical no visual do tropical 76 total em rodas e pneus r$ 1 890 00 a esta altura ja começava a adquirir sua forma original mas ainda faltava muita mas muita coisa mesmo incluindo principalmente o interior boa parte dele ainda era original de fabrica incluindo o carpete a forraçao do teto a forraçao posterior dos bancos e os cintos de segurança o que nao estava mais originais eram as capas dos bancos o tecido e as costuras nao estavam no padrao original e ainda por cima estavam encardidos o interior foi desmontado lavado pra tirar aquela sujeira toda acumalada em anos de uso debaixo do carpete alem do mais eu raspei alguns pontos de ferrugem superficiais isolei com tf 7 anti ferrugem e pintei eliminando assim praticamente toda a corrosao superficial do assoalho interno o carpete original estava gasto mas o meu estofador sugeriu mante lo para nao perder a originalidade assim apenas foi lavado este serviço todo deu vida nova a uma parte do interior melhorando significamente seu visual e elminando a sugeira acumulada em anos este serviço custou r$ 800 por falar em sujeira quando ficou pronto na estofaria levei direto para uma lavagem ou lavaçao como os catarinas chamam especializada em remover as sujeiras mais dificeis jato de agua quente em altissima pressao e produtos quimicos bem fortes pra desmanchar residuos de graxa restos de tinta e emborrachamento velhos do assoalho e do motor era hora de por fim a toda aquela crosta acumulada de decadas enfim o carro estaria limpo por dentro e por fora o jato vai a fundo removendo terra e areia de orificios e frestas e saiu bastante ele estava ficando ate mais leve alias mais leve ele tambem ficaria na proxima etapa o polimento no proximo paragrafo eu explico o motivo este chevette como voces puderam ver na foto de 2009 tinha alguns podrinhos na parte inferior e caixas de roda e tambem na parte traseira isso signica que ele foi reparado e as laterais foram repintadas a pintura do teto e do capo dianteiro e original de fabrica so foi feito um retoque no bico do capo dianteiro ja a pintura das laterais e traseiras foram refeitas e mal feitas a tinta estava grossa e arrepiada pra quem nao entendeu sabe quando te da aquele arrepio de frio e voce fica com a pele dos braços embolotada e mais ou menos isso estava aspera a pintura das faixas ainda e a original de fabrica os caras isolaram as faixas com fita e pintaram a parte bege ficou em alto relevo em relaçao as faixas marrons quando deveria ser o contrario e tambem fez com que as faixas ficassem com lugares mais apagados dando aspecto de tortas mas enfim mandei no melhor polidor da cidade que ja faz serviço pra mim a 12 anos ele reclamou comigo que quase se arrebentou pra lixar as laterais do chevette removeu muita tinta o chao da oficina ficou bege de tanto residuo de tinta que saiu depois disso polimento e espelhamento quando fui buscar o chevette meus olhos brilharam literalmente era outro carro nao parecia mais o mesmo neste serviço foram 500 paus mas valeu a pena o resultado foi ate melhor do que eu esperava neste ponto eu ja havia gasto mais de r$ 4 000 entre mao de obra peças e material fora o desgaste o combustivel o tempo de espera sem o carro mas o trabalho ainda estava longe de terminar comecei a rodar com ele no dia a dia e os problemas mais serios começaram a aparecer o motor começou a fumar os retentores de valvula de tao velhos foram pro espaço quando ligava fazia uma fumaceira a suspensao começou a bater minha cidade ainda tem muitas ruas com calçamento de pedras irregulares paralelepipedos e pivos e buxas se entregaram de vez afinal estava tudo velho ressecado lembrando que agora o chevette estava rodando com um jovem de apenas 35 anos e com fome de acelerar era hora drastica o desmonte geral da mecanica o chevette voltou pra oficina desta vez pra ir a fundo na mecanica freios dianteiros e traseiros foram desmontados diferencial e caixa de cambio foram abertos suspensao desmontada e infelizmente o resultado deste raio x nao foi dos melhores os discos estavam corroidos nao pegava mais passe as pinças de freio condenadas pois os reparos estavam velhos e tinha um pistao trancado como da muito trabalho reformar as pinças eu precisei comprar peças novas ou melhor recondicionadas a embreagem tambem estava gasta precisava trocar todo o conjunto suspensao entao nem se fala pivos bieletas e terminais ja eram a unica coisa que se salvava eram os amortecedores que sao originais de fabrica acreditam nem eu acreditei mas sim meu mecanico disse que fazia decadas que nao via um chevette tubarao com amortecedores de fabrica estavam meio duros mas sem vazamentos mantive a titulo de curiosidade os dianteiros sao azuis e os traseiros sao vermelhos diferencial e caixa de cambio ok so trocar os reparos e juntas e oleo novo neste trabalho de suspensao freios e embreagem foram r$ 1 700 agora vamos ao motor ele foi retirado do cofre e o cabeçote mandado pra retifica refazer sedes e guias foi colocado valvulas novas troca dos retentores de valvula limpeza do motor troca da bomba d agua troca das juntas e selos do bloco e pintura gm azul imperial 73 neste trabalho foram r$ 1 500 na hora de pagar a conta aquele susto somando tudo r$ 3 200 pra quem e rico e acostumado a carros importados isso e o preço de uma revisao basica mas pra um pobre como eu isso e uma facada no estomago quase sai da oficina de maca voces tambem ja passaram pela situaçao de suar frio e ter ataques de ansiedade e ansia de vomito quando chega o dia de ir na oficina buscar o carro depois de ter sido feito um monte de coisas sem orçamento previo mas o chevette ah o chevette ja nao era mais o mesmo saiu rodando macio e silencioso mecanica toda revisada eletrica revisada interior recuperado em partes pneus novos lataria brilhante foi so levar pra fazer alinhamento e geometria e finalmente partir pra proxima etapa pegar a estrada encontros de carros antigos encontrar alguns acessorios que faltavam e a almejada placa preta mas isto eu mostro na proxima postagem por gutto morais project cars #433
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