pra quem ainda nao sabe o chevrolet chevette nasceu como opel kadett c terceira geraçao em meados de 1973 foi desenvolvido na alemanha em conjunto com engenheiros brasileiros americanos japoneses australianos e ingleses e portanto e o primeiro carro de plataforma mundial da general motors company seu estilo arrojado logo caiu no gosto do brasileiro afinal quando lançado por aqui ele era o carro mais moderno do brasil com soluçoes ate entao ineditas no nosso mercado em torno de outubro de 1975 a gmb lançou uma serie esportiva do chevette que de esportiva mesmo so tinha a estetica rodas taludas de 6 0 polegadas as comuns tinha 4 0 polegadas calçadas com pneus radiais de escritas brancas e sobre aro de aço inox faixas rally completavam o diferencial o chevette gp ja vinha como modelo 1976 mas foi em meados março de 1976 que a gmb resolveu criar uma nova serie especial diferenciada e de produçao limitada denominada pais tropical nao se sabe exatamente o que levou a chevrolet a escolher este tema mas sabe se que foi uma homenagem ao cantor jorge ben jor que acabara de lançar um album homonimo de grande sucesso pois bem o chevette pais tropical e na verdade uma fusao do chevette gp com o chevette sl super luxo saiam as molduras cromadas das janelas presentes em todos os sl 76 e consideradas cafonas e retrogradas naquele mesmo ano e entravam em cena a rodas esportivas de tala larga o espelho conico de desenho aerodinamico usados no opala ss e chevette gp e um radio toca fitas da marca nissei que incluia vejam so uma fita cassete com a musica pais tropical de jorge ben jor curiosiamente era uma fita demo com apenas uma musica o kit tambem incluia 2 auto falantes pra usufruir do som estereo pra se ter uma ideia nem mesmo o opala super luxo 4 100 vinha com cassete estereo de fabrica era algo realmente bem ousado pro chevette [gallery link= file ids= 145642 145645 145644 ] o mais legal da serie pais tropical era a combinaçao exotica de cores eram apenas 4 opçoes as solidas bege copacabana com faixas e rodas na cor gm laranja bronze 76 que na verdade e um marrom metalico acobreado e interior monocromatico marrom azul classico com rodas e faixas prateadas e interior preto e as metalicas laranja bronze 76 com rodas e faixas bege e mais rara de todas verde ouro com rodas e faixas cinza metalico e interior preto nao se sabe ao certo se estas combinaçoes eram unica pois existe um preto com rodas e faixas preateadas e fotos antigas de um na cor prata com rodas e faixas cinza escuro a cor mais vendida provavelmente foi a mesma do meu carro bege copacabana afinal naquele ano por incrivel que pareça a cor bege era a cor da moda e considerada uma preferencia nacional apesar de atualmente quase ninguem curtir a segunda cor mais vendida provavelmente foi a marrom seguida da azul e a verde esta so deus sabe pois ninguem nunca viu um tropical 76 verde ou pelo menos nao existe nenhum registro conhecido agora vamos aos fatos mais peculiares eu tenho chevette a 13 anos sou chevetteiro doente e do tipo que vive buscando fotos informaçoes e relatos sobre chevettes e seus parentes internacionais e levei quase 12 anos pra ver um legitimo pais tropical ao vivo ate meados de 2015 a grande maioria dos chevetteiros davam a ele o status de extinto ate que um amigo meu de chapeco tao fanatico quanto eu por chevettes encontrou um marrom em sp de unico dono e o arrematou ficamos todos surpresos e animados com a descoberta afinal eles estavam desaparecidos apenas 3 meses depois surgiu outro anunciado desta vez um bege copacabana eu tinha acabado de vender meu chevette rosa pantera 1973 de placa preta para um colecionador de sao paulo foto antiga resgatada na internet este tropical 76 estava anunciado por um valor exorbitante e por isso nao dei muita bola no inicio mas acompanhei por uns dias e vi que o anunciante estava baixando o valor semanalmente e apos duas reduçoes de preço eu finalmente entrei em contato e fui ate pelotas rs de onibus pra ver a reliquia pessoalmente isso da 400 km de bento gonçalves aonde moro o carro nao tava la estas coisas tinha muito mais a fazer do que eu esperava era de um senhor de 78 anos muito simpatico quem havia feito o anuncio e falado comigo foi a filha dele liliane o chevette estava meio que abandonado na garagem pois ele ja nao dirigia mais devido a um problema de visao eventualmente ligavam e davam uma voltinha pra nao atrofiar mesmo assim nao me intimidei em voltar rodando os 400 km ate em casa afinal sou chevetteiro a quase uma decada e meia e nunca fiquei na mao enchi o tanque verifiquei o nivel e a cor do oleo comprei um litro extra pra garantir enchi uma garrafa pet de agua e peguei a estrada andei alguns km de boa no maximo a 80km/h numa estrada quase sem curvas quilometros de reta e estranhei um focus novo atras de mim por mais de 20 km sendo que ele podia me ultrapassar a qualquer momento pois era tudo linha reta ai num trecho em obras transito em meia pista tivemos que parar o motorista do focus desceu do carro e veio ate mim perguntar se era 76 e apos eu confirmar ele disse que teve um igualzinho a 25 anos atras eu disse que tinha acabado de comprar e ele elogiou e me desejou boa sorte e logo apos me ultrapassou e sumiu começara ali a despertar a nostaligia em outros motoristas primeiro test drive antes de fechar o negocio o chevette tava uma coisa 4 pneus velhos dois deles recapados e quase lisos vim morrendo de medo que algum deles estourassem pois era uma tarde muito quente de novembro eu estava sozinho sem carro de apoio e o ponteiro da temperatura marcava no maximo mas o nivel do oleo e da agua estava ok entao deduzi que era um mal contato tudo isso vem acrescentar emoçao pra apimentar a aventura dar aquela adrenalina sai de pelota as 15 30 da tarde e cheguei em bento as 21h da noite parando somente para abastecer lanchar e ir ao banheiro despedida do sr wilson jeziorski do seu querido chevette primeira parada da viagem para reabastecimento rodar 400km com um carro semi novo e algo bem tranquilo mas acreditem tirar um carro de 40 anos da garagem de um idoso cheio de coisas por fazer carro que estava parado a tempo e pegar a estrada sozinho sem apoio e com pneus velhos e uma aventura daquelas cheia de tensao e adrenalina aonde voce precisa ter muita fe na maquina e na sua sorte nos proximos conto como foi lapidar este diamente ate conquistar a placa preta chegada em bento gonçalves/rs as 21h daquele mesmo dia por gutto morais project cars #433
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