Olá, pessoal. No post passado comentei que contaria algumas curiosidades da fabricação desse carro e a adaptação do motor VW AP no Escort, fato que aconteceu em 1989, após a criação da joint venture entre Ford e Volkswagen (a Autolatina), que durou entre 1987 a 1996. Então senta que lá vem história...
Tirando o teto
O Escort XR3 conversível surgiu no Brasil em 1985, no modelo MK3. Foi o segundo carro conversível feito aqui, por um grande fabricante, após um vácuo de mais de uma década do último Karmann Ghia ter saído da VW, em 1971.
A mesma Karmann Ghia ficaria a cargo de, junto a Ford, montar o XR3 conversível, num processo pra lá de trabalhoso, que no início tinha uma produção de 10 carros por dia.
O processo começava na Ford, com o envio do monobloco do carro, composto de assoalho e cofre do motor. Na Karmann, distante 10 km da Ford em São Bernardo do Campo – SP, o monobloco recebia os reforços estruturais, para lamas, tampa do porta malas e as portas.