fala galera do flatout depois da emoçao que foi para mim falar sobre a restauraçao do charger r/t 72 lms #pc28 e um prazer estar de volta [gt40 content search= opala widget= 1 ] sejam bem vindos a esta viagem de tres postagens a primeira para contar para voces a minha historia com os opalas a busca por um ss e o resultado da minha busca a segunda sera bem especifica sobre as etapas da restauraçao a primeira delas pelo proprietario anterior e a ultima sobre minha convivencia com o carro pronto espero que voces gostem e por favor interajam comigo atraves dos comentarios bom iniciemos com um pouco de historia o opala ss surgiu como modelo 1971 ainda na configuraçao sedan 4 portas alem da decoraçao externa ss faixas duplas no capo na parte inferior das laterais e no painel traseiro e entre as lanternas sempre em preto fosco o ss diferia dos demais modelos opala pelo motor 4100 cm3 de 140 hp brutos as outras versoes contavam com o 4 cilindros 2500 cm3 ou com o 6 cilindros 3800 cm3 com carburaçao simples cambio de quatro marchas com comando no assoalho bancos dianteiros individuais painel com conta giros console com relogio de horas volante esportivos com empunhadura de madeira e rodas esportivas de aço de aro 14 e 5 de largura calçadas com pneus diagonais 7 35 s 14 para 1972 a chevrolet introduziu a carroceria cupe fastback que fez imediato sucesso e entao a versao ss passou a fazer muito mais sentido como cupe de duas portas sem coluna contando com os mesmos diferenciais acima mencionados como na linha 72 os motores 4100 cm3 substituiram os 3800 cm3 na pratica o ss era um cupe com acabamento quase tao simples como a versao especial 4100 mas custando 32% a mais cr$ 32 050 00 contra cr$ 24 190 00 em setembro de 1971 mes de lançamento da linha 72 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 183455 183461 ] ate que a ford lançasse a linha maverick no brasil em junho de 1973 e com ela a versao gt v8 302 de 199 hp brutos o opala ss dividia com o charger r/t o reinado absoluto dos esportivos dos sonhos dos brasileiros apresentando desempenho muito acima da media das opçoes entao existentes no mercado — com zero a 00 km/h em 13 6s e final de 173km/h de acordo com a revista quatro rodas ediçao 134 setembro de 1971 o charger r/t com seu motor v8 de 215 hp brutos era bem mais eficiente — com zero a 100 km/h em 10 6s e final de 189km/h mas pertencia a outra categoria tanto em tamanho como acabamento muito mais sofisticado assim custava r$ 45 210 00 40% a mais que o ss muito embora a linha ss tenha evoluido substancialmente ao longo dos anos especialmente com a adoçao do motor 250 s para a linha 76 vamos nos focar na linha 72 objeto deste project car agora passemos a um pouco do meu interesse nos ss eu nascido em 1964 ja tinha suficiente consciencia automobilistica em 1972 para apreciar os esportivos de motor grande alem do visual o som encorpado emitido pelos escapes me fascinavam confesso que desde cedo eu preferia o borbulhar dos v8 mas sem desconsiderar o ss como para a imensa maioria de nos figurantes do elastico conceito de classe media esses carros eram sonhos inalcançaveis para a minha familia assim cresci e me tornei um advogado trabalhando duro para realizar os meus sonhos — dentre eles o de poder ter a trinca dos grandes esportivos dos anos 70 charger r/t maverick gt e opala ss o primeiro opala que tive foi um comodoro 78 cupe 151 s marrom araucaria com meio teto de vinil bege era um carro muito bonito e confiavel que so me fazia aguçar a vontade de ter um com motor seis cilindros logo troquei esse carro por outro comodoro cupe 82 branco tambem 151 s esse foi substituido por um diplomata cupe 82 bronze metalico 151 s meio teto bege que durou pouco tempo em casa por problemas financeiros tive que me desfazer dele fez se entao um longo hiato ate que eu pudesse voltar a pensar no meu sonho de ter a trinca dos esportivos o primeiro que consegui comprar foi o r/t um 78 automatico e ar condicionado o que fazia dele muito mais um cupe grande de alto luxo do que um legitimo esportivo mas ja era um r/t menos de dois anos depois em 2006 consegui comprar um maverick gt 74 com diversos upgrades de performance carburaçao holley quadrijet comando crane 272/278 igniçao mallory cambio tremec t5 freios a disco nas quatro rodas o carro mudou o meu conceito de alto desempenho se o gt 302 em configuraçao de fabrica ja era rapido e veloz zero a 100km/h em 11 6s e final de 178km/h o quadrijet apimentava e muito os resultados 0 100km/h em 7 8s e final de 200km/h de acordo com a ediçao 169 da quatro rodas agosto de 1974 o ganho de potencia do quadrijet e substancial em torno de 30% ou 60 hp brutos faltava o opala ss 6 mas a busca era dificil pelo pequeno numero de exemplares que resistiram as duas crises do petroleo em 2008 comprei um opala gran luxo 1973 4100 quatro marchas bancos individuais e ar condicionado tao bonito e bem cuidado que eu nao poderia deixar passar enquanto nao encontrava um ss fiz um upgrade no motor do gran luxo transformando o em 250 s em 2011 comprei um charger r/t 72 para restauraçao total a historia desse carro que se tornou o lms um carro absolutamente especial para mim pela homenagem a minha bem amada filha luisa pode ser acompanhada aqui mesmo no flatout no pc#28 consegui comprar meu ss de sonho um 72 amarelo limao em 2014 era um carro muito bem restaurado pelo deolindo birelli jr referencia em opala tendo sido premiado no tradicional encontro paulista em aguas de lindoia considerando a raridade do modelo e o rigor tecnico do proprietario o carro respeitava as caracteristicas originais do modelo e ostentava as merecidissimas placas pretas contudo era um carro de coleçao que rodava muito pouco logo iria precisar de cuidados para rodar adquirido o carro tratei de primeiro entender o carro e ver o que seria necessario fazer para poder curti lo adequadamente os pontos que mais me causaram preocupaçao eram a pouca eficiencia do sistema de freios a fumaça azulada na primeira partida do dia e a instabilidade direcional em pisos irregulares seria causada pelos pneus diagonais campeao supremo 7 35 s 14 folga na direçao ou algo pior o desempenho era compativel com o motor 4100 algo melhorado pelo comando 250 s mas ainda inferior ao charger r/t — e muito inferior ao maverick gt quadrijet levei o carro entao ao renato nardi conhecido especialista em opalas aqui no abc que analisou o carro e me apresentou as medidas corretivas necessarias dentre elas substituiçao dos discos e pastilhas do freio dianteiro das bandejas pivos molas e amortecedores concordei claro e os serviços começaram serviço rapido para manter a originalidade do modelo e respeito as placas pretas decidi manter os pneus diagonais a direçao e a suspensao ocorre que determinado dia o renato me ligou e pediu para que eu passasse na oficina curioso fui ate la e o renato logo veio com uma caixa de papelao nas maos e um sorriso enorme tem coisa pensei; e tinha mesmo um jogo de pistoes especiais que com outros melhoramentos levaria a taxa de compressao de 10 5 1 e deixaria o motor um canhao adivinhem se nao topei na hora com isso os serviços demoraram um pouco mais mas definitivamente transformaram o desempenho do carro tanto em aceleraçao e retomada ao mesmo tempo em que fiquei sorrindo de orelha a orelha rapidamente descobri que o desempenho era absolutamente incompativel com os demais sistemas do carro no piso liso e seco ate que o carro ia bem mas em piso irregular ou na chuva o carro adquiria vontade propria algo muito alem da minha capacidade de controle que nao e essas coisas devo reconhecer com o ss enfim na garagem pude fazer uma foto com a qual sonhava ha tempos os tres grandes esportivos juntos a garagem na qual eu guardo os carros e escura e ligeiramente apertada assim so havia uma forma de se juntar os carros no final ate que a foto ficou boa como voces podem ver abaixo desse modo usei pouco o carro limitando me a encontros e passeios curtos sempre em tempo bom situaçoes em que o carro se comportava bem sem sustos porem em um encontro do opala clube abc em outubro do ano passado voltei para casa sob chuva intensa ai percebi que eu deveria tomar uma decisao ou manteria o ss como estava e utilizava o carro somente para eventos ou seguia a caracteristica do meus demais carros e faria as intervençoes necessarias para poder utilizar o carro com mais frequencia [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] optei pela segunda alternativa nada que alterasse demasiadamente as caracteristicas do ss nem que o desabilitasse ao certificado de coleçao mas pneus adequados um stance melhor sistema de exaustao melhorados e frenagem compativel seriam adicionados ao projeto essa decisao acabou por se mostrar a mais acertada pois o carro tinha alguns defeitos ocultos que comprometiam a segurança aguardem a restauraçao sera o tema da proxima postagem espero que gostem desse pc pois eu estou adorando contar a historia para voces abraços e ate a proxima postagem reinaldo silveira project cars #462
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