senhores retomando nossa conversa e dando sequencia aos melhoramentos no vti com ele rodando era hora de começar a curtir mais o carro e juntar a galera para jogar conversa fora [gt40 content search= civic widget= 1 ] aqui uma explicaçao para a maioria francesa no grupo esses carros tem custo x beneficio excelente mas em sua maioria tiveram uma vida sofrivel com os donos anteriores sao requintados tem bom acabamento possuem comportamento dinamico irretocavel e se tem algo que a psa sabe fazer bem sao os hot hatches o motor xu10j4rs do 167cv dos zx dakar e xsara vts e uma evoluçao dos xu10j4 de 155 cv do 306 s16 e xantia 16s usam molas duplas de valvulas maior fluxo de cabeçote e coletor de admissao com plenum de quase 2 litros de volume interno alem de coletor de escape de inox 4x1 ambos tem uma bobina por cilindro mas o do s16 tem uma particularidade interessante no cabeçote possuem 8 portas de escape um para cada valvula de exaustao aumentando a velocidade dos gases os r/l sao bem baixos tambem que garantem suavidade em alta rotaçao 0 282 no mais antigo e 0 27 no rs para efeito de comparaçao o b16a e de 0 28 e o enquanto o girador b16b do type r chegou se a 0 27 ou seja os franceses tem potencial voltando ao vti como uma peça de performance puxa a outra era hora de começar a fazer os ups nos demais componentes os comados originais do vti sao otimos para a proposta do carro mas o cabeçote tem fluxo apenas suficiente original passa ligeiramente dos 150 cfm na admissao e uma boa marca para upgrades a limitaçao fica por conta da carga das molas originais que nao sao duplas e por isso ao aumentar o limite de rotaçoes — e principalmente o lift — tendem a flutuar com os comandos originais do b16a2 a duraçao do vtec tem 280 graus na admissao com levante de 10 59 mm e o escape tem 276 graus com levante de 9 47 mm pesquisando sobre os comandos mais indicados para manter a dirigibilidade para um carro de uso diario e ter uma pegada mais forte em alta verifiquei em foruns nao so nacionais que os skunk2 tuner 2 codigo 305050145 sao bem recomendados esse e o comando que apesar do perfil agressivo ainda consegue manter a marcha lenta estavel a 950 rpm e ter ganhos muito bons nos cames de baixa garantindo uma rampa de torque mais plana sobressaindo nesse ponto tambem sobre os originais apesar da skunk2 so divulgar a duraçao com abertura de 0 050 com oos cames midle vtec a admissao tem duraçao de 264° com lift de 12 27 mm; o escape tem 266° com lift de 11 81 mm um aumento medio de pelo menos 50° de duraçao e 2mm de lift em relaçao aos originais e sao indicados para o intervalo de rotaçao de 1 500 a 9 000 rpm considerando o sistema de mediçao no inicio da rampa do lobe podemos considerar que esses comandos tem proximo a 310° de duraçao podem promover ganhos de ate 20 cv e 2 7 kgfm quando somado a um bom acerto aumento de taxa e otimizaçao do fluxo de admissao e escape o pico de potencia desses comandos gira em torno de 8 000 rpm entao nao convem girar muito acima do limite de corte original e foi configurado em 9 000 rpm para poupar o motor apesar de todo o upgrade do drivetrain de molas do cabeçote ter sido feito muita teoria agora vamos a pratica o comandos foram instalados a ecu teve os parametros ajustados e o comportamento do carro mudou drasticamente agora tinha um carro ainda mais esperto de dirigir ate 5 500 rpm com boa reserva de torque serio mesmo nao sinto falta de toque no b16 meritos tambem a caixa y21 com relaçoes close ratio mas quando passava de 5 500 rpm o motor sofreu uma verdadeira metamorfose o significado do termo vtec crossover passou a fazer sentido o forte ronco metalico por parte da aspiraçao parte dos comandos a puxada e o destracionamento dos pneus dianteiros demonstravam que os comandos fizeram bem ao motor mas o funil ainda estava la impedindo a expulsao dos gases o sistema de escape original e razoavel para a potencia do b16 original sendo composto por um coletor em ferro fundido 4x2x1 com curvas de raio mediocre e diametro e com o restante do escape mesclando trechos em 2 e 1 7/8 pela tabela de fluxo x potencia sao indicados teoricamente para ate 144 cv fiz a compra de um coletor 4x1 apesar de eu preferir o 4x2x1 por uma questao de inercia do fluxo cat delete e cat back tudo em 2 5 de aço inox austenitico 304 mas como o eg6 e mais baixo que os ek e os fabricantes desses coletores fazem ele um pouco maior para atenderem tambem os b18 os tubos inferiores do coletor ia passar a apenas 8 cm do chao nao achei prudente fazer a instalaçao destes e algum tempo depois apareceu a venda um 4x2x1 especifico para b16 com os diametros abaixo e foi possivel a instalaçao do escape completo detalhe da abertura bipartida da mala e o piso completamente plano ao rebater os bancos no detalhes todo o escape embalado abaixo o 4x1 com sua altura exagerada uma otima peça de decoraçao abaixo o 4x2x1 usado instalado assim como o restante do escape em 2 5 com a parte de perfomance estava ok faltava o acerto fino e claro sempre ainda tem coisa por vim o carro precisava de passar por retoques na pintura da carroceria e nas rodas farois novos ja que os originais estavam com o foco descascando entre outros detalhes instalaçao dos acabamentos das laterais do para brisa que estavam faltando pintura pronta adesivos reinstalados era hora de poder curtir o carro e ir nos encontros e por que nao nos de carros antigos ja que os carros da galera ja tem mais de duas decadas e o vti tem seus 25 anos encontro de classicos em nova venecia es colatina governador valadares mg trocando as juntinhas do vtec e do distribuidor dos japas pontos criticos de vazamento de oleo ainda faltava o acerto fino no dinamometro o resultado final foi de 204 cv a 8 100 rpm e 18 7 a 7 400 rpm usando gasolina podium fazendo o datalog nota se que a pressao na admissao map cai de 100 kpa para a casa de 80 depois de 7 800 rpm demonstrando que existe um novo gargalo dessa vez na entrada mas gostei do resultado 127 cv de potencia especifica nao e nada mal para efeito de comparaçao nao custa sonhar o novo porsche gt3 rs tem 130 cv/l e o carro esta otimo de dirigir futuramente penso em dar sequencia na preparaçao fazendo testes com cai ja que o sistema atual e um k&n in box com admissao e caixa original talvez uma tbi ligeiramente maior ja que ainda e a original de 60 mm e com o preço da gasolina fodium talvez bicos e alcool com essas modificaçoes devera chegar aos 210 cv video produzido de parte dos carros do grupo [youtube id= b1_5fvme6fq width= 620 height= 350 ] agradeço a todos que acompanharam o projeto ate o atual estagio mas que nao para por aqui cedendo espaço a novos projetos e historias forte abraço por diego malavazi project cars #465 uma mensagem do flatout diego parabens pelo projeto e sempre legal demais ver como estes novos classicos estao sendo preservados por quem curte os carros e ira garantir um bom destino a eles continue acelerando como esse carro merece e se quiser futuramente compartilhar os novos upgrades com a gente estamos com a porta da garagem aberta
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