e ai galera beleza primeiramente queria agradecer a todos que votaram no meu projeto e me permitiram usar esse espaço para mostrar um pouco do meu carro os project cars sempre foram para mim uma grande inspiraçao principalmente o #215 do subaru impreza mendigo que foi restaurado e o #80 do tiago maximo que foi rifado para o grande marcio que hoje e um dos meus bons amigos do clube subaru sempre via os projetos e ficava louco para começar o meu e entao chegou a hora [gt40 content search= subaru widget= 1 ] meu nome e vinicius malveze sempre gostei muito do mundo automotivo e principalmente dos carros importados dos anos 90 especialmente os da terra do sol nascente tanto carro para gostar tinha que ser bem esses mas nao foi por acaso meu pai sempre teve carros importados dos anos 90 suzuki swift gti 1 3 daihatsu feroza 1994 e kia sportage 1999 sao alguns exemplos pelo simples fato de serem completos mais baratos e muitas vezes nao tao caros de manter como imaginam fora que para mim nessa epoca havia bastante criatividade e muita inovaçao tecnologica por parte das fabricantes o meu pai sempre teve jipes e eu sempre gostei muito mas queria algo que me trouxesse uma sensaçao de esportividade na hora da direçao e que nao fosse um carro normal qualquer eu queria algo diferente decidi juntar a paixao 4x4 do meu pai com minha vontade de ter o conforto e esportividade dadas suas devidas proporçoes de um carro de passeio decidi que meu primeiro carro seria um subaru impreza de primeira geraçao pois alem de ser 4x4 o meu modelo era uma lenda dos ralis dando aquele ar esportivo que eu procurava e tambem pelo motor boxer que proporciona um ronco maravilhoso e um centro de gravidade baixo tornando a direçao muito mais agradavel começando a jornada agora que ja me apresentei e citei os motivos para a minha escolha totalmente irracional vamos ao que interessa bom ja havia escolhido o carro ja tinha juntado boa parte da grana comecei a procura pelo carro achei um impreza gl 1 8 com traçao integral ano 1996 com aproximadamente 143 000 km carro todo original com exceçao de um filtro esportivo conico k&n typhoon e escape direto do catalisador pra frente de 2 com um abafador luzian corpo de 6 e saida de 4 5 tambem tinha um historico de manutençoes legal alguns detalhes de funilaria mas nada que comprometesse a integridade do carro entao pela bagatela de r$12 000 no dia 7 de março de 2017 eu era o mais novo proprietario de um impreza todo feliz da vida ignorem os mudflaps de scania por favor olha o tamanho desse filtro gigante coincidencia ou nao mas quando cheguei em casa com o carro pela primeira vez ao lado da minha vaga estava um lancer gti 1995 que eu nunca havia visto no condominio antes tive que registrar o momento afinal a rivalidade entre os modelos e historica lancer gti e o meu impreza vale ressaltar que esse foi o primeiro e unico impreza que eu fui ver ou seja nao façam isso eu nao tinha parametros de comparaçao nao sabia se algumas coisas que sentia no carro eram normais ou nao o carro tinha uma trepidaçao do motor que eu nao fazia ideia do que podia ser e meu palpite nem de longe estava certo e mesmo assim abracei o subaru achando que estava fazendo um bom negocio em um carro integro que ao longo do tempo me mostrou nao ser um gl comum mas sim um verdadeiro sti super tranqueira importada me arrependo disso nem um pouco pois com esse carro eu aprendi muita coisa fiz muitos amigos galera do gcmafia tamo junto melhor grupo de subaru do whats e com certeza nao saberia nem metade do que sei hoje se nao fosse por ele como mais uma das coincidencias da vida eu estava no trabalho e chegaram dois clientes separadamente cada um com uma forester considerei um mini encontro mas so para mim entusiasta pois para os clientes eram apenas carros forester forester e meu impreza ao fundo estacionado na rua as diferenças entre os impreza de primeira geraçao para explicar melhor o que eu pretendia fazer nesse carro vou explicar algumas diferenças entre os impreza de primeira geraçao ja fica como informaçao util para quem um dia pretende adquirir um carrinho desses os impreza de primeira geraçao que chegaram ao brasil sao modelos fabricados entre 1993 e 2000 e ha algumas pequenas diferenças entre esses modelos sao comumente chamados de gc os impreza sedan/coupe sim temos alguns rarissimos impreza coupe no brasil e gf os impreza wagon tambem temos a versao gt que nada mais e que um wrx da epoca essa nomenclatura gc e gf vem do nome do chassi os primeiros de 93 e 94 sao equipados com motores 1 6 e 1 8 na versao 4x2 e 4x4 os farois possuem acabamento arredondado o capo e liso e a grade e fechada os impreza de 95 e 96 sao basicamente iguais ao anterior porem com algumas diferenças de sensores e a grade frontal mais aberta que originalmente era o meu carro ja os impreza 97+ passaram por um facelift que em minha opiniao sao muito mais harmoniosos e tambem uma serie de modificaçoes mecanicas e de eletrica/eletronica sao equipados com motores 2 0 os famosos ej20 ha algumas versoes com outros motores tambem alem de modificaçoes no coraçao do carro o interior tambem foi completamente inovado nos modelos 98 a diante sao muito mais sofisticados e funcionais os impreza gt tambem tiveram la suas diferenças e a minha duvida era me basear ou no impreza gt 96 e manter a estetica compativel ao ano do carro ou partir para algo mais radical e fazer uma copia dos gt 2000 lembrando que eu sempre curti mais uma pegada oem nao quis fugir muito da originalidade do gt por isso queria montar algo mais proximo ao original possivel impreza gt 96 impreza gt 2000 a alternativa mais barata seria o gt96 pois seriam menos alteraçoes a serem feitas mas esteticamente o gt2000 me agradou muito mais entao fiquei nesse impasse do que fazer portanto ja que nao sabia o que fazer nao fiz nada resolvi acertar o carro que estava precisando de cuidados começando a mexer no carro bom quando peguei o carro a primeira coisa que precisava fazer era colocar um som basico pois estava sem logo na primeira semana encostei em uma oficina de som automotivo perto de minha casa e pedi para que tirassem os farois de xenonio alem de nao curtir muito a cor ainda nao tinha feito a vistoria da transferencia e instalar um sonzinho basico com um modulo falcon que eu tinha encostado so para melhorar um pouco a qualidade resultado o modulo estava queimado e mesmo assim instalaram ficou ridicula a qualidade alem de que o serviço foi extremamente mal feito um monte de fios soltos pelo caminho positivo saindo da bateria e indo sabe la para onde enfim pedi para ele tirar o modulo que na verdade depois percebi que so desconectou os fios dele e largou ele la e nao voltei nunca mais la pelo menos agora eu conseguia ouvir umas musicas aproveitei tambem para tirar os envelopamentos das luzes de posiçao e setas alem de trocar algumas lampadas que estavam queimadas nesses momentos descobrimos algumas gambiarras dessa vez descobri que o soquete da lampada da luz de posiçao do lado esquerdo era adaptada e foi fixada com massa epoxi e por ter sido mal feito infiltrava agua na lanterna mas tudo bem sao coisas que ja esperava encontrar no carro alguns dias depois fui ao meu primeiro encontro o conhecido encontro nacional do clube subaru sao paulo que acontece todo primeiro domingo do mes em sao paulo no estacionamento do estadio pacaembu — exceto em dias de jogos ou eventos nesse encontro conheci muita gente galera super gente boa que me deram muitas dicas do carro tambem abaixaram minha auto estima com um monte de subarus lindos comparados ao meu que ate entao tinha um monte de detalhe de lata e rodas de ferro meu carro e ao lado o gc do meu amigo china oura que conheci atraves do grupo do clube subaru no facebook fomos juntos de sao bernardo do campo ate o pacaembu conversando com a galera no encontro falando sobre a trepidaçao do meu carro varias pessoas me falaram que o problema da minha marcha lenta bagunçada poderia ser o filtro conico que nao foi bem adaptado e o sensor maf poderia estar numa posiçao que passaria informaçoes erradas ao modulo alem do fato de que a caixa de inox em volta era apenas apoiada e com a trepidaçao parecia que o carro estava desmontando na frente com as batidas do aço na carroceria foi entao que comecei minha saga em busca da caixa de filtro de ar e do tubo no qual o maf vai parafusado meus amigos se eu tivesse a informaçao inicial desse post sabendo das diferenças dos impreza teria sido tudo mais facil primeiramente comprei uma caixa de ar e o tubo do intake e nao veio a tubulaçao do maf depois comprei o tubo do maf que era dos impreza 93/94 metalico e nao bateu a furaçao do meu maf e por fim comprei um maf que depois que descobri que era dos 97+ logo os valores tambem nao eram corretos ou seja 93/34 e um maf 95/96 e outro e 97+ um terceiro modelo diferente nao sao iguais vou buscar sempre passar valores para voces para poderem ter noçoes dos gastos que estou tendo ao longo do projeto consegui achar o kit da caixa do filtro de ar + mangueira da tbi na olx pelo valor de r$150 ja com frete nesse valor nao estava incluso o tubo do maf que ate entao ainda nao tinha encontrado sempre queriam vender com o sensor maf junto e o valor ia la pra cima porta malas com um monte de peças oleo o modulo falcon queimado e tudo mais fiquei rodando com o carro da forma que estava ate achar as peças que precisava nesse meio tempo fiz duas aquisiçoes interessantes para o projeto a primeira foi um coletor unequal de impreza gt para quem nao sabe o barulho caracteristico dos subaru vem atraves do coletor unequal que possui uma de suas saidas mais longas que a outra criando uma turbulencia no escape e gerando aquele som maravilhoso e era isso que eu estava buscando esse coletor me custou r$500 00 adquiri com o gico um cara fanatico por subaru que tem absolutamente tudo que voce precisa se ele nao tem ele consegue arrumar um pra voce mas tinha um porem era para gt ou seja motor turbo e o meu era aspirado portanto teria que adaptar a curva de saida do escape alem de uma adaptaçao na entrada por conta da flange e tambem do agregado da suspensao motivo pelo qual o coletor ficou encostado durante muito tempo mas isso foi otimo falaremos mais em outro post coletor simetrico original do meu carro coletor unequal do impreza gt outro belo dia estava navegando no facebook no grupo do clube subaru brasil quando me deparo com um anuncio de um jogo de rodas originais do impreza gl 14 por miseros r$100 isso mesmo apenas r$100 o jogo com as quatro rodas fui buscar as rodas em interlagos levei as e fiz um amigo pietro que possui um gc98 totalmente original algo raro de ver hoje em dia as rodas estavam um pouco judiadas mas logo que peguei ja as deixei numa oficina de reparaçao de rodas proxima ao meu trabalho para reformar chamada v central rodas e pneus serviço otimo preço honesto [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 184639 184640 ] note que havia um pequeno quebrado no canto da roda mas que foi consertado facilmente pela oficina deixei as rodas para reformar numa sexta sendo que no fim de semana teria encontro mensal de novo seria meu ultimo encontro com rodas de ferro estava animado pronto para o fim de semana entao era so curtir o encontro certo errado começam os problemas e mais aquisiçoes ja ouvi em muitos lugares dizendo que subaru e carro que vive em mecanico e tudo mais e eu estou aqui para dizer que o meu carro sempre me surpreende positivamente e voces vao entender o porque logo logo estava voltando do trabalho uma sexta feira fim de semana do encontro mensal no pacaembu quando de repente começa a subir uma fumaça sinistra de debaixo do painel desliguei o carro e meu pai que estava comigo abriu o capo para ver se havia algo errado na parte da frente ja com o extintor na mao aparentemente nao havia nada de errado para nao correr o risco de problemas maiores guardei a chave no bolso e empurramos o carro ate uma loja ali perto meu pai foi a pe buscar o jipe dele para puxarmos o carro de volta pro trabalho e largar ele la a nossa sorte e que haviamos acabado de sair de la coisa de nem 1km de distancia e que tambem o jipe dele ficou no trabalho nos trabalhamos juntos e temos essa tranquilidade de poder deixar um carro no trabalho entao bora puxar o gczinho de volta puxando o gc com a sportage 99 do meu pai essa daria um outro project cars tambem no dia seguinte fomos averiguar o que poderia ter acontecido com a jabiraca tiramos o banco do motorista fora a parte inferior do painel e tcharam um monte de fios derretidos bom eu sou um completo inutil quando o assunto e eletrica automotiva so sei que meu pai chegou a conclusao de que o problema era no alarme numa regiao que passava uns fios do som fios do som lembra o que eu falei sobre a instalaçao do som desse carro que deixaram tudo mal feito fios soltos coincidencia o problema acho que nao mas nao era nada que eu pudesse provar enfim isolamos o alarme e o carro ligou perfeitamente sem nenhum outro curto fumaça ou coisa pior deu para curtir o fim de semana com a galera no encontro o carrinho me surpreendeu positivamente pela primeira vez fiquei feliz que o curto foi algo simples e ate dei uma ducha nele encontrinho show tinha visto um anuncio de um aerofolio original dos modelos gl e resolvi comprar pelo preço de r$150 para dar uma quebrada no visual basicao do gc me entregaram no encontro tambem essa e uma foto ilustrativa do aerofolio nao tenho fotos dele fora do carro na mesma semana peguei as rodas da reforma reparem na rodinha ali pendurada nem fizeram surpresa deixei o carro para fazer a troca das rodas e fui almoçar num restaurante logo na frente da oficina todo ansioso para voltar e ver o carro com os sapatinhos novos porem quando retornei do almoço tive a infeliz noticia que as porcas que estavam no meu carro nao entravam na nova roda e para isso eu teria que achar porcas na internet ou com algum amigo subarista quando pesquisei na internet o preço era de aproximadamente 15 reais por porca lembrando que o meu subaru possui furaçao 5x100 ou seja seriam 20 porcas quase tres vezes o valor das rodas so em porcas entao tive a feliz noticia que as porcas do nosso velho conhecido corcel ii seriam equivalentes comprei o jogo das 20 porcas por um valor muito mais em conta por volta de r$70 sempre pesquisem as peças mesmo que voce tenha um carro que seja importado as vezes muita coisa e intercambiavel com modelos que temos aqui no brasil o mesmo vizinho da lancer agora com um colt pelo visto apaixonado por mitsubishi tambem levei o carro numa outra casa de acessorios dessa vez com muita recomendaçao para averiguar o que houve com meu alarme e se seria reaproveita lo tive a feliz noticia que daria para fazer a reinstalaçao do alarme e por cerca de r$100 o alarme estava reinstalado os fios soltos removidos e aquele velho modulo de som finalmente foi para o lixo olha esse emaranhado de fio como voces eletricistas lidam com isso engraçado como meu carro e timido mais uma sexta feira antes do encontro mensal a direçao começa a ficar pesada parecia que nem tinha direçao hidraulica fazia barulhos esquisitos e tudo mais entao no sabado combinei com meu amigo lucas barros de irmos ao mecanico conhecido como marcio ele para fazer a substituiçao do kit correia dentada no gc 98 dele um belo exemplar na tonalidade azul 52d e eu para ver que diabos aconteceu com a direçao e tambem para trocar o oleo lembra aquele motul da foto do porta malas bagunçado pois e ele mesmo meu gc na garagem o azul 52d do lucas e a legacy 2 2 do marcio trocamos a correia da direçao que estava bem ruim trocamos o fluido e adivinha nada nao mudou nada provavelmente a bomba tinha ido para o espaço alem disso descobri numa pequena revisao que os cabos de vela estavam ruins um deles inclusive desmanchou na mao do marcio na hora de tirar as velas nao estavam das melhores e os vazamentos de oleo iriam começar a qualquer instante pois estava tudo melecado embaixo do carro aqui podemos falar sobre um ponto importante pro futuro do projeto quando peguei o carro ele estava rodando com oleo sintetico 5w30 muito provavel que o grande vazamento que se iniciava era por ser um oleo fino demais pois o recomendavel pela subaru e oleo mineral 20w50 o oleo que coloquei no carro nessa troca erroneamente foi um 10w40 semissintetico da motul creio eu que os antigos donos nao cuidavam muito bem do carro nesse ponto que e crucial para a vida util do motor futuramente vamos falar mais sobre isso voltei chateado para casa por ter que desembolsar uma grana legal numa bomba nova que eu iria achar sei la aonde gastar uma grana com os cabos de vela e velas mas pelo menos era uma pista para a suspeita trepidaçao do motor fora os reparos dos vazamentos mas seria o primeiro encontro com as rodinhas novas tinha que manter a cabeça erguida chegando em casa mandei lavar o carro horas depois fui buscar o carro e direçao perfeita mas o que houve eu nao faço a menor ideia meus amigos simplesmente voltou ao normal ficou zero provavelmente foi alguma sujeira na linha nao sei encontro clube subaru sao paulo de junho/17 no mes seguinte comprei cabos e velas para o bolido ja visando um melhor desempenho optei por cabos de silicone da marca crossfire de 8mm tambem haviam opçoes de 8 8mm e 10mm mas como inicialmente a ideia nao era turbinar comprei o mais em conta pelo valor de r$200 o jogo as velas optei pelo jogo de iridium da marca denso modelo ik20 5304 pela bagatela de r$139 o jogo poderia ter optado por velas ngk mas como diversos sensores bicos injetores e mais alguns itens do subaru sao da denso preferi deixar tudo em familia aproveitei as ferias da faculdade/trabalho para viajar foi entao que deixei o carro no marcio mecanico para fazer uma revisao geral no carro tentar ver a marcha lenta desregulada trocar os discos de freios que estavam empenados avaliar os pontos de vazamento de oleo e um outro problema que nao parecia nada muito serio mas que me incomodava demais as vezes quando estava parado com o carro desengatado ele subitamente ficava acelerado travado a 1500 ou 1800 rpm e como meu carro tem escape direto eu parecia um retardado no semaforo acelerando sem motivo algum isso me irritava demais tambem disse ao marcio que avaliasse qualquer outro problema e listasse em ordem de prioridade pois se nao desse para arrumar tudo agora iria fazendo aos poucos conforme a grana fosse sobrando e la meu carrinho ficou por duas semanas marcio me ligou em um belo dia e me passou o orçamento com as seguintes peças/procedimentos limpeza da tbi; limpeza do atuador da marcha lenta; troca dos discos de freio; troca do fluido de freio dot3 e sangria do sistema; substituiçao da correia do ar condicionado; troca da junta das tampas de valvula; troca do retentor do volante do motor; limpeza do sistema de arrefecimento com agua desmineralizada e aditivo radcool total do orçamento com mao de obra r$1600 achei um valor bem justo acertei com ele e mandei fazer tudo que estava lista ele tambem me confirmou que meus amortecedores estavam cansados eu nao tinha parametro pois como disse meu impreza era o unico que eu tinha dirigido ate entao logo nao sabia se o carro era meio mole mesmo ou nao mas como queria mexer na altura da forma correta e isso envolveria um investimento maior deixei essa parte para depois reparem agora no cofre com o filtro de ar original e cabos de vela de silicone agora meu carro freava muito bem perto de antes a marcha lenta estava estavel em 800 rpm mas a maldita trepidaçao ainda continuava me foi passada a informaçao de que tudo que era eletronico estava testado e funcionando perfeitamente e que o problema poderia ser cabeçote fiquei preocupado pois isso envolveria um gasto maior e se fosse isso mesmo teria que fazer pois nao aguentava mais o carro do jeito que estava mantive o carro desta forma por um tempo e para fechar a primeira parte da tentativa de melhor a aparencia do carro resolvi instalar o aerofolio que havia comprado a um tempo atras fui em tres funilarias para ver se alguem fazia o serviço para mim pois teriam as ferramentas certas e teoricamente estariam acostumados a fazer esse tipo de serviço e para minha surpresa as tres que fui se recusaram a fazer o serviço entao resolvi fazer eu mesmo pedi para meu amigo vinny que tinha esse aerofolio instalado me enviar uma foto da fixaçao no porta malas depois que ele mandou ele sugeriu que eu fosse me encontrar com ele para tentarmos fazer juntos ate porque ele queria trocar esse aerofolio por um maior entao fui ate ele e fizemos o gabarito da furaçao e eis o resultado gczinho com o aero instalado e na frente um apollo wolfsburg edition do meu tio daria um belo projeto tambem no outro fim de semana tivemos novamente nosso encontro mensal lotado de subaru indo para o encontro com meu amigo china foto no encontro logo que chegamos da direita para a esquerda gc do china meu gc impreza wrx sw do duarte do subie e a perua widewagon alem das risadas normais de um encontro de carros com amigos nesse dia em especial eu aproveitei para retirar com um amigo um item que estava querendo muito para o carro desde que comprei e fui no meu primeiro encontro mas essa parte da historia fica para o proximo post se voce chegou ate aqui meus parabens fico muito feliz que tenha acompanhado um pouco da minha historia e do meu pequeno japones problematico e timido na proxima parte vamos falar de modificaçoes esteticas que mudaram o carro completamente de novos problemas que a jabiraca veio a apresentar da soluçao de alguns outros problemas que apresentei nesse post a correria para deixar o carro apresentavel para o encontro nacional do clube subaru e do planejamento do projeto turbo que decidi abraçar abraços por vini malveze project cars #478
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