da mesma maneira que todo mundo doido por carros algumas das minhas lembranças de infancia estao ancoradas neles [gt40 content search= renault widget= 1 ] lembro da primeira vez que tive um contato mais proximo com um twingo com pouco menos de 10 anos fui passar com meus pais uma pascoa na casa de praia da familia do meu tio em zimbros litoral de santa catarina fui muitas vezes para la era um programa relativamente comum a cada vez que iamos havia outras pessoas sempre diferentes hospedadas bem casa de praia mesmo churrasco o dia inteiro a criançada na praia aquela coisa nessa pascoa desceu um cara com a familia para passar aqueles dias conosco acho ele estava fazendo negocios com a empresa do meu tio na epoca e ele foi de twingo novidade na epoca lembro que adorei o carro era verde como tenho a impressao que eram a maioria dos que vieram para ca nas levas francesas daqueles ainda com os para choques sem pintura em meados dos anos 90 qualquer coisa que fugisse do quarteto vw fiat ford gm era exotico aquele carro minusculo com um banco traseiro azul que corria sobre trilhos e botoes coloridos no painel era o maximo para uma criança nem me recordo se cheguei a andar no carro mas o contato com o twingo e a lembrança mais forte que tenho daquele feriado desde aquela epoca quando paro para pensar em twingos acabo lembrando desse carro twingos sempre estiveram por ai sao carros relativamente comuns e sempre tive algum carinho por eles nada muito especial nunca foram minha grande paixao ou um sonho de consumo que me deixava sem dormir so gostava lembro que o um amigo de faculdade era doido por eles e chegou a ter um na epoca contudo acabei nem vendo o carro direito sao indiscutivelmente simpaticos e foram desenvolvidos por uma equipe muito criativa ao reler recentemente as materias de 4rodas na epoca do lançamento deles me dei conta do quao inovadores eles foram no inicio dos anos 90 quando apresentados na europa um detalhe interessante que descobri recentemente ao ler uma materia do jason vogel d’o globo e que o twingo foi o ultimo projeto da renault na condiçao de empresa estatal e seu desenvolvimento deu se durante o governo socialista de françois mitterrand talvez isso explique um projeto tao iconoclasta poucos carros tem um design tao despreocupado com status quanto ele a verdade e que twingos sao incriveis quem nao compraria um depois de ver esse comercial de lançamento [youtube id= _kthrktr6fg width= 620 height= 350 ] em meados de 2016 cheguei num impasse o meu fusca estava uma beleza meu gol que uso no dia a dia tambem ambos com manutençoes em dia conclui a recuperaçao da caloi 10 que era do meu pai e de repente estava sem tralhas para me incomodar botei na cabeça que precisava de mais um carro no começo meio na brincadeira mas com o passar do tempo a coisa foi tomando corpo quando tenho essas ideias automotivas meu cerebro começa um processo maluco de racionalizar uma intençao totalmente irracional pensei bem preciso arrumar alguma sarna para me coçar ainda nao tenho grana para uma alfa gtv e nao tenho a moral por enquanto de encarar a construçao de um locost 7 vamos descer um degrau na escala de preço e complexidade dos projetos automotivos que nao saem da cabeça importar um plymouth sattelite 74 parece realmente uma maluquice acho que iam me internar quem gosta deles um puma tubarao com uma preparaçao aspirada ia ser legal mas ia sair meio caro e nao eu caibo direito nele alem disso dirigi muito um puma que meu pai teve e a verdade e que eles sao mais bonitos do que bons de guiar o que sobra pensei em uma bmw 328i ou uma c280 peruas mas putz o que eu ia tomar de multa nao ta escrito twingo isso twingo e uma boa e baratinho nao anda nada minha esposa vai gostar e gostou mesmo as peças nao devem ser la muito dificeis de achar e o bichinho e legal e um carro usavel no dia a dia e ate para viagens curtas essa parte da viagem e mentira enfim como eu nao pensei em tudo isso antes contra toda essa logica infalivel pesava o fato de que seria o terceiro carro numa casa onde vivem duas pessoas moro em um pequeno apartamento em um dos bairros mais populosos de sao paulo e ele nao tem nenhuma garagem propria ja alugo duas no predio a peso de ouro a verdade e que realmente nao precisamos de mais um carro mas isso sao detalhes depois que eu botei na cabeça que queria o carro os pros superaram por larga margem os contras em paralelo a essa racionalizaçao comecei a ver videos no youtube de pessoas que cuidam ou recuperam carros contemporaneos ao twingo em especial a serie do alexandre badolato que ele chamou de neo colecionaveis para quem nao conhece o badolato e um alucinado em dodges um cara realmente fissurado em carros nesses videos ao apresentar omegas kadetts neons e outras tranqueiras dos anos 90 que ele havia comprado ao longo dos anos começou a defender que os tais neo colecionaveis divertem tanto quanto um carro de 40 ou 50 anos por uma fraçao do preço bom era tudo que eu queria ouvir eu nao queria ate parece mas o mundo estava conspirando para eu comprar um twingo vamos iniciar a busca caçando twingos mercado livre olx webmotors tudo era checado a cada dois ou tres dias mandei e mails para varios comerciantes de carros especializados em veiculos dessa epoca me apresentando e compartilhando minha busca quase batia meu carro umas 20 vezes por semana torcendo o pescoço cada vez que via um twingo na rua era um tal de ir atras para ver se o cara vendia anotar o numero para ligar depois enfim quem esta lendo isso sabe do que eu estou falando a busca e mais divertida do que a conquista achei o carro de forma prosaica sai para pedalar um sabado de manha e fui em direçao a lapa na zona oeste de sao paulo juro juro que quando estava saindo de casa pensei hum a lapa e uma boa e tranquila tem um monte de ladeira para dar uma exercitada e la e cheio de casa com garagem aberta com carros a mostra e capaz de eu achar um twingo meio largado por la pois e achei foi cena de filme eu numa puta pirambeira com as pernas queimando olho pra cima e no topo o que ta parado um twingo com uma placa de vendo nao e possivel f#%*u o carro me escolheu olhei olhei o dono nao estava e marquei de passar la depois ai foi aquela coisa olha olha de novo dirige pensa pensa de novo e obvio que aquilo nao era uma boa ideia quem em sa consciencia vai comprar isso comprei era unico dono s alaor advogado na lapa por nao sei quantos anos gente fina tinha os manuais de fabrica nota fiscal e nao tinha sofrido nenhuma batida seria pintura do cofre original toca fitas que veio nele aqueles adesivos espalhados pelo motor interior com pouca intervençao grande parte da pintura ainda de fabrica negociamos um preço justo enfim a tralha trata se de um renault twingo 94/95 rouge nacre segundo o google isso e frances para vermelho madreperola comprado pelo primeiro dono em 13/02/1995 na c a o a comercio de veiculos importados a renault so assumiu operaçao propria no brasil algum tempo depois na rua santa generosa em indianopolis sao paulo sp custou segundo a nf incriveis r$15 529 60 em valores corrigidos pela inflaçao ate março de 2018 isso da r$74 127 89 apesar de carro no brasil ainda ser muito caro pelos padroes internacionais a verdade e que a situaçao melhorou muito desde 1995 um up 1 0 basico com ar condicionado e pintura metalica custa segundo configurador do site da volks pouco mais de r$45 000 e esse sucessor espiritual do twingo mesma proposta mesmo tamanho etc ainda tem airbag e abs por força da lei nao e nenhuma pechincha mas e inegavelmente mais carro por menos dinheiro do que se tinha ha 23 anos r$75 000 compram hoje um volkswagen polo 1 0tsi highline para ficar nos renault da para comprar um sandero rs racing spirit aquele com os michelin ps4 e ainda sobram r$10 000 assim como todos os twingo importados da frança para o brasil meu novo carro veio com um motor cleon c3g de 1239 cm3 55cv a 5300rpm e 7 59 kgfm/l eram seus atributos quando novos grande parte disso ficou pelas ruas percorridas nas ultimas duas decadas o cleon 1 2 e uma das ultimas evoluçoes dos motores renault sierra aqui no brasil eles ficaram mais conhecidos como motor do corcel sabe como e projeto m renault 12 se voce esta aqui no flatout deve conhecer a historia voltando a vaca fria o carro era mesmo muito original para o bem e para o mal ate o oleo do motor devia ser de fabrica nao havia um painel da carroceria sem alguma imperfeiçao a pintura estava totalmente queimada com comoventes retorques feitos com pincel banco do motorista rasgado do passageiro pedindo arrego os traseiros estavam perfeitos sujo sujo sujo um cheiro de cachorro resumo da opera era um carro original nao porque o antigo dono era especialmente zeloso mas porque simplesmente via o carro como um meio de transporte nao um simbolo de status entusiasmo ou algo assim [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 186071 186072 186073 186074 ] algumas coisas muito valorizadas em twingos especialmente no que tange acabamento interno estavam la os botoes de a/c azuis bem como maçanetas acionadores dos bancos e manoplas de vidro tudo original o fragil tampao do porta malas estava la novinho e sem furaçao de som paineis de porta certinhos vidros de fabrica o ponto negativo era a luz de cortesia em todo twingo quebra e nesse nao era exceçao [gallery columns= 4 link= file ids= 186075 186076 186077 186078 186079 186080 186081 ] no fim das contas foi isso que me atraiu no carro era integro mas precisava de cuidados nao estava buscando uma garage queen ou de um carro pronto queria era ter trabalho para recupera lo por outro lado nao queria surpresas no meio do caminho um twingo nao e um carro que justifique uma restauraçao completa daquelas de deixar o bicho na lata o caminho e mais dar um tapa no carro com carinho e cuidado nada de jato de areia aqui nao e uma joia rara da industria automotiva ainda essa condiçao dele de original e largado me deu segurança de saber que se eu fizesse os reparos necessario de maneira correta o carro ia ficar bom nesse meio tempo entre pesquisa e negociaçao fui buscar outros proprietarios de twingo entrei em contato com o clube do twingo aqui de sp falei com os proprietarios fui no encontro etc essa e uma dica que nunca falha vai comprar um carro se junte ao clube todas aquelas pessoas apesar de terem vidas e expectativas totalmente diversas estao ali reunidas em prol de um assunto em comum e incomum conhece las vai te ajudar a lidar melhor na encrenca em que se meteu um outro dado impressionante todo carro tem clube twingo tem clube ate daihatsu terios e hyundai excel e devem ter clubes no brasil o jay leno conta uma historia muito boa sobre clubes em um de seus videos quando relata uma estranha conversa com o clube da tatra nos eua vale a pena ver nao encontrei nem a pau qual dos videos dele tem essa historia se alguem achar coloca nos comentarios por favor melhorando a criança beleza carro na mao uma voltinha de reconhecimento e ja pra oficina nao queria ficar andando com um carro tao malcuidado e arriscar ficar parado no meio da rua alem disso enquanto o twingo estivesse na oficina nao precisaria alugar uma garagem nessa volta de reconhecimento de uns 30km que comecei a reparar algumas coisas o freio era pior que do meu fusca que tem tambor nas quatro rodas a embreagem era so osso a direçao estava dura a painel digital era invisivel de dia mas o motor estava beleza duro era o cheiro ah o cheiro de cachorro levei o carro no francisco um bom mecanico da vila progredior zona sul de sao paulo e dica do christian presidente do clube do twingo o francisco tem uma mecanica geral mas twingos habitam suas plataformas com alguma frequencia a instruçao era clara da uma olhada geral sem pressa e passa tudo que precisa fazer e a gravidade de cada situaçao ai decidimos a lista era grande vai la troca dos cabos do freio de mao; conserto de vazamento no radiador; lampada de freio esquerda; kit de embreagem esse doeu ; retentor do volante de embreagem; cabo de embreagem; troca da junta da tampa de valvulas; bujao do carter esse nao doeu ; coifas de cambio; coxim inferior central do cambio; bucha da alavanca de cambio; batentes dos amortecedores; limpeza da injeçao e do sistema de arrefecimento alem disso troca de todos os fluidos e seus respectivos filtros no fim acabei fazendo tudo o que custou outro twingo e ainda comprei 4 pneus ja mandei direto pra oficina para balancear alinhar a farra toda sobre os pneus um detalhe legal comprei 4 bridgestone potenza coisa linda na raquitica medida de 165/70 r13 a diferença entre eles e um xing ling nao dava r$50 por pneu gostei quer pneu fodao e baratinho compra carro aro 13 tres semanas depois ele continuava feio e fedido mas andava que era uma beleza a direçao macia e precisa o motor ficou um pouco mais valente e eu ja confiava no carro o cambio continuava um pouco duro e o freio continuava uma bela merda mas deixei pra la o carro ja andava sem sustos e o foco agora eram as outras partes decidi voltar a mecanica depois era hora de decidir a ordem das tretas a serem encaradas ele precisava definitivamente de uma boa pintura o interior alem de sujo tinha bancos rasgados precisava completar o carro com algumas peças as rodas precisavam de reforma o ar condicionado estava inoperante na verdade ate o ventilador so ligava quando queria o para choque dianteiro estava quebrado o volante estava destruido as soleiras internas sem cor de tanto sol decidi reunir o maximo de peças dentre as necessarias foram semanas divertidas a caça era um combinado de ml olx grupo de whatsapp de twingueiros e telefonemas para desmanches em sao paulo rio de janeiro e curitiba cidades onde estou com frequencia minha regra pessoal e que a cada vez que saisse para comprar peças nos desmanches paulistanos iria obrigatoriamente de twingo queria usar o carrinho e ver ele carregando as partes que iriam ressuscita lo consegui comprar tudo que precisava sem maiores sustos uma boa busca dava conta do que queria o maior trampo nesses dias foi com os bancos banco rasgado e item de serie em twingos o tecido e fragil colado e costurado na espuma uma soluçao engenhosa leve e barata que envelheceu muito mal tinha tres caminhos revestir os bancos com outro tecido revestir os bancos com couro me virar para achar o tecido original claro que a escolha foi a 3 a mais hard core de todas primeiro fui atras das tradicionais lojas de tapeceiros na nestor pestana no centro de sao paulo tiro n’agua segundo eles tecidos de carros importados praticamente nao tiveram fornecimento no mercado de reposiçao na sequencia acionei alguns amigos e conhecidos na fabrica da renault em sao jose dos pinhais pr todo curitibano tem um amigo que trabalha na renault pode procurar e como os belo horizontinos com a fiat agua eles nao tinham a mais vaga ideia de como localizar um tecido de um carro trazido por um importador independente ha 20 anos depois pedi ajuda para um grande amigo que trabalhava numa multinacional que fornece tecidos para a industria automotiva o coitado se virou falou com todo mundo que conhecia mandou e mail para fora tudo mas nao conseguiu uma pista me passou por fim alguns telefones de empresas que compram refugos de tecidos automotivos era minha ultima esperança de achar o tecido novo agua quando liguei me trataram como maluco nao da para tirar a razao dos caras o caminho seriam mesmo desmanches liguei para varios por varias semanas sempre chegava atrasado quando ligava os bancos ja tinham sido vendidos o twingo vivia mudando a padronagem do tecido entre os ano/modelo acho que cada ano deve ter uma padronagem diferente e isso limitava bastante as buscas por fim luz achei um carro baixado na zona leste de sp pra la da av aricanduva o carro era do mesmo ano e cor que o meu bingo liguei e tentei negociar a compra so dos tecidos e evidente que o cara nao aceitou eu nao aceitaria tive que arrematar os bancos inteiros tambem estavam rasgados mas a ideia agora era de dois jogos fazer um desse mesmo carro veio a borracha do vidro traseiro direito que no meu estava rasgado comprei tambem mais alguns botoes azuis do painel so pra nao perder a viagem eles nunca sao demais o volante estava destruido espuma solta da alma e pega totalmente lisa nao estava curtindo dirigir o carro com aquilo manopla volante e pedais sao coisas que quando estao velhas pioram muito a sensaçao de guiar comprei baratinho um volante de kangoo e coloquei se um dia pintar um volante original novo coloco la complicado hein a ultima peça dessa leva que comprei foi a portinhola do tanque de combustivel elas sao bem frageis e invariavelmente estao quebradas nos carros achei uma meio cara e mandei bala abrindo a carteira embora a logica aponte que ao recuperar qualquer coisa primeiro deve se preocupar se com todos os aspectos funcionais para so depois partir com o visual na pratica tem uma hora que enche o saco andar num carro todo riscado e fosco longe de estar pronta mas confiavel deixei a mecanica de lado e fui encarar a pintura o drama aqui era achar alguem para fazer o serviço que entendesse o que eu queria melhor o que eu nao queria nao queria pintura nas coxas so porque o carro nao vale nada nao queria ser esfolado por um cara acostumado a pintar cadillacs nao queria nem um banho de tinta de porta fechada nem uma desmontagem completa queria meio termo bom senso por indicaçao do arthur que mandou pintar um twingo num azul original muito bonito cheguei no marcao da texas car na av roberto marinho expliquei o que queria acertamos preço e prazo e la foi o twingo para funilaria e pintura sempre da um frio na barriga ja que e nessa fase que muita gente larga mao dos carros ou porque o serviço demora anos ou porque o resultado fica porco felizmente nao foi o meu caso [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 186088 186090 186091 186092 186093 186094 186095 186096 186097 186098 186099 186100 186101 186102 186103 186104 186105 186107 186109 186106 186108 186110 186111 186112 ] o marcao desmontou todos os vidros com exceçao do para brisas para choques portas capo e tampa do porta malas lixou e acertou todos os pequenos amassados numa mistura de martelinho de ouro com massa plastica para o acabamento fino real life carros dos anos 90 ja tinham um otimo tratamento dos metais entao sem pontos de ferrugem pintou poliu montou e that’s it apesar da previsao inicial ser de 3 semanas o carro ficou por la 8 sem crise o trabalho ficou bem feito e eu economizei mais 2 meses de garagem ha algumas imperfeiçoes repintura e repintura e uma das borrachas de teto nao encaixa direito ate agora nao dei um jeito nisso mas o aspecto geral ficou muito muito bom achei que a relaçao custo beneficio do serviço da texas car otima sai de la numa sexta feira a tarde feliz com o resultado e aliviado de o processo nao ter feito eu desgostar do carrinho peguei a marginal e fui direto para o aniversario da minha esposa foi divertido parar o twingo bem na frente do gulhotina um bar muito da moda e otimo recomendo em pinheiros era o hipster de hoje vs o hipster dos anos 90 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 186114 186115 186116 186117 186113 186118 186119 186120 186124 186088 186089 ] para arrematar o exterior levei o carro para dar um trato nas rodas na awrs na zona sul de sao paulo curiosamente nesse carro veio um conjunto de rodas de liga da marca girus com desenho imitando as bbs de fabricaçao nacional foram segundo o primeiro proprietario instaladas ainda na concessionaria apesar do item nao constar na nf do carro acreditei nele ja que o carro nao tem nenhuma outra modificaçao como gosto delas e calotas originais de twingo sao bem chatinhas de achar resolvi arruma las o pessoal da awrs certificou que as rodas estavam em ordem sem trincas ou empenamentos para trincar aro 13 o cara tem que ser um artista decidi por uma pintura basica prata como era comum na epoca ficou uma beleza um jogo de calotinhas compradas no ml alguns meses depois completou tudo as rodas sao um charme [gallery columns= 4 link= file ids= 186125 186126 186127 186128 ] tem um pouco de piramide de maslow em arrumar um carro conforme voce vai resolvendo necessidades basicas as demais passam a incomodar de maneira que nao acontecia antes com o carro andando bem e pintado o interior no seu aspecto e principalmente no seu cheiro começou a me incomodar muito esse merece um paragrafo a parte eu nao tenho nem nunca tive cachorros na vida o que me torna um pouco sensivel ao cheiro que eles deixam o dono anterior devia transportar uma matilha inteira todo dia o resultado era que eu nunca tinha dirigido um carro tao fedorento na minha vida tentei medidas pouco radicais deixando o vidro do carro aberto por alguns dias descarregando dois sprays de lysoform no interior aspirando tudo que via pela frente os resultados eram desanimadores so um trabalho completo poderia salvar o interior dele [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] lendo os posts no blog do flavio gomes sobre um twingo que ele recomprou e recuperou vi a indicaçao de um nikolas abreu e seu pai segundo o texto mestres da tapeçaria era mesmo de um mestre que eu precisava para dar um jeito naquele interior nao encontrei nenhum nikolas abreu nas minhas buscas mas cheguei no abreu tapeceiro ate hoje nao sei se e o mesmo cara levei o carro no meu abreu toninho junto com o jogo de bancos extras que tinha comprado no desmanche meses antes ele olhou ponderou e topou a empreitada foi a unica coisa que fiz no carro cujo valor realmente me assustou mas o toninho se mostrou um verdadeiro mestre desmontou os dois jogos de bancos lavou todos os tecidos e reconstruiu as espumas do zero emendou pedaços de tecidos provenientes de ambos os jogos para forrar tudo no padrao original reproduziu as aplicaçoes originais dos tecidos que sao colados nao costurados onde nao foi possivel inventou uma costura que respeitou o aspecto original do conjunto o carpete do assoalho e o forro por baixo foram removidos ai entendemos de onde vinha o cheiro o forro estava completamente verde mofado uma coisa de louco tal forro foi substituido e o carpete foi lavado varias vezes todo o interior inclusive o forro do teto foi limpo e foi tudo remontado um conjunto de sobretapetes de tecido e couro discretos completou o conjunto o serviço foi cumprido praticamente no prazo apesar do custo da empreitada ser totalmente desproporcional ao que o carro vale na minha opiniao o interior desse twingo e o diferencial do carro [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 186129 186130 186131 186132 186133 186134 186135 186136 186137 186138 186139 186140 186141 186143 186145 186146 186147 186148 186149 186150 186151 186144 186152 186153 186154 186156 186157 186158 ] a dobradinha pintura/ interior foi demorada e dispendiosa mas trouxe o carro muito proximo ao objetivo depois dessas etapas o carro estava em outro nivel mas o que veio a seguir e algo que veremos no proximo post ate la por marco aurelio koch project cars #491
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