fala pessoal sou gabriel maia piloto de testes da puma automoveis neste espaço vou falar um pouco dos nossos projetos explicar como tudo começou e sobre nossas escolhas e processo de construçao dos carros [gt40 content search= puma widget= 1 title= conheÇa os puma do gt40 ] como sabemos a puma veiculos foi fundada na metade dos anos 1960 com a razao social lumimari uma combinaçao das primeiras silabas dos nomes dos quatro socios fundadores luiz roberto milton masteguin mario cesar de camargo filho e rino malzoni — que foi o projetista do primeiro modelo o gt malzoni de competiçoes esse carro foi encomendado pela equipe vemag por ter a carroceria em fibra de vidro e 150 kg mais leve do que a de metal dos dkw alem de ser mais aerodinamica nas mil milhas de 1966 emerson e jan balder conseguiram o terceiro lugar na prova em 2012 num torneiro de regularidade em interlagos que homenageava milton masteguin os amigos luiz costa e fernando mesquita decidiram investir num puma tubarao 1972 para corridas o veiculo foi restaurado no inicio de 2013 e estreou numa prova de regularidade do mesmo ano na sequencia entra para a nova equipe puma o terceiro membro do projeto reginaldo galafazzi repetindo o mesmo molde da lumimari foi criada a mesgaferre as iniciais de mesquita galafazzi fernando e reginaldo foi voltando a correr que foi criado o slogan nas pistas nascemos pelas pistas voltaremos que utilizamos em nossos carros e assim surgiu a ideia de criar carros de chassis tubular e carroceria de fibra de vidro e fibra de carbono um dos primeiros passos foi escolher uma nova cara para o novo carro chegamos ao du oliveira tambem conhecido como o irmao do decio que acabou escolhido para a tarefa du ja vinha trabalhando ha tempos na releitura dos pumas unimos o util ao agradavel abaixo um dos primeiros renders como a ideia inicial era criar uma categoria de carros de corrida puma foi necessario que du deixasse o carro mais racing e o resultado foi esse com a aparencia definida e o plano de volta da puma começando a se desenhar o proximo passo foi criar uma maquete onde seria possivel ver como o carro ficaria ela foi utilizada na apresentaçao para a federaçao e possiveis pilotos a seguir iniciou se a construçao do chassi enquanto isso os moldes da carroceria eram fabricados paralelamente como era apenas um prototipo para apresentaçoes e pequenos testes para ver a dinamica do chassis foi comprado um powertrain da linha volkswagen — gol g5 como o carro era leve estaria de bom tamanho construir uma fabrica demanda tempo e dinheiro por isso foi necessario alugar o maquinario e contratar profissionais por projeto para a execuçao do carro muitos contratempos e problemas com prazos surgiram mas em uma nova prova de regularidade foi apresentado o chassi e a maquete do carro o chassi a ser utilizado em testes foi construido com tubos de aço carbono 40x40 com paredes de 2 5mm a suspensao e do tipo duplo a pois nos permite trabalhar diferentes setups de amortecedores e molas deixando o carro mais macio ou mais duro dependendo do grau de aderencia da pista ou condiçoes climaticas fora a vantagem de se trabalhar com o carro mais acertado deixando seu centro de gravidade mais baixo tambem ajudando na aerodinamica e diminuindo bastante a rolagem do chassi aumentando seu poder de aderencia mecanica o entre eixos de 2 45m transforma o carro e um monstro de curvas de baixa mas isso nao significa que ele seja ruim em curvas de alta ou instavel pelo contrario ele tambem e bom devido seu baixo centro de gravidade e sua equalizaçao de peso o peso e relativamente baixo e com sua maior parte concentrada no centro do carro motor piloto tanque tudo muito proximo por ja ser um chassi tubular ele ja e o proprio santo antonio/gaiola aliado a carroceria de fibra o carro ficou bem seguro os freios usam discos ventilados de 256 mm perfurados e frisados aliado ao baixo peso podemos retardar ao maximo a frenagem os pneus sao pirelli p zero trofeo r 235/40 r18 na dianteira e 255/40 r18 na traseira os dianteiros sao menores para reduzir o arrasto aerodinamico na reta claro tudo isso nao e simples de se conseguir alem do automobilismo nao ser incentivado no brasil tanto pela midia como pelos empresarios federaçoes etc o pais entra em uma crise em 2014 estes fatores interferiram na decisao de desistir da ideia inicial de se criar uma categoria de carros de corrida puma e dificultou a volta do carro nossos antepassados os lumimari costumavam dizer raça e raça e toda vez que passamos por uma dificuldade lembramos disso e seguimos em frente de algum jeito entenderam o motivo de utilizarmos o adesivo raça e raça em nossos carros sem pensar em desistir diante das inumeras dificuldades foi necessario vender um carro de uso pessoal para terminar a carroceria pintar colocar o chassi dar acabamento para o carro ser apresentado em eventos para o publico midia e conquistar patrocinadores abaixo o modelo e a carroceria ao estilo barchetta na carreta em direçao ao galpao da puma no interior de sp agora vou deixar voces com videos que fizemos apenas para registro mostrando a primeira partida e o primeiro fim de semana de testes [youtube id= 7xflghmsr2y width= 620 height= 350 ] [youtube id= 4kyyrpmckb4 width= 620 height= 350 ] [youtube id= h3xidzj8wja width= 620 height= 350 ] muito obrigado por podermos compartilhar nossa historia com voces espero que tenham curtido no proximo capitulo vou contar mais sobre a evoluçao e acerto apos os testes ate la por gabriel maia project cars #502
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