A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #502 Zero a 300

Project Cars #502: com o carro montado, é hora de desenvolver o novo Puma P052 nos track days!

Já era meio de ano, e surgiu a oportunidade de testar numa pista diferente ( ECPA em Piracicaba), uma pista mais aperta com grandes relevos e diferentes inclinações no meio da curva, isso acabou sendo perfeito não só para os freios ( freadas fortes e poucas retas para refrigerar) bem como para sabermos o comportamento da suspensão e torção do chassi.

Foi então que aproveitamos um track day que nossos amigos da Seven estavam fazendo, e lá eu sabia que as pessoas entenderiam qualquer contra tempo que poderíamos ter .

IMG-20170720-WA0003

Nos últimos 3 anos nossos invernos tem sido praticamente verões, e naquele dia não foi diferente; Pegamos um dia bem quente, com quase nada de vento , péssima para virar tempo , mas perfeita para sacrificar o carro e levarmos ao limite de resistência dos componentes.

Andávamos sem servo freio e com isso tinha que colocar muita pressão no pedal para parar o carro, isso e perfeito pra quem gosta de frear com pé esquerdo e antigamente muitos carros não tinham, porém como os tempos são outros e isso cansa demais a perna, colocamos um Hidrovácuo e nesse dia testaríamos como ficou sua modulação; Em poucas voltas percebi que ficou perfeito, não houveram falhas e vejam no vídeo abaixo como eu conseguia frear bem tarde nas curvas.

Acredito que estejam se perguntando o motivo de ter ‘ outro capacete igual ao meu ‘ andando de carona. 

Na Puma somos bem Família, e nesse dia meu sogro e minha namorada foram a pista e levei ambos pra darem alguns voltas e sentirem o carro e experimentarem as sensações que essa pista proporciona.

Abaixo a foto de meu sogro na carona e até meu cachorro sempre nos acompanhando nas pistas.

 

Os freios se comportaram muito bem, e isso permitiu que eu pudesse forçar cada vez mais o carro e entender mais sobre seu comportamento. Vejam no vídeo abaixo como no meio da curva ele joga um pouco a traseira.

E nesse que forcei mais ainda , buscando um traçado diferente ele jogou mais ainda.

Ao final do dia chegamos a conclusão que mudando alinhamento , trocando os pneus traseiros , andando com pressão mais baixa de pneus  e’talvez’ trocar molas traseiras, o carro teria uma traseira mais dócil, porém meu medo era de começar a empurrar a frente que estava muito boa.

IMG-20170720-WA0004

Poucas semanas depois tivemos a oportunidade de andar no Track day do amigo Hebert- HTD. Só para efeito de comparação nesse primeiro evento viramos 1:21 na melhor volta e no evento seguinte com as mesmas condições, apenas com pneus traseiros novos (pois já estavam moídos), viramos 1:20. Sim veio 1 seg só de pneus traseiros.

IMG-20170730-WA0057

No segundo semestre mais precisamente ao final do ano , surgiu a oportunidade de testar de novo o carro em interlagos no campeonato paulista da LDA, e como andaríamos final da tarde, uma ótima oportunidade de ver o tempo que esse carro viraria andando bem rápido.

FlatOut 2018-08-14 às 13.58.30

As fotos daqui pra frente foram tiradas pelo amigo Neto Cichilli

Logo nas primeiras voltas eu senti que o motor não estava empurrando muito bem, e então eu teria de abusar mais das freadas e carregar mais velocidade nas curvas para compensar.

IMG-20170905-WA0016 (1)

Porém volta a volta o tempo ia piorando, eu sentindo o carro mais fraco , até que comecei a sentir o pedal de freio duro e um forte cheiro das pastilhas. Aí me perguntei: “Está frio, não tenho carros na minha frente, os freios estão refrigerando, não era pra isso acontecer!?”

Saí da pista e deixei o carro esfriar um pouco e fui de encontro ao  Costa para conversarmos sobre os possíveis problemas, porém ele ao entrar no carro me chamou pois não conseguia tirar o carro do lugar. Os freios haviam travado.

Fico matutando horas, as vezes dias até encontrar a causa e uma solução, e o Costa fez o mesmo. Resolvemos guardar o carro e no dia seguinte olharíamos na oficina o que estava acontecendo; Descobrimos que em pistas cujo as velocidades são maiores e por mais que as retas também sejam mais longas, os freios superaqueciam, o fluído formava bolhas ele se expandia no sistema pois não tinha um respiro e com isso o pedal endurecia e as pinças mantinham o carro freiado ao invés do pedal simplesmente descer.

A solução encontrada foi colocar dutos de freios nas quatro rodas, fluido de freio Dot 5.1, discos frisados e perfurados, pastilhas de corrida mais macias, e foi o suficiente para resolver o problema e melhorar absurdamente o poder de frenagem desse carro. Isso também nos ajudou a modificar o desenho para o Lumimari e buscar maior refrigeração. Viram só como a pista é essencial para nós?

Na foto abaixo, eu dentro do carro me concentrando pra tentar ‘sentir’ o carro ao máximo e não deixar fatores externos (pensamentos) me atrapalharem.

IMG-20170813-WA0078

E um dos meus guardiões que estão sempre de olho em mim quando estou na pista, torcendo para que tudo dê certo.

IMG-20170814-WA0020

É isso aí pessoal, no próximo falarei da brusca mudança do P052.

Por Gabriel Maia, Project Cars #502

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Audi A3 Sport: novos freios e o acerto da suspensão do Project Cars #315

Leonardo Contesini

Dodge apresenta novo Challenger Scat Pack, Bugatti já está testando o novo Divo, documentário sobre Paul Walker estreia em agosto e mais!

Leonardo Contesini

Governo anuncia Rota 2030, Supra deverá estrear em Goodwood, Chevrolet revela preços e versões da Spin e mais!

Leonardo Contesini