FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #504

Project Cars #504: a história do meu BMW 325i E36

Salvem, nobres Gearheads! Beleza? É com grande satisfação que venho hoje compartilhar meu Project Car #502 com vocês!  Desde pequeno sempre fui um apaixonado por carros, primeiramente comecei com os Opalas devido a um amigo do meu pai que um dia apareceu na porta de casa com seu belo coupê (não me recordo o ano mas era entre 75 e 79) e me deixou entrar no carro. Eu, com aquela altura de criança, olhava de baixo a porta sem coluna e o vidro levemente esverdeado se abrindo bem na minha frente, revelando interior marrom monocromático e sua pintura reluzente despertaram algo naquele menininho, mas vamos ao que interessa, a parte dos carros!

Em 2015, na sede incansável do primeiro carro aos 18 anos, meu pai me presenteia com seu Vectra GTX que havia sido encostado na garagem pois ele comprara outro carro (se bem me lembro a atual CR-V 2007). Foi um dos momentos mais felizes e mais curtos da minha vida, pois na manhã seguinte ele decidiu que não era pra eu ficar com o carro, e sim que pegaríamos algo mais econômico. Eis que achamos na concessionária GM da cidade um belo VW Polo 2013 1.6 Prata Egito com apenas 22.000 quilômetros rodados (fez 22 no test drive) e eu, mesmo a certo contragosto acabei aceitando o polo (já que estava ganhando, e cavalo dado não se olham os dentes). 

Passando pela minha história com o polo, houve uma Caravan, precisamente uma STD 1980/81 que comprei por gosto, adorava o carro por ter sido comprado com meu dinheiro, porém, no fim das contas acabou indo embora mais cedo que o próprio Polo

caravela 2

Então, finalmente chegamos a parte que interessa, o verdadeiro carro que importa nessa história toda, o meu tão sonhado BMW E36 coupê com câmbio manual. Nossa história começa antes mesmo de eu ser dono do carro, pois na verdade, o comprei de um amigo, o Guilherme London, que também sonhava com o modelo e demorou a encontrá-lo. No fim das contas por alguns motivos pessoais ele acabou tendo que vender o carro e eu, já passando de 3 meses tentando vender o Polo, finalmente havia conseguido um comprador com uma oferta justa, no dia 1º de agosto de 2017 vendi o carro e já no dia 4 combinei e fui buscar a lasanha. 

bimmer 2

Na primeira manhã sendo dono do carro, olhei pra garagem e pensei “cara… eu consegui, não creio” após mais alguns minutos olhando o carro fui lavá-lo pela primeira vez, perdidamente apaixonado por aquele que viria a ser “O carro que me fez voltar a ter prazer em dirigir”. Logo no fim de semana seguinte fui a casa do meu pai em outra cidade, fui então apresentar com orgulho a nova lasanha e ele fez o que quase todo pai faria: ficou puto e perguntou por que eu tinha trocado um carro novo e barato de manter por um carro velho e “resto de rico”, até que ele resolveu dirigir o carro… no exato momento em que o Vanos abriu pude ver um sorriso aparecendo, ele continuou até a estrada onde elogiou a suspensão que estava em dia, reclamou dos freios que pareciam fracos e no fim, chegando em casa, acabou me dando os parabéns por ter ido atrás de um sonho e ter conseguido realizar.

Após quase um ano com o carro, usando-o diariamente e dando sua manutenção necessária, tanto corretiva quanto preventiva, o carro está praticamente pronto, no caso, pronto para receber suas primeiras modificações, estas que serão simples por hora e por conta do orçamento não muito generoso. O projeto em si será aspirado, quem sabe um dia ITB se o bolso permitir juntamente com trabalho no cabeçote, mas este é assunto para um outro texto, por hora, o projeto é acabar toda a manutenção do carro e deixá-la pronta para as modificações futuras, tanto de motor como de suspensão.

bimmer 3

Desde que peguei o carro já fiz várias das manutenções, comecei com a troca dos pneus, passando pela compra de um teto solar novo e funcionando, troca de bicos e velas (essas feitas no DIY, mesmo que simples foi gratificante) troca de buchas da suspensão, batentes, e agora no começo de julho será realizada a troca de embreagem que já está patinando. Também teve seus forros de porta refeitos, já que os antigos estavam em estado deplorável, logo também serão preparados os amortecedores para aquele ganho nas curvas, tal como barras estabilizadoras extras pra garantir a menor torção no chassis possível, não será um carro pra pista mas será ótima em curvas. 

Mas isso é um papo para o próximo post. Até lá!

Por Felipe Dastre, Project Cars #504

0pcdisclaimer2