por lucas duarte project cars #507 depois de tanta dor de cabeça que contei no post anterior do pc finalmente um pouco de felicidade agora o carro parava com os processos de manutençao corretiva e começavam os upgrades vamos começar falando de preparaçao na linha subaru aqui muita gente conhece a subaru pela fama dos rallys e no aspecto motorsport e competiçao mas esquece dos carros mais pacificos da marca que sao os mais presentes no brasil como o meu primeiro impreza vou separar por cima como funcionam os modelos impreza em 3 linhas a primeira conforto e usabilidade no dia a dia sem nada voltado para performance a maioria dos imprezas pre anos 2000 primeira geraçao que voce ve a venda no brasil tanto sedans como peruas entram nessa primeira leva motores 1 6 1 8 e 2 0 aspirados com potencia variando entre 105 a 125 hp cambio manual e automatico 4x4 e 4x2 dianteira no brasil a unica versao turbo original de fabrica do impreza pre 2000 foi o impreza gt 205 hp raro de achar e hoje ja e dificil de se encontrar em boas condiçoes e normalmente ja com o preço elevado [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 256389 256390 ] o gt ja pertence a segunda linha das tres que citei a dos wrx em alguns lugares do mundo saiu como wrx turbo original de fabrica cambio manual cinco marchas fora do brasil tambem tem automatica e aspirados nao wrx mas pro brasil vieram apenas os turbo manuais de cinco marchas sedan e perua freios de quatro pistoes na frente e dois atras essa linha se mantem ate hoje e todos vieram pra ca meu carro esta nessa categoria [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 256391 256392 ] e temos a terceira linha que e a que veio pra maldade mesmo que sao os sti’s muita gente acha que eles sao similares aos wrx porem com detalhes diferentes que o deixam um pouco mais forte mas a verdade e que e um carro completamente diferente e muito mais parrudo pra aguentar performance oficialmente so vieram os sti 2008 14 e os 2015 atual pra ca via subaru brasil os anteriores apenas importaçao independente tudo muda motor e outro turbina e outra cambio e o famoso 6 marchas com controle de diferencial eletronico dccd e lsd diferencial com blocante freios brembro sway bars mais parrudas na frente e atras entre outras coisas
a verdade e que um wrx nunca vai ser um sti entao todos os donos de wrx tentam colocar o maximo de peças sti em seus wrxs muitas peças sao compativeis nao e diferente do meu caso isso explicado vamos ao projeto de preparaçao do meu carro ainda no meio das manutençoes corretivas ja comecei os upgrades ja que tinha que trocar ja olhei mais pra frente entao downpipe e uppipe foram trocados por dimensionados da nuke fab [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 256393 256394 256395 256396 ] https //www youtube com/watch v=11kzskigo_u passamos o carro pro alcool entao precisamos de bicos e bomba com maior vazao tiramos os bicos originais e entrou um jogo da injector dynamics de 1000cc e uma bomba roger clark motorsport de 340 lph sai gasolina entra etanol pra isso tambem foi necessario a instalaçao do partida a frio da nukefab [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 256397 256398 256399 256400 ] https //www youtube com/watch v=swwehfyyqak com tudo isso se fez necessario o mapa up e downpipe etanol ebcs boost controler eletronico bicos bomba e filtro inbox esses sao sao componentes de preparaçao que o carro tem e entao partimos pro mapa https //www youtube com/watch v=wlo oee93vo e inacreditavel a mudança que um mapa faz no carro finalmente depois de mais de meio ano de dores de cabeça pude acelerar o como ele e eu mereciamos passado isso aproveitei o carro por uns meses e alguns vazamentos de oleo voltaram a aparecer em uma das idas anteriores a oficina eu ja tinha sido avisado que boa parte das roscas do bloco estavam espanadas entao aproveitei pra ir ver essas coisas refizemos com helicoil todas as roscas possiveis ficou zerado foi constatado que o vazamento de oleo vinha da junçao do bloco e que a unica forma de resolver 100% era abrindo o motor porem acabei aceitando o vazamento nao queria abrir o bloco so por causa disso era so ficar de olho no nivel coisa que ja fazia e seguir depois disso foi a hora de aferir a potencia entao aproveitei a ida ao dinamometro e convidei varios amigos pra fazermos um mini encontro no dino e alguns passarem o carro tambem detalhe so pra comparaçao a bug original de fabrica so com 218 hp motor e 28 kgfm de torque o meu carro seria o primeiro a passar entao amarramos o carro demos a primeira puxada pra calibrar o dinamometro vieram 218 hp rodas e entao na segunda puxada ouvimos um barulho esquisito constatamos que o dinamometro tinha quebrado porem a potencia medida la foi de 221 9 hp rodas e 29 5 kgfm de torque nao sabiamos se era confiavel pelo motivo do dino ter dado problema durante aquela puxada porem foi o numero que considerei [gallery type= grid link= file size= large columns= 2 ids= 256409 256408 ] o dino entrou em reforma entao a aferiçao ficou mais pra frente https //www youtube com/watch v=nciiuqwgbcy&feature=youtu be chegou provavelmente o momento mais esperado desde que comprei o carro o primeiro track day de turbo foi um dia muito legal levei a familia pra me acompanhar estiveram comigo desde o começo viram eu sofrendo com os perrengues e nada mais justo de se divertirem junto comigo agora tambem peguei uma bateria de duas horas em interlagos bateria essa que foi dividida em duas de uma hora a primeira hora eu decidi nao gravar pro canal era um momento meu com a minha familia e queria apenas curtir aquilo isso fez com que eu perdesse um momento tenso do dia dei algumas voltas com a minha mae depois meu pai e por ultimo a namorada com minha mae e meu pai eu fui mais pacificamente minha mae tinha medo coitada meu pai foi mais tranquilo e eu tambem estava conhecendo o carro na pista eu ja dirigia ele na rua fazia mais de ano mas quem ja foi pra pista sabe como e diferente na vez na namorada ela tava gostando muito entao me senti a vontade pra começar a sentar o pe sem do ja estava mais confiante com o carro entao comecei a andar rapido quando na terceira volta com ela segunda de pe embaixo no fim da reta oposta a aproximadamente 200 km/h piso no freio e nao acontece absolutamente nada isso mesmo eu estava 100% sem freio avisei pra ela que estavamos sem freio e que eu faria o carro rodar pra ela se segurar baixei pra quarta terceira fiz o carro rodar ele girou duas vezes e seguiu de re e entao puxei o freio de mao o susto foi grande paramos a menos de 10 metros do muro nao tenho isso gravado pelo motivo que expliquei mas tenho o print do aplicativo que usava pra medir o tempo de volta e fotos do freio do carro indo embora durante as voltas anteriores onde esta o zero foi onde o carro parou [gallery type= grid link= file size= large ids= 256411 256412 256413 ] tirando esse susto me diverti muito mas nao consegui nenhum tempo digno de ser mencionado o freio me deixou inseguro seguem as fotos dessa maravilhosa van familiar
https //www youtube com/watch v=qz gcflzaqe&t=280s [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 256414 256415 ] investiguei o que aconteceu com o freio e chegamos a conclusao de que foi uma mistura de pastilhas de marca horrivel colocadas em outro lugar eu nao sabia nem a marca e fluido de freio velho gostaria de agradecer a easy oil brasil que me cedeu o motul rbf dot 4 pra manutençao dos freios os discos eu perdi tambem foram riscados quando acabaram as pastilhas foram substituidas por pastilhas stoptech [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 256416 256417 ] mais um detalhe que eu queria ha muito tempo ja e consegui encontrar saiu do carro do deivid a widewagon project cars #492 o painel do sti v9 usdm com iluminaçao maravilhosa shift light original aproveitei o carro por mais alguns meses eis que entao a nukefab desenvolve um separador ar/oleo esse componente serve pra limpar a mistura do carro de oleo meu carro sempre teve um blow by consideravel entao isso vinha pra agregar bastante depois de instalado reparei o carro um pouco mais forte mas imaginei que fosse so impressao talvez pelo dia estar mais gelado que o normal ou algo assim ai o dinamometro acabou a reforma e fomos la novamente aferir o carro e fazer o acerto fino do mapa primeira puxada ja vieram 226 whp achei razoavel levando em consideraçao os 221 da primeira ida soava ok mas lembrando que essa foi pra calibrar o dinamometro e o ventilador estava desligado com o ventilador ligado segunda puxada 243 whps ja fiquei muito feliz a unica diferença da ida anterior foi o separador entao pode se dizer que 21 whps foram ganhos com a limpeza da mistura entao foi feito mais um ajuste no mapa e enfim tivemos o resultado final 252 whps 33 6 kgfm nas rodas o carro ficou bem legal torcudo e gostoso de andar da canseira pra uma galera [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 256420 256419 ] https //www youtube com/watch v=mfz43rhlnao&feature=youtu be depois disso a unica mudança relevante de citar no quesito motor foi a troca do filtro inbox da k&n para o inbox da hks a diferença e que um e lavavel a oleo k&n o que colabora pra queimar o sensor maf a longo prazo e o outro a agua hks onde acaba esse problema usei o carro com a proposta que gosto dele faz tudo muitas viagens carro parado nao faz historia [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 256421 256422 ] depois disso fiz mais dois track days com essa configuraçao um em curitiba no aic e outra no ecpa no encontro nacional clube subaru que tenho o prazer de fazer parte da organizaçao e o flatout ja faz cobertura ha uns bons anos tamo junto [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 256423 256424 ] segui usando o carro como deveria sempre cuidando muito bem da manutençao o carro nunca mais me deu dor de cabeça por isso que falo que o pior defeito de subaru sao os antigos donos dando a manutençao certa esses carros aguentam a pancada upgrade de segurança foi o manometro de pressao e temperatura da innovate motorsport pra complementar a wideband aem e o boost press da prosport premium mais um detalhe foi trocar o volante original que ja estava bem cansado por outro original porem mais integro volante que inclusive e o meu favorito da linha original da momo nos wrx alem disso tambem adquiri uma strut bar dianteira original de sti gd jdm 2001 2007 falamos da preparaçao agora falaremos da estetica nao tem nenhuma modificaçao extrema de visual no carro a ideia era parecer uma rarissima impreza wrx sw sti jdm muitas siglas ne perua japonesa na especificaçao sti com brembro seis marchas e com o lendario ej207 entao apenas as rodas foram pintadas de dourado e o logo da frente trocado por um rosa tem o detalhe da tampa traseira que eu trouxe do japao que e o badge escrito impreza apenas os carros jdm sairam assim todos os outros vem com a escrita subaru esse esta em casa mas nao foi instalado ainda sera quando eu for fazer funilaria mas isso fica pro proximo post falei bastante ja ne mas carro so e legal assim quando tem historia pra contar agora vou dar dois spoilers que falarei mais sobre no proximo e ultimo topico sobre meu impreza wrx sw 2002 duas mudanças grandes acontecerao em 2019 com o carro no fim do ano passado adquiri o kit original do sedan paralamas com vincos e mais largos portas traseiras e paralamas traseiros pra transformar o carro wide como e o sedan como a do deivid do pc #492 as peruas vem com a carroceria magra olhem a diferença [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 256428 256429 ] com isso provavelmente mudarei a cor do carro tambem mas ainda nao decidi qual vai ser outra mudança grande e que adquiri um motor ej207 de bug sti 2001 2003 jdm motor conhecido por ser o melhor que a subaru ja fez o meu atual e um ej205 2 0 16v dohc open deck que gira 7200 rpms original e entrega 218 hps de motor o 207 vem com pistoes forjados de fabrica da versao v7 do sti 16v dohc semiclosed deck e gira original 8200 rpms entrega 280hps declarados mas no proximo post falamos mais sobre essas duas coisas obrigado pela atençao e ate o proximo clique aqui para ver o indice dos projetos e acessa los individualmente
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