por jefferson leitao project cars #514 ola caros amigos e leitores do flatout meu nome e jefferson nascimento leitao tenho 32 anos sou empresario da cidade de caruaru/pe e proprietario de um ford escort xr3 1988 como todos os leitores e escritores aqui envolvidos com o flatout sou um apaixonado por carros e o interesse no xr3 começou la no começo dos anos 1990 acredito que eu teria uns quatro ou cinco anos quando meu pai afastou o banco do motorista quase que por completo para tras me colocou de pe no assoalho de seu escort e me deixou sozinho ao menos era o que eu pensava ele segurava o volante por baixo no controle do volante ate a casa de minha avo essa e a lembrança mais antiga que eu tenho de qualquer carro era um escort xr3 1988 vermelho magenta o segundo de quatro xr3 que meu pai possuiu sendo eles em ordem de compra um 1985 prata o ja mencionado 1988 vermelho magenta um 1993 prata e por ultimo um 1994 conversivel tambem vermelho da pra perceber que nao teria como nao me apaixonar por esse modelo que foi icone dos anos 90 confesso que sempre gostei de ver um antigo bem conservado transitando mas demorei bastante ate realizar o sonho de ter um o primeiro que comprei foi um escort gl 1992 azul mineral que estava ate bem inteiro o qual caracterizei com o visual do xr3 pois esse era meu sonho ate consegui um conjunto de bancos recaro originais do escort so havia um problema por mais que ele se parecesse com um xr3 nao era um entao fui a busca ate encontrar em campina grande o carro personagem dessa materia entrei em contato com o vendedor que me garantiu que o veiculo seria integro e ainda o traria ate caruaru caso houvesse real interesse marquei com ele em um local aqui da cidade e ele o trouxe nesse mesmo dia troquei os bancos originais pelos recaro que estavam no outro escort vendi o gl 92 a um amigo e realizei o sonho do xr3 sonho realizado xr3 na garagem comecei a procurar defeitos no carro ai veio a decepçao nao era tao integro como aparentava durante a troca dos bancos vi que havia bastante sujeira na forraçao do assoalho resolvi remove lo para lavar foi nesse momento que percebi a roubada em que me meti o piso do carro parecia uma peneira nunca vi tanto furo num carro olhei e pensei depois mando fazer o piso o que ainda me trazia certa alegria eram o ar condicionado que estava um pouco fraco mas funcionava — e com uma recarga de gas ficou otimo — e o teto solar que nao abria mas logo descobri um pequeno defeito e o consertei apos alguns meses apareceu uma oportunidade de ter mais um xr3 dessa vez um 1995 conversivel azul europa o qual comprei passei alguns meses com ele e depois o vendi por ter mais interesse no modelo 88 apesar de que o conversivel era lindo depois de vender o conversivel o 88 começou a me dar dores de cabeça o carburador deu defeito percebemos que estava bastante corroido por ser a alcool a corrente de comando estava batendo e como se nao bastasse o motor começou a fumar tinha que trocar muita coisa foi dai que veio a ideia de um swap de motor mas qual motor usar fiz muita pesquisa na internet ate descobrir que alguns amantes de escort estao colocando motores ford duratec em seu carros transformando os em verdadeiras maquinas pesquisei a fundo todo o processo pra tornar esse swap possivel agradeço aqui ao felipe da empresa imohr que tem um escort com motor duratec 2 0 e cambio cht o qual me inspirou a meter a cara nessa empreitada fui em busca do motor encontrei com um colega dono de ferro velho aqui na cidade ele estava com dois carros ainda montados que acabavam de chegar do leilao ambos com motores duratec uma ecosport 1 8 e um fusion 2 3 pensei bastante durante 10 segundos e optei pelo 2 3 completo com compressor de ar condicionado alternador bomba hidraulica e todos os componentes da injeçao eletronica exceto o modulo de injeçao pois ja estava com a ideia de usar uma injeçao eletronica programavel fui ate outro ferro velho ja conhecido por mim que trabalha apenas com a linha escort/verona e comprei um cambio do verona cht por ter um diferencial mais longo que o do escort xr3 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 230977 230976 ] hora de trabalhar com a embreagem como muitos aqui sabem no brasil o ford fusion nao foi vendido com cambio manual entao como fazer a embreagem facil a do focus comprei na internet um volante e um plato semi novos e mandei confeccionarem um disco de embreagem de ceramica sendo a parte externa do disco do focus e o fresado compativel com o eixo primario do cambio do cht deixei tudo na oficina do meu amigo e dei uma pausa de seis meses no projeto [gallery type= grid link= file size= large ids= 230968 230972 230969 230965 230960 230961 ] pensei muito no que fazer nos seis meses seguintes entao decidi por fazer uma reforma completa no carro tipo restauraçao em fevereiro de 2019 comecei a desmontar meu carrinho eu mesmo durante momentos de folga aqui na empresa retirei todo o interior removi os componentes do ar condicionado arrefecimento sistema eletrico vidros forraçoes teto solar ate que restaram apenas a carroceria e o levei para a lanternagem a fim de resolver os problemas de ferrugem [gallery type= grid link= file size= large ids= 230975 230974 230973 230971 230963 230962 ] ao fim do processo de lanternagem levamos o escort para oficina de pintura mas teremos que esperar ate a proxima postagem pra saber como o meu querido xr3 ficou ate o momento que escrevi esse post tambem nao conheci o resultado da pintura ate a proxima e um forte abraço
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.