Por Waldemar Rubim, Project Cars #517
Olá, amigos! Aqui estamos novamente com mais um capítulo desta novela. Motor aberto, essa caixinha de surpresas, pelo visto quem andou mexendo nesse motor com certeza não teve o menor cuidado, ou era um amador, pois quando abrimos a parte de baixo para surpresa e bendita hora encontramos a bomba de óleo literalmente pendurada somente por um parafuso, faltando muito pouco para cair, o que seria um desastre maior.
acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Após a abertura depois de todas as peças limpas e analisadas verificamos a necessidade de trocar algumas coisas, essa é a parte mais dolorosa (dói no bolso), eis a lista:
– Anéis
– Pistões
– Bronzinas de biela
– Bronzinas de virabrequim
– Jogo completo de juntas do motor
– Kit do comando
No momento estou correndo atrás de fornecedores para comprar o material para poder montar o propulsor.
Já pesquisei em diversos lugares Uruguai, Paraguai, Estados unidos e estou com dificuldade de encontrar pistões para o motor M104.980, estou tentando com um fornecedor em são Paulo o problema e que desde quando iniciei as pesquisas o dólar teve uma alta significativa, então estou também limitado na questão orçamento também. Quero agradecer as pessoas que me ajudaram me passando algumas dicas de compra e de conserto.
Estive pensando inclusive em trocar o motor visto que o custo do conserto é muito alto, para terem uma ideia, aqui vão alguns números:
Mão-de-obra R$ 2000.00
Retifica R$ 3.850,00
Peças + – R$ 9.000,00
Vejam só o dilema em que me encontro: cheguei a procurar uma pessoa aqui em minha cidade que tinha um motor V8 AMG, porém o mesmo já havia sido vendido. E o pior é que as opiniões são as mais variadas. Alguns acham que diante dos custos seria mais interessante comprar um motor, mas como tudo tem o lado e lado ruim, ao comprar um motor fechado nunca sabemos o que tem dentro. É uma caixinha de surpresa, além dos problemas decorrentes de adaptações que teriam que ser feitas.
Existe a outra opção que é consertar o motor que tenho, e pela lógica acho que será a melhor maneira de resolver o problema, visto que já estou gastando algum dinheiro. Comprar outro motor traria esse prejuízo. Já encontrei alguns fornecedores, mas uns tem algumas peças outras tem outras, ou seja, ninguém tem tudo para poder fechar um pacote.
Mudando um pouco o foco, já estou providenciando algumas mudanças estéticas. No interior estou trocando as saídas de ar-condicionado, pois estavam todas quebradas. A manopla da alavanca de marcha também. Ela estava quebrada e vou instalar uma de madeira que eu mesmo estou confeccionando. Depois mando fotos com o resultado.
Na parte externa também estão programadas grandes mudanças. A grade dianteira, por exemplo, será da mesma cor do carro por uma questão de estilo também porque ela já está enferrujando. Não terei nenhum sentimento de culpa…
Vou encerrar com um assunto muito importante para o projeto: o tempo. Sinto que essa empreitada demorará um pouco mais do que estava imaginando, então venho pedir a paciência de vocês e já aproveito o momento para agradecer a todas as pessoas que acompanharam a primeira parte e me apoiaram. Até o próximo capítulo!