por rodrigo leite project cars #531 fala pessoal tudo bem na primeira parte deste project car que voce confere aqui contei um pouco da minha historia com o antigo dono da passat e um pouco da minha propria historia antes mesmo de contextualizar a parte tecnica da passat acho que era uma introduçao necessaria bem como uma ode a amizade tao rara e escassa nos dias de hoje neste post de hoje a ideia e destrinchar tecnicamente tudo o que ja foi feito no passat bem como começar a falar sobre o que eram as tais manchas no piso da garagem primeiramente vamos a apresentaçao oficial originalmente a passat variant de quinta geraçao foi importada da alemanha entre os anos de 1997 e 2000 com tres opçoes de motorizaçao 1 8 aspirada ou turbo e uma v6 no caso desta usa o 1 8 20v turbo que em uma explicaçao simplista trata se de uma evoluçao do classico motor ap que era partilhado para diferentes modelos das linhas vw e audi esse motor com diferentes configuraçoes de performance era o equivalente ao 2 0 fsi de hoje permitindo uma elasticidade de configuraçoes de potencia invejavel para a epoca sua potencia original era de 150 cv o passat b5 nome dado para a quinta geraçao por sua vez partilhava de uma base extremamente nobre plataforma de audi a4 com suspensao trazendo braços de aluminio na dianteira e traseira atributos que permitem uma dinamica muito acertada e que permitem aproveitar bem o otimo conjunto mecanico essa geraçao marcou a mudança de posicionamento do passat dentro da gama vw para um patamar mais premium e sofisticado [gallery type= grid link= file size= large ids= 263096 263097 263084 ] vindo para esse passat ele começou a ganhar ares mais performaticos la no rio de janeiro ha mais de dez anos o antigo proprietario ate tem seus registros como esse video abaixo https //www youtube com/watch v=axudvg_wauu no começo a receitinha basica de chip de potencia mais escapamento para render um upgrade leve de potencia subindo para os 190 cv potencia superior a encontrada nos audi a3 e golf gti da epoca no mesmo canal do antigo dono ainda encontramos dois videos um que mostra o sistema de som do carro montado os subwoofers estao no carro ate hoje e o segundo video mostra os novos e mais extensos upgrades de performance do carro aqui o papo ficou serio dos 190 cv anteriores o carro deu um salto para uma configuraçao mais divertida com a adoçao de um turbo maior da biaggio 50/48 com refluxo coletor de escape de alto fluxo da spa sistema de admissao com intercooler frontal e tubulaçao de 2 bem como bicos injetores de 65 libras e bomba de combustivel da walbro modelo 255 a pressao de trabalho subiu para 1 2 bar e o carro ganhou uma nova programaçao para a nova potencia o resultado voce ve abaixo https //www youtube com/watch v=kp2zuhjz0xu outras mudanças foram feitas para acompanhar a performance como a adoçao de embreagem reforçada molas esportivas e rodas de 16 de audi a6 nao se sabe exatamente por qual motivo mas o antigo dono antes de vender o carro reduziu a pressao de trabalho do turbo para 0 7 bar isso gerou uma confusao no sistema de alimentaçao do carro que passou a andar bem mais gordo que o habitual foi ai que meu amigo comprou a passat nas maos dele foram feitas apenas manutençoes corretivas e preventivas bem como alguns upgrades esteticos nao era um carro de uso diario nao era um modelo que ele usava de forma intensa entao ele nao se viu na necessidade de refazer a programaçao da injeçao anotem um ponto importante na epoca da compra anotem isso ele começou a reclamar comigo que o carro estava acendendo apos algumas puxadas mais animadas a luz de pressao de oleo do motor como ele nunca mais comentou comigo nada sobre isso imaginei que o problema havia sido resolvido ao longo dos anos o carro foi ganhando algumas mudanças e correçoes rodas de 18 mudanças na pintura dos para choques e correçoes de pequenos ralados trocas de acabamentos defeituosos e no ano passado a passat recebeu a maior manutençao reparo no cabeçote graças a uma vela presa troca do turbo que estava fumando devido a folgas no eixo substituiçao de coxins de motor e transmissao substituiçao da bomba de oleo da direçao hidraulica bem como a troca de correias justo na epoca em que acertei a compra do carro com ele pelo volume de reparos feitos voces podem imaginar como o carro foi bem cuidado e o quanto ele se preocupou em me passar um carro bem integro [gallery type= grid link= file size= large ids= 263092 263093 263094 ] o carro praticamente saiu da oficina para casa as primeiras semanas foram so alegria idas felizes para o interior uma nova experiencia sensorial graças a empurrada forte do turbo o ronco do motor sensacional no entanto algumas coisas incomodavam primeiramente um forte cheiro de oleo que invadia o carro e o segundo a inconsistencia do ponteiro de temperatura nunca alcançando a posiçao ideal e resfriando excessivamente com o carro na estrada o terceiro era uma fumaça preta saindo do escape nas aceleradas mais fortes que eu sabia que se tratava do excesso de combustivel graças a mudança da pressao acertada anteriormente e o quarto foi uma coleçao de pingos de oleo gotejando na garagem que surgiram algumas semanas apos a compra antes de buscar fazer o acerto da preparaçao queria resolver o cheiro e o vazamento de oleo bem como a fumaça e a temperatura inconsistente foi ai que entrou em cena o alexandre da oficina high torque na primeira encostada la começamos a levantar as hipoteses e causas primeiramente reduzimos a pressao de trabalho de combustivel no dosador um paliativo antes de efetivamente fazer uma nova programaçao so isso fez o carro virar outro muito mais esperto nas retomadas e sem fumaça [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 263088 263089 263090 263091 ] o problema do oleo tinha varias causas o aeroquip de alimentaçao da turbina com conectores errados fazia o oleo jorrar sobre o motor em situaçoes de temperatura intensa enquanto varios respiros de vapor de oleo se encontravam quebrados e ressecados dai o cheiro forte que invadia a cabine outro ponto de vazamento de oleo eram as mangueiras da direçao hidraulica a parte de arrefecimento foi um pouco mais complexa trocamos reservatorio de expansao bem como o tubo de agua do sistema completamente corroido trocamos tambem o cotovelo da valvula termostatica e a propria valvula garantindo que a temperatura do motor trabalhasse em religiosos 90ºc a recomendada para esse motor sem oscilaçoes de ponteiro vazamentos resolvidos arrefecimento perfeito fumaça preta eliminada cheiro dentro do carro eliminado e na primeira saida do carro da oficina um velho conhecido começou a dar as caras piii piii piii seguida da indicaçao da falta de pressao de oleo com o motor quente
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