por rodrigo leite project cars #531 fala pessoal tudo bem no ultimo capitulo da saga voces acompanharam que o rumo da preparaçao mudou por completo com a adoçao de pistoes e bielas forjadas para o projeto bem como o aumento de cilindrada foi uma guinada de valores elevados que me exigiu uma serie de ajustes como a compra de uma nova junta de cabeçote apta para os pistoes de 83 mm bem como uma nova visita a retifica para ajustar o bloco alem de claro as peças forjadas e outros pequenos componentes para fechar o projeto aparentemente estava tudo pronto para montar a usina de força mais ou menos podemos dizer que a passat foi um carro extremamente mexido em seu passado muitas peças foram montadas e desmontadas muitas coisas foram feitas de forma incorreta e o resultado primario de tudo isso que percebemos na montagem e que muitos componentes em especial do acabamento do motor estavam desgastados ou quebrados bem como muitos parafusos eram incorretos ou mesmo estavam completamente estragados ou faltantes por conta disso tivemos que fazer algumas visitas a casas de parafusos para a aquisiçao de novos bem como tive que fazer um garimpo para encontrar algumas peças como por exemplo a tampa inferior que cobre a correia dentada essa peça no brasil simplesmente nao existe nova e usada e meio que rara de encontrar mais uma vez graças aos grupos de proprietarios de passat consegui encontrar uma que estava completamente imunda mas intacta [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 273721 273722 ] acima capa da correia dentada mastigada e a peça usada depois da limpeza detalhada depois de sujar o tanque de casa para tirar toda a graxa e oleo da peça a esposa quase me expulsou de casa levei a peça para a high torque para a instalaçao chegando la descobri que alguns componentes que eu havia adquirido nao estavam casando com o motor lembram do kit de juntas da el ring comprei de um vendedor de santa catarina que me solicitou o modelo do carro o codigo do bloco do motor justamente para me enviar o kit correto de juntas para o carro comprei as peças logo no começo do projeto e aparentemente eram as corretas so que no momento da montagem mais de tres meses depois descobri que o kit de juntas enviado embora fosse para o motor 1 8 20v nao servia no meu motor em sua grande parte por ser para outro codigo de motor o transversal usado no a3 por conta disso junta de carter retentor de volante junta do cavalete de oleo e do sistema de vapor do bloco eram completamente diferentes [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 273723 273724 ] acima juntas diferentes embora tenha mandado o codigo do motor para o vendedor as peças vieram erradas… e o pior como se passou de tres meses da compra o vendedor simplesmente me deu de ombros essa e a grande desvantagem de comprar na internet se voce pretende usar as peças so depois de um tempo a dificuldade ou a impossibilidade de troca poderia ate acionar o e commerce para solicitar a troca entrar com algum tipo de reclamaçao mas o tempo que eu iria gastar bem como todos os tramites para enviar os componentes me fizeram mudar de ideia tive que adquirir novas juntas tambem da el ring para fechar o motor outras pequenas adaptaçoes tiveram que ser feitas como a mudança da fixaçao polia do comando complementar o que aciona a bomba de oleo e que estava quebrado no motor original que a retifica substituiu por uma de ap pela dificuldade de encontrar a especifica para o passat tive ainda que providenciar uma solda no carter original que estava prestes a trincar uma serie de pormenores mas que atrasaram a montagem depois de tudo isso enfim o motor estava fechado [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 273726 273727 ] acima carter de aluminio tinha pequenas trincas e foi soldado a montagem meticulosa usou e abusou de torquimetro e de outras ferramentas de precisao para mediçao de folgas sempre respeitando as necessidades do carro e desta vez nada de encher de silicone como estava o motor antes juntas corretas em todas as conexoes e quando necessario uma pequena quantidade de cola apenas para garantir a vedaçao perfeita o time da high torque capitaneado pelo adg mandou muito bem [gallery type= grid link= file size= medium ids= 273731 273732 273733 273734 273735 ] acima luz camera açao finalmente o motor começou a ser montado so com peças de qualidade e com um time super qualificado tres agradecimentos mais que especiais o primeiro para o adg que aceitou o desafio de recuperar o passat com tanto cuidado sempre se preocupando com todos os detalhes mesmo nao sendo a area dele a de preparaçao outro agradecimento especial ao gideone que fez grande parte do processo de desmontagem e parte da remontagem sendo sempre muito atencioso e cuidadoso em todas as etapas e por fim agradeço tambem o outro alexandre novo integrante do time da high torque de vinhedo que dois dias depois de desembarcar de portugal ja estava remontando o motor do passat com um olhar clinico e extremamente cuidadoso o carro nao poderia estar em melhores maos [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 273736 273737 ] acima depois de muitas dificuldades motor no lugar botando a mao na massa obviamente estava ficando cansado de nao fazer nada no carro por conta propria aproveitei dois dias de folga e dei um pulo na high torque para fazer algumas coisas por conta a primeira foi pintar alguns componentes do motor com tinta de alta temperatura como o coletor de escapamento e as tubulaçoes da pressurizaçao tambem fiz uma limpeza pesada em todos os mangotes e abraçadeiras desse sistema para deixar tudo o mais zerado possivel nessa visita a high torque aproveitei tambem para mexer em alguns detalhes do interior do carro que estavam me incomodando muito o primeiro a tampa do porta luvas que estava bem danificada e com travas quebradas a troca e relativamente simples bastando soltar cinco parafusos para desmontar o sistema uma tampa nova encomendada no aliexpress e que chegou em incriveis 18 dias encaixou perfeitamente [gallery type= grid link= file size= medium ids= 273738 273739 273740 ] acima tampa original ja tinha sido remendada outro detalhe que troquei e que me incomodava bastante foi o conjunto de botoes de vidro eletrico do lado do motorista a capa estava toda desgastada enquanto os botoes estavam emperrados e quebrados uma peça nova deixou o visual muito mais bonito [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 273742 273744 273745 273746 ] botoes originais desgastados x peça nova outra cara revivendo o interior ficou bom nao no painel tambem fiz uma outra substituiçao saiu o contrastante hallmeter prata que nao combinava em nada com a estetica do painel e entrou no lugar um condicionador e leitor de sonda wideband tambem da odg que vai me permitir uma leitura mais precisa da queima do 1 9 20v junto dele adquiri uma sonda bosch 4 2 lsu que vai entrar no lugar da sonda original [gallery type= grid link= file size= medium ids= 273749 273750 273751 ] acima sai hallmeter entra condicionador de sonda wideband rodrigo mas a injeçao eletronica original nao le sonda wideband sim nao le mas como disse o projeto deu uma guinada maior que eu imaginava e no lugar da injeçao original adquiri uma injeçao programavel megasquirt ms2 plug n play para permitir um ajuste preciso de toda a nova configuraçao do 1 9 20v forjado o sistema da minha passat foi desenvolvido pelo alexandre gandra especializado em desenvolver as placas plug n play para uso em diversos carros em especial para os motores 1 8 20v audi/vw acima megasquirt ms2 plug n’play aproveita o chicote original e permite muito mais regulagens o acerto final do motor assim que dermos a partida ficara a cargo do juliano cesar da juracing tambem de vinhedo sp o juliano se especializou no acerto de megasquirt e conhece esse sistema de injeçao como poucos vi alguns carros preparados por ele e inclusive andei no seu carro de dia a dia um gol 1 9 turbo com cerca de 350 cv e que usa a mega como ela e chamada no meio liso de funcionamento e forte impressionantemente forte [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 273753 273754 273755 273756 ] no proximo capitulo vamos falar sobre a primeira partida finalmente as primeiras impressoes e o começo do acerto da megasquirt no motor 1 9 20v turbo sera que vai ficar bom
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