ha alguns meses falei aqui no flatout sobre desert bus um dos piores jogos de corrida ja feitos quer dizer tecnicamente desert bus nao era um game de corrida mas um simulador de direçao e foi criado por uma dupla de humoristas para ser propositalmente terrivel e irritante entao de certo modo e trapaça acontece que existe um game de corrida lançados no inicio dos anos 2000 que realmente merece o titulo de pior da historia seu nome e big rigs over the road racing criado pela desenvolvedora stellar stone e lançados para windows em novembro de 2003 big rigs era uma belissima porcaria ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] para entender o motivo vamos pensar no que um bom jogo de corrida precisa ter uma boa seleçao de veiculos fisica divertida seja um simulador ou arcade graficos bonitos nao precisam ser realistas variedade de pistas e a sensaçao de dever cumprido que se tem ao vencer uma corrida isto e o basico claro depois existem os detalhes algum modo de jogo criativo uma trilha sonora bacana pode ser original ou licenciada e um bom fator replay ou seja algo que te faça voltar ao game muitas vezes e evidentemente big rigs nao tinha nada disso e ainda mentia a respeito na capa e nos releases da epoca [gallery type= grid size= large columns= 2 ids= 273748 273741 ] oficialmente a desenvolvedora de big rigs era a californiana stellar stone contudo na pratica a empresa terceirizava a criaçao da maior parte de seus titulos para estudios pequenos no leste europeu de paises como a russia e a ucrania o que pode ajudar a explicar os motivos para que um jogo tao mal feitos tenha sido lançado mas afinal qual era o problema dele bem vamos por partes big rigs era vendido como um game de corrida com perseguiçoes policiais a descriçao na caixa prometia coisas bem interessantes do deserto as planicies voce vai levar cargas e tentar se manter sempre um passo a frente da lei enquanto sobe no seu caminhao em busca de açao ininterrupta acelere pelos estados unidos e entregue sua encomenda ao destino antes de seu rival entao mantenha o tanque cheio e o pe no porao para acumular pontos e ser o dono da estrada a caixa tambem dizia que voce tinha quatro caminhoes a disposiçao milhares de quilometros e tres niveis de dificuldade alem de um bloqueio na estrada que segundo o texto deveria ser seu maior desafio honestamente ate que nao soava mal mas fora os quatro caminhoes para escolher mais nada estava presente no jogo nada de cargas ilegais nada de perseguiçoes policiais nem mesmo os screenshots na parte de tras da embalagem eram reais aquelas cenas simplesmente nao existiam no jogo a ausencia da maior parte dos elementos descritos pelos desenvolvedores porem sequer era a pior coisa em big rigs o problema e que o jogo simplesmente nao funcionava absolutamente nenhum aspecto permitia uma partida divertida e saudavel https //www youtube com/watch v=scw1qaoh1y8 havia cinco rotas disponiveis mas se voce escolhesse especificamente a quarta rota o game travava e voce precisava fechar tudo depois abrir novamente nas outras quatro rotas que funcionavam porem as coisas nao eram muito melhores para começar o seu oponente simplesmente nao se movia depois da largada ele ficava la parado o que de cara tornava impossivel perder voce so precisava entao seguir o traçado e passar por checkpoints antes de o cronometro zerar acontece que uma vez que o cronometro zerava voce podia continuar jogando a corrida nao acabava voce nao perdia e a partida so era encerrada quando voce ficava de saco cheio e dava o restart por conta propria ao menos voce tinha de seguir a rota certa nao e talvez voce pergunte nao nao tinha o jogo nao tinha um sistema de colisao e a unica coisa detectavel pelo caminhao era o relevo do piso todo o restante do cenario predios pontes arvores rios outros veiculos podia ser atravessado pelo caminhao como se simplesmente nao existisse https //www youtube com/watch v=sj 2j36lcuk de qualquer forma o relevo nao tinha influencia alguma na aceleraçao do caminhao nao importava se estivesse em uma descida no plano ou escalando uma montanha seu caminhao jamais perdia velocidade e para ajudar os graficos eram fracos mesmo para a epoca formas sem definiçao texturas feias e cenarios repetitivos e pouco memoraveis a interface tambem era ridicula com um enorme velocimetro que tomava quase 1/4 da tela e numeros que saiam dos limites de suas molduras pouco tempo depois do lançamento um patch foi disponibilizado para resolver a questao do oponente imovel nao adiantou muito com o patch o outro caminhao ate andava mas parava logo antes da linha de chegada ou seja ainda era impossivel perder nao que sua vitoria dependesse totalmente de ser o primeiro a chegar na verdade o game era tao cheio de bugs que era possivel vencer fazendo praticamente qualquer coisa em um game sem o patch havia vezes em que voce vencia instantaneamente ao apertar a barra de espaço ou mesmo sem fazer nada a vitoria vinha logo apos a largada caso voce conseguisse começar a corrida sem uma vitoria indesejada ainda era possivel quebrar o jogo de outras formas uma das maneiras mais insanas de faze lo era andar de re pelo simples fato de nao haver um limitador de velocidade quando o caminhao se movia para tras nao senhor em marcha a re o caminhao so vai acelerando ate chegar a incriveis 1 97x1036 km/h 19 7 undecilhoes de quilometros por hora isto e 1028 vezes a velocidade da luz e suficiente atravessar todo o universo observavel em 160 picosegundos 0 000000000016 segundo esta velocidade levava 50 minutos para ser atingida e durante todo o tempo o motor fazia um barulho agonizante como se estivesse girando a centenas de milhares rpm depois disto todos os checkpoints ficavam verdes e voce vencia caso o game nao sofresse um crash antes disto nao importava a quantos universos de distancia voce estivesse do trajeto correto e dava para chegar longe como o game nao tinha barreiras fisicas era possivel seguir no limbo indefinidamente se tiver coragem voce pode conferir o teste de velocidade maxima feito por um youtuber que provavelmente nao tinha nada mais interessante para fazer em 50 minutos https //www youtube com/watch v=zo subidjkc o video teve o som removido mas voce nao perde nada fora o ronco extremamente generico irritante ate o game nao tem outros sons existem arquivos em mp3 da trilha sonora no cd do game mas eles simplesmente nao foram programados para tocar durante o gameplay e ironicamente as musicas tinham tudo para ser a unica coisa capaz de salvar big rigs elas sao bem legais com aquela atmosfera eletronica do inicio dos anos 2000 que ficou bem popular com need for speed por exemplo https //www youtube com/watch v=quv0dgctpam a cada vitoria merecida ou nao voce era recompensado com uma tela que dizia you re winner o que traduzido e algo como voce e vencedor ao menos isto foi corrigido com o patch obviamente na epoca do lançamento big rigs teve uma recepçao extremamente negativa publico e imprensa se perguntavam como um game tao ruim e claramente inacabado havia chegado as lojas pubicaçoes como electronic gaming monthly pc gamer e gamespot foram unanimes em colocar big rigs entre os piores jogos ja feitos e o review desta ultima assinado por alex navarro fez historia ao receber a pior nota ja dada a um game pelo site 1/10 navarro concluia dizendo que big rigs e tao ruim quanto a mente humana pode compreender no agregador de reviews metacritic big rigs tem nota 8/100 com base em cinco avaliaçoes da critica a mais baixa entre todos os games para pc lançados na historia e o mais proximo que se pode chegar de uma confirmaçao oficial de que big rigs e nao apenas o pior jogo de corrida da historia mas o pior game de todos os tempos entre todos os generos talvez o mais incrivel disto tudo e que big rigs ganhou um spin off chamado midnight race club supercharged lançado em janeiro de 2004 o game era em essencia exatamente o mesmo que big rigs porem com carros tunados em vez de caminhoes nem precisamos dizer que midnight race club foi tao bem recebido quanto big rigs https //www youtube com/watch v=j3jhspf0upw mas afinal por que estes dois jogos foram lançados deste jeito a verdade e que ninguem sabe nem mesmo o individuo que e creditado como criador e programador de ambos sergey titov ele foi o criador da engine do jogo e em entrevista ao site you re winner dedicado exclusivamente e ironicamente a big rigs compartilhou seu lado da historia titov diz que na realidade ele vendeu os direitos de uso de sua engine a stellar stone em troca de se tornar acionista majoritario da empresa o que seria uma boa forma de dar o start em sua carreira de desenvolvedor de jogos fora o uso de sua engine big rigs foi feito sem o envolvimento de titov por uma equipe ucraniana e lançado pela publisher gamemill em estado pre alfa basicamente o game nao estava pronto longe disso quando foi lançado e distribuido exclusivamente pela rede do walmart fora o fato de ser creditado como criador de um game tao horrivel titov nao se incomodou muito na verdade ele se divertiu bastante com a historia e ate ofereceu aos compradores a possibilidade de troca lo por algum outro game de sua escolha era so enviar a ele o disco do jogo e a nota de compra das mais de 20 000 pessoas que compraram big rigs no wal mart apenas 20 resolveram troca lo o restante aparentemente resolveu ficar com aquele que se tornaria um marco na historia dos jogos ruins ou esqueceu o jogo largado em uma gaveta como aqueles antigos cds de provedores de internet que vinham como brindes em revistas que eventualmente foram parar no lixo
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