por filipe falcao project cars #533 e ai flatouters beleza espero que estejam todos bem agora vamos dar um boost nas coisas feitas em paralelo enquanto esperava o restante dos itens para forjar o motor a primeira coisa que fizemos foi modificar o escapamento do downpipe ate o catback pesquisando e conversando com amigos entusiastas cheguei a pensar em fazer um escapamento full titanium mas para a aplicaçao do mini nao seria muito bem aproveitado o que quero dizer e que o preço do titanium subiu demais e pela conta de custo x beneficio nao teria grandes ganhos quando comparado ao inox a maior diferença seria de fato o peso como projetar um sistema de escapamento no mini e um dos carros que acredito ser mais facil de fazer um escapamento visto que quase nao ha curvas para contornar componentes [caption id= attachment_301884 align= aligncenter width= 1126 ] exemplo do escapamento do mini este da foto e um borla [/caption] como o objetivo e fazer um escapamento com um diametro maior de inox e que tenha um padrao de qualidade melhor que o original nos baseamos nas peças originais do carro para termos o dimensional e calcularmos quanto de material precisariamos usar medindo o tamanho do escapamento chegamos na medida de 3 3 metros de comprimento sim e mini so que o escape nao no mercado atual nao existe a pronta entrega downpipes de 3 todos os encontrados eram de 2 5 como estamos usando uma turbina um pouco maior por logica teriamos um escoamento dos gases de uma forma mais facil com um sistema completo de escapamento com dimensoes maiores escolhemos o tubo de inox 304 com uma espessura de 1 2mm e com essa parede mais fina conseguiriamos ter uma reduçao de peso o objetivo era priorizar fluxo e com isso optamos pelo famoso straight pipe meus vizinhos gostaram [caption id= attachment_301885 align= aligncenter width= 1299 ] qualidade da solda absurda do meu amigo bruno downpipe inox 304[/caption] foram quase 2 meses de muitos testes acertos dimensionais e risadas mas o resultado do escapamento ficou absurdo de lindo e o melhor mais leve o escapamento original em aço carbono pesa 12 86 kg e o de inox pesou 10 1 kg sao poucos quilos mas que no conjunto quando somamos faz uma bela diferença um upgrade pouco explorado aqui no brasil em termos de suspensao sao as barras estabilizadoras inferiores lembro de assistir a serie do car throttle em que eles substituiram justamente nessas barras e tiveram um excelente resultado nesse pensamento pesquisando aqui no brasil se havia alguem que tinha essa barra nova a venda e para minha surpresa a eibach fabrica essa barra mais grossa na alemanha cotei com eles a barra e me passaram o prazo de 120 dias para importaçao passaram estes 120 dias e recebi as barras instalamos no carro e de fato melhorou muito o contorno em curvas do carro na foto 4 nao se mostra as buchas de pu que vieram e foram instaladas com as barras [caption id= attachment_301886 align= aligncenter width= 1024 ] a foto das barras dianteiras e traseiras da eibach [/caption] com estes upgrades a vontade de andar nos trackdays era grande ja tinha andado uma unica vez em interlagos com o mini em março de 2019 porem estava chovendo aproveitei a oportunidade que surgiu para andar em interlagos mais uma vez e pela primeira vez com tempo bom e pista seca a meta desejada sempre foi um tempo abaixo de 2 minutos algo que e bem dificil principalmente se tratando de um mini o setup usado foram as rodas oz superllegera calçadas com pneus radiais goodride sport rs novos e por ser minha primeira vez acho que o tempo que fiz foi bem legal viramos 2 04 2 ainda com todos os controles de traçao e estabilidade ligados um detalhe que nao falei ainda e que fizemos uma atualizaçao na estetica revisando o polimento tecnico e vitrificaçao com isso veio esse brilho absurdo aqui vi a necessidade de adquirir um radiador de aluminio maior para o mini que importei da csf sendo 10% mais eficiente [caption id= attachment_301893 align= aligncenter width= 1024 ] primeira vez em interlagos com a pista seca e diversao[/caption] poxa filipe mas e o lance do liquido de arrefecimento abaixando foi para a pista mesmo assim a resposta mais sincera e que sim e por um otimo motivo todas as peças que precisava para forjar o carro tinham chegado outubro/2020 e com isso conseguiria montar o motor certinho o motor forjado apos todo trackday e recomendado trocar os fluidos principalmente o oleo do motor filtro e fluido de freio estes por serem bem usados apos essa volta em interlagos fizemos exatamente isso e terminando os preparativos para o motor forjado digo isso porque no famoso jaque a mao de obra de desmontar e montar o motor ja esta inclusa por que nao trocar todo o resto que falta afinal nao seriam tantas coisas comprei a tampa de valvula nova da psa coxim inferior do motor junta da tampa de valvula e o kit de corrente de comando completo agora vem a parte pornografica agendei o carro para começarmos o tempo estipulado para a desmontagem montagem foi de 30 dias e foi comprido pela l’art mecanica esta especializada em mini aqui meu muito obrigado a todos em especial o japa que foi responsavel por toda montagem e verificaçao do motor seguem fotos do processo deliciem se [gallery type= grid link= file columns= 5 size= large ids= 301879 301880 301881 301882 301883 301887 301888 301889 301890 301891 ] no proximo capitulo veremos o amaciamento do motor a curtiçao com o carro viagem alguns detalhes para deixa lo ainda mais impecavel no cofre do motor esteticamente o desenvolvimento de um blocante tipo torsen para o mini aqui no brasil teste em trackday e o remap da maldade agora conseguimos exigir mais dos componentes forjados aqui muito obrigado a voce caro leitor do flatout e a equipe do flatout por compartilhar o projeto do mini com voces
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