no ultimo episodio do project cars #58 observamos a similaridade entre as suspensoes traseiras do subaru legacy e do mazda 626 e como isso jogou a meu favor na hora de montar o conjunto de suspensao traseira do meu projeto o processo durou cerca de duas semanas foi rapido e sem misterios mal sabia eu que as demais etapas seriam mais demoradas com exponencialmente menos facilidades com a suspensao traseira no lugar havia uma meta para as outras peças do carro por assim dizer a posiçao do diferencial determinaria o comprimento do carda o espaço necessario no tunel central para a passagem a posiçao do eixo de saida do cambio e esta por consequencia determinaria a posiçao do eixo de entrada e a posiçao final do motor no cofre por isso devemos começar pela suspensao traseira com o trabalho na suspensao traseira terminado era hora de posicionar o motor e cambio para unir o cambio ao motor era necessario remover o flexplate peça flexivel no formato do volante do motor que comporta a cremalheira e unida ao conversor de torque permite que o acoplamento hidraulico transfira a energia do motor atraves do cambio para os eixos e semi eixos conforme for o caso pois este nao possui peso nem espessura de volante de motor que sabemos que deve mesmo que extremamente aliviado ainda ter uma massa especifica ao remover a estrutura e preparar o bloco para receber o cambio me deparei com um virabrequim de furaçao diferente dos 626 95 97 comuns no brasil necessitando de um volante do motor especifico com sorte e alguns contatos no mato grosso havia um 626 gf 99 manual baixado sem cambio mas ainda com volante agora faltava so conseguir uma embreagem… ou nao a embreagem do 626 99 e vendida pela sachs no brasil mas dada a raridade do carro os fornecedores locais nao tinham a peça em maos so sob encomenda e eu nao gostaria de esperar mais ainda… ja havia tido de gastar tempo atras do do volante fui ate os experientes amigos da valença embreagens que atendem os preparadores da regiao e demais oficinas alem de recuperar as peças eles tambem constroem embreagens para carros preparados se atendem carros de competiçao de alta cavalaria conseguem resolver meu problema pensei e nao estava errado havia no banco de dados deles um plato sem nenhuma marcaçao segundo os proprietarios a peça repousava la ha anos esta peça misteriosa depois de testes da pressao das molas e de apresentar encaixe perfeito em meu volante foi unida a um disco com composito organico heavy duty e molas duplas para compor meu conjunto de embreagem alem de serem peças bonitas que trabalhariam adequadamente em conjunto podem ser facilmente substituidas no mercado nacional sao de uma kia sportage turbo diesel calma gente eu explico o motor fs de utiliza uma variante do bloco rf da mazda utilizado nas pick ups da serie b b2200 b2500 no 626 diesel japao/europa e com algumas modificaçoes atende modelos ford e rover atraves da linha perkins mas nao possui similaridade interna com o motor da ranger as montadoras coreanas kia e hyundai nos anos 90 atraves do consorcio asia motors recebiam motores e transmissoes mazda e mitsubishi respectivamente e a sportage faz uso deste bloco com algumas modificaçoes seu volante e mais pesado virabrequim e bomba de oleo sao diferentes distancia entre mancais… milimetros aqui e ali que impedem interambio de peças a parte de baixo do 626 o cambio mazda type2 com diferença nas relaçoes de primeira segunda e quinta marchas atendeu uma miriade de veiculos nos anos 80 e 90 incluindo mas nao limitado a 626 78 82 rx7 79 85 miata 89 96 b2200/2500 sportage mazda mpv mitsubishi starion mas nao em seu gemeo chrysler ford thunderbird ford cougar mazda bongo vendido aqui com o re badging de kia bongo kia besta… o bloco feito para aplicaçoes diesel e gasolina paredes grossas resistencia a pressao e o cambio que atende desde caminhoes de pequeno porte ate veiculos de alta rotaçao e performance sao dois grandes motivos para a escolha desse conjunto mais uma vez pesquisa e estudo duas atividades que consomem o recurso humano finito mais precioso tempo triunfam sobre o gasto de dinheiro mais legal que isso so se o motor e cambio se encaixassem com o minimo de alteraçoes nao e mesmo isso nunca aconteceria duas vezes em um mesmo projeto e um periodo tao curto de tempo… p$ *& m #$ encaixou com cuidado movemos o cambio na direçao do motor e foi ate o fim com motor de arranque e tudo sem a menor dificuldade quase nao acreditei algumas modificaçoes foram feitas claro 1 o fs tem uma passagem de agua saindo do cabeçote diferente do b6 do miata entao precisei eliminar as fixaçoes superiores do cambio acima da linha de giz ; 2 os parafusoso do bloco e do cambio excedendo se aqueles que prendem o motor de arranque alinhavam se apenas em 2 pontos totalizando 4 parafusos passantes apenas para respeitar o numero de fixaçoes do cambio original foram soldados outras orelhas de aluminio no cambio com o motor junto do cambio era hora de preparar o carro para receber este conjunto fazer o corte necessario no tunel e posicionar o motor e cambio sem os perifericos caixa de direçao agregado e suspensao dianteira e descobrir o que precisaria ser feito para a fixaçao final do motor e cambio e quais peças mais seriam fabricadas ou dispensadas para o conjunto funcionar em harmonia mas isto e assunto para o proximo post por maximilian bretschneider project cars #58
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