por mais que eu quisesse ser otimista a realidade foi dura como sempre o tal barulho era de valvulas sendo atropeladas pelos pistoes empurramos o carro de volta pra oficina e fechamos a porta o que aconteceu ate hoje e um misterio especulaçao nao faltou na epoca mas a teoria mais aceita foi a de o tensor da corrente juntamente com seu guia tinham sido montados errado o fato foi que praticamente todas as valvulas tiveram alguma avaria como o carro ainda estava nas maos da oficina o reparo foi custeado pela mesma o cabeçote foi pra mesma retifica que tinha trabalhado no bloco e voltou de la com valvulas novas com medidas compativeis mas obviamente nao originais como cada uma das 16 novas e originais custava em media 70 dolares fora guias retentores frete imposto e afins iria deixar essa conta pra um proximo momento mais alguns dias se passaram ate que tudo voltasse ao lugar dessa vez imprimi um manual tecnico do motor pra ter a certeza que nada seria montado errado bem como uma pagina do esquema eletrico ligeiramente ampliada pra nao sumir tao facil e auxiliar na revisao da ligaçao das ventoinhas que ainda nao estavam funcionando como deviam dada a partida e o funcionamento ainda estava bastante quadrado mas como a culpa presumida era da parte eletrica que eu mesmo havia me comprometido a revisar ja que nao tinha encontrado ninguem competente ao ponto de topar o serviço levei o carro pra casa e comecei o artesanato dai pra frente de posse do esquema eletrico dela que tambem encontrei com relativa facilidade pela internet comecei a revisar o que podia o carro subia giro com dificuldade e vez ou outra apagava logicamente isso nao serviu de argumento pras lombrigas que me faziam dar umas voltas com ela daquele jeito mesmo vez ou outra uma dessas acabou por ser o primeiro encontro que ela participou o primeiro encontro de carros alemaes do veteran de brasilia sim ela foi e voltou sozinha tambem nao acreditei outro dos poucos passeios foi me acompanhando a um show nos tempos que eu tocava numa banda de forro na ida tudo uma maravilha na volta o silencioso central ficou pelo meio do caminho quando eu passei por uma junta de dilataçao de uma ponte deixando o carro com apenas um ja que o traseiro tinha sido descartado junto com a colmeia oras um carro velho nao e um carro velho que se preza se nao soltar uns pedaços pela rua de vez em quando mas quando paramos pra lanchar o bom humor acabou alguem encostou nela no estacionamento e me quebrou um pedaço da lanterna esquerda que ja tinha cara de remendada no dia seguinte fui a missa e levei a chave dela pro padre benzer um dia porem ao tentar ligar o carro o motor de partida nao girou nao insisti e pensei um pouco olhei a vareta de oleo e encontrei um tom achocolatado pra nescafe nenhum botar defeito a suspeita de que algum cilindro teria alguma coisa alem de ar dentro aumentava resolvi retirar as velas uma a uma e verificar se por um acaso nao teria algum cilindro cheio de algo que nao fosse ar nas tres primeiras tudo certo mas ao chegar na quarta [youtube id= cmqhoekjcr8 width= 620 height= 350 ] a chance de ter algo errado com a junta do cabeçote era boa mesmo eu tendo praticamente certeza que o carro nao tinha esquentado em momento algum depois que saiu da oficina fazer o que felizmente em um forum ingles de 190e o mercedes 190 co uk encontrei um colega portugues que estava morando por la que me conseguiu uma junta original a um preço bem bacana junto com um cd cheio de coisa interessante valeu de novo mario obviamente ela demorou um bocado pra chegar o que nao me impediu de continuar arrumando o que estava ao meu alcance um dos primeiros da fila era o farol do motorista que tinha sofrido uma infiltraçao e precisava de um talento um ou outro mais atenciosos talvez notem mais um pequeno grande detalhe a estrela do capo a mira de matar pobre de 10 dolares do aliexpress ja tinha chegado ha um tempo e eu aproveitei pra instala la agora sim eu tinha uma mercedes completa mesmo que nao andasse uma noite de sabado tambem foi suficiente pra limpar os comandos eletricos dos bancos dianteiros com uma ajuda do youtube wd 40 e limpa contatos todos os movimentos voltaram a funcionar a contento e a junta finalmente chegava levei o carro de volta a oficina e ao abrir o motor o mecanico percebeu que o bloco estava sem guias pro encaixe do cabeçote suspeitando que a junta porventura nao tivesse se encaixado perfeitamente da primeira vez o bloco voltou pra retifica pra instalaçao dos tais guias montado o motor continuei com minha suspeita pessoal do carro poder ter esquentado e arrumei um termometro a laser pra comparar a temperatura do motor com a mostrada pelo painel tudo mais ou menos nos conformes e enquanto o pessoal tentava regular o carro aproveitei o tempo pra trocar as lanternas traseiras felizmente identicas as das 190e comuns por um par usadinho que havia comprado na internet por um preço bacana e que tinha chegado uns dias antes outra conversa carro funcionando voltei com ele pra casa pra continuar a revisao no entanto por mais que encontrasse coisa ou outra fora do lugar nada era serio a ponto de impedir o motor de funcionar direito comecei a estudar melhor entao a injeçao eletronica que equipava o carro antecessora da le jetronic que equipou kadett gsi monza 500ef e afins e que bota medo na maioria dos mecanicos incompetentes a k jetronic era algo ainda mais exotico de ser trabalhado em terras tupiniquins so que em vez do sensor vaf o que assombrava o pessoal dessa vez era o tal dosificador como eu ja tinha testado tudo que podia comecei a suspeitar desse bicho porem como eu era um completo animal frente a ele comecei a procurar por alguem aqui em brasilia que mexesse com isso apos alguns contatos encontrei o honda muita gente no meio dos antigos dessas bandas ja tinha me falado dele mas ainda nao tinha tido a oportunidade de encontra lo ao vivo e meio que por acidente em um evento de antigos finalmente conheci o cara conversa vai conversa vem e descobri que alem de ele saber mexer com o tal dosificador com um pe nas costas ele tambem tinha uma 2 3 16 um pouco de conversa com o cidadao e marquei de levar o carro na oficina pra ele encontrar o gato que impedia meu motor de funcionar a contento e dar uma geral no que tava facil de arrumar revisao no dosificador feita suspensao traseira estava mais baixa que a dianteira e foi nivelada precisando so de um ajuste na regulagem regulador de pressao de combustivel travado aberto encomendei um novo enquanto o novo chegava eu levaria o carro pra casa e trocaria eu mesmo quando chegasse no entanto na hora da entrega do carro ele demorou bastante a ligar como de costume pra mim mas nao pra ele ja que apos a revisao ele teria melhorado um pouco o comportamento numa verificaçao basica a procura de algo errado encontramos bolhas vindo do reservatorio de expansao do radiador sim a junta de cabeçote que eu ja tinha trocado uma vez voltou a queimar e qualquer bom senso basico seria capaz de perceber que nao era nenhuma coincidencia como ele estava entupido de serviço na oficina ficou combinado que eu mesmo desmontaria o cabeçote em casa e procuraria por algum defeito nele ou no bloco se nao achasse o homem desceria la e procuraria o que eu nao consegui encontrar faltava so descobrir como se desmontava um cabeçote por sherman vito project cars #61
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.