por bernardo heller project cars #612 eu sempre achei divertida a ideia de ter um buggy especialmente algum buggy classico como alguns os chamam hoje os classicos compreendem a primeira geraçao de buggys nacionais ainda fortemente inspirados pelo pai de todos os buggys o estadunidense meyers manx de 1964 no brasil os primeiros buggys com esse dna surgiram no final dos anos 60 mais especificamente em 1969 com a glaspac e tambem a kadron na mesma leva meses depois surgiu a bugre em bonsucesso no rj por conta da qualidade e sucesso da marca em pouco tempo a palavra bugre virou praticamente um sinonimo de buggy tal qual gilette e lamina de barbear bruce meyers e o meyers manx original o glaspac de 1969 com um de seus criadores gerry cunningham o buggy da kadron desenho do iconico anisio campos o bugre i de 1970 o carro da foto tambem participou de varias produçoes audiovisuais incluindo o filme ali baba e os quarenta ladroes dos trapalhoes pessoalmente gosto do diferente do inusitado nao por raridade mas normalmente por um valor historico e pelo desafio de reviver o que pouca gente da atençao por isso o objetivo era claro se for para fazer um buggy vai ter de ser um glaspac da primeira safra ou melhor ainda um bugre i primeirissima geraçao do modelo fabricado aproximadamente entre maio de 1970 e fins de 1971 apenas totalizando algo perto de 170 unidades e uma pergunta acabou sendo decisiva considerando minha intençao de restaurar um buggy como se tivesse saido da fabrica qual modelo teria um padrao a seguir nesse restauro bem a glaspac produzia o seu buggy em forma de kits que eram vendidos ao consumidor final ou montados por uma outra empresa a brm que poucos anos depois acabou assumindo a operaçao toda dos buggys glaspac e por isso os carros eram um pouco salada cada um montava o carro com as peças e acabamentos que bem entendesse ja a bugre montava os proprios carros majoritariamente em sua fabrica em bonsucesso os interessados deveriam fornecer o carro doador de chassis e mecanica e a bugre fazia a conversao as encomendas eram muito customizaveis e claro mas ainda assim existia um padrao mais delimitado a ser seguido e portanto assim ficou decidido seria um bugre i mas ai começa o segundo problema encontrar um bugre i que nao esteja absolutamente descaracterizado ou detonado praticamente nao se ve bugre i por ai quem dira restaurado e mais dificil ainda seguindo os padroes originais se e que alguem sabe exatamente o que e isso para um bugre pois bem a minha vida nao e diferente da maioria dos entusiastas e tenho tambem o habito doentio de pesquisar a mesmissima coisa ao menos uma vez por dia nos principais canais de anuncios e classificados pela rede e normalmente esse habito nada saudavel rende frutos e foi ai que me deparei com o bugre i que acabou vindo parar aqui na garagem carroceria 059 de aproximadamente 170 produzidas estava em estado razoavel peças erradas e por ai vai mas estava em boas maos e acabei firmando negocio ele veio de campo grande para curitiba mas ate onde sei antes esteve em saquarema no rio o dito cujo assim que chegou a curitiba mal o negocio estava fechado antes mesmo do carro estar embarcado e a caminho o virus do antigomobilista bateu e o hiperfoco agora era so um aprender tudo que podia sobre o bugre i mesmo num mundo escasso de informaçoes visto que foi produzido por pouco tempo e logo substituido por seus sucessores bugre ii iii e iv que foram produzidos por anos a fio porem as diferenças do bugre i para os sucessores e vasta e para aprender melhor tudo isso embarquei num side quest um pouco irresponsavel comprei mais um bugre dessa vez do modelo ii carroceria numero 1211 que chegou todo enfeitado como um digno carro de passeios de aluguel insanidade pouca e bobagem afinal esta empreitada porem tinha objetivo mais claro e breve comparar os carros dar uma geral no bugre ii aprender a trabalhar nele e mandar embora capitalizar para o restauro do bugre i a quest principal bugre ii a side quest que ocorreu em meu caminho chegou todo enfeitado credo dito e feito desmontei os dois bugres praticamente ao mesmo tempo com a ajuda de um bom amigo e fui estudando e aprendendo o que pude sobre ambos encontrei alem das diferenças esteticas diferenças de dimensional e construçao que nunca tinha lido sobre em qualquer lugar os trabalhos no bugre ii acabaram tomando mais tempo do que o esperado considerando que a maioria do trabalho eu fiz sozinho em casa especialmente de fibra e retoques de pintura seis meses depois talvez um pouco mais ele foi embora consideravelmente melhorado e o foco pode retornar ao bugre i que aguardou hibernando semi desmontado na garagem em uma tarde de trabalho nao sobrou pouco mais de uma carroceria… e um chassis necessitando de carinho esta side quest prometia um bom aprendizado mesmo sem refazer pintura e apenas com reparos pontuais na fibra que fiz eu mesmo e alguns retoques nas partes pretas… o resultado dessa tarefa foi satisfatorio achou novo dono trouxe experiencia e hoje faz a felicidade de um avo com seus netos na praia a atençao ao garimpo de peças para o bugre i porem nunca foi colocada de lado fosse a dedicaçao para descobrir quais as peças corretas utilizadas no modelo fosse o garimpo para encontra las de fato contei com alguns conselhos do paulo cavalcanti atual proprietario da bugre sim ainda em atividade e filho do seu fundador e criador sr francisco cavalcanti ja falecido o paulo porem era apenas adolescente na epoca da fabricaçao dos bugre i e muita coisa ou nao estava presente na memoria ou estava turva ou equivocada por sorte como rato de pesquisa que sou nao descansei ate encontrar todas as respostas possiveis tive a felicidade de encontrar no acervo da agencia o globo algumas fotos de epoca dos bugres tiradas na fabrica provavelmente para algum material jornalistico que acabei nao encontrando consegui as copias das fotos em melhor resoluçao o que me ajudou bastante tambem fui a caça em filmes nacionais dos anos 70 pois a bugre forneceu carros para varias produçoes da epoca muitas vezes um mesmo carro aparecia em mais de uma ou varias produçoes diferentes consegui inclusive cruzar dados e encontrar um dos carros das fotos da fabrica em mais dois filmes sendo um deles dos trapalhoes com muito tempo de pesquisa imagens e frames de filmes salvos materias de jornal e revistas e por ai vai pude praticamente zerar as informaçoes que precisava para deixar este bugre como saiu da fabrica na av itaoca 1306 em bonsucesso carros alinhados no interior da fabrica na av itaoca 1306 dia 03/08/1971 fins de produçao do bugre i carros em produçao nota se que nem os cortes para as lanternas haviam sido feitos ainda bugre i de final de safra em frente a fabrica e… bem ao lado o famoso carro da foto la de cima que estrelou diversos filmes nacionais o bugre i tinha algumas peculiaridades e como todo carro artesanal daquele tempo usava peças de varios outros modelos o chassis e mecanica vinham de algum vw doador e mais algumas partes deste doador tambem acabavam sendo aproveitadas como velocimetro coluna de direçao e chave de seta os volantes eram esportivos normalmente da marca formula 1 fosse do do modelo homonimo formula 1 ou de outros modelos da linha como o fittipaldi modelo escolhido para meu restauro ja que numa das fotos da fabrica e possivel ver este modelo montado num bugre i em detalhe depois de bastante garimpo encontrei um volante deste modelo que ja esta no estoque aguardando restauro tambem o miolo de igniçao era de willys rural e ja esta no estoque podem me chamar de ze frisinho ou o que for mas quando me proponho a fazer algo quero fazer com muito esmero e cuidado uma restauraçao nao e diferente e nela existem coisas que ninguem vai ver mas eu saberei o marcador de gasolina e o velocimetro se enquadram nesse tipo de caso pela numeraçao de chassis do carro o fusca doador da mecanica foi produzido no finalzinho de dezembro de 1969 ja como modelo 1970 provavelmente nos ultimos dias do mes mesmo entao decidi ja que o carro nao tinha mais velocimetro original que eu buscaria um datado de 12/69 e o marcador de combustivel da kombi teria que ser obrigatoriamente do primeiro semestre de 1970 nao vou entrar nos detalhes da saga mas o velocimetro ja esta aqui restauradinho bem como o marcador datado de 03/70 direto da feira de peças de aguas de lindoia e doença mas fazer o que ja o amperimetro utilizado era item de prateleira e muitos modelos serviriam mas ainda busco um que tenha aparencia similar aos relogios da volks e entrada para lampada no verso de backup tenho ja guardado um amperimetro da rex dos anos 60/70 zero na caixa mas que nao tem a entrada de iluminaçao painel do bugre i tambem fotografado em frente a fabrica no dia 03/08/1971 destaque para o volante formula 1 fittipaldi o fruto do bom garimpo apesar de assustar e de facil restauraçao e o mais importante esta la o botao de buzina original com acrilico em bom estado o espelho externo graças as fotos da fabrica descobri ser um acessorio do mercado da epoca que lembrava o espelho do fusca 1969 o famoso raquetinha de braço longo mas com a posiçao de fixaçao do braço no espelho um pouco diferente dei sorte e me deparei com um no mercado livre e abracei na mesma hora o espelho interno porem era da kombi assim como o marcador de gasolina o espelho interno foi relativamente facil ja o marcador de gasolina tomou um certo tempo mas encontrei tive meus motivos e normalmente me chamam de louco por isso o retrovisor externo originalmente apenas no lado do motorista peço desculpas pela foto ainda e do anuncio do mercado livre as lanternas traseiras eram inicialmente de ford corcel e no final de 1971 pouco antes da introduçao do bugre ii passaram a ser utilizadas as sinaleiras dianteiras da chevrolet c10 com lentes vermelhas mesma receita dos pumas como meu bugre e o 059 de aproximadamente 170 e algumas publicaçoes de epoca afirmavam que cerca de tres carrocerias eram produzidas por semana conclui que a probabilidade maior era do carro ter sido feito ainda em 1970 e utilizado as lanternas de corcel mesmo felizmente o antigo dono providenciou um par de lanternas paralelas de epoca mas de qualidade da marca leao e por hora serao elas as utilizadas no restauro os farois eram as milhas cibie oscar de 180mm que ja providenciei originais as rodas corretas para o bugre i sao aro 14 tambem de kombi com talas largas que variavam de sete a 10 polegadas tenho um jogo doador para ser alargado mas ainda busco um jogo tambem datado do primeiro semestre de 1970 ta na chuva e pra se molhar parceiro os pneus usados eram os diagonais de opala 6 45 14 na dianteira e do opala ss 7 35 14 na traseira ambos bem estufados das talas enormes pneus nessas medidas ou velhos e ressecados ou importados carissimos e diferentes dos nacionais de epoca ou seja ainda nao decidi o que fazer nesse sentido atualmente o carro esta com as quatro rodas aro 15 pneus radiais na dianteira e os maravilhosos firestone dune buggy na traseira que o pessoal dizia serem pneus de aviao tambem e um pneu antigo e um pouco ressecado mas para bonito serve possivelmente manterei o jogo completo de aro 14 e mais um par de aro 15 com estes pneus para uso eventual porque ficam lindos e ja no final de 1971 o recem lançado bugre ii usava essa receita 14 na dianteira e 15 na traseira nao sera um sacrilegio os classicos pneus traseiros firestone dune buggy medida 11l serao mantidos em um par de rodas fechadas aro 15 algumas peças porem sao dificeis mesmo de encontrar e uma delas permanece sendo ainda um misterio sobre qual peça de fato era utilizada a unica que nao foi desvendada e logo falarei dela a primeira novela foi a lanterna de placa traseira pelas fotos de epoca da fabrica notei que as lanternas de placa tinham o mesmo desenho das utilizadas em varios carros ingleses dos anos 1950 em especial os mg td modelo lucas 467 estampada e com lente de vidro uma obra prima inglesa no brasil uma versao tupiniquim fundida em metal foi utilizada nos mp lafer mas isso so ocorreu alguns anos depois da fabricaçao deste bugre i portanto nao seria o caso mas quais as chances de um bugre utilizar lanternas originais importadas me parecia um cenario improvavel mas acabei por força do acaso matando a charada encontrei novamente por golpe de sorte no mercado livre a lanterna correta reproduçao estampada do modelo da lucas produzida pela servotec ind bras como reposiçao nacional para os automoveis ingleses nos anos 50 ao que parece o sr francisco cavalcanti comprou um lote dessas lanternas de placa e as utilizou ate que acabassem nos primeiros bugre ii em 1971 depois substituiu por outros modelos menos interessantes da epoca detalhe da lanterna de placa original na fabrica a moldura de placa de aluminio no padrao das placas amarelas tambem ja esta no estoque lanterna inglesa lucas 467 estampada com base em metal e lente em vidro inteiriço golpe de sorte no mercado livre lanterna servotec original… de fabricaçao nacional para reposiçao dos automoveis ingleses a lente esta trincada mas tem soluçao a segunda novela foram os piscas dianteiros ou melhor um deles o bugre i utilizava dois piscas estilo bullet sobre os para lamas e dois side markers nas laterais dos para lamas e de que raio de carro sairam estes piscas laterais dessa vez o conhecimento pregresso com os carros antigos me ajudou um pouco e acertei no segundo palpite o primeiro palpite foi que se tratariam de raros piscas de dkw 1967 modelo de um ano unico por sorte ou azar nao eram deveriam ser menores um pouco mais delicados e refinados fui para o meu segundo palpite piscas de fnm jk montados de ponta cabeça ao comparar as fotos com um jk de um amigo bingo mas e quem disse que eu encontraria um par de piscas desse existia uma alternativa porem encontrar ou importar um par de piscas de alfa romeo giulietta sprint 1958 62 coisa facil por incrivel que pareça o pisca e exatamente o mesmo apenas com uma especie de moldura de acabamento a mais e fabricado pela carello enquanto do fnm jk era produzido pela perna brasileira da aprilia em outras palavras nao era uma alternativa viavel estamos falando de alguns ou varios milhares de reais por um par de piscas que sequer seriam os absolutamente corretos ia faltar o aprilia ind bras nas lentes e o doente aqui fez questao desse detalhe o garimpo foi longo mas mais uma vez o universo ajudou detalhe do conjunto otico dianteiro e dos dois piscas exclusivamente neste carro unico que se tem conhecimento de ter sido fabricado com diversos detalhes cromados nao foram usados os cibie oscar o interesse pelos buggies em geral me arrastou para um novo mundo onde conheci diversas pessoas e entre elas o proprietario de um raro bugre ss modelo menos buggy da bugre e que por uma felicidade tambem usava este modelo de pisca eis que conversa vai conversa vem ele me solta tenho um par deste pisca aqui guardado na verdade dois garimpei quando restaurei meu ss e sobraram estes um em pior estado que o outro pois fizemos negocio e eu agora estava de posse de mais uma peça rara deste quebra cabeças de muito pouco sentido segunda novela resolvida piscas originais de fnm jk resolvidos alguem lembra o que significa fnm e chegamos enfim a peça nao desvendada o outro pisca que vai sobre os para lamas dianteiros mais de um ano se passou desde que iniciei essa incessante busca por respostas o paulo da bugre nao faz ideia do modelo utilizado e os seus palpites se provaram tambem equivocados ja passei por todo tipo de peças de carros e motos nacionais e importados sem sucesso se voce leitor tiver a resposta sera muito bem vinda mas e bem provavel que eu ja tenha ate avaliado e excluido o seu palpite sao lanternas do tipo bullet ou gota com lentes bem arredondadas com relevo interno concentrico a peça um parafuso de fixaçao e base tambem em forma de gota e bem justa a lanterna alguns entusiastas mas mesmo assim nem todos entendem o que e passar mais de um ano gastando ao menos 10 a 15 minutos todos os dias pesquisando a origem de uma peça que sequer sabe qual e e a pesquisa roleta russa onde se jogam palavras chave em diversas linguas nas ferramentas de busca de imagens e sites de anuncios na esperança de conseguir alguma pista uma pista sequer a resposta propriamente dita o melhor palpite ate agora e que se tratava de mais um acessorio de mercado de prateleira de marca qualquer mas que nao replicava nenhuma peça de serie ou de modelo especifico uma agulha num palheiro em outras palavras encontrei uma sucata sem descriçao alguma do que se trata de um par de piscas no mercadolivre e abracei ate o momento parece ser o mais proximo que ja cheguei de uma resposta mas mesmo com diversos pontos batendo como dimensao desenho e formato da base ainda nao assenta sobre o para lamas como deveria e aponta um pouco para cima tenho os meios de produzir uma lanterna do zero se for preciso o mais proxima possivel mas essa opçao sera a ultima saida apenas apos eu esgotar minha energia nessa busca a sucata dos piscas do mercado livre ate entao o melhor palpite pois bem vamos ao estado atual do projeto o carro esta atualmente desmontado peças e acabamentos estao guardados em casa assim como o motor e o restante esta na oficina atualmente finalizando a restauraçao do chassis que tinha diversas patologias decorrentes do uso meio abusivo para serem sanadas lembrando que trata se de um chassis de fusca encurtado em quase 40 cm portanto ja existiam soldas e recortes a serem revisados tambem dia de desmontagem quase um lego aproveitei pra dar uma boa lavada na fibra parte do decape da pintura ja começou ai so com a pressao da lavadora o grosso da desmontagem dos dois bugres aconteceu ao mesmo tempo loucura pouca e bobagem o chassis foi totalmente desmontado e o tunel como e costumeiramente chamada a espinha do fusca foi aberto por baixo para tratar de eventuais oxidaçoes e para substituiçao das tubulaçoes e gasolina e do cabo de acelerador estes tubos costumam oxidar ou ficam obstruidos por sujeira com o passar dos anos e foi uma das minhas poucas concessoes no quesito originalidade foram substituidos por tubulaçoes de inox para nao incomodar nunca mais os assoalhos foram trocados por assoalhos novos apenas com umas camadas de tinta por cima alguem andou testando cores neles da marca igp de estoque mais antigo ainda produzidos com chapa mais grossa que os atuais e o mais proximo que pude chegar de assoalhos originais como mencionei o chassis era encurtado pela bugre em quase 40 cm 37 para ser mais exato e o mesmo deve ser feito com os assoalhos o corte e feito em v de modo a ampliar a quantidade de cordao de solda na emenda e dar mais rigidez ao menos era o que diziam as materias de epoca sobre a bugre que supostamente foi a primeira marca nacional a fazer o corte assim como ja faziam os estadunidenses o resultado pratico disso porem e questionavel nao vejo como pode dar tanta diferença para um corte reto quando bem soldado a sanha do purista porem atacou ate nisso ao inves de dar um belo acabamento nas soldas de encurtamento do tunel e dos assoalhos como fariam muitos caprichosos optei por deixar a solda visivel bruta exatamente como era o padrao de acabamento deixado pela bugre quando os carros eram montados nos anos 1970 o dito corte em v feito pela bugre fielmente reproduzido nos novos assoalhos acabamento de solda aparente sem desbaste o mesmo capricho ou falta dele do fabricante na sequencia terminados os trabalhos de recuperaçao soldas e afins o chassis foi todo jateado e depois repintado com pintura eletrostatica para garantir maior longevidade ao trabalho feito porem com acabamento acetinado como era originalmente chassi apos o jateamento e a pintura eletrostatica aguardando remontagem e assim estamos no presente momento carroceria remontada sobre o chassis restaurado e aguardando a vaga em outra oficina onde serao feitos alguns pequenos reparos na fibra e preparaçao para a nova pintura esse baita textao foi praticamente uma introduçao ao projeto que apesar de parecer estar no começo ja tomou bastante tempo em pesquisa e garimpo muito antes dos trabalhos começarem de fato no carro com a mao na massa tudo a seu tempo nos proximos dias antes de iniciar os trabalhos na carroceria pretendo tomar algumas horas para pre montar o carro com o maximo de detalhes possiveis ja com as peças que garimpei para ter uma noçao um pouco melhor da cara do carro como ele ficara bem como revisar o que ainda falta conseguir para a sua finalizaçao em seguida nova desmontagem e segue para a oficina novamente portanto em breve espero poder complementar este capitulo aqui no flatout bem como postar algumas evoluçoes no instagram no @ber_heller aquele abraço
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