ola novamente amigos flatouters meu nome e rodrigo savazzi tenho 32 anos um caso semi patologico de obsessao por essas maquinas de quatro rodas em especial pelos modelos da subaru e esse e o primeiro capitulo da saga da caravela meu subaru forester s turbo pra quem nao me conhece eu ja apareci por aqui no meu outro project cars o project trip bom meu projeto ainda esta no principio andando mais devagar do que eu gostaria por isso demorei tanto para começar a escrever espero aqui poder contar um pouco como e ter como daily driver um carro japones de mais de 15 anos e com quase 170 000 km rodados como e a manutençao o convivio e principalmente as opçoes de preparaçao para um carro com essas caracteristicas eu sei que voces ou nos odiamos textos curtinhos do project cars no formato meu nome e fulano meu projeto e colocar um motor de onibus espacial no meu fiat 147 no proximo post eu conto como foi o processo de escolha do tecido da forraçao do porta malas e posto uma foto do interior ; entao vou encher linguiç… começar contando um pouco dos outros carros que ja tive ate hoje foram poucos os carros ditos normais que ja passaram pelas minhas maos sempre tive uma queda por veiculos digamos com personalidade mas nem sempre a conta bancaria acompanha nossos devaneios… o trio de apresentadores britanicos do topgear com certeza diria algo do tipo ambitious… but rubbish meu primeiro carro digno de nota foi um escort sw comprado zero quilometro em 2003 alguns meses depois do modelo ter saido de linha literalmente o ultimo a venda em sao paulo com o substancial desconto que costuma acompanhar esses casos oficialmente era um gl mas como as vezes acontece com os carros que sao montados por ultimo acabam saindo de fabrica com o que sobrou nas prateleiras do estoque a curiosa configuraçao do meu incluia pintura metalica verde algo raro nesses dias tao preto branco e prata ar condicionado travas eletricas direçao hidraulica e vidros manuais alem da grade estilo colmeia e do painel com fundo branco da versao rs debaixo do capo estava o excelente motor zetec 1 8 16v save the wagons o escortao como foi apelidado na epoca era meu unico carro e tinha a responsabilidade de me transportar todos os dias de casa para o trabalho do trabalho para a faculdade e da faculdade de volta para casa percurso este que totalizava 160 km assim sendo diz a logica que a confiabilidade do veiculo era fundamental mas como nunca dei muita bola para esta tal de logica assim que pude financeiramente falando tratei de instalar um turbocompressor na perua era uma receita basica composta por uma turbina garret 42 e um bico suplementar comandado por um modulo his mas que rendeu no dinamometro 180 cv e 25 kgf de torque o suficiente para chegar em casa mais cedo depois da aula e ainda garantir alguns sustos para os desavisados que cruzavam com aquela perua no melhor estilo sleeper no percurso noturno entre mogi das cruzes e santo andre mas a confiabilidade do veiculo ainda era importante entao resolvi coloca la a prova num momento de insanidade e sem qualquer experiencia previa no assunto nos inscrevi eu e o escort em um rally internacional o escortao acompanhado de outros carros um pouco mais apropriados para o esporte foi a segunda ediçao do rally mercosul de regularidade que cobriu 3 200 km entre sao paulo e buenos aires durante 8 dias de 15 a 22 de abril de 2004 detalhe o rally acabaria na argentina em uma sexta feira e nos precisariamos estar de volta a rotina na segunda pela manha nao havia nenhum plano b e contra o prognostico de varios competidores mais experientes terminamos a prova apenas com uma rachadura no coletor de escape que foi soldada na cidade de rio grande no meio do caminho uma mangueira da direçao hidraulica rasgada que foi reparada na beira da estrada com silver tape e um para choque danificado pelas pedras e buracos das estradas de terra que voltou para casa assim mesmo… e acabou ficando assim um bom tempo depois dessa aventura o virus do rally pegou forte e eu e mais alguns amigos resolvemos fazer uma vaquinha e tentar competir a serio no esporte compramos um fusca baja com motor ap que ja havia participado do rally dos sertoes e tinha sido aposentado por uma equipe de rally e começamos a fazer algumas provas de no esquema de revezamento de pilotos e navegadores chegamos a competir em duas provas de velocidade do campeonato paulista de rally cross country mas infelizmente a grana era curta e o esporte ne mostrou caro demais para os nossos rasos bolsos o baja do lado do primo famoso [gallery columns= 4 link= file ids= 34588 34585 34586 34587 ] anos depois voltei a competir em provas mais leves de regularidade no estilo das provas do rally universitario com um impreza sw carro que comprei para uso diario quando ja tinha virado subarista o impreza sw save the wagons navegar e preciso antes disso mais ou menos na epoca do baja acabei fazendo um rolo chave a chave do escort sw em um impreza gl 93 turbo foi este carro que iniciou minha predileçao pela subaru e que nos seis anos seguintes foi meu carro de track days e passeios de fim de semana e que no final acabou virando o project trip https //www flatout com br/project cars trip 03 uma viagem de 6 000 km pelos templos automobilisticos da europa/ essa historia eu contei em detalhes la entao se voce ainda nao leu clica ai no link e depois volta aqui eu espero… o impreza que se transformou numa visita a nurburgring voltou entao para nao alongar demais o post e chegar logo no forester vou fazer um resumao dos outros carros dignos de nota que ja passaram pela minha garagem umas das poucas fotos que sobraram do fusca teve um simpatico fusquinha 1964 quase 100% original e o carro mais antigo que ja tive acho que todo mundo pelo menos uma vez na vida tem que ter um fusca este ficou comigo por um ano mais ou menos e entrou num rolo em um ainda vou ter outro desses lada niva 1990 um dos primeiros a desembarcar no brasil swapado essa palavra existe para ap 2 0 mercedes benz 250 w114 o modelo percussor do classe e este carro eu resgatei do abandono largado no tempo em uma borracharia em suzano por modicos r$ 2 000 00 e depois de ser assumida pelo meu pai a restauraçao que ja dura 10 anos esta chegando no fim e a velha senhora alema ja caminha com as proprias pernas [gallery columns= 5 link= file ids= 34602 34603 34604 34605 34606 ] e finalmente chegamos ao forester corria o ano de 2012 e apesar de todo este historico fazia mais de um ano que meu unico carro era um mais comum impossivel fiesta street 2005 mas desde o impreza turbo que eu era fanatico pelos subaru e meu objetivo era guardar um dinheiro e partir logo para um impreza wrx de preferencia um sw hawk eye so que o porquinho tava demorando muito para engordar e eu nao aguantava mais andar de carro 1 0 decidi entao partir para um impreza aspirado mesmo e numa tarde de sabado fui numa loja dar uma olhada em um impreza sw 2000 quando acabo me deparando com o forester novamente a venda digo novamente porque era a segunda vez que eu encontrava ele a primeira havia sido em 2009 quando eu e meu pai estavamos procurando para ele um subaru meu pais foi mais um que eu converti para a marca e o vimos na mesma loja o carro estava impecavel mas outra pessoa ja havia fechado a compra e meu pai acabou levando um outback 2001 pra casa se daquela vez o carro estava impecavel desta vez ele estava mais judiado com o motor falhando um pouco que depois descobrir ser culpa das velas e dos cabos a pintura um pouco judiada e mais um ou dois problemas ocultos que vou tratar em detalhes nas proximas postagens mas todo o potencial estava bem ali so precisando de um pouco de cuidado atençao e manutençao adequada dessa vez o forester iria para casa entrando mais nos detalhes o que faz deste carro especifico um modelo especial e uma combinaçao incomum a maioria dos forester de primeira geraçao que desembarcaram no brasil contavam com motor aspirado e cambio manual enquanto uma menor parte chegou equipado com motor turbo porem atrelado a uma caixa automatica este conta com o motor turbo e o cambio manual combinaçao perfeita para 12 em cada 10 gearheads dia 27 de outubro de 2012 peguei o carro na loja e ligando o radio surpreendendo eu e todo mundo que cresceu nos anos 80 e viveu a adolescencia nos anos 90 ouvindo rock em sao paulo descubro que a 89 estava de volta dirigir novamente um subaru turbo ouvindo rock pelas ruas de sp e do abc foi algo duplamente nostalgico para mim neste dia do transito mesmo postei essa foto no facebook com a seguinte legenda como eu senti falta de dirigir vendo um scoop na minha frente diz uma lenda antiga que o exemplar que chegou em minhas maos foi trazido pela caoa para ser exibido no salao do automovel de 1998 nnca consegui comprovar esta historia mas o fato e que ate hoje os unicos exemplares da versao s turbo com cambio manual em terras tupiniquins que eu tive noticia eram modelos um pouco mais recentes posteriores a reestilizaçao que o forester teve em 2000 se alguem tiver mais alguma informaçao a respeito ficaria muito feliz de ouvir quem sabe nao tem alguem aqui que foi no salao daquele ano e tirou umas fotos do stand da subaru voltando a ficha tecnica os diferenciais do forester s turbo em relaçao as outras versoes mais comportadas incluem freios a disco nas quatro rodas rodas aro 16 diferencial com deslizamento limitado e grade exclusiva para o modelo alem do ja citado cambio manual de cinco marchas com relaçoes mais longas como eu pessoalmente prefiro e o lendario motor ej205 um 2 0 quatro cilindros boxer o mesmo encontrado nos subaru impreza wrx ate 2004 mas com uma turbina menor e comando de valvulas diferente para favorecer mais o torque em baixas rotaçoes mas ainda assim capaz de gerar 170 hp e levar o carro ate os 198 km/h apos passar pelos 100 em 7 9 segundos o adesivo veio na bagagem do projectrip alem do motor o forester compartilha muita coisa com o impreza como a plataforma quase toda a mecanica e ate mesmo alguns itens de acabamento mas o mais importante e o temperamento apesar da cara de suv o forester de primeira geraçao esta muito mais proximo de um carro do que de um off roader chegando ate mesmo a ser considerado por muitos ate a segunda geraçao flatout incluso link como uma perua colocando em perspectiva o forester tem apenas 1 58 metro de altura que o coloca mais proximo de um vw up que tem 1 50 m do que do ecosport com 1 69m [youtube id= rfu5k2rsqqu width= 610 height= 350 ] neste video da primeira encarnaçao do topgear a apresentadora mostra o forester como uma opçao com mais espaço e menos chamativa do que o impreza mas com o mesmo comportamento bom o contador do word ja esta acusando que digitei quase 2 000 palavras entao acho que ja esta bom para o primeiro post da serie ja contei um pouco mais da minha historia falei sobre o modelo e contei como encontrei e reencontrei a caravela como foi que ele ganhou este apelido e as primeiras aventuras manutençoes e surpresas desagradaveis fica para os proximos posts ate por rodrigo savazzi project cars #62
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