ola gearheads e com muito orgulho que apresento o segundo capitulo da restauraçao da puma gtb/s2 nesse post pretendo detalhar os primeiros passos de tudo que foi feito as primeiras visitas a oficina e as surpresas encontradas no meio do caminho a ideia e criar um panorama geral de tudo que aconteceu antes da restauraçao propriamente dita mais adiante pretendo fazer um post sobre a funilaria e outro sobre o motor em sequencia mas vou deixar a criterio de voces leitos qual deles voces querem ler primeiro peço portanto que deixem suas opinioes nos comentarios ali em baixo dizendo qual o proximo a ser escrito afinal eu fiquei na duvida aqui depois de receber o carro analisar cada detalhe dele estudar tudo o que precisaria ser feito e nao era pouca coisa resolvi que a primeira atitude a ser tomada seria deixa lo em condiçoes de andar por ai sem medo de ter que ligar pro guincho a frente muito baixa em relaçao a traseira transformava cada passagem em lombada em uma narigada no asfalto os pneus eram riscados os amortecedores originais ja nao serviam para mais nada e as molas estavam ou cortadas dianteira ou arriadas traseira alem disso o carro pingava oleo por toda parte — parecia um chuveiro quando se olhava o chao da garagem tendo isso em mente levamos a coitada para a primeira revisao numa oficina bem meia boca aqui perto de casa la foi diagnosticado que as longarinas estavam trincadas e que a bomba da direçao hidraulica precisava de reparos alem de tudo que ja mencionei anteriormente lembram do primeiro post e que precisava ser revisado tambem a oficina nao foi escolhida a dedo pois o que se buscava era uma manutençao bastante geral tentando deixar o carro em condiçoes para andar na rua ja a restauraçao foi feita por pessoal bastante qualificado nao se assustem pois a gente ainda vai chegar la vou tentar listar a seguir tudo o que foi feito caso nao me falhe a memoria trocamos todos os fluidos do carro reparamos a bomba da direçao hidraulica as longarinas foram soldadas ainda acho que eu devia ter levado num especialista em chassis mas a grana era e ainda e curta o trambulador foi regulado o cambio e o famoso varetado do opala e ate hoje nao sei se e de relaçoes longas ou curtas muita gente me falou mas ninguem realmente entendia do assunto compramos novos pneus que sao esses tao criticados pelas faixas brancas o reparo do carburador foi trocado mas como o pessoal nao era muito qualificado o carro continuou com a lenta embaralhando muito e engasgando isso so seria resolvido no dia que levei o carro na oficina do meu atual mecanico que nada mais e que um genio automobilistico serio neste mesmo periodo as rodas perderam o preto e foram diamantadas so depois que fui descobrir que o original seria em aço escovado mas ai era tarde sem mencionar o fato de que elas ficaram com umas manchas estranhas apos o serviço talvez por serem antigas ou nao terem sido projetadas para isso sao pequenas manchas que so se percebe olhando de perto mas ainda assim me incomodam pelo menos agora o carro nao era mais uma feijoada ganhei de presente do dono da oficina essa ponteira do escapamento no começo achei que era xuning mas nao e que ficou legal mantenho ela ate hoje no carro alem disso as molas traseiras foram arqueadas pra voltarem a altura original elas sao as mesmas dos dodge dart/ charger porem sem a barra superior trocamos os amortecedores dianteiros que sao do opala e os traseiros que eram dos dodges tambem surgiu ai um dilema pois esses amortecedores nao eram facilmente encontrados no mercado de reposiçao apos uma busca em alguns foruns cheguei a conclusao que o amortecedor traseiro da pampa faria as vezes do original ha quem use os da kombi mas ouvi dizer que o carro fica muito baixo e duro sobre os pneus faixa branca eu gostaria de deixar bastante claro que eu mesmo nunca gostei muito delas a minha ideia era um pneu com escritos em branco ou algo assim e o dono da loja me veio com isso como ja estava instalado eu preferi deixar pra la ja que existe a possibilidade de inverter os pneus de forma a esconder as faixas eu ando postergando esse serviço ja faz um tempo mas acredito que ate o final do project cars eu consiga alterar estranhamente apos ter o oleo trocado dar partida se tornou uma tarefa complicada principalmente com o carro quente no primeiro post comentei que uma verificaçao do oleo de motor mostrava o nivel minimo e um oleo muito preto pois bem agora com oleo novo e um aditivo que eu fiz questao de adicionar o motor parecia ter piorado misterio algumas coisas eu mesmo fiz em casa troquei cabos de vela tampa do distribuidor e as lanternas que estavam muito desbotadas me decepcionei ao ver que as lanternas de brasilia que teoricamente deveriam ser as originais nao encaixavam corretamente foi ai que cheguei a triste conclusao de que esse carro ja andou com as lanternas do diplomata que era uma customizaçao comum a epoca numa puma gtb/s2 original e me corrijam se eu estiver errado o vao das lanternas e igual ao da brasilia mas no meu caso eram apenas buracos e as lanternas estavam presas com parafusos arame e umas porcas e arruelas que seguravam tudo no lugar feito isso chegou a hora de lavar e encerar a caranga para ver se brilhava nao nao brilhava obvio a pintura estava feia gasta e cheia de bolhas mas quem via de longe nao deixava de admirar um classico outra constataçao que eu fiz e que entrava muita agua pelas borrachas das portas janelas e porta malas fazer o que era um carro velho e ainda por cima de fibra de vidro que e louca pra empenar passado algum tempo e com o carro limpo um amigo meu me recomendou um mecanico que era famoso por preparar carros pra arrancada e que trabalharia muito bem de fato conheci uns ap de 700 cavalos por la e nesse cara que eu tenho que levar meu carro pensei e assim foi feito levamos la para uma revisao no carburador o motor ficou lindamente redondo e perguntado se seria necessaria uma retifica de motor o mecanico disse que mesmo o carro fumando um pouco e com essa dificuldade em dar partida parecia funcionar bem e ser cedo para realizar uma retifica completa com medo da inspeçao veicular a famigerada controlar que viria a acontecer nos proximos anos insistimos em fazer esse serviço mesmo com a recomendaçao contraria o resultado foi bastante contraditorio e surpreendente todo esse processo aqui descrito durou por volta de um ano e aconteceu em meados de 2008 e 2009 se nao me engano nem tudo foi feito numa visita so a oficina e algumas das visitas demoraram bastante tempo o que eu fiz aqui foi um apanhado geral dessa parte de primeiros socorros alem disso as fotos aqui postadas nao retratam necessariamente o atual estado do carro pois quero mostrar isso so nos ultimos posts tambem vale mencionar que o carburador dela e um dfv 446 e nao um weber 40 como eu escrevi no primeiro post foi preguiça minha de ir la e conferir agradeço aos atentos leitores que me corrigiram nos comentarios texto escrito erratas e consideraçoes finas feitas termino aqui o segundo capitulo dessa historia em breve volto para contar os pormenores da funilaria e da retifica ou da retifica e da funilaria me ajudem a decidir ate a proxima por victor giusti project cars #64
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