por rodrigo almeida project cars #76 ha cinco anos eu começava a contar aqui a saga da reconstruçao de uma puma gts 1978 a restauraçao começava em 2009 exatamente uma decada atras naquele ano o carro seguia parado no estaleiro do dinaci um senhor de quase setenta anos responsavel pela restauraçao do felino 1978 a ele devo muito o restaurador teve paciencia de sobra pois cederia o teto que abrigou o carro por mais quatro anos nesse periodo eu ja havia decidido redirecionar a puma porsche para um projeto puma rallye fortemente influenciado pelo famoso catalogo de preparaçao da fabrica o pumakit o puma kit era um dos varios grandes legados de jorge lettry o grande nome por tras dos motores da divisao puma de competiçoes lettry havia falecido um ano antes em 2008 tornando sua influencia ainda mais emocional a epoca as recomendaçoes do kit começaram a ser desenvolvidas em 1970 a divisao de competiçao testava diferentes ajustes e combinaçoes de peças com seus clientes pilotos algumas davam certo varias davam errado as bem sucedidas receitas de ‘veneno’ como se referiam as preparaçoes na epoca acabaram sumarizadas em um folheto o kit incluia recomendaçoes de combinaçoes de camisas comandos carburadores caixas de cambio e muito mais [gallery type= grid link= file size= large ids= 248334 248333 248329 ] o puma kit popularizou se tornou se quase uma grife paralela a propria marca puma era comum encontrarmos fuscas brasilias sp2 e demais modelos vw aircooled que orgulhavam seus donos quando recebiam o badge pumakit equipped comumente instalados na capela de refrigeraçao [gallery type= grid link= file size= large ids= 248323 248324 248322 ] o departamento comercial da puma investiu pesado para garantir que o puma kit alcançasse um publico maior usando grandes publicaçoes nacionais como canal de divulgaçao um exemplo e essa propaganda de componentes pumakit na revista quatro rodas o sucesso era tanto que nao demorou para proprietarios de fuscas tornarem se clientes mais numerosos que os proprios donos de veiculos puma era para esse recem descoberto nicho de uma clientela interessada em ‘motores envenenados’ que toda uma estrutura comercial foi desenvolvida ao redor do preparador jorge lettry o resultado era a publicaçao de valiosos manuais que eu mesmo usaria quando em busca do meu sistema ideal de alimentaçao [gallery type= grid link= file size= large columns= 2 ids= 248321 248338 248339 248337 ] puma special editions foi usando esse catalogo que em 1974 a fabrica começou a montar versoes especiais de automoveis destinados a nichos de mercado bastante especificos as principais ediçoes de automoveis especiais foram pumas de exportaçao enviados ao mercado europeu com motores 1600 desenvolvendo 80hp pumas rallye destinadas a provas amadoras de automobilismo equipadas com motores 1800 atingindo cerca de 90hp e finalmente o rarissimo puma espartano a serie espartana era por assim dizer bruta nao havia nada senao o que a fizesse virar tempo em pista o que era superfluo saiu a atençao a detalhes era tanta que a fibra da carroceira passou por remoçao de material com objetivo de reduzir ainda mais peso do conjunto outros detalhes interessantes diferenciam as espartanas das demais como redesenho da tampa do motor e vigia traseiro reduzido com objetivo de facilitar o acesso frequente a carburadores vale notar que o acesso aos carburadores da minha gts 78 e extremamente complicado assim e a tampa traseira de uma espartana [gallery type= grid link= file size= large columns= 2 ids= 248328 248326 ] algumas espartanas traziam tanques de combustivel desenvolvidos para provas de longa duraçao o capo dianteiro era alto e o bocal de abastecimento era externo os bancos eram concha e haviam opçoes de motores 2000cc 2100cc e ate mesmo 2200cc dependendo do regulamento da prova de cada cliente o resultado estetico final era nada menos que espetacular obviamente nenhuma espartana conversivel existiu obvio pois a carroceria conversivel nao possui a mesma rigidez torcional de uma gte coupe como mencionei anteriormente descobri esse problema em meu primeiro trackday minhas portas desalinharam e a fibra trincou em varios pontos essa complicada caracteristica da minha configuraçao de carroceria nao teria sido uma surpresa houvesse eu comprado a revista quatro rodas em dezembro de 1979 30 anos antes de batizar minha gts no autodromo de guapore foi esse empecilho estrutural que me motivou a combinar a vocaçao civil de uma gts com algumas melhorias pumakit implementadas nas espartanas felizmente a puma identificou a mesma necessidade e lançou na epoca um meio termo outra versao especial mais na direçao do projeto que eu buscava entre 1972 e 1973 a puma precisou produzir uma quantidade minima de ‘espartanos’ de rua homologados como automoveis civis para competir em provas de rally na europa a versao conhecida como puma rallye nao possuia os mesmos adereços ‘hardcore’ do espartano de pista tais como capo traseiro alongado entradas de ar laterais e tanques de 80 litros por outro lado tambem incorporava elementos de alta performance como carter seco radiador de oleo externo e motor 1800cc em um conjunto com interior e acabamentos originais foi justamente um desses rarissimos modelos que o flatout divulgou aqui na sessao achados meio perdidos embora meu projeto seja muito semelhante ao de outro project car ja finalizado no flatout difere se pela carroceria problematica nesse momento meu chassis estava finalizado linhas de freio eram novas amortecedores impacto estavam montados e a carroceria havia sido finalizada na cor cinza atlas gts rallye edition inumeros detalhes de acabamento chegavam todos os dias frisos pestanas vidros e emblemas que custavam mais do que a propria restauraçao mecanica propriamente dita ainda restava amarrar a carroceira da gts restaurar painel capota rodas pneus maçanetas espelhos iluminaçao parachoques estofaria em geral e montar um carissimo motor digno de uma puma gts rallye baseado em componentes pumakit de olho nas provas de rally de classicos que ocorriam no rs assim como recem iniciadas competiçoes amadoras de subida de montanha noturnas pensei em melhorar um sistema de iluminaçao naquele momento acreditava que a silhueta caracteristica puma mudava radicalmente com a adoçao dos famosos milhas cibie externos alem do mais farois cibie originais custam o mesmo que uma joia ate os dias de hoje [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 248335 248327 ] uma opçao alternativa foi a adoçao de farois modernos com lampada de milha embutida as lampadas principais sao halogenas ultra amarelas desenvolvidas com temperatura indicada para perfurar neblina pesada caracteristicas em subidas de montanha no inverno mesmo que nada original o milha embutido deveria ser eventualmente substituido por xenon 3000k de rally com unico proposito de vencer a forte ‘serraçao’ gaucha em dias de provas noturnas nunca cheguei a instalar o xenon a casa dos farois nao era grande o suficiente para abrigar os modelos modernos a fibra precisou ser trabalhada para aloja los os parachoques enferrujados foram para uma metalurgica especializada em banho de acido infelizmente as peças estavam tao comprometidas que ao serem removidas do tanque pouco havia sobrado na epoca os parachoques eram tao caros que precisei economizar um ano para comprar novos fabricados em sao paulo o resultado da carroceria cinza atlas com parachoques novos rodas restauradas chassis renovado amortecedores impacto e farois modernos com lampadas super amarelas em 2013 seria esse o painel foi completamente desmontado e enviado para um ‘restaurador de paineis puma’ indicado pelo clube local o restaurador era supostamente especializado em paineis identicos ao meu o custo do re estofamento do painel em couro era absurdo lembro que a cifra atingia o valor de um fusca em mal estado a opçao por courvim era significativamente inferior em preço coisa de 80% inferior e portanto minha decisao foi instantanea pela segunda opçao que viria a me trazer um profundo arrependimento alguns anos depois como nem tudo seria perdido os aros dos instrumentos do painel foram cromados e a iluminaçao original substituida por leds foram alguns dos pequenos detalhes que mesmo distantanciando o carro da originalidade ainda me orgulham pelo excelente resultado final os botoes do painel igualmente carissimos foram garimpados e restaurados um a um certos botoes como o do esguicho de agua chegaram a exigir um ano completo de buscas o restante do interior e capota ficaria a cargo de outro profissional indicado pelo meu mecanico esse estofador exigia pagamento adiantado me forçando a cometer um grande erro que ao menos serviria como ensinamento durante dois anos nao executou o trabalho contratado desapareceu com o dinheiro e posteriormente seria localizado e ‘persuadido’ a cumprir com o acordo de cavalheiro firmado sem qualquer tipo de contrato entretanto nao se enganem caso estejam acompanhando entre a desmontagem e as fotos acima foram necessarios quatro anos enquanto nao havia interior iluminaçao painel ou motor o dinheiro que um engenheiro em inicio de carreira podia investir em um projeto com essa dimensao desaparecia os compromissos por outro lado seguiam ainda precisava trabalhar a gts havia sido meu primeiro e unico carro embora exotica meu meio de locomoçao fatos que nao impediam o mundo de girar uma decisao dificil precisava ser tomada enquanto a restauraçao nao era concluida precisava novamente de um carro o projeto sofreria seriamente com esse ‘pequeno’ grande desvio era chegado o momento do meu primeiro substituto puma um ford ka xr que viria a exigir divisao do meu orçamento mantendo a gts ainda mais tempo em estaleiros no proximo capitulo volto para contar como dirigia o pequeno ford enquanto buscava bancos espelhos borrachas emblemas descanso de braços maçanetas e manivelas de vidros laterais de porta som para sois e um volante novo afinal nao foi tao simples assim manter um antigo 1978 como primeiro e unico carro ate la
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