por rodrigo almeida project cars #76 a restauraçao da mecanica basica da gts manteria o carro no estaleiro entre 2009 e 2013 nao houve absolutamente nenhum componente mecanico intocado os assoalhos foram substituidos buchas foram trocadas e ate mesmo parafusos eram novos o progresso era extremamente lento no primeiro ano eu visitava o carro semanalmente ajudei a remover a carroceria do chassis e martelei os assoalhos ate se desprenderem do esqueleto para remover a tinta branca da carroceria foram necessarios cerca de oito finais de semana de trabalho lixavamos a mao soltando po de fibra em todo o ar a experiencia era terrivel aquela nevoa branca penetra nos poros da pele gerando uma mistura de ardencia e coceira infernal alem de tudo e toxico e precisavamos trabalhar com mascaras meu pai amigo do mecanico nao fazia nada enquanto eu trabalhava somente compartilhavam alguma dica besta quando minha inexperiencia se tornava um obstaculo observavam a distancia rindo de meus desajeitos pois ja haviam executado aquele trabalho uma dezena de vezes em decadas anteriores era mais para ensinamento que necessidade da minha ajuda quando eu nao participava a evoluçao era muito mais significativa apos o lixamento da carroceria ate a fibra e remoçao manual de ferrugem carpete e sujeira do chassis usando talhadeiras o processo desacelerou passei a visitar o carro mensalmente em seguida visitava o com meses de intervalo meu pai assumiu a responsabilidade e ia ate a cidade onde estava a gts para muitas vezes simplesmente tomar um cafe com o mecanico era a forma dele de nao me deixar abandonar o projeto essas visitas ao menos rendiam uma lista de compras como dever de casa ja que no segundo ano de carro parado eu praticamente nao aparecia mais para tocar em ferramentas em geral eram componentes basicos simples e baratos cabo de freio de mao uma borracha aqui um reservatorio de fluido ali alem de porcas e parafusos que dificilmente alcançavam os duzentos reais se nao me falha a memoria essa etapa de recuperaçao da mecanica basica nao superou muito a barreira dos seis mil reais mecanica standard aircooled nao e cara o puma killer meu pequeno notavel a evoluçao do projeto cada vez mais lenta ganharia ainda mais um obstaculo mencionei na parte anterior que nao podia mais continuar sem carro e decidi procurar um ‘puma replacement’ dessa vez a pressao foi ainda maior por procurar um carro normal todos que me conheciam temiam que a soluçao para um puma parado seria um karmann guia simca uirapuru ou alguma outra maluquice que eu poderia inventar compra logo um 1000 zero quilometro diziam jamais eu respondia a ideia porem era me locomover sem custos excessivos adicionais no intuito de nao canibalizar financeiramente o projeto da gts uma preocupaçao grande em relaçao a decisao a ser tomada me impedia de dormir tranquilo naqueles dias a experiencia de conduzir um traçao traseira e inigualavel sair de carro e dirigir era o ponto alto do meu dia nos tempos de puma eu nao queria ser mais um preso no transito ponderando quando aquele inferno astral acabaria e finalmente chegaria em meu destino apos muita pesquisa na pior fonte de informaçao que eu poderia estar usando foruns de trackday rapidamente um predileto começava a se definir havia uma unica opçao de automovel popular’ com uma mecanica um pouco mais apimentada e com predisposiçao a pequenas escapadas de traseira em uma configuraçao pronta para diversao o ford ka xr 1 6 o pequeno notavel era famoso como carro de entrada daqueles que se aventuram em seus primeiros trackdays os relatos sequer soavam criveis pois ouvia causos de xrs empurrando motores muito maiores sempre que o circuito era travado lia que sem duvida nenhuma a vocaçao do carrinho eram curvas de angulo fechado e baixa velocidade sai as buscas e diante de todas ofertas de xrs na regiao selecionei o menos chato e talvez mais escandaloso um xr azul monaco a cor era sensacional ate entao nunca havia visto um com aquela tonalidade na rua e lembrava que de 1 0 o xr nao tinha nada e outro projeto versao brasileira do malvadissimo sportka o ‘irmao mal’ do ford ka https //www youtube com/watch v=hlikjwfnaki agendei o test drive fui de taxi ate a revenda e logo mais estava sentado ao volante o interior bem era o classico interior de ka liguei o motor e ate que gostei do ronco de zetec 1 6 sai para a rua e aprovei o conforto de suspensao da direçao hidraulica e pareceu bastante esperto pedi permissao para acelerar um pouco mais em uma rotula que se aproximava pode pisar disse ele droga aconteceu de novo faço o ted amanha https //www youtube com/watch v=kvbm_hrubny em poucas voltas com o carro ja havia me tornado o tiff needell com seu sportka em curvas de baixa naquele ritmo precisaria de um jogo de pneus traseiros por semana me divertia tanto com o carrinho que algumas vezes precisava me beliscar e lembrar que havia uma gts parada foi em um desses momentos que encontrei bancos procar em desenho original de pumas 76 em diante eram caros e decidi nao compra los dias depois uma transportadora toca o interfone e la estao os bancos como eu me perguntava meu pai havia ouvido minhas discussoes negociando bancos e decidiu me presentear o negocio da gts e do ka poderiam servir de exemplo para confirmar a opiniao dos que me consideram impulsivo e sem juizo eu discordo me considero decidido quando vejo algo que quero nao olho mais para o lado assim foi quando certa noite fiz uma proposta de casamento apos alguns poucos minutos de conversa embora pudesse soar como um maluco insisti e em poucos dias estava namorando em poucos meses mobiliando um apartamento e formalizando aquele pedido de casamento afinal que duvida restava quando em nosso primeiro encontro fui deixado para tras comendo poeira de um clio 1 6 e em um dos encontros seguintes teria caroneira na pista em guapore 99% dos proprietarios de puma eram do sexo masculino 67% dos proprietarios de puma eram solteiros 4% dos proprietarios de puma somente se encontravam em uma faixa etaria superior aos 40 anos de idade 93% dos proprietarios de puma eram extremamente satisfeitos entre os quais 16% compraram um segundo modelo gte ou gts 18% jogaram seus outros carros fora 82% das propostas recebidas por seus carros eram acima do preço de tabela e imagino eu maleducadamente rejeitadas 100% dos proprietarios de puma consequentemente nao se encaixavam no perfil material de relacionamento relacionamentos precisam de transparencia e por isso com cuidado precisei endereçar o elefante na sala confessei de uma vez meu segredo sou pumeiro seria praticamente um relacionamento a tres contei tudo sobre a gts desde entao minha esposa se refere ao carro como a filha visitou a oficina onde a puma estava se tornou amiga do restaurador e sua esposa tomavamos os quatro cafe na oficina acompanhava todo o projeto comigo e passou a participar de cada decisao o xr enquanto isso encontrou seu habitat em nossos passeios cada vez mais frequentes a uma regiao serrana nao havia um final de semana sequer sem subir e descer serras sobre esterçando sem parar a necessidade de pequenos ajustes surgiam aos poucos começou com um jogo de potenza g3 passou pelo interior com instalaçao de som da versao mp3 alem de bancos de couro logo mais ganhei da namorada um espelhamento ate que inevitavelmente o bom senso perdeu a briga um 4x1 direto em inox trouxe mais torque e mais barulho excessivo tambem levou naturalmente a um cai e seriam necessarias algumas aplicaçoes de termotape devido a constantes sobreaquecimentos que surgiriam comecei a pensar em comandos steve wyndham racing nao me controlo o alarme soou mas posso ser culpado [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 249055 249056 ] o xr foi um dos carros mais incriveis que ja dirigi gostavamos muito do carro e minha esposa dirigia ele como se o tivesse roubado nao lembro bem a razao nao lembro se foi apos dividir curvas com um si de um amigo ou se precisava de um carro ‘pronto’ para frear a distraçao que o ka estava provocando em relaçao a gts mesmo assim em determinado momento decidi substituir aquele pequeno notavel azul por um honda civic si que era literalmente endemoniado puma killers no 2 e no 3 the devil literalmente e the italian meu si era possuido por mais cetico que eu seja nao estou tentando exagerar aqui o carro era possuido realmente quando sai com o carro da revenda mal podia acreditar no que estava dirigindo a posiçao de dirigir a rigidez da suspensao a tolerancia a rolagem de carroceira os bancos o interior tudo era perfeito nada absolutamente nada precisa de melhorias em um civic si bem a exceçao de eibach pois nao faz sentido um carro sem eibach nunca precisei de hondata nem de qualquer folego adicional pois nao queria suavizar o vtec kick e inexplicavel as sensaçoes o som quando o regime de giro muda no segundo perfil do comando o civic nao era um carro comum sempre me senti dirigindo uma joia uma obra de arte posteriormente teria a oportunidade de dirigir superesportivos e aquele wow factor especial que carros incriveis proporcionam ao simplesmente sentar no banco tambem esta ali em um si meu si era ridiculamente mimado nunca viu nada senao podium somente era calçado com pneus uhp re050 s drive advan v105 o que havia de melhor finalmente atendia o que tanto buscava perfeiçao nao sentia necessidade de mudar nada absolutamente nada o carro era tao especial que nunca consegui o dirigir simplesmente virando a chave e focando no destino nao saia de si para comprar pao saia de si e com sorte lembrava do pao ao sentar nos bancos pela milesima vez sempre olhava tudo admirava cada detalhe e me considerava privilegiado pela oportunidade de usufruir da experiencia que me abismava todas as vezes tirar o si da garagem e ir trabalhar era um evento tudo naquele carro era um ritual apesar de como posso soar isso nao e um elogio a minha relaçao com o si nao e a mesma daquela com um carro de dia a dia entretanto o civic era sim meu carro de trabalho o sentimento de estar dirigindo uma joia sobre rodas me estressava eu ficava nervoso quando outros carros se aproximavam nao gostava de motos ao meu redor e me tornava apreensivo na chuva o carro era excessivamente firme para uso diario eu tomava rotas absurdas para evitar ruas de paralelepipedo ou com qualquer buraco ah os buracos desenvolvi pressao alta por conta deles se precisasse visitar amigos morando em regioes cujo acesso se dava por trechos curtos de estrada de chao nao ia neguei inumeros convites para qualquer confraternizaçao sem acesso possivel por asfalto perfeito minha relaçao com aquele carro definitivamente nao era saudavel longe do asfalto impecavel a verdade e que dirigir o si me amedrontava tanto quanto aquele opala do meu avo apenas nos finais de semana de subidas de serra eu podia relaxar o tapete perfeito as curvas que o carro tanto gostava e o kick do vtec ao ultrapassar serra acima em espaços impossiveis traziam do si tudo que ele podia oferecer o manual informava 192cvs apenas eu duvidava futuramente um dinamometro comprovaria mais de 200cvs provavelmente devido a sorte ou ao prolongado uso de podium o si se tornou o touge car noturno pois somente na madrugada nao haviam inquietantes obstaculos ao meu redor paradoxalmente dirigiamos o si com muito menos vigor que faziamos com o xr a baixa velocidade tornava o honda um pouco desconfortavel as seis marchas pediam trocas constantes no transito em um carro com embreagem bastante pesada me mantinha na esquerda nao era agressivo e somente aumentava a velocidade quando possivel minha esposa preferia o torque instantaneo do cambio ultra curto do ford e tambem sentia falta das facilidades trazidas por carrocerias diminutas de hot hatches https //giphy com/gifs/car chaos brjuazzylnpu8 para ela o si era um trambolho para mim era um missil muito especial que nao deveria ser disparado em qualquer lugar e situaçao minha esposa passou a acreditar que nao era o nosso perfil de carro nao era o nosso xr que provocava sorriso de orelha a orelha o tempo todo em todo o lugar ela decidiria recuperar aquele ‘hot hatch experience’ buscando incansavelmente por um substituto perfeito depois de muito tempo procurando chegava em casa nosso outro bebe o sensacional fiat 500 sportair com pacote premium de sete airbags som bose e teto panoramico segue sendo um filhote pois o novo pequeno notavel anda calçado de uhps quase semi slick so conhece motul e militec e refrigerado com inugel e com mocool e recebe dela tanto mimo quando o si recebia image png foi justamente em uma dessas situaçoes com o si enquanto mantinha o missil contido e domado que o capeta encarnado no carro se manifestou o carro foi roubado felizmente ou infelizmente foi logo recuperado aquela pintura renascentista como eu o via nao era mais impecavel como eu o mantive acionei o seguro a seguradora faliu usei persuasao diplomatica decidiram pagar substituiçao de rodas bandejas suspensao e pneus sem impedir a desagradavel sensaçao de ter seus bancos usados por alguem sem sua autorizaçao nunca mais fui o mesmo com o carro mas insistia nostalgico em recuperar o encantamento perdido os novos pneus nao atendiam minhas especificaçoes de mimo e resolvi fazer uma viagem para substitui los por novos re050 run flat retornando peguei pista livre e resolvi me reencontrar com o vtec uma pedra trincou o para brisa acatei por poucos minutos o pedido para relaxar mas logo tentei tentei liberar o vtec da jaula mais uma vez um buraco na pista estremeceu o carro e causou a quebra de ponta a ponta do para brisas trincado de volta a cidade para brisa substituido quis espantar a falta de sorte visitando nosso templo as curvas da serra de meu touge noturno uma pedra quebrou a roda e rasgou meu run flat recem comprado problema resolvido carro na minha mao sai para trabalhar e ao meio dia almoçar uma cg125 em alta velocidade vindo do acostamento se chocou com minha lateral traseira projetando o motociclista ao ar no que parecia ter sido um acidente fatal vivo o motociclista caiu em pe partiu em disparada enquanto um automovel surge tentando atropela lo era um caso de marido traido tentando homicidio que terminaria com bo acionamento de seguro e meu si cada vez menos imaculado parado outra vez dado meu perfeccionismo com o carro a pintura seria refeita seis vezes isso mesmo reprovei o serviço em cinco oportunidades na sexta desisti foram meses de tentativa mal sucedidas para recuperar a perfeiçao de antes triste sai com o carro resistindo a ideia de permitir que minha ex joia se fosse no caminho um del rey vindo da pista a minha esquerda tentou converter a direita cortando a frente do civic e provocando outro acidente era surreal parecia uma piada de mal gosto sequer cobrei ou pedi telefone mandei sair da minha frente e parei o carro no hospital novamente serviço terminado ignorando a qualidade da pintura aceitei ainda que bastante contrariado estacionar em uma concessionaria mitsubishi e testar um lancer gt completei o test drive com expressao deprimida nao adianta testar um carro por melhor que seja com a cabeça fechada repetindo a si mesmo nao e meu si voltei chateado para o honda e quando me aproximo adivinhem bateram no si parado era a gota d’agua eu ria simplesmente ria antes cetico estava finalmente convencido de que se tratava de um fenomeno sobrenatural o little bastard ou christine japones era decididamente possuido nao podia mais dirigi lo e o encostei em um estacionamento enquanto voltava a procurar um novo daily driver para substituir o meu eleonor niponico https //giphy com/gifs/car red christine tomjgphjmtb6yc1wqj6 acabaram as distraçoes e a hora da puma e a gts onde fica boa pergunta assim como quase esqueci dela agora relembrando a possessao do assasino assim tambem foi na epoca eu esquecia que ainda estava restaurando o carro por quatro anos alem do mais me distrai com o xr com o si com o 500 apartamento novo com a vida encostar o si foi excelente nesse sentido pois decidi montar o que estava pronto na puma e ligar o motor no estado em que estivesse o dinaci era um bom mecanico basico mas nao era um entusiasta de customizaçoes nao soube montar meus coletores sportsystems e acionamento invertido de minhas solex 40 de opala a la pumakit optei por reinstalar o solequinho simples e regularizar as modificaçoes de cor no detran apos quatro anos parada era a primeira volta na rua e que dia foi aquele que saudades estava do carro ainda era um 1600 cansado com carburaçao inadequada porem com um interior e painel de qualidade duvidavel refeitos chassis restaurado novos freios bancos e iluminaçao o carro estava lindo o que veio depois fica para o proximo capitulo pois afinal com a puma fora do estaleiro como iria guarda la em um apartamento contarei a historia de mais um novo projeto relacionado a gts alem de outro puma killer ate la
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