por rodrigo almeida project cars #76 no ultimo relato enquanto a puma gts 1978 seguia parada por quase cinco anos mencionei o quanto me habituei a subir serras todos os finais de semana primeiro com o xr depois com o si e 500 sportair curvas altitude frio e cafe expresso se tornaram minha religiao a distancia entre a cidade onde vivia e a serra nunca me desencorajou eram tres horas de subida e tres horas de descida meu ritual e terapia semanal aguardava ansioso pelo momento de ouvir a reverberaçao dos pops n bangs nos tuneis de platano me tornei um caçador de curvas perfeitas havia mapeado e batizado cada trecho sinuoso de todas as estradas vicinais em serras proximas capazes de justificar tanto investimento em suspensao desenhei no mapa a rota dos sonhos conectando as melhores curvas da serra gaucha com as mais convidativas da catarinense deixei um jogo de potenzas na rota romantica cruzando os campos de cima ate lauro muller descendo a inigualavel serra do rio do rastro e retornando pela magnifica rota do sol durante a roadtrip perfeita com a aproximaçao da copa do mundo obras de transito se espalharam por todos os lados a empresa onde trabalhava ficava exatamente na metade do caminho entre minha casa e o meu templo de curvas o cotidiano se resumia em sobreviver ao inferno astral dos engarrafamentos de tres horas em cada sentido na epoca somente voltava a respirar paz e tranquilidade ao virar a chave e ouvir o click da bomba nos sabados de manha em nossos retornos apos essas extraordinarias subidas de montanha cruzava com o escritorio exatamente ali na metade do caminho minha esposa ponderou sobre a incongruencia de dirigir no sentido contrario me afastando de onde deveria estar alem do mais pesava o argumento de trazer a gts de volta um conversivel praticamente concebido para aquele habitat de curvas subidas e descidas com cabelos ao vento nao combinaria com todo o sofrimento que havia entre aqui e ali nao fazia sentido assim como ocorreu com a compra da gts do xr do si decidimos muito rapido vamos vender tudo vamos construir uma casa na serra ao inves de esperar ansiosamente pelo fim de semana para riscar minhas curvas prediletas com borracha o faria absolutamente todos os dias inclusive a caminho do trabalho o plano era obvio precisavamos tanto espaço para a puma quanto para nos mesmos caso eu precisasse trabalhar de casa que fosse entre os carros iriamos dividir a casa em duas para nos e para os carros foi o legitimo momento me belisca pois nao posso acreditar anuncia apartamento reduz preço rejeita proposta reduz preço novamente vende apartamento procura terreno compra terreno escolhe arquiteto agenda entrevista compartilha ideias cria conta no pinterest discute aqui discute ali e começavam a sair os planos e rabiscos tomei as medidas fiz download do sketchup e comecei a explorar possibilidades gira corta mede testa ajusta e finalmente defini o potencial da coisa toda nascia ali o projeto covil puma a temporaria casa nova tao rapido quanto a ideia veio ja haviamos nos mudado de cidade e passamos a viver de aluguel para organizar capital as contas e tirar o projeto do papel correndo o risco de soar cliche uma mudança pode ser um divisor de aguas eu nao mais esperava um final de semana para me divertir o fazia todos os dias o tempo todo sem parar trabalhar passou a ter um novo significado acordava empolgado pelo muito aguardado momento de descer um curto trecho de serra dirigindo ate o escritorio incontaveis foram as vezes que passava pela minha cidade e dirigia um pouco mais simplesmente porque queria me tornei um monge a prova de estresse hoje em dia e extremamente raro e improvavel que alguma inconveniencia afete meu humor nos ultimos anos nos poucos momentos em que algum problema se tornou suficientemente serio para tomar minha atençao bastou um passeio sovietico para me concentrar somente no momento e regressar de cabeça limpa com minha capacidade de tomada de decisoes logicas e racionais completamente restabelecida por enquanto impulsividade tem me servindo muito bem de casa alugada nova ou melhor dizendo acampamento a decepçao e apreensao com o si havia finalmente me forçado a usar cada vez mais a gts no estado em que estava a revisao mecanica estava completa de chassis a buchas e parafusos passando por mangueiras vedaçoes e tubulaçoes tudo era novo a carroceria ainda brilhava recem saida da pintura com seu reluzente cinza atlas aquele mesmo comprado de porsche disponivel para santana o novo interior totalmente restaurado em courvim nao era tao bonito quanto o original forrado em couro porem chamava atençao o serviço de estofaria e capota era muito ruim pois acabou sendo executado sob pressao conforme relato anterior o motor seguia intocado com carburaçao simples de solequinho baixa compressao e ponto desajustado ao menos o carro estava de volta haviam sido longos anos ate passear de conversivel novamente em meus primeiros dias com o carro ja andava para cima e para baixo com minha esposa matando as saudades a suspensao ja estava com um setup que ainda hoje pede melhorias foram instalados o sistema de catracas dianteiras e facao regulavel na traseira em especificaçoes pumakit os amortecedores foram desenvolvidos sob medida pela impacto amortecedores especiais eram 20% mais curtos e 20% mais rigidos apos tanto tempo afastado do carro nao notei qualquer desconforto em relaçao a rigidez proporcionada pela engenharia da impacto por outro lado o curso bastante reduzido me condicionava a regular facoes traseiros e catracas dianteiras bastante proximos ao chao o carro andava baixo muito baixo os pneus calçando as rodas originais talas 6 e 7 permaneciam aqueles mesmos toyos importados cinco anos antes nas medidas 195/60/14 e 205/70/14 apos tanto tempo passado com pouco uso estavam ressecados e exigiam cuidados redobrados em curvas e frenagens o ajuste de suspensao resultava em uma dianteira levemente caida e traseira erguida quando estacionado em aceleraçoes o torque e peso do motor traseiro aliado a dianteira peso pena nivelavam perfeitamente a carroceria caracteristica iconica do sistema de suspensao vw a ar no brasil essa configuraçao de suspensao resultava em cambagem excessivamente positiva meu pai era o padrinho espiritual do projeto nunca me permitiu desistir do carro quando parado por anos na oficina anterior merecia dirigir e dar uma volta na cidade nova naquele dia parecia uma criança empolgava se exibindo suas habilidades inuteis como a troca de marchas no tempo ria sozinho infantil quase com a diversao do passeio estava tao absorto ou talvez desacostumado que esqueceu a altura do vao livre baixo como estava o carro exigia cuidados com obstaculos mais altos a parte inferior do papo chocou se com violencia contra um quebra molas desci e percebi que a fibra novinha e recem pintada havia sido completamente danificada uma rachadura surgiu ao longo de toda extensao inferior dianteira da carroceria levantei ri e despreocupado menti que haviamos tido sorte e nao houve absolutamente risco algum vi um suspiro sincero de alivio e a volta da tranquilidade que permitiu aquela tarde o encerramento que merecia a gts fora do estaleiro onde dormiu nos anos anteriores tambem precisaria de uma casa temporaria enquanto seu covil era projetado nessa epoca aluguei um box um pouco afastado de casa a distancia ate a garagem alugada a falta de confiança no motor de entao e talvez o costume com a modernidade dos carros atuais me desanimavam a usar o conversivel no dia a dia sem duvida nenhuma era chegada a hora de encerrar aquela relaçao de amor e odio com o honda e iniciar mais outro capitulo da saga ‘puma killers’ que opçoes haviam capazes de me trazer tanta diversao na serra quanto o si fazia sem perda de potencia com mais conforto com mais flexibilidade no uso diario e sem risco de canibalizaçao financeira do projeto puma puma killer no 5 o jetta tsi e forte sem duvida alguma quando a turbina encheu fechei o negocio na hora o problema do jetta foi compra lo na serra isso me deu a oportunidade de descer ate uma concessionaria vw com pe embaixo pude testa lo nas curvas onde o si tanto me empolgou provavelmente nao foram necessarios mais que um par delas para perceber que um tsi nao e um si a carroceria mergulhava em frenagens erguia se diante do encher da turbina e rolava perigosamente quando o jetta era provocado infelizmente como veio ao mundo o vw nao e um touge car para adequar aquele conjunto ao meu estilo de direçao seria necessario investir provavelmente por falta de juizo surgia mais um project car somado ao project puma ao project house e ao project baby afinal o 500 sportair e tratado como se filho fosse houvesse eu mantido o jetta original a gts estaria muito mais avançada do que esta hoje as varias pequenas correçoes do projeto vw como eu as chamava drenavam dinheiro foram necessarios pneus yokohama advan molas eibach pro kit bieletas australianas whiteline batentes de amortecedores ecs buchas de bandejas em pu urethane buffers da ttc amortecedores bilstein b6 conexao direta do downpipe com abafador final alem de discos slotados de 345mm com pinças maiores e pastilhas metalicas para recuperar a segurança em uso sovietico como a proporcionada pelo si nao foram modificaçoes executadas de uma unica so vez cada melhoria significava ajuste de orçamento entretanto na medida que a dirigibilidade do carro foi se encaixando com o que eu buscava ia finalmente me encontrando com o jetta o conforto torna o muito mais versatil que o si me tornei menos paranoico e viajei para todo lado foram viagens longas curtas frequentes estive o tempo todo na estrada soma se aos passeios com o vw a nova realidade que exigia descer a serra todos os dias para trabalhar passei a rodar 60 000 quilometros por ano e em pouco tempo atingi os 150 000 quiometros no odometro o carro esta prazeroso com a potencia que preciso atende quase todos os meus ‘checks’ quase com tanta estrada e uso hardcore a troca de pneus grudentos e as manutençoes sao frequentes nunca outro carro me exigiu tanto dinheiro em manutençao preventiva e corretiva a mecanica vw tsi e maravilhosa na europa mas cobra caro nada absolutamente nada nesse carro e barato tirando projetos do papel tamanho gasto e dedicaçao ao jetta impactaram a execuçao dos outros projetos apos organizaçao forçada foi possivel iniciar a obra e ver as coisas se movendo enquanto a gts seguia parada em sua nova garagem novamente intocada na medida em que a obra se arrastava por anos usava a gts esporadicamente evitava rodar muito ou ir longe apos algum tempo de uso o motor aquecia quando quente era impossivel dar partida essa pequena inconveniencia limitava o uso descompromissado do carro usava a puma em sabados ou domingos eventuais para passear ate alguma cafeteria entre um expresso e outro a temperatura do bloco reduzia e era possivel voltar para casa a alavanca scat drag fast e renomada na gts porem apresentava problemas a segunda marcha exigia encaixe extremamente preciso e com muita violencia nao entrava suave e pior em caso de pressao a esquerda ameaçava engatar a re mesmo sem acionamento do anel de segurança ouvia arranhoes o tempo todo e assustava os que percebiam a luz de re acionando em um carro ja em movimento a scat estava exigindo cuidado para nao quebrar o cambio os cintos de segurança de rally quatro pontos escorregavam pelas laterais dos ombros e as alças caiam juntas aos braços o formato dos bancos procar modelo porsche 911 nao oferece suporte horizontal para esse tipo de cinto seria necessario a substituiçao por bancos concha ou instalaçao de harness fixados a carroceria atras dos assentos o ritual dos passeios com o carro eram pouco praticos envolviam dirigir ate a garagem alugada alimentar o carburador completamente seco devido ao tempo parado e tomar cuidado para nao afoga lo a falta de ponto causava alguns estouros inconvenientes no escapamento e minha esposa voltava para casa cheirando a oleo e gasolina nao seria possivel fazer um motor como sonhava naquele momento mas alguma melhora era mais que necessaria lembrei do kit de dupla carburaçao solex 40 de opala comprando em anos anteriores faltava apenas encontrar quem soubesse monta lo no proximo capitulo me aproximo do momento atual do carro e introduzo a melhor fase dessa restauraçao que ja dura 10 anos a puma metal garage onde começou se a construir a mecanica que por tanto tempo sonhei ate la clique aqui para ver o indice dos projetos e acessa los individualmente
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