fala galera do flatout dando continuidade a saga subaristica vou contar alguns detalhes sobre o conjunto de suspensao do carro vamos nessa as rodas as rodas sao xxr modelo 530 de 17 e tala 8 25 com offset 25 nao e uma tala exageradamente alta porem devido ao seu offset deu bastante trabalho para colocar no carro o offset ou et conhecido universalmente e a distancia entre a face de assentamento local que entra em contado direto com o cubo e o meio da tala que e a largura da roda existem tres tipos de offset 1 offset neutro a face da roda esta exatamente no meio da tala 2 offset positivo a face da roda esta mais para o lado de fora da tala jogando a roda para dentro 3 offset negativo a face da roda esta mais pra o lado de dentro da tala jogando a roda para fora resumindo o offset vai determinar se sua roda ficara mais para dentro ou mais para fora sabe aquelas rodas com as bordas grandes que todo mundo acha lindo e que sao bem dificeis de se ver por ai para conseguir aquele visual e necessario um offset negativo ou bem proximo de zero alem de uma tala enorme esse e o motivo de nao ver rodas desse tipo facilmente nas ruas para usar e necessario modificaçoes extremas na carroceria cada carro tem um offset padrao diferente e por isso que um modelo de roda fica ok em um carro e pega em algum lugar em outros no caso do subaru o offset das rodas originais sao +53 como as novas rodas tem offset 25 significa que elas ficariam mais para fora do paralamas em relaçao as originais a nova roda ficou 8 4 cm mais para fora em relaçao as originais vamos as contas 28mm devido ao offset 53 25 = 28mm e 57mm da diferença da tala 8 25 6 = 2 25 esse e o motivo de eu precisar usar os acabamentos nos paralamas fender flares a roda sai para fora da carroceria e por esse motivo os paralamas foram cortados ajustando os paralamas para as novas rodas para usar as rodas com o carro na altura que eu queria precisei cortar bastante dos paralamas poxa tiago vc e louco cortou os paralamas e quando for vender o carro como vai fazer entao esses sao medos que todos nos temos ao fazer alteraçoes extremas como essa e que com certeza sera um fator importante a considerar porem fechei os olhos e varios discos de cortes depois esta ai o resultado tudo foi feito por mim e foi uma experiencia fantastica [gallery columns= 5 link= file ids= 36392 36393 36394 36395 36396 ] o processo foi demorado pois tive medo de cortar alem do necessario e fui fazendo aos poucos coloquei o carro na altura que queria cortei um pedaço e rodei alguns dias e fui verificando onde estava pegando repeti o processo varias vezes ate o pneu parar de pegar na lata depois de terminado o corte foi a hora de colocar os fenders flares antes de mais nada e importante frisar que nao e permitido rodar com um carro com as rodas/pneus para fora da carroceria por isso e comum ver jipes com pneus mais largos e algum tipo de acabamento nos paralamas para aumentar o tamanho da carroceria entao se vc pensa em usar rodas taludas verifique se vao ficar para fora caso fiquem voce pode ter problemas com as autoridades andando baixo e com segurança muita gente pensa que o simples fato de rebaixar o carro o torna melhor de curva e isso nao e verdade todo carro foi projetado para determinado uso e tudo foi planejado por engenheiros para determinado fim todo o conjunto de suspensao foi calibrado e qualquer parametro que for alterado trara um comportamento totalmente diferente ao carro as vezes melhor e outras vezes pior no meu caso queria um conjunto para uso extremo visando performance e segurança e nao somente um visual legal com o carro mais baixo nao sou expert no assunto mais vou tentar explicar um pouco sobre rolagem da carroceria para voces entenderem pq o simples fato de rebaixar o carro nao e garantia de desempenho ao realizar uma curva a força centrifuga tenta levar a carroceria para o lado de fora da curva mas como os pneus estao em atrito com o solo a carroceria rola sobre o centro de gravidade essa rolagem e prejudicial no ponto em que altera a geometria da suspensao porem e muito importante para um feedback ao motorista das condiçoes de aderencia e para alerta lo sobre os limites do carro todo carro tem uma rolagem controlada com uma variaçao de geometria programada em funçao das condiçoes em que ira circular o principal angulo afetado por este fenomeno e a cambagem que ao ser alterada diminui a area de contato do pneu com o solo e consequentemente a aderencia no momento em que mais se precisa numa curva em velocidade quando se rebaixa muito o carro a suspensao sai totalmente do angulo original com isso a força proporcional que atua no carro nas curvas para ele rolar precisa ser menor o que se traduz numa suspensao menos efetiva para resolver este problema e necessario ajustar o centro de rolagem do carro isso nada mais e que pivos do terminal de direçao e bandeja mais altos retornando a bandeja e terminais de direçao pra uma posiçao mais baixa o carro da esquerda tem suspensao original e ao fazer uma curva a bandeja fica com um angulo reto o carro da direita esta rebaixado e da pra ver a bandeja com um angulo negativo o exemplo de baixo mostra o carro rebaixado com com os pivos especiais para regularizar o angulo das bandejas no meu caso utilizei um kit da whiteline os pivos whiteline sao mais altos que os originais como pode ser visto na foto abaixo alem dos pivos especiais tenho barras de torçao nas torres dianteira e traseira que ajudam bastante na dinamica do carro suspensao como disse anteriormente utilizo um conjunto de coilovers na suspensao mais o que exatamente e um coilover sao amortecedores com regulagem de altura por rosca alguns modelos tem regulagem de pressao dos amortecedores e/ou regulagem de cambagem na torre os chamados camber plates no meu caso os amortecedores dianteiros tem camber plates e todos os quatro amortecedores tem regulagem de pressao nos amortecedores com isso e possivel deixar o carro mais duro ou mais mole nao consegui ver muita utilidade nesse tipo de regulagem talvez faça mais sentido em uso extremo na pista em busca de tempo para decidir a pressao dos amortecedores coloquei no mais duro andei algumas semanas e depois coloquei no mais mole para notar a diferença o que pude perceber e que em ruas bem onduladas e esburacadas o carro pegava o fundo na configuraçao mais macia por esse motivo deixei no mais duro coilovers geralmente sao para um uso mais extremo e sao bem duros porem nao tenho problemas em usar o carro no dia a dia uso o carro todos os dias e no trajeto diario tem ruas onduladas e esburacadas consigo manter velocidade compativel com os outros veiculos mesmo em ruas e avenidas com o asfalto ruim bonus track ronco do motor [youtube id= wtyeovzqhe8 width= 620 height= 350 ] 4x4 em açao [youtube id= o9dflvdscmk width= 620 height= 350 ] entao e isso pessoal o proximo capitulo sera o ultimo vou me despedir de voces e ao mesmo tempo do carro minha historia com esse subaru esta chegando ao fim em breve ele estara a procura de um novo dono por tiago maximo project cars #80
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