se voce leu os posts 1 e 2 do diario de um subaru ja sabe que a susie e uma peruinha wrx bugeye que esta comigo desde nova e que ela foi meu hobby meu trabalho amiga e ate transporte ela nao tem preparaçao radical nao e um carro classico ou antigo mas esta comigo desde a minha fase de baladas de solteiro ate a de levar as crianças para escola e vai estar comigo mesmo depois que eu chegar a fase da maturidade que no caso dos homens dizem começa la pelos 45 anos muita coisa mudou nestes 13 anos e de 2001 para ca os subaru deixaram de ser considerados feios coreanos ou coisa de moleque rachador hoje eles cairam no gosto do povo se tornaram simbolos de status e objetos de desejo os subaru estao na moda mas da mesma forma que outros modismos com dirigir a noite so com as luzes de sinalizaçao acesas carros qualquer coisa cross e cabelo no estilo neymar a moda nao necessariamente funciona para todo mundo nao que eu seja algum tipo de oraculo da subaru e em geral nao tenho muita noçao de moda mas nos ultimos anos com a disseminaçao da marca e a crescente mitica em torno dela muitos conhecidos e desconhecidos demonstraram empolgaçao e interesse em comprar um wrx so que entre os que chegaram a comprar nao foram poucos os que acabaram um pouco frustrados as criticas variam entre o carro nao ter leds nos farois o interior ser muito simples ou tomar pau de jetta mexido mas notei que a frustraçao estava mais associada ao perfil daqueles compradores e ao simples fato deles nao saberem o que um wrx nao e e por isso esperavam dele coisas que ele nao poderia ser e bem provavel que as generalizaçoes que apontarei a seguir tenham exceçoes como tambem e verdade que ao longo dos anos a subaru vem tentando adicionar algumas delas aos novos wrx mas isso e parte de um debate continuo sobre as concessoes que as montadoras fazem para expandir o publico alvo de um modelo versus o risco de que um carro perca sua essencia seja como for segue abaixo o meu resumo das principais coisas que um wrx nao e um wrx nao e um ima de garotas o grau de repulsa varia mas ainda vale em algum grau para qualquer wrx e quase todos os modelos subaru a maioria das garotas acha os wrx feios desconfortaveis exagerados infantis e barulhentos e a julgar pelo anuncio antigo do gl coupe isso nao e a toa parece tambem existir uma relaçao diretamente proporcional entre essa repulsa e o tamanho do aerofolio do carro o lado positivo disso e que quando uma garota demonstrar interesse por voce e mais provavel que seja mesmo por voce e nao pelo seu carro um wrx nao e um super carro esqueça o que voce leu em um forum na net a verdade e que um bmw m3 vai deixar um wrx original bem para tras e mesmo na pista alguns carros menos afamados podem ser mais rapidos em jacarepagua um mini foi quase 0 5 s mais rapido do que virei com a susie original e nao o piloto do mini nao era nenhum senna eu sei disso porque era eu mesmo por outro lado o potencial de preparaçao de um wrx e muito elevado nao e incomum que cheguem ao ponto de ser mais rapidos ate que esportivos carissimos um wrx nao transforma qualquer um em piloto de corrida ate 2007 nenhum wrx tinha auxilios eletronicos de estabilidade ou de traçao o setup original sempre faz o carro sair de frente e lembre se a traçao integral nao tem nenhum efeito em freadas e entradas de curva se atrasar a freada a frente vai empurrar abuse um pouco mais e a traseira vai soltar e se bobear quando acelerar ele vai sair de frente de novo [youtube id= vreuliu3 x4 width= 620 height= 350 ] em compensaçao dirigir um wrx em uma estradinha de terra e uma das experiencias mais divertidas que se pode ter o set up da suspensao original combinado com a ausencia de eletronica e uma receita incrivel e rara de diversao sem contar que da ate para arriscar alguns saltos um wrx nao e hi tech a despeito da boa performance em geral a tecnologia aplicada aos wrx esta mais para durabilidade e confiabilidade do que para inovaçao e sofisticaçao nao espere transmissao de dupla embreagem ou algum tipo de suspensao digital sao poucas as firulas eletronicas disponiveis e na maioria das versoes retrovisores que rebatem automaticamente computadores de bordo sofisticados e bancos com ajuste eletrico nao estavam disponiveis nem como opcionais ha muitos aspectos positivos nesta abordagem como simplicidade de manutençao e facilidade de preparaçao mas e um fato que versoes mais recentes de 2008 em diante recebem um pacote de auxilios e amenidades bem mais generoso a fim de apelar para aquele leque mais amplo de compradores talvez por isso mesmo estas versoes sejam tao criticadas pelos puristas um wrx nao e igual a lego sim muita gente diz isso e e ate verdade que ha peças de preparaçao que podem ser usadas em versoes diferentes mas a verdade e que o intercambio de peças nao e tao plug&play assim quase nada da suspensao do sti cabe nos wrx sem adaptaçoes os cabeçotes jdm sao otimos mas o avcs nao vai funcionar se nao trocar a ecu muitas opçoes de turbina exigem modificaçoes adicionais algumas bastante extensas no final das contas como em qualquer preparaçao um subaru exige atençao a detalhes estudos e muito trabalho para nao terminar em um festival de gambiarras o lado bom e que ha opçoes de preparaçao para todos os gostos e da para dizer que um subaru bem preparado nunca e igual a outro por mais que se modifique um wrx ele nunca sera um sti e isso e bom porque essas caracteristicas sao traços da personalidade de cada carro um wrx nao e infalivel nem inquebravel a robustez e confiabilidade sao atributos tipicos de um subaru e um wrx nao foge a regra a qualidade das peças originais costuma ser altissima ao ponto que me lembro de um unico recall nos wrx bugeye relacionado ao cruise control mas ha pontos fracos como discos de freio que costumam empenar juntas do cabeçote suicidas e sensores de knock que ficam surdos alem disso transmissao motor e turbo podem aguentar aumentos de potencia e torque de 50% mas suas vidas uteis serao reduzidas exponencialmente ha carros que recebem menos manutençao do que o ideal peças de reposiçao de ma qualidade e que sao abusados sistematicamente mas um wrx bem cuidado ainda e um dos carros mais confiaveis e robustos que existem um wrx nao e um carro para levar noivas a igreja isso e provavelmente obvio para quase todos mas anos atras quando minha irma perguntou se nao poderia usar meu carro no seu casamento e eu concordei desde que eu mesmo dirigisse e nada de latinhas amarradas no para choque traseiro no dia do casamento um pouco antes da hora marcada cheguei ao salao para busca la mas assim que me viu ela levou as maos ao rosto e começou a chorar eu sabia que era um momento importante para ela afinal nessa vida so nos casamos algumas vezes disse que tudo ia dar certo e essas coisas que se diz nestas horas mas ela me interrompeu e ainda soluçando disse nao era esse carro que eu queria era para ser o preto eu queria o carro preto ela se referia ao marea um seda turbo preto que eu vinha tentando vender desde que comprara a susie mas que estava consignado em uma loja do outro lado da cidade e assim uma noiva chegou a igreja em uma peruinha wrx um pouco frustrada com a maquiagem borrada e certamente apertada com aquele vestido imenso no banco traseiro mas ela chegou bem rapidinho no proximo post contarei como e usar um wrx no dia a dia e em trackdays como sempre fiquem a vontade para discutir criticar e sugerir nos comentarios ate a proxima por marcelo r project cars #82
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.