FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Quais são as peruas mais legais que você pode comprar por até R$ 25 mil?

Peruas! Mais espaçosas que um hatchback, mais práticas que um sedã, e mais esportivas que utilitários “esportivos”, algumas delas até são bem apimentadas. O fato é que, se você lê o FlatOut, sabe que temos uma queda por station wagons. Por isso, vamos pedir a ajuda dos leitores mais uma vez — queremos saber quais são as peruas mais legais que se pode comprar por menos de R$ 25 mil. E aí?

Peruas nunca foram exatamente numerosas no Brasil. Nos anos 70, por exemplo, a oferta se resumia basicamente a Chevrolet Caravan, Ford Belina e Volkswagen Variant — e, por causa falta de variedade, elas até competiam entre si. Só em meados da década de 1980 foi que a oferta começou a aumentar: a Fiat lançou a Panorama, a Chevrolet lançou a Marajó, a Ford atualizou a Belina e a VW apresentou a Quantum e a Parati.

suprema (2)

A partir daí, ficou mais fácil ir até uma revenda de automóveis e encontrar uma perua que suprisse suas necessidades, porém elas ainda eram mais caras e não vendiam tanto quanto as versões hatchback e/ou sedã de um mesmo modelo. Para piorar, com a popularização dos “utilitários esportivos” — os SUVs —, as peruas começaram a vender cada vez menos no mundo todo, e o Brasil não é exceção.

As peruas novas que sobraram estão mais próximas dos carros de luxo e superesportivos — a Audi tem a RS4 e a RS6 e a Mercede oferece o Classe C Touring, por exemplo. Já no caso da BMW, o mais próximo de uma perua que você pode comprar é o crossover X1. Atualmente, VW e Fiat são as únicas que oferecem alternativas relativamente acessíveis: a SpaceFox — que ainda não  acompanhou a atualização do compacto, promovida no mês passado e a Weekend, que perdeu o nome Palio e tem uma plataforma de quase 20 anos.

Sendo assim, se quiser pagar menos, uma alternativa é buscar peruas usadas. Mas qual delas?

suprema (3)

A sugestão do FlatOut: Chevrolet Suprema. Lançada um ano depois do Omega, ela compartilha da excelente reputação do sedã — que é simplesmente um dos melhores carros já fabricados no Brasil. Motor de seis cilindros em linha na versão de topo CD — de três litros, 165 cv e 23,5 mkgf de torque até 1995 e, a partir daí, de 4,1 litros, 168 cv e 29,1 mkgf de torque —, suspensão traseira independente com braços semi-arrastados e ajuste automático de altura em alguns modelos, acabamento de primeira, amplo espaço interno e um porta-malas gigantesco são algumas de suas qualidades.

Se consumo de combustível é uma preocupação, você pode procurar uma Superma com motor de quatro cilindros e 2,2 litros — o mesmo do Vectra, com oito válvulas e 126 cv. O desempenho ainda é satisfatório, e a robustez do motor Família II garante certa tranquilidade mesmo em um carro fabricado há duas décadas.

E quanto custa uma boa Suprema? Os melhores exemplares raramente ultrapassam os R$ 20 mil, e é possível encontrar uma em bom estado por algo entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, seja com motor de quatro ou seis cilindros.

Temos certeza de que você lembra de outras peruas legais que podem ser compradas com menos de R$ 25 mil. Quais são suas favoritas?

[ Foto: Acervo Quatro Rodas ]