ola amigos leitores do flatout como prometido estou de volta para contar a voces a escolha das peças para o projeto turbo os desafios da montagem e problemas que surgiram vao ficar para o proximo post devido a extensao deste post bom apos decidir por uma preparaçao turbocomprimida o primeiro passo e talvez o mais dificil e a escolha da potencia alvo da preparaçao tudo gira em torno dela turbina bicos injetores bomba de combustivel mecanica suspensao freios e pneus e e uma etapa dificil por um unico motivo nos que somos viciados alucinados por velocidade e potencia queremos sempre mais entao e bom deixar sempre uma margem de segurança para cima minha potencia alvo começou com 200cv mas eu sabia que ia querer um dia chegar aos 300cv e por isso essa foi a faixa para a escolha dos equipamentos escolhendo a turbina apos decidida a potencia precisamos escolher a turbina essa e uma etapa bem delicada pois precisamos contar com informaçoes que geralmente nao temos como fluxo de ar admitido e pressao nao temos simplesmente porque e inviavel medir o mais facil e calcular e esse calculo e uma estimativa bem distante por se tratar de estimativa em cima de estimativa nao vou entrar aqui nos detalhes dos calculos pois tomaria toda essa materia e mais umas quem tiver interesse em aprender pode começar por este artigo feito pela propria garrett mas nem tudo vai estar la minha dica na verdade e que leiam todos os artigos da seçao turbo tech neste site pois tem muita informaçao valiosa por la quando comecei a ler estes artigos decidi usar uma turbina garrett simplesmente pela disponibilidade de informaçoes tecnicas dos produtos na listagem de produtos do site existe uma ferramenta muito util para escolha dos turbos que praticamente elimina a necessidade de fazer todas as contas basta ver como o turbo que eu escolhi esta bem na faixa que eu desejava a turbina escolhida foi a gt2560r que como mostra na imagem acima consegue alimentar uma faixa de potencia entre 200 e 330cv e atende a motores com cilindrada entre 1 6 e 2 5 litros e uma turbina roletada sufixo r refrigerada a agua e com wastegate interna o mapa de eficiencia do compressor mostra a sua faixa ideal de trabalho e mostra tambem quando estamos fora da faixa ideal quanto mais proximo do centro do mapa ou onde tiver maior percentual de eficiencia melhor voce estara aproveitando a energia aproveitada pela turbina o termo pressure ratio e a relaçao entre a pressao de entrada e a de saida do compressor a entrada e sempre proxima de 1 bar pressao atmosferica e a saida e a sua pressao alvo definida pelos seus calculos por se tratar de uma turbina roletada a pegada do turbo vem muito linear e cedo e consigo ir ate alta rotaçao sem problemas e praticamente sem turbo lag so para dar numeros a 3000 rpm meio segundo apos dar wot ja tenho 0 1 bar de pressao passados mais meio segundo tenho 0 4 bar de pressao em 3800 rpm tenho a pressao maxima que se sustenta ate o corte injeçao eletronica e alimentaçao de combustivel na primeira fase do projeto eu queria o carro tao economico ou mais do que o original portanto minha escolha para injeçao eletronica foi a original aliada de uma pandoo pulser suplementar esta injeçao suplementar controlara quatro bicos injetores extras que ficam no novo coletor de admissao os bicos originais do ea111 ficam no cabeçote jogando combustivel em cima das valvulas de admissao como foi escolhido usar quatro bicos suplementares no coletor o proximo passo e descobrir a vazao extra de combustivel que cada bico precisa injetar existem algumas ferramentas na internet para ajudar nesse calculo como a do site da fueltech meus bicos originais alimentarao os 104cv originais do carro e so isso entao toda a potencia adicional precisara ser alimentada pelos outros quatro bicos na potencia alvo inicial 200cv eles precisariam alimentar 96cv e na potencia final de 300cv os bicos suplementares alimentariam 196cv conforme calculado cada bico precisa ter vazao de 55 libras por hora na pior situaçao usando 80% de sua capacidade como margem de segurança com isso escolhi bicos siemens deka 60lbs/h excelentes bicos e o mais importante possui especificaçoes tecnicas disponiveis na internet informaçao muito importante na etapa de acerto do carro igniçao cada motor necessita de uma vela especifica por caracteristicas mecanicas e principalmente pelo seu grau termico num motor sobrealimentado a temperatura na camara de combustao e elevada e por tanto precisa de velas com maior capacidade de dissipar calor essa capacidade e dada pelo grau termico da vela quanto mais alto o grau termico da vela mais calor ela dissipa da camara para o ambiente externo uma vela fria demais nao e recomendada pois ha perda de calor em excesso para o ambiente e as velas tendem a cujar de oleo e carvao velas quentes demais podem ficar incandescentes mesmo apos a explosao causando uma pre igniçao no proximo ciclo minhas velas originais eram grau 7 ngk empiricamente escolhi usar velas grau 9 ngk comumente usadas em carros turbo a vela escolhida foi a ngk bkr9 eix com eletrodo de iridio ja conhecidas pela sua durabilidade e excelente centelha os cabos de vela e bobinas permaneceram originais pois eu acredito desnecessaria a mudança na maioria dos casos o kit turbo o dito kit turbo no meu caso foi todo comprado separado por nao existir nenhum kit comercial feito para usar com a minha turbina eu preferi nao arriscar e montar individualmente o coletor de escape escolhido foi o spa twm13 sem furaçao para wastegate em ferro fundido em uma das minhas viagens a trabalho para os eua trouxe varias mangueiras para a pressurizaçao em silicone na cor preta e a valvula blow off comprei todo esse material em uma loja virtual chamada siliconeintakes muito boa para quem esta nos eua e precisa comprar material para pressurizaçao as mangueiras pretas deram todo o charme ao projeto pois sou totalmente contra as mangueiras azuis ou vermelhas e tento fugir delas como o diabo foge da cruz as mangueiras de lubrificaçao e refrigeraçao da turbina foram feitas por uma empresa daqui de fortaleza que trabalha com mangueiras industriais feitas sob medida ja as flanges de saida do compressor e entrada da turbina foram feitas com muita dificuldade em cima da hora muito atraso e muito custo depois tratei de adquirir peças prontas no ebay porem ainda nao coloquei a flange de saida da turbina correta a que foi usada na montagem e uma bela gambiarra pois o formato da saida da turbina e bem curvo e nao conseguimos fazer o corte a laser ou plasma e acabamos usando uma chapa em forma de disco com um furo no centro para soldar ao down pipe o restante do escape foi feito em 2 5 com um abafador intermediario comum e um final em inox de corpo oval e saida de 5 o que vem por ai no começo do post prometi falar mais sobre os desafios da montagem e problemas que surgem num projeto deste tipo e farei porem de forma curta no proximo post rapidamente pulando no tempo para voces entenderem minha situaçao este setup que estou contando a voces foi o meu primeiro setup turbo depois dele diversas mudanças foram feitas o motor foi forjado o cabeçote foi retrabalhado coletor de admissao foi trocado injeçao hoje e uma independente e para meu desgosto os pistoes escolhidos tinham problemas serios e causaram um desgaste prematuro do cilindro batida de saia alta muito incomodo isso se juntou a uma queima de junta e ai minha paciencia foi embora desmontei o motor encomendei novos pistoes de uma marca melhor troquei o bloco e esses dias estou fazendo a montagem do novo motor por isso peço desculpas a todos os leitores e ao pessoal do flatout pelo meu atraso e prometo escrever material suficiente para saciar a curiosidade de todos alguns me pediram ajuda pelo facebook tiraram duvidas mas nem todos eu tive tempo de responder caso eu tenha esquecido podem me cobrar; assim que eu tiver um tempinho responderei com o maior prazer obrigado e feliz natal a todos voces por elias soares project cars #87
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