E ai pessoal, tudo tranquilo? Quem escreve aqui é Rodrigo e Vinicius, somos acadêmicos do quarto ano de Engenharia Mecânica, e nesse post somos os porta vozes da Equipe Baja Cataratas, dando continuidade ao trabalho do nosso colega Samuel (para quem não conferiu ainda nossa primeira postagem, segue o link)
Antes de começar o post propriamente dito gostaríamos de esclarecer os motivos pelos quais nos ausentamos do FlatOut! durante tanto tempo. Diversos problemas deram as caras por aqui, primeiramente foi iniciada a construção do nosso novo protótipo, RQ-3, (o que não é bem um problema), o que tomou muito tempo de toda a equipe, aliado à nossa graduação a qual não nos dá folga, somente agora durante as férias. Em seguida, mais precisamente ao início de outubro deste ano, após diversos problemas com o fornecimento de materiais, compras e entregas, nossa equipe acabou tendo que abdicar da participação da XII Competição Baja Sul, por não estar com o protótipo em condições de competir. Pedimos, sinceramente, desculpas para os senhores.
Para esta postagem nós preparamos dois temas, são eles a constituição de nossa equipe, e em que estado se encontra a construção do nosso novo protótipo RQ-3, comparando o mesmo com o seu antecessor o Sr. RQ-2.1. Tenham uma boa leitura.
A equipe
A nossa equipe é composta por dezenove membros, sendo dividida em quatorze membros plenos, quatro membros em processo de desligamento (véios da equipe), um professor orientador, e um colaborador, atuando em áreas gerenciais: aquisições , marketing, manufatura, gestão do conhecimento, gerenciamento do projeto. E áreas técnicas, que serão explanadas a seguir.
O projeto de um BAJA é divido em cinco subsistemas técnicos, os quais possuem um responsável principal. Atualmente está ocorrendo a transição de equipe, com os antigos membros se desligando do projeto, e novos responsáveis assumindo os subsistemas.
O projeto do protótipo RQ-3 foi desenvolvido pelos antigos membros, e assumido pelos novos integrantes, os quais são nomeados, respectivamente abaixo, juntamente com o subsistema de responsabilidade:
• Cálculos e Validações Estruturais – Jair Giongo (Pranchita)/ Vinicius Bonini;
• Suspensão e Direção – Anderson Moribe (Manga) / Jeison Coelho;
• Powertrain – Clediliano Miranda (Gugui) / Samuel Dianin;
• Freios – Samuel Dianin;
• Elétrica e Eletrônica – Robson Chiodelli.
• Manufatura – Hugo Pereira.
Uma breve abordagem de cada um dos subsistemas será dada para melhor situar o leitor a cerca do que cada um dos quais é responsável.
Cálculos e Validações Estruturais: é o subsistema responsável pelo estudo da integridade de todos os elementos estruturais do protótipo, rollcage, bandejas de suspensão, cubos de roda, mangas de eixo, engrenagens da transmissão, pinças de freio etc.
Suspensão e Direção: trata da dinâmica veicular, conforto do piloto, garantia do desempenho do protótipo perante os obstáculos que devem ser superados durante a competição.
Powertrain: responsável pelo funcionamento adequado do motor, regulagem do CVT, e definições das relações de transmissão de potência, relações de rotação e torque da caixa de transmissão.
Freios: dimensionamento e design dos discos de freio, dimensionamento dos calípers, estudo de coeficientes de atrito de pastilhas e disco de freio, dimensionamento do cilindro mestre, e projeto das pinças de freio (que serão customizadas).
Elétrica e Eletrônica: projetar o sistema elétrico (instalação de killswitch, painel de dados), sensoriamentos e eletrônica embarcada, coleta de dados reais para análise de desempenho e construção do sistema de comunicação com o piloto.
Manufatura: tem por tarefa principal a construção dos componentes do protótipo, como, bandejas da suspensão, rollcage, braços de suspensão, entre outros.
Dentro do nosso projeto possuímos uma imensa dificuldade no que diz respeito à equipe, visto que no nosso campus existem apenas dois cursos de Engenharia, um de Elétrica e um de Mecânica, com somente 40 alunos por ano em cada um, e, além disso, existem mais três projetos acadêmicos, e diversos laboratórios que ofertam inúmeras vagas para estudantes. Com esse quadro cada novo membro que desempenhe uma carga horária razoável é uma vitória.
Agora que já apresentamos os projetistas da equipe, vamos exibir os projetos, apresentando as melhorias técnicas obtidas no novo protótipo.
Especificações Técnicas do RQ-3
Dentro do projeto sempre é buscada a evolução do mesmo, com melhora do desempenho, redução da massa, aumento da resistência, redução de custos, entre outros atributos de interesse. Visando apresentar isso para os senhores será realizado um comparativo entre o protótipo anterior, RQ-2.1, e o novo protótipo, RQ-3, apresentando as principais características de ambos, e logo na sequência vamos apresentar em que pé está a construção do nosso novo protótipo.
As principais mudanças que podem ser vistas são, a redução de massa entre os protótipos, somente no rollcage foram reduzidos 6 kg (seis quilogramas) com uma perda de rigidez à torção insignificante, não alterando em nada a confiabilidade e segurança do protótipo.
Ainda comentando sobre a redução de massa, a caixa de transmissão reduziu em torno de 8 kg (oito quilogramas), além de agora possuir duas marchas, uma para frente e uma ré.
A suspensão traseira mudou do sistema semi trailling arm para multi link, o sistema antigo apresentava poucos pontos de ajuste, apenas 2 ajustes em cada lado, além de sua dificuldade de fabricação, já o modelo atual possui 10 arranjos em cada lado, e é de fácil fabricação.
O novo sistema de direção possui um menor ângulo no volante devido à mudança da relação no conjunto pinhão/cremalheira aumentando o esforço do piloto no volante, mas tendo uma direção com respostas mais rápidas.
Agora como prometido, mostraremos algumas imagens da construção no nosso novo protótipo.
Pois bem galera, chega ao fim este nosso segundo post, esperamos que vocês gostem, e aproveitando da situação curtam nossa fanpage no Facebook!
Gostaríamos de agradecer à toda a equipe do FlatOut! por abrir este espaço para mostrarmos o que fazemos para a comunidade gearhead, fazemos agradecimentos também aos nossos patrocinadores, principalmente ao Parque Tecnológico Itaipu, que sendo nosso patrocinador máster permite que esse projeto evolua, Produza Tecnosoluções, fazendo serviços com qualidade na usinagem de nossas principais peças, e colaboradores que sempre estão disponíveis e dispostos a nos ajudar.
Muito obrigado, e até a próxima!
Por Equipe Cataratas/Unioeste, Project Cars #97