e ai pessoal tudo tranquilo quem escreve aqui e rodrigo e vinicius somos academicos do quarto ano de engenharia mecanica e nesse post somos os porta vozes da equipe baja cataratas dando continuidade ao trabalho do nosso colega samuel para quem nao conferiu ainda nossa primeira postagem segue o link antes de começar o post propriamente dito gostariamos de esclarecer os motivos pelos quais nos ausentamos do flatout durante tanto tempo diversos problemas deram as caras por aqui primeiramente foi iniciada a construçao do nosso novo prototipo rq 3 o que nao e bem um problema o que tomou muito tempo de toda a equipe aliado a nossa graduaçao a qual nao nos da folga somente agora durante as ferias em seguida mais precisamente ao inicio de outubro deste ano apos diversos problemas com o fornecimento de materiais compras e entregas nossa equipe acabou tendo que abdicar da participaçao da xii competiçao baja sul por nao estar com o prototipo em condiçoes de competir pedimos sinceramente desculpas para os senhores para esta postagem nos preparamos dois temas sao eles a constituiçao de nossa equipe e em que estado se encontra a construçao do nosso novo prototipo rq 3 comparando o mesmo com o seu antecessor o sr rq 2 1 tenham uma boa leitura a equipe a nossa equipe e composta por dezenove membros sendo dividida em quatorze membros plenos quatro membros em processo de desligamento veios da equipe um professor orientador e um colaborador atuando em areas gerenciais aquisiçoes marketing manufatura gestao do conhecimento gerenciamento do projeto e areas tecnicas que serao explanadas a seguir o projeto de um baja e divido em cinco subsistemas tecnicos os quais possuem um responsavel principal atualmente esta ocorrendo a transiçao de equipe com os antigos membros se desligando do projeto e novos responsaveis assumindo os subsistemas o projeto do prototipo rq 3 foi desenvolvido pelos antigos membros e assumido pelos novos integrantes os quais sao nomeados respectivamente abaixo juntamente com o subsistema de responsabilidade • calculos e validaçoes estruturais jair giongo pranchita / vinicius bonini; • suspensao e direçao anderson moribe manga / jeison coelho; • powertrain clediliano miranda gugui / samuel dianin; • freios samuel dianin; • eletrica e eletronica robson chiodelli • manufatura hugo pereira uma breve abordagem de cada um dos subsistemas sera dada para melhor situar o leitor a cerca do que cada um dos quais e responsavel calculos e validaçoes estruturais e o subsistema responsavel pelo estudo da integridade de todos os elementos estruturais do prototipo rollcage bandejas de suspensao cubos de roda mangas de eixo engrenagens da transmissao pinças de freio etc suspensao e direçao trata da dinamica veicular conforto do piloto garantia do desempenho do prototipo perante os obstaculos que devem ser superados durante a competiçao powertrain responsavel pelo funcionamento adequado do motor regulagem do cvt e definiçoes das relaçoes de transmissao de potencia relaçoes de rotaçao e torque da caixa de transmissao freios dimensionamento e design dos discos de freio dimensionamento dos calipers estudo de coeficientes de atrito de pastilhas e disco de freio dimensionamento do cilindro mestre e projeto das pinças de freio que serao customizadas eletrica e eletronica projetar o sistema eletrico instalaçao de killswitch painel de dados sensoriamentos e eletronica embarcada coleta de dados reais para analise de desempenho e construçao do sistema de comunicaçao com o piloto manufatura tem por tarefa principal a construçao dos componentes do prototipo como bandejas da suspensao rollcage braços de suspensao entre outros dentro do nosso projeto possuimos uma imensa dificuldade no que diz respeito a equipe visto que no nosso campus existem apenas dois cursos de engenharia um de eletrica e um de mecanica com somente 40 alunos por ano em cada um e alem disso existem mais tres projetos academicos e diversos laboratorios que ofertam inumeras vagas para estudantes com esse quadro cada novo membro que desempenhe uma carga horaria razoavel e uma vitoria agora que ja apresentamos os projetistas da equipe vamos exibir os projetos apresentando as melhorias tecnicas obtidas no novo prototipo especificaçoes tecnicas do rq 3 dentro do projeto sempre e buscada a evoluçao do mesmo com melhora do desempenho reduçao da massa aumento da resistencia reduçao de custos entre outros atributos de interesse visando apresentar isso para os senhores sera realizado um comparativo entre o prototipo anterior rq 2 1 e o novo prototipo rq 3 apresentando as principais caracteristicas de ambos e logo na sequencia vamos apresentar em que pe esta a construçao do nosso novo prototipo as principais mudanças que podem ser vistas sao a reduçao de massa entre os prototipos somente no rollcage foram reduzidos 6 kg seis quilogramas com uma perda de rigidez a torçao insignificante nao alterando em nada a confiabilidade e segurança do prototipo ainda comentando sobre a reduçao de massa a caixa de transmissao reduziu em torno de 8 kg oito quilogramas alem de agora possuir duas marchas uma para frente e uma re a suspensao traseira mudou do sistema semi trailling arm para multi link o sistema antigo apresentava poucos pontos de ajuste apenas 2 ajustes em cada lado alem de sua dificuldade de fabricaçao ja o modelo atual possui 10 arranjos em cada lado e e de facil fabricaçao o novo sistema de direçao possui um menor angulo no volante devido a mudança da relaçao no conjunto pinhao/cremalheira aumentando o esforço do piloto no volante mas tendo uma direçao com respostas mais rapidas agora como prometido mostraremos algumas imagens da construçao no nosso novo prototipo [gallery columns= 4 link= file ids= 33858 33852 33851 33850 ] pois bem galera chega ao fim este nosso segundo post esperamos que voces gostem e aproveitando da situaçao curtam nossa fanpage no facebook gostariamos de agradecer a toda a equipe do flatout por abrir este espaço para mostrarmos o que fazemos para a comunidade gearhead fazemos agradecimentos tambem aos nossos patrocinadores principalmente ao parque tecnologico itaipu que sendo nosso patrocinador master permite que esse projeto evolua produza tecnosoluçoes fazendo serviços com qualidade na usinagem de nossas principais peças e colaboradores que sempre estao disponiveis e dispostos a nos ajudar muito obrigado e ate a proxima por equipe cataratas/unioeste project cars #97
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