ola amigos sou alexandre e vou contar a segunda parte da viagem que nos levou de costa a costa dos estados unidos a bordo de um mustang conversivel se voce esta conhecendo este project trip agora sugiro que comece lendo a primeira parte aqui getting our kicks como e dificil sair de chicago em cima da 66 parece que ela escorrega de baixo do carro a todo o momento o gps inconveniente te direciona sempre para rotas mais rapidas nao ha muitas placas e uma hora desistimos seguimos pela i 55 ate pararmos para abastecer em dwight e ai encontramos a ’66 de verdade e triste ver que por aqui a original e que esta apodrecendo ao lado da estrada que voce pode andar e por muitas vezes ela some tivemos a impressao que a rota foi abandonada com o asfalto em ruinas passamos por cidadezinhas minusculas que agradecem imensamente uma paradinha e por desvios dentro de cidades um pouco maiores que acabaram com nossa paciencia voltamos para a interstate para ganhar o dia saint louis gateway to the west saint louis era o ponto de partida para os garimpeiros e exploradores do oeste americano o centro da cidade e muito charmoso e o simbolo da cidade e o gateway arch um grande arco com 192 metros de altura as margens do rio mississippi o maior monumento construido pelo homem nos estados unidos fizemos um passeio no rio com aqueles classicos barcos a vapor com pas na parte de tras e visitamos os parques e monumentos do centro da cidade e fomos almoçar no fim da tarde em um pub irlandes depois do almoço seguimos a movimentaçao de pessoas com camisas e bandeirinhas de time tem jogo baseball compramos ingressos na hora e entramos no estadio st louis cardinals vs atlanta braves jogo demorado quase nenhuma rebatida empolgante as pessoas ficam la conversando comendo e uma festa mas por vezes parece que ninguem realmente esta la para ver o jogo o cardinals perdeu por 7 a 2 poderiamos seguir a route 66 ate oklahoma city mas decidimos fazer um desvio ao sul e conhecer memphis e dallas rendendo amizades enquanto o mississippi descia trançando seu ziguezague a nossa direita a i 55 ate memphis tinha retas de 15 25 e ate uma com mais de 30 milhas de extensao cerca de 50 km sem nunca reduzir pra nada ja que todos andam praticamente na mesma velocidade e os caminhoes raramente ultrapassam no computador de bordo a media de consumo acumulada do white horse estava se consolidando em 27 mpg ou uns 12 km por litro nada mal paramos pra almoçar em um wendy s no meio do caminho observados com curiosidade por um casal de velhinhos de outra mesa que tao logo terminamos nos abordou perguntando sobre o mustang e querendo saber se eramos de new york dissemos que somos do brasil e eles muito afetuosos nos desejaram uma viagem agradavel e segura pelo pais deles depois de se despedirem o velhinho ainda voltou a nossa mesa para comentar que depois que voltou da guerra da coreia ele teve um mustang tambem um dos primeiros disse walking in memphis ja tinhamos achado st louis diferente aqui entao os estados unidos sao outra coisa mais quente mais amistoso mais bagunçado seguimos ate a rua beale onde o jovem b b king costumava tocar e estava rolando uma especie de festa do barbecue comemos uma deliciosa costelinha de porco ao barbecue num bar chamado pork with an attitude em 1968 martin luther king jr foi assassinado em memphis enquanto hospedado no lorraine motel visitamos o local que hoje e um museu dedicado a sua memoria e aos direitos civis o outro local que nao poderiamos deixar de visitar e a casa do rei do rock graceland mostra como era a vida de elvis presley nos anos 70 com os comodos da casa tematicos saloes com roupas de shows e de filmes e centenas de discos de ouro e platina a mesma entrada da direito a outras atraçoes um salao com automoveis que ele possuiu durante a vida com o famoso cadillac cor de rosa os avioes hound dog ii e lisa marie e outros com videos emocionantes sobre passagens da carreira de elvis e suas influencias na musica entre uma atraçao e outra almoçamos numa hamburgueria no proprio local decorada como um diner dos anos 50 onde colocamos uma moedinha no jukebox e almoçamos ao som de blue moon dallas partimos para os proximos 750 km de viagem cruzando o estado do arkansas parando apenas na capital little rock para degustar uma saborosissima costela de porco ao barbecue de novo no whole hog cafe conforme indicaçao dos nossos amigos tati e david que nos hospedaram em dallas dallas e grande e e a cidade com transito mais caotico entre as que passamos varias estradas por todo lado estradas em cima de estradas o gps parecia louco rodovias fechadas viadutos em construçao muitos carros na rua a qualquer hora do dia ou da noite muitos acidentes muitos carros amassados muita gente apressada ja nao estavamos mais acostumados com esse tipo de transito fomos ver o sixth floor museum que fica no lugar de onde foram disparados os tiros que mataram o presidente jonh f kennedy e hoje e um museu em sua memoria atraves de videos e objetos vimos a cronologia da tragedia desde a primeira campanha presidencial de jfk ate dallas onde foi assassinado praticamente uma hora depois de sua chegada oklahoma city como sempre reservamos o hotel um dia antes uma sexta feira e seguimos para o norte para oklahoma city quando chegamos ao nosso hotel a reserva nao estava la tivemos que gastar o ingles ate descobrir que fernanda tinha feito a reserva para o sabado seguinte mas a recepcionista foi compreensiva e adiantou a reserva para aquele dia sem taxas adicionais oklahoma city e mais uma cidade tranquila para nosso alivio e passamos um domingo chuvoso bem agradavel almoçamos em um restaurante italiano em bricktown um bairro onde praticamente todas as construçoes sao de tijolos a vista e a outra atraçao que escolhemos para ver aqui e um memorial de um atentado a bomba que ocorreu em 19 de abril de 1995 a area externa do memorial pode ser visitada a qualquer hora e e composto por um espelho d’agua onde antes ficava a rua com um portal de bronze em cada extremidade onde em um deles se ve a inscriçao 9 01 e no outro 9 03 referenciando o horario de detonaçao da bomba em frente ao edificio alfred p murrah 168 cadeiras vazias que representam as vitimas e um ulmeiro simbolo dos sobreviventes uma arvore que quase foi destruida pela força da explosao e pelos destroços e sobreviveu back to ‘66 deixamos oklahoma city pela rota 66 diferente do trecho meio deteriorado que percorremos no estado de illinois por aqui a ’66 e uma estrada viva com postos de gasolina da epoca e outras atraçoes de gente que tira seu sustento da rota historica encontramos um museu da rota 66 e paramos para uma visita a loja de souvenires tinha um velho stingray com antigas bombas de gasolina e uma vovozinha muito gentil nos recepcionou no local e pediu que preenchessemos o livro de visitantes quando viu que nossa residencia era no brasil nos perguntou empolgadissima se estavamos percorrendo toda a extensao da rota 66 quando explicamos o plano e tudo que ja havia passado ela exclamou my godness voces ja conhecem mais do meu pais do que eu ja vi em toda minha vida ela nos disse que tinha duas noticias para nos uma boa e uma ruim prefiro sempre saber a ruim e era que o museu estava em reforma e so reabriria dali a dois dias e a boa oh… nao tenho uma boa noticia de volta ao texas pela rota 66 nos deparamos com texola uma cidade fantasma na divisa amarillo partimos rumo ao velho oeste americano atravessando a planicie cada vez menos verde ate entrarmos novamente no texas chegamos a um hotel na beira da estrada e fomos jantar em um lugar muito legal o world famous big texan steak ranch texano ate o osso aqui existe um desafio gastronomico voce pede o the texas king e se terminar em uma hora ou menos nao paga os 72 dolares que e o preço do prato sao dois quilos de carne com paes batata assada um coquetel de camarao e salada e tudo ou nada no caso nada por mais tentador que pareça a fome nao era tanta assim mas para finalizar a bizarrice deixo aqui o recorde de tempo registrado para acabar com a refeiçao na epoca da viagem era de 8 minutos e 52 segundos ate que em 2014 apareceu uma mulher la e nao so bateu este recorde comeu dois texas king’s em menos de 15 minutos sim uma mulher comeu dois passamos a noite e pegamos a estrada no outro dia nao sem antes visitar o que nos fez parar em amarillo o cadillac ranch o cadillac ranch fica as margens da interstate 40 e so estacionar o carro na estrada marginal e ir la nao existe nenhum centro de visitantes nem ninguem cobrando a entrada sao 10 cadillacs de diferentes anos de fabricaçao enfileirados igualmente espaçados enterrados ate a metade todos no mesmo angulo pixados pelos visitantes com latas de tinta spray que geralmente estao espalhadas pelo terreno albuquerque ate o fim do texas plantaçoes a perder de vista e seguindo encontramos adrian uma cidade que e o ponto medio da rota 66 1 139 milhas ate chicago 1 139 milhas ate los angeles depois disso a vegetaçao vai escasseando as poucas arvores vao encolhendo ate se tornarem arbustos retorcidos e o solo fica pedregoso assim chegamos a albuquerque um lugar tao seco que seus olhos ardem e seu nariz sangra e sua boca seca como numa ressaca infinita bonus de mais uma hora pelo fuso horario visitamos o national museum of nuclear science que conta a historia desde o descobrimento do potencial energetico do uranio ate a construçao de usinas nucleares e das bombas da segunda guerra mundial la tem replicas das bombas little boy e fat man que destruiram hiroshima e nagasaki entre outros misseis e armamentos curiosidades sobre a guerra fria e um quintal com bombardeiros como o b 29 e o b 52 e peças de submarinos o museu e aqui porque em trinity 90 milhas ao sul de albuquerque foram realizados testes com bombas atomicas tres semanas antes de elas serem lançadas no japao ficamos felizes de ouvir o portugues quando no hotel encontramos um grupo de brasileiros no cafe da manha pareciam estar viajando com motocicletas e estavam discutindo o caminho pela rota 66 ate los angeles fernanda insistiu para fazermos contato e eu fui la me apresentar pareciam nada amistosos para pessoas que estavam ate aquela hora reclamando que o principal problema era o ingles cheguei disposto a compartilhar alguma informaçao de viagem mas conversamos bem pouco pareciam muito orgulhosos de dizer que ja haviam percorrido 1800 milhas e quando dissemos que new york ja tinha ficado a quase 4500 milhas atras fomos excluidos da conversa deles ao que desejei uma boa viagem quem sabe nao nos encontrariamos outra vez recebi algum grunhido de volta deserto o caminho entre albuquerque e flagstaff pela rota 66 e um deserto vez em quando voce ve um grupo de motos as vezes um carro perdido e mais ninguem a paisagem vai se tornando avermelhada familiar de certa forma ate que… claro arizona e a terra do papa leguas e o do coyote desviamos da rota para ver duas grandes atraçoes do deserto neste trecho o petrified forest national park uma area colorida do deserto tambem chamada de painted desert onde um dia uma floresta foi encoberta por sedimentos os sedimentos reagiram com as celulas das arvores por milhares de anos e cristalizaram formando verdadeiros troncos de pedra meteor crater e outra joia do deserto americano ha 50 mil anos um meteoro se chocou contra esse planalto no que hoje e uma cratera com 1 6 km de diametro com bordas elevadas como uma flor desabrochando e tao grande que dos mirantes da borda nao e possivel fotografar toda a cratera e impressionante e e dificil imaginar a força necessaria para causar esta mudança no terreno como aqui nao chove esta e a cratera de meteoro mais bem preservada do planeta flagstaff flagstaff e uma cidadezinha acolhedora onde muitos viajantes se hospedam como ponto de partida para visitaçao do grand canyon acordamos no outro dia as 6 30h da manha quando nos demos conta que ganhamos mais uma hora do fuso horario e isso nos desregulou texas new mexico e arizona tres estados tres mudanças de horario queriamos ver o por do sol no grand canyon e agora teriamos o dia inteiro de ‘nada’ para fazer procuramos na internet alguma atraçao natural do local e encontramos a grand falls dizia que nos meses de março ate meados de maio a neve descongela do topo das montanhas e desce lavando o deserto ate cair em um canion no meio do deserto aqui perto em grand falls a agua chega tao barrenta ao canion que isso lhe rendeu o apelido de cascata de chocolate partimos pela i 40 ate a entrada de estrada de terra abrimos uma porteira avançamos por entre as propriedades numa costela de vaca infinita onde nao conseguiamos avançar a mais de 40 km/h ate que a estrada se tornou uma vaga lembrança era ate estranho aquilo estar tao bem mapeado no gps ali nao era o lugar de um mustang muito menos de um conversivel mas enfim chegamos grand falls era de fato impressionante mas estava completamente seca iniciamos nossa volta pelo caminho mapeado que era mais longo ate a cidade mas chegava mais rapido em uma estrada de asfalto tentei ignorar o maximo que pude um simbolo que nunca havia visto no painel de um carro ate que tive que parar tinhamos um pneu furado sem telefone nem uma viva alma no raio de 10 quilometros retirei nossas bagagens do porta malas e comecei o processo de troca do pneu direito traseiro substitui um pneu aro 17’’super largo por outro finissimo enquanto um vento constante ia enchendo tudo de areia e quando eu digo tudo digo que a areia se infiltrou pelo ziper da mala e pelas frestas da capota do carro meu momento borracheiro… ignorem o cofrinho o carro era um silencio so enquanto empoeirados rezavamos mentalmente para que os pneus aguentassem ate o asfalto de volta ao hotel nao tive alternativa tive que superar meu medo de falar ao telefone e ligar para a central de atendimento entao eu aluguei um carro com voces em new york e o pneu furou… estou em flagstaff no arizona onde apesar do meu medo de falar ingles pelo telefone foi tudo tranquilo em minutos ele me retornou com tres lugares em flagstaff que estariam me esperando para trocar o pneu escolhi um deles onde realmente ja estavam mesmo me esperando e deixamos o carro la saimos pra almoçar a pe e quando voltamos o atendente estava no telefone com o pessoal da central de atendimento da locadora realizando o pagamento do serviço entregaram me a chave e saimos com o mustang conversivel cor de areia com capota cor de areia com pneus dianteiros cor de areia e novissimos pneus traseiros pretinhos passamos o resto da tarde no south rim do grand canyon acompanhados de uma paisagem espetacular ate presenciar o por do sol de tirar o folego las vegas depois de mais um trecho pela ’66 desviamos ao norte para seguir ate las vegas no caminho paramos na hoover dam uma usina de energia hidroeletrica incrivel construida em 1935 com mais de 220 metros de altura dentro de um canion no rio colorado na primeira noite em las vegas ficamos em um hotelzinho chule no norte da cidade isso porque no outro dia queriamos estar bem pertinho do autodromo o las vegas motor speedway no estacionamento do autodromo a exotics racing construiu uma pista e voce pode alugar um supercarro para umas voltas aluguei 570 hp de lamborghini superleggera para cinco voltas por 399 dolares depois de um briefing sobre frenagem e ataque de curvas me colocaram um capacete mas com 1 80 de altura e na posiçao que o instrutor queria o banco fui sem capacete mesmo parti para a pista com o v10 gritando atras de mim sim tem um instrutor que te acompanha no carro mas nao pense que ele e como aquele seu instrutor chato de autoescola existem varios instrutores e cada um e especialista em um carro entao voce esta com um expert pe na tabua e nao freie ainda foram as coisas que mais ouvi vale cada centavo e voce pode conferir essa experiencia abaixo [youtube id= dtq0zuw3qyu width= 620 height= 350 ] eu estava muito nervoso pra conferir o velocimetro mas no fim da reta e possivel chegar a 200 km/h agora sim las vegas se voce pretende vir aos estados unidos curtir mais que compras las vegas e o lugar nos hospedamos no stratosphere ao preço de r$ 54 a diaria eu nao escrevi errado 54 reais foi o preço que pagamos pela diaria em um dos hoteis mais tops em las vegas o stratosphere tem cassino piscina e uma torre altissima considerada a maior torre de observaçao dos estados unidos com 350 metros de altura no alto da torre ha um restaurante giratorio e uns brinquedos insanos o sky jump o big shot o insanity e o x scream eu nao saberia descreve los procure stratosphere rides no google ou no youtube para saber o que eu quero dizer com brinquedos insanos o acesso a torre e livre para hospedes e e desnecessario dizer que a vista la de cima e espetacular o ideal para passear por aqui e alugar um carro os estacionamentos dos cassinos sao enormes e gratuitos alem do stratosphere vimos o show das fontes do bellagio um espetaculo a frente do treasure island visitamos o circus circus e o the venetian com seus canais e gondolas e assistimos a um espetaculo do cirque du soleil no mgm fizemos compras comemos e bebemos muito bem jogamos nos cassinos e ganhamos seis dolares e nao vimos nem metade de las vegas mas chegou a hora de partir para dentro da california rumo a la los angeles a estrada e outro espetaculo 500 km enquanto desce 600 metros vai se tornando verdejante ate entrar no aglomerado de cidades que fazem parte da area metropolitana de los angeles fomos direto a venice beach curtir um por do sol com nosso companheiro pelo resto da viagem o pacifico circulamos pela cidade visitando os principais pontos a calçada da fama o kodak theatre o letreiro de hollywood o griffith park cinco vezes maior que o central park em nyc a rodeo drive em bervely hills a rua mais cara do mundo e o santa monica pier o fim turistico da rota 66 exaustos voltamos a ser criança em um dia inteiro na disneyland que fazia 57 anos em 2012 e mais cansados ainda passamos um dia inteiro nos parques da universal imperdiveis nao iria ter graça nenhuma sair de venice beach ate a ponte golden gate pela interstate 5 saimos pela california state route 1 california 1 para nos california 1 e a estrada mais bonita dos estados unidos com o litoral recortado e uma paisagem de cair o queixo a cada curva da estrada e como na rota 66 e preciso um pouco de concentraçao para permanecer nela pois cada vez que voce passa por uma cidade o gps tende a mandar voce de volta para a pista que te leva em menos tempo ate o destino morro bay obvio antes de chegarmos aqui planejavamos fazer a rota em um dia mas e um desperdicio passar tao rapido por esta estrada espetacular dormimos uma noite em morro bay lugar que dividia na metade o trecho que percorremos mas a california 1 pede por ser aproveitada em ate quatro dias a nevoa pesada das manhas farois cinematograficos leoes marinhos o por do sol no pacifico e os morangos ah os morangos san francisco foi por muito pouco que perdemos o por do sol quando chegamos a golden gate foi emocionante atravessar a ponte pois este era o marco de que a viagem tinha chegado a seu destino final o white horse ainda iria nos levar para passear em san francisco mas seus dias parceria conosco de velocidade constante roncando pelas florestas e cascatas desertos planicies canions rios e pelas maiores cidades dos estados unidos tinha chegado ao fim vimos escurecer do outro lado antes de voltarmos pela ponte ate o nosso hotel em daly city san francisco e uma cidade muito agradavel nossa impressao foi de que seus cidadaos sao muito simpaticos quando na nossa primeira parada para estacionar na the embarcadero um senhorzinho nos cedeu sua vaga na calçada dizendo que ja havia pagado o parquimetro e podiamos aproveitar os 50 minutos que ainda restavam passeamos pelo centro da cidade passamos pela piramide transamerica a prefeitura a coit tower descemos pela lombard street almoçamos em chinatown e fizemos um passeio de barco que passava por baixo da ponte golden gate e circulava a ilha de alcatraz deixamos nosso companheiro com placas de new york na california na despedida o white horse ate parecia triste nos com certeza estavamos so trouxemos uma foto com a distancia final 6 616 4 milhas missao cumprida missao comprida 42 dias nos estados unidos e 10 648 quilometros embaixo de nossas rodas mais passaram se meses desde o fim da viagem 2012 ja estava chegando ao fim e eu andava agitado cruzar os estados unidos de costa a costa havia sido uma experiencia incrivel mas e todos aqueles lugares que ainda estavam la esperando para serem descobertos tinhamos que voltar la queriamos mais voces estao preparados para mais por alexandre souza project cars #210
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