como parte das celebraçoes dos 100 anos de atividades no brasil a gm esta trabalhando em um projeto piloto focado em carros antigos batizado de vintage o programa e pensado para atender colecionadores e fas da marca que buscam projetos exclusivos concebidos e certificados pelo departamento de engenharia da gm no momento estao sendo preparados alguns modelos iconicos da chevrolet todos produzidos no pais nas decadas de 1960 a 1990 a escolha dos veiculos baseou se na relevancia deles no mercado de classicos nesta lista estao carros cultuados como o opala e o chevette alem de picapes emblematicas incluindo a 3100 brasil pioneira entre os utilitarios projetados para o mercado nacional o vintage da chevrolet vai atuar em dois nichos estrategicos de carros antigos o de restauraçao e o restomod enquanto a primeira modalidade visa preservar ao maximo a originalidade do veiculo e de seus acessorios; no restomod o objetivo e outro por isso agrega se ao automovel de epoca atualizaçoes tecnologicas para deixa lo mais confortavel seguro ou mesmo confiavel para ser utilizado no dia a dia explica emerson fischler diretor de engenharia da gm america do sul para o executivo o proposito do vintage e fomentar ainda mais a paixao pelo antigomobilismo que vem ganhando cada vez mais adeptos com a chegada de uma nova geraçao de consumidores e de neoclassicos carros na faixa dos 30 anos por conta disso modelos relevantes dos anos 1990 ente eles o kadett omega e as primeiras safras de s10 começam a ganhar maior valor de mercado impulsionados tambem pela onda de celebraçao do centenario da chevrolet um dos projetos de restauraçao e o monza classic ef de 1990 o primeiro carro nacional da marca com injeçao eletronica entre os restomod tem uma picape c10 de 1976 com mecanica de camaro v8 este e o release da gm do brasil a respeito de seu projeto vintage sim faz aparecer um sem fim de perguntas na nossa cabeça mas antes de chegar nelas vamos parar um pouco para pensar no seguinte e de qualquer forma algo inedito a primeira vez que um fabricante brasileiro procura se aproximar do antigomobilismo e do mercado de antigos preparados hoje chamado de restomod so por isso e algo a se festejar alem de que serao alguns carros provavelmente a serem mostrados segundo boatos num evento no encontro de aguas de lindoia 10 a 22 de junho pouco se sabe se menciona chevette opala chevrolet brasil 3100 kadett omega entao podemos esperar algo com base nesses o release fala tambem que a empresa esta restaurando um monza classic ef 1990 e esta fazendo uma picape c10 de 1976 com mecanica de camaro v8 o resto e especulaçao [caption id= attachment_379506 align= aligncenter width= 999 ] monza 500 ef e o ef[/caption] o que se comenta e que esses carros serao todos feitos por oficinas especializadas fora da gm sob contrato e supervisao da engenharia da gm o executivo responsavel pela coisa toda e um entusiasta de mao cheia o diretor de engenharia emerson fischler dono de um monte de carro antigo legal da chevrolet brasileira tanto originais quanto modificados e sempre com tempo para conversar sobre eles mesmo sendo ocupadissimo fischler e um entusiasta de verdade entao sabemos que pelo menos a coisa toda esta em boas maos mas o que e exatamente ainda nao sabemos esses carros serao um evento unico para festejar os 100 anos da gm no brasil ou serao prototipos de uma serie deles feita sob encomenda a gm pretende entrar nesse mercado para elevar seu cachet com o entusiasta ou pretende isso somente com esses carros que estao sendo feitos agora que se os boatos estiverem corretos sao 12 peças de reposiçao e/ou atualizaçao novas serao desenvolvidas para esses carros se sim chegarao de alguma forma ao mercado aqui fora com chancela da gm esses 12 carros serao vendidos ou leiloados depois de apresentados ou vao para o acervo da gm a gm ainda tem um acervo de carros importantes mais perguntas do que respostas por enquanto o que abre terreno para especulaçao e para fazer a imaginaçao voar e o que faremos aqui hoje claro como seria este projeto vintage se fosse voce o responsavel por ele eu vou começar com a minha ideia fique a vontade para expor a sua nos comentarios projeto vintage take 2 o objetivo do projeto e o mais importante aqui se e so festejar os 100 anos da empresa lembrar os marcos importantes da sua historia e criar noticia com restomods potentes e sensacionais apenas basta realmente um evento unico e os carros restaurados e/ou modificados mas se o objetivo for melhorar a imagem da gm frente aos entuisiastas e antigomobilistas algo mais pode ser feito com efeitos muito mais duradouros e capazes de gerar mais boa vontade para com a empresa e acredito ainda sem gastar muito; ha possibilidade de gerar um retorno legal financeiro nao imenso para a gm nao e um negocio viavel sem a parte da imagem e boa vontade mas um retorno suficiente para nao ser custo pelo menos sim eu faria o projeto focado em projeto produçao e venda de alguns componentes especificos para cada carro componentes esses que tornariam a vida dos antigomobilistas que se dedicam aos carros gm mais facil e feliz sim ainda faria os restauros e modificaçoes para criar alguns carros legais de exposiçao e o ganho de marketing disso mas eles tambem seriam cobais para o desenvolvimento dessas tais peças como meu carro antigo de corrida amadora e de uso diario e um chevette 1975 vou dar exemplos nele pois e o terreno que eu conheço mas a ideia vale para todos os opala monza ou astra que voce possa imaginar criar um restomod ou carro restaurado que chame atençao para o modelo com suas caracteristicas mais legais e ao mesmo tempo desenvolver algumas peças para venda que mesmo caras pelo baixo volume se tornem coisas cobiçadas pelos entusiastas do modelo achei boa a ideia a do monza ser um 500 ef restaurado; este carro tem muitos fas que querem apenas ter um carro original e perfeito sim eu tenho amigos que correm em pista de monza; mas nao e o uso mais popular dele ja um opala quaisquer que seja a forma escolhida deve ter um seis em linha muito potente e especial o motor e o que a maioria lembra dele eu faria um opala muito diferente mas para mim mesmo para um projeto desses tem que se imaginar o que fez o carro realmente famoso e amado no opala sao os seis em linha mexidos talvez um stock car de 1985 para rua ou um no estilo das provas de arrancada mas divago vamos tentar exemplificar o que disse a respeito do desenvolvimento de novas peças usando o chevette como exemplo de novo so por ser ele algo que conheço mais; o conceito vale para todos o chevette project vintage obviamente sera um restomod trocar motor de chevette e um esporte popularissimo e pouca gente parece disposta a manter o motor de chevette no chevette hoje em dia e os usos como carro esporte sao os mais populares hoje; o carro da gm certamente vai refletir isso mas eu começaria este projeto por outro lugar um chevette se usado em pista rali de velocidade ou qualquer outro uso esportivo pode carecer de potencia sim se original mas a primeira coisa que se nota mesmo e como faz falta um diferencial autoblocante em toda curva fechada a roda traseira de dentro sobe e começa a girar tirando toda a força da roda que neste momento deveria impulsionar o carro e nao ha diferencial blocante para ele a venda em lugar nenhum sim muita gente troca o eixo traseiro inteiro por um maior com blocante mas isso pede a retirada do torque tube faz o eixo traseiro ainda mais pesado entre outros problemas outros soldam o diferencial o que ajuda em pista mas nao se voce usa o carro na rua tambem e outra mesmo sem blocante nao existe eixo traseiro de chevette novo a venda sim no meu project vintage a gm iria produzir ou subcontratar claro eixo traseiro de chevette novo e como o custo hoje nao e tao importante como quando o chevette era so um carro barato so com autoblocante existiam eixos blocantes de chevette na opel nos anos 1970; o projeto existe e eu comprava um mesmo se caro nao devo estar sozinho https //flatout com br/opel kadett no que e diferente do chevette/ entenderam para cada carro desses deve ter uma ou duas peças que existissem novas em boa qualidade mudariam a vida dos fas do modelo garanto tambem que pagariam caro para te las este seria o cerne do projeto se eu estivesse fazendo ele outra coisa no chevette que acho vale para todos os outros carros borrachas de vidro e vedaçao de qualidade talvez desenvolver um perfil so para porta por exemplo que servisse em todos os carros antigos monza opala etc e valida lo como num carro novo um projeto interessantissimo para os engenheiros da gm e que daria um resultado genial para os clientes e algum fornecedor pequeno pode querer fazer so para fornecer para a gm e aprender muito no processo [caption id= attachment_379513 align= aligncenter width= 999 ] chevette hot rod de arrancada legal tambem mas nao deve ser o foco do project vintage[/caption] outra coisa mais cara que talvez nao se pagasse mas pelo menos investigaria uma coluna de direçao com duas juntas universais para finalmente endireitar o volante do chevette eu nao preciso mas acho que venderia bem fazer uma com o motor eletrico da spin para assistencia eletrica talvez precisa ver se conseguimos chicote moderno seria outra coisa boa mas nao precisa ter tudo escolhemos um ou dois componentes principais e desenvolvemos se forem bem em venda continua se criando mais deles se nao paciencia esta seria minha forma de fazer isso pois restomods unicos e caros sao legais e eu mesmo adoro mas se eles permitissem este tipo de coisa de renascer peças de qualidade e peças de preparaçao/atualizaçao ia fazer a vida dos antigomobilistas muito melhor e uma gm que fizesse isso nao faria isso por grana; faria par nos deixar felizes com nossos carros chevrolet antigos por uma coisa dessas seriamos eternamente gratos o meu chevette project vintage mas claro que termino com o meu projeto pessoal do que seria o chevette restomod da gm fosse eu responsavel por ele lembrando que o carro nao e para mim claro eu ja tenho um chevette restomod nao este seria algo para chamar atençao em fotos e depois levado para uma pista deixar a imprensa de queixo caido o principio aqui seria baixo peso claro em um chevette tubarao de primeira geraçao e como e um carro unico de demonstraçao preço alto nao e um problema o carro teria a bateria no porta malas claro junto com o estepe que ja esta la mas oposto a ele do outro lado do porta malas com uma caixa protetora de plastico termoformado barato e leve e um kit de bateria no porta malas poderia tambem ser vendido no mercado com essas peças nada de revestimento no porta malas por custo e peso fora um tapete de borracha bem fino no fundo paralamas dianteiro capo tampa de porta malas e portas em fibra de carbono; tudo pintado na cor do carro menos o capo que teria o meio sem pintura em fibra de carbono exposta no estilo dos opel kadett esportivos dos anos 1970 sem alargamentos de paralama; o carro precisa ser leve estreito e veloz [caption id= attachment_379525 align= aligncenter width= 999 ] onde aqui e preto seria fibra de carbono visivel[/caption] rodas podiam se desenvolver minilites de aluminio em aro 14 para o carro para usar se pneus 185/60 r14 mantendo design limpo dos anos 1970 dentro um painel bonito com mostradores a la alfa romeo tipo 105 criados pelo design da gm sem bancos traseiros um meio rollcage para ancorar cintos de cinco pontos tudo revestido bonito mas de olho no peso bancos concha leves de carbono especiais para o carro feitos no design tambem pera ai ainda tem design na gm do brasil foi enorme pouco tempo atras; hoje ouvi que nao ha mais sera enfim se nao tem design contrata se alguem para fazer isso mas o campo de provas da cruz alta aqui em indaiatuba ainda acerta muito bem suspensoes eu sei eles fariam sua magica neste meu chevette modernizado com barras establilizadoras molas amortecedores e alinhamento desenvolvido para alto desempenho feito para o novo peso distribuiçao de peso e missao do carrinho por fim o motor eu faria um familia 1 nao o mais popular familia 2 para tentar manter o carro leve talvez dohc/16v para este carro com o maximo de cilindrada possivel e quatro borboletas individuais e preparaçao bem radical para pelo menos uns 200 cv aspirados o que num carro de 700 kg faria miseria mas legal mesmo seria o kit gm para familia 1 no chevette que isso tornaria possivel milhoes de chevette 1 4 de 105 cv começariam a aparecer a torta e a direita [caption id= attachment_379521 align= aligncenter width= 999 ] que tal um familia 1 no chevette [/caption] o negocio de venda de peças assim podia ter um nome diferente e catalogo separado feito nos eua onde o mercado e a atuaçao da gm sao enormes la e uma divisao lucrativa e independente; aqui seria algo visando melhorar a imagem e a boa vontade para com a empresa agora centenaria mas sou capaz de apostar que nao seria deficitaria o que e neste caso lucro esses pensamentos sao oferecidos pelo que sao um sujeito pensando alto sobre um assunto falta agora voces fazerem o mesmo a area dos comentarios afinal de contas e sua
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