FlatOut!
Image default
WTF?

Propaganda com fotos de seios causa mais de 500 acidentes em um dia na Rússia

Nos anos 1980, o publicitário brasileiro Nizan Guanaes criou o slogan que melhor definiu os outdoors até hoje: “sem querer você já leu”. Ele tem razão. Mesmo se você for um motorista super concentrado no trânsito, é impossível não ter os olhos fisgados por uma imagem certeira colada naqueles anúncios gigantes. É o que os americanos chamam de eye magnet, ou ímã de olhos.

Isso explica uma situação bizarra acontecida na Rússia há alguns dias. Como aprendemos com as “russian dashcams”, o trânsito por lá é formado por malucos prontos para bater seus carros por qualquer motivo. Por isso quando o número de acidentes de trânsito diários por lá ganha atenção mundial, é por que o negócio é realmente sério!

Uma agência de publicidade especializada em “outdoors” móveis — que são colados nos baús de caminhões — veiculou uma campanha com a imagem certa para atrair milhões de olhares. Funcionou tão bem que eles causaram 517 acidentes de trânsito em um único dia.

Tudo começou às 8:15 do dia 10 de outubro, quando 22 caminhões da empresa AdvTruck se espalharam em vias expressas de Moscou com a imagem de um par de seios com os mamilos cobertos por uma faixa com os dizeres “eles atraem”. E eles atraíram mesmo, pois poucas horas depois do início da circulação dos caminhões, a polícia recebeu o comunicado do primeiro acidente.

A ideia original era atrair a atenção das pessoas para este tal novo serviço da AdvTruck, de anúncios em baús de caminhões. Mas depois de mais de 500 acidentes, eles acabaram atraindo as autoridades locais, que apreenderam todos os caminhões e só os liberaram depois que a imagem foi removida de todos os baús.

Um dos motoristas envolvidos no acidente, chamado Ildar Yuriev, de 36 anos, conta que viu o caminhão com a foto dos seios e, segundos depois, foi atingido pelo motorista de trás, provavelmente distraído com a “qualidade” da imagem. A AdvTruck declarou que irá indenizar os motoristas que se envolveram nestes acidentes.

Contudo, o mais bizarro dessa história não são os acidentes, nem os seios, e sim o fato de até agora não ter aparecido um único vídeo desses acidentes. O que terá acontecido?