quanto tempo seu carro leva para chegar aos 100 km/h dez quinze segundos quase meio minuto ou se voce for o feliz dono de um belo esportivo menos de seis ou sete segundos nao importa o fato e que o desempenho de todos os tipos de carro e medido pelo tempo que ele leva para chegar aos 100 km/h partindo da imobilidade mas nem sempre foi assim — ha muito muito tempo mesmo talvez nao se imaginasse que aquela invençao recente a carruagem sem cavalos pudesse um dia chegar aos 100 km/h — quanto menos passar dos 300 e bem verdade que mal existiam carros — era 1898 e o primeiro automovel pela definiçao que diz que um automovel e um veiculo projetado para ser movido por um motor de combustao interna havia sido patenteado havia apenas 12 anos o benz patent motorwagen de 1886 criado por karl benz a noçao de recorde de velocidade em terra nao existia — por muito tempo o fato de existir um veiculo capaz de ir de um lugar ao outro por sua propria força ja era espetacular o bastante benz patent motorwagen o genese da industria automotiva mundial viu centenas de fabricantes surgirem e desaparecerem em questao de meses — afinal aquele era um ramo novo que todos queriam explorar — e para sobreviver era preciso se destacar dos demais o conceito de propaganda automotiva nao estava nem engatinhando mas os fabricantes ja sabiam que precisavam de publicidade paralelamente um fenomeno curioso acontecia experiencias com alternativas a combustao interna eram muito frequentes visto que ainda nao havia sido definido um padrao e os primeiros motores que queimavam combustiveis eram pouco eficientes barulhentos nao no bom sentido e precisavam de uma manivela para começar a funcionar o que devia ser um saco — e algo que costumava deslocar o pulso dos motoristas dependendo do tranco sendo assim os carros eletricos estavam em alta no fim do seculo 19 — eram silenciosos praticos e como nao existiam rodovias ou postos de gasolina diga se sua autonomia nao tinha uma base de comparaçao e por isso era o menor dos problemas e foi um carro eletrico quem estabeleceu o primeiro recorde de velocidade em terra — 27 km/h em 1898 durante uma subida de montanha aferidos usando marcadores de distancia relogios de bolso e algumas contas simples nao era um metodo preciso muito menos oficial — mas a semente ja estava plantada o homem responsavel por isso era um belga chamado camille jenatzy que entrou para a industria automotiva no fim da decada de 1890 usando os recursos financeiros da fabrica de borracha de sua familia em pouco tempo seu recorde chamou a atençao de fabricantes automoveis por toda a europa — especialmente na frança onde em 1898 a revista la france automobile decidiu organizar um torneio de velocidade o primeiro vencedor foi charles jeantaud fundador da empresa que levava seu sobrenome e começou a construindo carrocerias em 1881 seu carro o chamado jeantaud duc chegou aos 63 13 km/h sob o comando do tambem frances conde gaston de chasseloup laubat — que tornou se efetivamente o primeiro a quebrar um recorde de velocidade de carro na historia no dia 18 de dezembro de 1898 ele levou 57 segundos para faze lo curiosamente o jeantaud duc e reconhecido como um dos primeiros carros da historia a serem controlados por um volante — e nao por alavancas como era comum na epoca contudo seu reinado como o homem mais rapido do mundo nao durou um mes inteiro quando a noticia se espalhou jenatzy desafiou jeantaud e o conde para um duelo venceria o mais rapido no dia 17 de janeiro de 1899 camille jenatzy contra atacava com um carro chamado cga dogcart ele mesmo pilotou o carro e naquele dia chegou aos 66 66 km/h em um km tinha inicio aquela que foi uma das primeiras grandes rivalidades da industria automotiva qual o tamanho da rivalidade digamos que naquele mesmo dia chasseloup laubat quebrou o recorde de jenatzy — novamente com o jentaud duc chegando aos 70 31 km/h dez dias depois jentazy pegou o cga dogcart e atingiu 80 35 km/h com ele jeantaud duc profilee demorou um pouco — seis semanas — mas o frances reagiu em março de 1899 um jeantaud duc modificado com uma traseira mais aerodinamica e o sobrenome profilee chegou aos 92 78 km/h era a maior vantagem ate entao e talvez a dupla de franceses tenha pensado que a brincadeira levada muito a serio havia acabado ledo engano camille jenatzy faria de tudo para sair por cima — mesmo que para isso fosse necessario criar um carro novo do zero na verdade ele ja tinha um projeto em andamento — um carro com carroceria em forma de torpedo feita de uma liga metalica chamada partinium batizada em nome de seu criador g h partin o partinium composto de aluminio cobre antimonio tungstenio e estanho era um material leve e caro e jamais fora usado para fazer um carro antes mas jenatzy julgou o investimento necessario dotado de um cockpit com volante e chassi de madeira o carro era movido por dois motores de 25 kw cada alimentados por duas baterias de 100 volts e 124 amperes cada uma o resultado eram impressionantes 68 cv impressionantes sim senhor — nao esqueça que estamos falando de um carro feito no seculo 19 outro detalhe importante era que em vez de rodas de borracha solida como todos os carros ate entao ele tinha pneus ocos preenchidos com ar fabricados pela michelin — que ate ja relembrou o feito em uma propaganda para a tv em 1981 [youtube id= qzh7 2cgwas width= 620 height= 350 ] o novo carro de camille jenatzy ficou pronto a tempo de tentar quebrar o recorde o duc profilee no dia 29 de abril de 1899 seu nome era la jamais contente — apropriado para o carro de um homem que jamais se deu por satisfeito em ser o segundo homem mais rapido do mundo chegando aos 105 88 km/h o belga simplesmente destruiu o recorde de seu rival frances e tornando se o primeiro a chegar e ultrapassar aos 100 km/h ao volante de um carro [gallery columns= 4 link= file ids= 25338 25337 25335 25336 ] aparentemente a dupla de franceses desistiu da competiçao depois daquilo o recorde de jenatzy so foi quebrado em 1902 pelo carro a vapor de leon serpollet que atingiu os 120 80 km/h naquele mesmo ano o primeiro carro com motor de combustao interna clamou para si o recorde por uma margem minima — 120 83 km/h ou apenas 0 03 km/h de diferença paralelamente jenatzy seguiu sua carreira de piloto por mais alguns anos antes de voltar a se concentrar na fabrica de borracha de sua familia ele morreu em 1913 durante uma caçada — dizem que ele pensou que seria uma boa ideia se esconder atras de alguns arbustos e imitar um urso o que levou seu amigo a atirar nele um fim pouco glamouroso para o primeiro homem a chegar aos 100 km/h mas o maior legado de jenatzy nao e exatamente seu recorde e sim o que foi feito dele a barreira dos 100 km/h tornou se uma referencia quando os carros começaram a ultrapassa la e em determinado momento chegar mais rapido aos 100 km/h tornou se uma base de comparaçao entre o desempenho de diferentes carros se hoje temos os testes de zero a 100 km/h devemos isto a camille jenatzy [youtube id= s6rxkd_y5_g width= 620 height= 350 ] o carro do video e das fotos incluindo a de abertura nao e o la jamais contente original e sim uma replica totalmente fiel e funcional construida por alunos da universite de technologie et du lycee technologique de compiegne na frança
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