quantas fabricantes de automoveis fora do eixo eua europa japao voce conhece foi justamente para tornar mais conhecidas estas companhias obscuras que criamos a serie lasanhas sem fronteiras e hoje vamos ate a malasia um pequeno territorio no sul da asia espremido entre a australia e o japao [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o pais declarou sua independencia do reino unido em 1957 e nao demorou para que surpeendesse o mundo com o rapido e constante crescimento de sua economia uma media de 6 5% ao ano nos ultimos 50 anos parece uma forma estranha de começar um post sobre carros mas a questao e que como o brasil a malasia e considerada uma pais em desenvolvimento mas enquanto a industria automotiva brasileira continua lutando para ter uma fabricante 100% nacional com carros desenvolvidos aqui a malasia tem duas hoje nos vamos falar sobre a primeira delas a proton foi em 1979 entao primeiro ministro mahathir bin mohamad concebeu a ideia de uma fabricante de carros 100% malaia a fim de estimular a industria local o projeto foi aprovado em 1982 e ja em 1983 foi fundada a proton o nome e um acronimo de perusahaan otomobil nasional companhia nacional de automoveis no idioma nacional malaio a companhia era inteiramente estatal e foi presidida por anos pelo proprio mahatir bin mohamad uma fabricante de automoveis começando do zero precisa de parcerias tecnicas e naturalmente com a proton nao foi exceçao logo que foi estabelecida a fabricante firmou um contrato com a mitsubishi o resultado foi um seda de quatro portas feito com base no lancer fiore que apesar do nome nao tinha muito a ver com o mitsubishi lancer de verdade sendo uma versao tres volumes do hatchback mirage o parentesco entre o chamado proton saga e o mitsubishi lancer era evidente mas o carro malaio tinha identidade propria o conjunto mecanico tambem era de origem mitsubishi um motor quatro cilindros de 1 3 litro o que facilitava a vida de todo mundo da fabricante que poupava custos em desenvolvimento e do publico que encontrava componentes de manutençao com mais facilidade a estrategia deu certo nao demorou para que o saga vendesse tanto a ponto de a proton nao conseguir atender a demanda pelo carro que em 1986 ja correspondia a 64% dos modelos com deslocamento abaixo de 1 6 litro vendidos na malasia e olhando bem ate que o proton saga era um carro carismatico apesar de parecer desenhado usando apenas lapis e uma regua o sucesso rapido dos carros da proton levou a fabricante a se aventurar no reino unido em 1989 os ingleses os receberam muito bem em 1992 o proton saga entrou para os 20 carros mais vendidos na gra bretanha superando concorrentes ate entao mais populares de marcas como seat e hyundai que nos anos 90 ja tinham forte presença no mercado britanico o reino unido tornou se o pais europeu onde a proton foi mais bem sucedida e graças a este fato a proton conseguiu enfrentar com relativa tranquilidade a crise economica que se alastrou pelo mundo no fim da decada de 80 mais do que isto a fabricante malaia convocou kenji iwabuchi ex executivo da mitsubishi como diretor geral da marca era uma forma de trazer para mais perto de casa a expertise tecnica japonesa o que tambem tornou os carros ainda mais proximos dos mitsubishi veja o carro acima por exemplo trata se do proton wira que foi lançado em 1993 e deixava clara sua origem no mitsubishi lancer de quarta geraçao apresentado no ano anterior e a base do primeiro lancer evolution como contamos aqui dois anos depois em 1994 a proton lançou aquele que se tornaria seu maior sucesso o satria o hatchback de duas portas tambem era baseado no lancer de quarta geraçao e usava os mesmos motores de quatro cilindros em 1996 ele ganhou a companhia do proton putra um nome que jamais poderia ser usado no brasil versao cupe de duas portas nesta epoca a proton começou uma agressiva estrategia de mercado exportando boa parte de sua produçao para o reino unido e para a australia e por um breve periodo entre 1994 e 1996 foi fabricado o proton tiara uma versao rebatizada do citroen ax que saiu de linha por conta das vendas baixas a presença da proton no reino unido e o bom ritmo nas vendas permitiram que em 1996 a companhia malaia adquirisse 80% da lotus sim a companhia fundada por colin chapman e famosa por seus carros leves e bons de guiar a lotus passava por problemas financeiros e a situaçao era mais grave porque seu proprietario anterior o empresario italiano romano artioli o mesmo que tentou reviver a bugatti com o supercarro eb110 poucos anos antes nao havia cuidado muito bem da companhia ao longo de mais de duas decadas decadas todos os modelos lançados pela proton tinham sua dinamica acertada pela lotus e foi isto que em grande parte garantiu o sucesso daquele que e considerado o melhor proton de todos o satria gti lançado em 1998 o satria gti utilizava o motor 1 8 4g93p muito similar ao motor do lancer evolution porem sem o turbo com 140 cv ele so precisava mover 1 000 kg de carro e com isto o hot hatch era capaz de ir de zero a 100 km/h em 8 5 segundos mais do que isto com suspensao do tipo mcpherson na dianteira e multilink com barra estabilizadora na traseira o proton satria gti se comportava muito bem se comparado a rivais de reputaçao mais solida e tradicional [youtube id= to3ov62mews width= 620 height= 350 ] em meados dos anos 2000 o satria gti foi vendido ate 2005 richard hammond testou o proton satria gti e o comparou com o peugeot 206 gti graças a sua direçao mais pesada e comunicativa e a seu visual mais radical o peugeot foi descrito como discreto demais o proton recebeu mais elogios do que o peugeot em 2004 a proton lançou no mercado local o satria r3 versao limitada a apenas 25 unidades vendidas na malasia o satria r3 era baseado no gti porem trazia soldas duplas na carroceria aumentando a rigidez estrutural consideravelmente e com isto melhorando seu desempenho nas curvas o motor 1 8 16v tinha um novo sistema de escape que lhe rendia 2 cv a mais 140 cv no total e o carro ainda perdia todo o isolamento acustico e ate o airbag do motorista para chegar aos 995 kg o satria r3 ainda tinha rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo volante momo e bancos recaro de melhor apoio paralelamente em 2000 foi lançado o proton waja que foi o primeiro modelo da marca com carroceria e interior projetados inteiramente in house ainda que a plataforma tivesse origem mitsubishi o motor do proton waja tambem era totalmente novo criado em conjunto com a lotus disponivel em versoes de 1 3 e 1 6 litro o motor foi batizado de campro de cam profile porque alem de comando duplo no cabeçote e 16 valvulas em todas as versoes as mais avançadas traziam ate mesmo comando de perfil variavel nas valvulas de admissao foi um grande passo para a proton que passou a reduzir gradualmente a utilizaçao de motores mitsubishi nos modelos que se seguiram [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] um deles era foi a segunda geraçao do satria que foi lançado em 2006 e recebeu o sobrenome neo o carro tambem tinha desenho totalmente original sem dividir componentes da carroceria com nenhum modelo da mitsubishi e era movido pelo novo motor campro a proton tratou de criar em 2009 uma versao mais apimentada para suceder o satria gti original o satria neo cps tinha uma versao de 125 cv do motor campro 1 6 16v e de acordo com a fabricante era capaz de chegar aos 100 km/h em 9 6 segundos com maxima de 240 km/h podem ser numeros meio otimistas mas o desempenho nas curvas continuava excelente e diriamos ate surpreendente para um hot hatch produzido na malasia em 2010 o satria neo ganhou a versao especial r3 lotus racing com 25 exemplares com motor retrabalhado para entregar 145 cv suficientes para que o carro fosse de zero a 100 km/h em 9 2 segundos o body kit especifico da versao era uma homenagem ao satria r3 original e o carro vinha com carroceria e painel de instrumentos pintados de verde escuro metalico a cor tradicional da lotus nas pistas a lotus pertenceu a proton por mais de vinte anos de 1996 a 2017 quando foi comprada pela gigante chinesa geely as duas companhias ainda se relacionam por meio da geely o acordo com a mitsubishi foi encerrado recentemente o ultimo modelo da marca malaia com raizes mitsubishi foi o proton inspira nada menos que um lancer da geraçao passada rebatizado com emblemas da proton ele foi produzido entre 2010 e 2015 antes mesmo de encerrar sua relaçao com a mitsubishi porem a proton iniciou uma colaboraçao com outra fabricante japonesa a honda o atual proton peranda maior e mais caro modelo da linha foi lançado em 2012 com base no honda accord de oitava geraçao e e fabricado ate hoje com identidade visual propria
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