Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Próxima geração do Civic Type R é flagrada em testes
A atual geração do Civic Type R ainda nem completou um ano na Europa, mas sua sucessora já está em testes. É o que mostram estas fotos publicadas pelo site CivicX.com. O modelo, baseado na décima geração do Civic, será destinado ao mercado americano — ao menos inicialmente, e usará o mesmo powertrain do atual Type R europeu — ou seja: um 2.0 turbo com injeção direta, 310 cv e 40,7 mkgf. A diferença é que ele terá um visual “sportback”, um meio termo entre o sedã americano e o hatchback vendido na Europa — algo que podemos notar pelo balanço traseiro (a distância entre o eixo traseiro e a extremidade traseira da carroceria).
Como todo Type R, apesar da camuflagem é possível sacar que ele terá a enorme asa traseira, um bodykit agressivo, rodas de 19 polegadas e pinças de freio da Brembo. Se você é bom observador, talvez tenha notado a curiosa saída de escape tripla, com dois canos maiores nas extremidades e um menor central. Como já acontece em superesportivos, é possível que seja um sistema de bypass, que altera o ronco do carro fazendo os gases desviarem dos abafadores. O modelo ainda não tem data para ser lançado, mas considerando que ele já esteja em um estágio avançado de testes, não ficaríamos surpresos em vê-lo até a metade de 2016.
Gran Turismo Sport: um game aprovado pela FIA e com prêmios reais
A Sony anunciou ontem (27) durante sua conferência na Paris Games Week 2015 um novo game da franquia Gran Turismo. Seu nome é Gran Turismo Sport e ele não é o aguardado Gran Turismo 7. Na verdade ele parece um pouco melhor que isso.
O game terá dois campeonatos sancionados pela FIA rolando ao longo do ano — um para países, outro para fabricantes: o Nations Cup e o Manufacturers Cup — e os vencedores de cada campeonato ganharão prêmios reais como os vencedores do WRC, F1, F-e etc. Segundo o criador da franquia, Kazunori Yamauchi, o game está dando início “aos próximos 100 anos do automobilismo”.
Em outras palavas, “Kaz” acha que o automobilismo será cada vez mais virtual no futuro. Soa interessante se os games se transformarem em algo extremamente realistas e se tornarem a porta de entrada para o automobilismo real. Ao menos é bem mais fácil do que pedir “paitrocínio” para correr de kart.
Carros elétricos ganham isenção de imposto de importação no Brasil
Embora já estejam por aí há alguns anos (o Reva G-Wiz deu as caras por aqui em 2010), os carros elétricos ainda não tinham nenhum tipo de isenção fiscal no Brasil até ontem (27). Foi quando a Câmara do Comércio Exterior (Camex) publicou no Diário Oficial da União uma resolução que isenta do Imposto de Importação todos os veículos elétricos e movidos a célula de combustível (hidrogênio). Com isso, a alíquota de 35% fica reduzida a zero.
Contudo, há algumas regras para ser enquadrado na categoria: o carro precisa ter autonomia mínima de 80 km e, no caso de híbridos plug-in, a cilindrada não deve ser superior a três litros. Atualmente estima-se que apenas 3.000 carros elétricos ou híbridos estejam circulando no Brasil. Os modelos trazidos oficialmente até agora são o BMW i3, o Toyota Prius, o Ford Fusion Hybrid, o Lexus CT200h, BMW i8, Mercedes E400 Hybrid, Porsche 918 Spyder e os modelos ActiveHybrid da BMW das Séries 3, 5 e 7. Também há o Nissan Leaf, que foi trazido em um programa de táxis elétricos.
Foz do Iguaçu planeja construir autódromo
Com a possível venda do Autódromo Internacional de Curitiba, a cidade de Foz do Iguaçu se candidatou a novo “polo” automobilístico no Paraná. O Fundo Iguaçu, grupo de entidades ligadas ao turismo local, apresentou o projeto de um complexo às margens do Lago de Itaipu, com arena para shows, centro de convenções, marina, kartódromo e pista de motocross, além, é claro de um autódromo.
O plano foi concluído ano passado pela mesma empresa que prestou consultoria ao Cubo d’Água de Pequim e ao autódromo de Abu Dhabi. Segundo o presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, o objetivo é aproveitar o potencial turístico de Foz do Iguaçu para colocar a cidade no circuito dos grandes eventos. Para ele, não há disputa com o AIC, pois trata-se de uma nova ferramenta turística para a cidade, e não apenas um autódromo.
O custo estimado do complexo é de R$ 400 milhões, valor que seria bancado integralmente por investidores privados, e inclui a desapropriação da área e a construção de 10 km de vias de acesso até a BR-277. Ainda que o valor total não seja levantado, um grupo de hoteleiros da cidade tem interesse em construir somente o autódromo, segundo Piolla.
O traçado escolhido, visto nas imagens acima, é típico das novas “arenas” de automobilismo, com curvas de raio semelhantes. O kartódromo terá mais opções de traçado — o que nos leva a imaginar a pista principal com o mesmo desenho. Será que dá pra inverter?
Peugeot 308 reestilizado é lançado no Brasil
A Peugeot apresentou na noite de ontem (27) a linha 2016 do hatch 308, reestilizada exclusivamente para o Mercosul. Ele ganhou um novo visual retocado, algumas novidades mecânicas e versões reconfiguradas.
Por fora, como já havíamos visto em flagras e na versão apresentada na Argentina, ele ganhou uma nova dianteira inspirada na atual geração europeia do 308, com novos faróis, grade e luzes diurnas de LED. As rodas também mudaram, e agora são as mesmas do crossover 2008. Por dentro, o 308 ganhou novo quadro de instrumentos, teto panorâmico, volante de couro e uma nova central multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Os motores são os mesmos 1.6 16v flex, de 122 cv e 16,4 mkgf, com uma nova calibragem para otimizar o consumo e torque em baixas rotações; o 2.0 flex de 151 cv e o 1.6 THB turbo flex, que agora tem 173 cv e 24,5 mkgf. O câmbio automático de seis marchas passa a ter função Eco, para economia de combustível.
Com as novidades a versão de entrada do 308 passa a ser a Allure 1.6 manual, de R$ 70.000 (R$ 69.990, na tabela oficial). A Active 1.6 manual, que custava R$ 65.990 não será mais oferecida. O modelo ao menos traz uma lista de equipamentos bem recheada: seis airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de estacionamento, sensor crepuscular e os já citados teto panorâmico e sistema multimídia. Na versão intermediária Allure 2.0 automática, o 308 sai por R$ 75.990 e na topo de linha, com o motor 1.6 THP turbo, o preço sobe para R$ 82.990.
Subaru mostra conceito da próxima geração do Impreza
Uma das maiores novidades da Subaru no Salão de Tóquio, que começa hoje, é este conceito da imagem acima, o Impreza 5-Door Concept. Ele antecipa o visual da próxima geração do Subaru Impreza, de deve ser apresentada em suas formas definitivas no fim de 2016 e lançado em 2017.
O modelo será o primeiro de uma nova geração de modelos da marca, que será o ponto de partida para a expansão da Subaru planejada para 2020. Ele será baseado em uma plataforma padronizada, que será usada para todos os modelos Subaru — do Impreza ao Outback. A julgar pelo conceito, a próxima geração do Impreza terá formas de hatchback mais convencionais, e uma nova “face” formada pela grade redesenhada, novos faróis mais perfilados e tomadas de ar maiores na dianteira.
Além disso, a Subaru afirmou que a próxima geração de modelos também terá materiais mais refinados no acabamento interno, enquanto os motores serão de uma nova geração com desativação de cilindros.
Track day no ECPA neste fim de semana
Neste fim de semana o pessoal do Hot Lap Limeira irá organizar um track day no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo — uma das pistas mais bacanas do país. Serão baterias de 30 minutos intercaladas com o evento de drift, e pista aberta das 8:00 até às 17:00.
Se você quer curtir seu carro e a velocidade em uma pista de primeira, com recursos de segurança em um evento com boa infra-estrutura e apoio, este track day é uma boa pedida. As inscrições custam R$ 300 por piloto, e podem ser feitas pelo email [email protected].
Arena Car Festival reune clássicos e hot rods em dezembro
Se você curte hot rods e clássicos — e toda a cultura automotiva do passado, com direito ao rock tradicional do cenário — reserve os dias 12 e 13 de dezembro na sua agenda. É quando vai rolar o Arena Car Festival em São Paulo. O evento terá exposição de clássicos, hot rods, streets e muscles, bandas ao vivo e food trucks em uma estrutura organizada para receber os visitantes e participantes com conforto e segurança.
Para participar, você deve se inscrever no site do Arena Festival (aqui) preenchendo o formulário de expositor. Para os visitantes, a entrada custará R$ 10. O Arena Car Festival será realizado na Rua Engenheiro Mesquita Sampaio, 518, no Morumbi, São Paulo.