em 1990 o ultimo carro com a marca puma foi fabricado no brasil em 2014 mais de 20 anos depois a puma completaria 50 anos em atividade caso nao tivesse sido extinta seu fim ainda e motivo de tristeza para muitos entusiastas mesmo depois de tanto tempo visto que a puma foi a mais bem sucedida fabricante de veiculos fora de serie no brasil quem se arrisca a imaginar como seria um puma fabricado em 2014 com a obrigatoriedade de sistemas de segurança como freios abs e airbags frontais dificilmente eles estariam usando como base o chassi dos vw refrigerados a ar talvez um chassi tubular motores turbinados com arrefecimento liquido como nos lobini mas com desenho classico de puma bem nao custa imaginar — mas dificilmente vai acontecer estamos falando disto porque na semana passada foi o aniversario de 50 anos da fundaçao da puma — no dia 2 de outubro de 1964 por luiz roberto alves da costa milton masteguin mario cesar de camargo filho e rino malzoni as silabas iniciais de seus nomes foram usadas para formar a palavra lumimari que batizou a empresa que ficaria responsavel por fabricar o esportivo gt malzoni na cidade de matao/sp dois anos depois ao mudar se para a capital do estado a lumimari virou puma industria de veiculos s a a historia da puma e bem conhecida e ja foi recontada varias vezes para celebrar os 50 anos da nossa maior fabricante de automoveis fora de serie decidimos contar uma historia sobre um puma que nem todos sabem que existe ou imaginam se tratar de uma lenda o puma al fassi carinhosamente apelidado de alface pelos entusiastas da marca nos anos 80 os tempos aureos da puma ja estavam relativamente distantes — dividas com fornecedores e impostos em aberto levaram a marca a enfrentar alguns problemas financeiros e em 1986 a puma foi comprada pela empresa paranaense araucaria veiculos sediada em curitiba no parana todos os recursos da antiga fabrica em sao paulo foram transferidos para a nova casa mas a araucaria veiculos precisava de clientela se quisesse se manter no mercado — o ideal seria vender a maior quantidade de carros no menor tempo possivel mas como apesar da fase ruim em que se encontrava a puma ainda tinha suas representantes no exterior o responsavel pela sede da puma nos eua que ficava em houston texas se chamava kevin haines por acaso haines era amigo do advogado de muhammad ali admirador do esportivo brasileiro de fibra de vidro e conseguiu convence lo a conversar com o boxeador sobre um projeto de investimento muhammad ali tinha se aposentado em 1980 e definitivamente nao era um cara pobre — pelo contrario era um dos esportistas mais bem sucedidos do mundo e detentor de uma enorme fortuna o ex boxeador achou que era uma boa ideia investir no puma e ja em abril de 1987 desembarcou no brasil com seu advogado richard hirschfeld um consultor e um engenheiro muhammad ali nas ruas de curitiba foto gazeta do povo a equipe veio com um objetivo bem definido encomendar um lote de 1 440 carros para um xeque da arabia saudita que era amigo pessoal de muhammad ali — um investimento de us$ 36 milhoes ou us$ 25 mil por carro diz se que estes modelos seriam enviados sem mecanica para os eua onde receberiam motor e cambio de porsche 911 e depois enviados para o oriente medio o xeque tambem adorava o puma mas pediu algumas alteraçoes no projeto — a carroceria ficou mais larga e foram realizadas modificaçoes nos farois para brisa e tampa do porta malas alem disso o interior ganhava um novo painel com desenho mais sofisticado e acabamento em madeira para aproxima lo dos esportivos europeus o modelo se chamaria puma al fassi by muhammad ali — al fassi por exigencia do xeque em homenagem a seu filho e muhammad ali porque associar o nome do ex pugilista ao carro certamente ajudaria nas vendas [gallery columns= 4 link= file ids= 24662 24661 24664 24655 ] foram feitos tres prototipos com a supervisao do proprio ali que ficou em curitiba por tres semanas um cupe um conversivel e um terceiro carro de carroceria desconhecida o conversivel vermelho das fotos e o unico do qual se conhece o paradeiro — ele esta sob os cuidados de felipe nicoliello que mantem o site puma classic e e um dos maiores conhecedores do puma do pais o carro esta muito bem conservado e sem duvida e uma das maiores preciosidades para os amantes do puma de todo o pais talvez ate do planeta ele tambem esta a venda — e naturalmente por seu valor historico o preço nao e exatamente baixo sao r$ 78 mil pelo privilegio de ter na garagem uma lenda da industria automotiva nacional [gallery columns= 4 link= file ids= 24652 24653 24649 24656 ] mas que fim levou a historia do puma al fassi aparentemente o projeto foi aprovado por ali e pelo xeque e a produçao dos primeiros exemplares para exportaçao teve inicio porem ainda em 1987 o monarca arabe cancelou a encomenda por problemas burocraticos na arabia que o impediam de importar carros formalmente foi um baque e tanto para a araucaria veiculos que precisou transferir a produçao do puma para outra empresa tambem em curitiba a alfa metais que foi a ultima a fabricar o puma no brasil [ fotos felipe nicoliello com informaçoes de puma classic e gazeta do povo ]
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