Em 1990 o último carro com a marca Puma foi fabricado no Brasil. Em 2014, mais de 20 anos depois, a Puma completaria 50 anos em atividade caso não tivesse sido extinta. Seu fim ainda é motivo de tristeza para muitos entusiastas mesmo depois de tanto tempo, visto que a Puma foi a mais bem sucedida fabricante de veículos fora de série no Brasil.
Quem se arrisca a imaginar como seria um Puma fabricado em 2014? Com a obrigatoriedade de sistemas de segurança como freios ABS e airbags frontais, dificilmente eles estariam usando como base o chassi dos VW refrigerados a ar. Talvez um chassi tubular, motores turbinados com arrefecimento líquido, como nos Lobini, mas com desenho clássico de Puma? Bem, não custa imaginar — mas dificilmente vai acontecer.
Estamos falando disto porque na semana passada foi o aniversário de 50 anos da fundação da Puma — no dia 2 de outubro de 1964 por Luiz Roberto Alves da Costa, Milton Masteguin, Mario César de Camargo Filho e Rino Malzoni. As sílabas ini