salve galera do flatout aqui estamos para a segunda parte da historia do puma gte 1800 1975 vulgo amarelinha em primeiro lugar gostaria de agradecer a boa receptividade do pessoal nos comentarios isso empolga bastante na hora de elaborar os textos mas chega de bla bla bla e vamos para o que interessa no inicio a ideia era apenas realizar uma simples reforma na carroceria uma vez que ela estava funcionando tendo inclusive subido na plataforma por conta propria o carro apresentava a saia traseira quebrada fibra com trincas e os famosos pes de galinha tao comum em carros de fibra de vidro depois de feita a funilaria o carro seguiria ate um tapeceiro para arrumar apenas o painel que estava todo rasgado e cheio de remendos na minha cabeça isso nao levaria muito mais que uns oito meses talvez um ano mas eu estava disposto a esperar uma vez que ainda nao tinha habilitaçao e nao poderia guiar ela por ai ela foi levada a uma oficina que mexia com veiculos de fibra de vidro na zona sul de sp quase uns 25 km de onde eu morava e totalmente fora de mao para mim com isso as visitas a oficina bem esporadicas e somente aos fins de semana junto com meu pai com isso confesso que aprendi a primeira liçoes de quem pretende mexer em qualquer coisa no seu carro acompanhamento do serviço aquele velho ditado que diz que o olho do fazendeiro engorda o boi tambem se encaixa aqui se voce dono do carro nao tiver um tempo para acompanhar o serviço do profissional que estiver mexendo em seu carro fiscalizar o trabalho feito exigir correçoes de defeitos que voce por ventura possa vir a encontrar e melhor nao encostar o carro na oficina ou voce podera ter muitas frustraçoes pois ninguem e tao chato tao perfeccionista com o seu carro do que voce mesmo uma das primeiras coisas a serem feitas no puma foram as correçoes de trincas e da saia traseira alem do lixamento de toda a carroceria para encontrar os defeitos e corrigi los isso pode parecer que foi rapido mas nesse serviço por falta de acompanhamento se passou um ano pois e meus caros um ano meu deadline para ver o carro pronto aumentou e com isso meu desespero com o puma naquela oficina tambem ia aumentando ai voce se pergunta por que eu nao tirei simplesmente o carro de la e mandou para outro lugar segundo liçao em um serviço nao de pagamento adiantado nao tem jeito se voce deseja um serviço feito as vezes mais ou menos no prazo voce deve negociar com o prestador de serviço 50% no inicio e 50% no fim isso normalmente e suficiente para pagar as despesas do material que vai ser utilizado e a mao de obra se paga no termino do trabalho como tinhamos outra puma branca em casa a conversivel gtc 1981 eu e meu pai chegamos a conclusao que deveriamos trocar a cor do puma mas qual cor a essa altura do campeonato eu ja conhecia bastante sobre pumas e ja tinha visto diversos modelos diferentes e algo que sempre me chamava a atençao puma ou era branca amarela ou vermelha em um primeiro momento logo quando cogitamos a troca de cor eu havia sugerido na oficina a cor amarelo puma pois era uma cor que a meu ver cairia muito bem no puma mas como havia dito acima era um cliche usa la pois bem pensamos por um longo tempo a respeito disso uma vez que o puma estava praticamente encostado na oficina e uns 3 meses depois decidimos que iriamos pinta la de super verde cor da linha gm usado nos opalas ss4 de 1974 mas novamente um tempo se passou e decidimos mudar a cor novamente dessa vez em definitivo seria o laranja boreal tambem da linha gm havia se passado uns 7 meses desde que haviamos falado com o pessoal da oficina em relaçao a cor que o puma seria pintado quando um belo dia ao ligar para a oficina e dizer que finalmente haviamos decidido sobre a cor laranja veio a surpresa do outro lado da linha laranja mas nos acabamos de pintar ela de amarelo puma finalizamos ontem minha vontade era de bater a cabeça contra a parede mas enfim acabei indo ver a agora sim amarelinha no final de semana seguinte e gostei do resultado a cor realmente combinava muito com a carroceria eu imaginava que com isso o final estava proximo nao estava ao finalizar os trabalhos na fibra o pessoal da oficina resolveu fazer a troca do assoalho que estava com alguns pedaços podres e com isso iriam separa chassis da carroceria o que voce esta pensando eu tambem pensei na hora por que raios nao fizeram isso primeiro antes de pintar o carro uma vez chassis e carroceria separada foi a vez de checar o estado do assoalho os pumas vw ate a primeira metade de 1976 tinham chassis de karmann ghia encurtado em 25 cm tudo em nome de uma melhor dinamica do veiculo e melhor dirigibilidade assoalho de karmann ghia e algo quase impossivel de achar hoje em dia e na epoca estamos falando em algo entre 2010 2011 tambem nao era uma das tarefas mais simples mas o funileiro garantiu que conseguiria um conseguiu mas tirou o antigo antes de ter o novo em maos ou seja todos os detalhes que tinham no original desde o ponto onde realizar o corte ate a posiçao dos furos no assoalho onde fixam os bancos foram perdidos e tiveram que ser feitos na marra uma terceira liçao que aprendi tambem nessa restauraçao ao enviar o carro para uma oficina de pintura desmonte voce mesmo tudo que for possivel desde emblemas retrovisores soleiras detalhes internos e guarde tudo muito bem na sua casa pois a possibilidade de perda e muito grande e em certos casos recuperar uma peça perdida pode ser algo impossivel digo por experiencia propria os pumas chassis de kg tinham uma bela soleira de aluminio na porta servia para proteger a pintura ali da regiao uma vez que entrar no carro nao e tarefa das mais simples e a amarelinha tinha essa soleira um belo dia ja visitando com mais frequencia a oficina dei falta dessa soleira e questionei onde a mesma estaria ninguem sabia me responder todos faziam cara de paisagem sai mais uma vez enfurecido daquela oficina me perguntando o que sera que poderia ter acontecido com aquela soleira sera que outra pessoa pegou sera que deram como sucata para um catador de aluminio pensei n coisas no fim quase 1 ano depois encontraram a tal soleira estava jogada no fundo de um outro carro que havia la estava toda amassada e cheia sujeira de tinta mas estava la com o carro ja a tanto tempo la a ideia da simples reforma tinha se acabado e frequentando varios eventos de carros antigos me pergunto por que nao restaura la a amarelinha ja era bem original precisando apenas trocar uns poucos detalhes na carroceria como dobradiças e maçanetas mas como ela ja estava um bom tempo la e tudo estava pago botei o funileiro para trabalhar de novo e ai se reclamasse tudo feito foi hora de montar chassis e carroceria novamente e nessa montagem conseguiram me quebrar um coletor de admissao de aluminio original puma minha sorte que tinha uns pares deles em casa entao ficou so na bronca com o funileiro carro montado vamos partir para a proxima etapa da restauraçao a mecanica o ano e 2012 encontro de autos antigos de aguas de lindoia estava eu meu pai meu irmao e um amigo passeando pelas feirinhas de peças eu sempre fico de olho em alguma coisa caçando algo nunca sei exatamente o que eu procuro mas tenho certeza do que pegar quando acho algo muito interessante e foi numa dessas bancas que encontrei o tao famoso emblema puma gt 1800 tanto da carroceria quanto do painel com esse emblema em maos foi decidido o motor da amarelinha seria um 1 800 cc no proximo post eu conto um pouco mais dos detalhes do motor a receita utilizada e alguns detalhes sobre a pre montagem final do puma peço desculpas por nao ter muitas fotos da amarelinha na etapa que descrevi acima mas varias fotos que eu tinha do processo de pintura se perderam em um celular que foi furtado e eu nao tinha backup e isso pessoal espero que tenham gostado e ate a proxima parte abraços por mark seifert project cars #334
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