fala galera do flatout tudo certinho vamos a terceira parte da saga da amarelinha nesse capitulo vou contar os detalhes da parte mecanica e como fizemos para chegar a 1 800 cm³ ou 1 834 cm³ para ser mais preciso como eu havia descrito no post 2 a ideia era apenas uma restauraçao do puma sem muita pretensoes na parte mecanica porem o emblema 1800 que encontramos em aguas de lindoia mudou tudo entao nos perguntamos eu e meu pai qual receita seguir para chegar a 1800 cc receitas de preparaçao de vw a ar e o que nao falta por ai cada uma com a sua peculiaridade e segredos desde o principio nos rejeitamos a ideia de instalar um turbo no motor um pouco por conta da durabilidade e mais pelo gosto que tenho por motores aspirados sem falar que uma turbina mata o visual original do motorzinho a ar durante o periodo em que a amarelinha ficou na uti eu estudava bastante sobre pumas em sites e foruns alem de rodas de conversa do pessoal dos clubes durante os eventos conforme fui adquirindo cada vez mais conhecimento comecei a observar com mais atençao os detalhes que existiam no pumas de cada ano diferente foi durante essa epoca que soube da existencia do puma rallye um puma fabricado entre os anos de 1971 e 1973 e que contavam com um saudavel motor 1800 cc original de fabrica sendo um carro excelente em competiçoes tanto que o piloto jan balder chegou a competir com um em um rally na europa em paralelo a isso eu tambem tive acesso a propagandas de epoca que anunciavam os famosos pumakit kits esses desenvolvidos pela propria fabrica da puma e que poderia ser instalado em qualquer veiculo com motor a ar nao sendo necessariamente puma estava decidido a receita da preparaçao seria seguir o que o pumakit oferecia nos anos 70 o primeiro passo foi verificar o estado do motor e desmonta lo uma vez que a amarelinha nao funcionou por uns cinco anos com tudo desmontado partimos para a lista de compras kit camisa e pistao mahle 92 mm 2 carburadores de corpo simples solex 40 comando de valvulas p2 bomba de oleo de maior vazao radiador de oleo com ventoinha acoplada conjunto de polia do virabrequim e do alternador de aluminio bobina msd blaster jogo de cabos de vela 8 5 mm msd os cabeçotes originais estavam em bom estado e foram levados ate a cabeçotes paula faria onde foi realizado o trabalho das sedes de valvulas polimento dos dutos alem de uma leve rebaixada no cabeçote ja o virabrequim original de aço com 69 mm de curso foi mantido para manter o motor bem quadrado uma vez que tinha um diametro de cilindro de 92 mm o virabrequim e o volante foram mandados para a retsam onde foram balanceados e o volante emagreceu por volta de 1 kg a montagem do motor em si nao tem muitos segredos afinal de contas trata se de um motor vw a ar mas nem tudo e tao simples assim o motor do puma principalmente dos mais antigos possuem alguns detalhes que o diferem de um motor de fusca comum [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112081 112082 ] começando pelo basico em um motor o acionamento dos carburadores na epoca em que a fabrica trocou o conjunto mecanico de dkw pelo conjunto vw em 1968 os pumas ja vinham com dupla carburaçao antes mesmo de a vw disponibilizar isso em seus veiculos eram utilizados os carburadores solex 32 do corcel i ou solex 40 do opala ou seja nao havia carburador esquerdo ou direito a soluçao entao foi bolar um sistema de aceleraçao aonde os carburadores eram acionados simultaneamente para o mesmo lado e a soluçao encontrada foi a adoçao do chamado varetao onde uma haste grande unia os dois carburadores e uma haste menor ligava a haste maior ao acionador que era soldado na capa da ventoinha ou capelinha casinha de cachorro ou qualquer outro nome que voce ouviu na vida como a solda acabava queimando a pintura da peça a puma promovia a pintura da capa da ventoinha na cor prata tambem para identificar os seus motores [gallery link= file ids= 112068 112069 112070 ] por sorte meu motor ainda era o original de fabrica numero de serie iniciado com bb ou seja matching number junto com a plaqueta de identificaçao da fabrica e contava ainda com o acionamento puma como a ideia era utilizar a carburaçao solex 40 do pumakit mantive o varetao embora houvesse a possibilidade de instalar o acionamento por torre dos vw com dupla carburaçao os filtros de ar originais do pumakit sao quase impossiveis de se encontrar hoje em dia mas nada que uns bons contatos do clube nao possam arrumar um par e um senhorzinho funileiro aposentado nao possam resolver aqui eu deixo meu agradecimento ao amigo paulo cesar o pcp 018 que me cedeu os filtros pumakit e ao sr oswaldo o simpatico funileiro que me atendeu com a maior atençao em sua casa acostumado a restaurar romi isetta graham paige tempo e varias outras marcas dos anos 20 e 30 que nao saberia nem listar o sr oswaldo foi o responsavel pela restauraçao de diversas peças da amarelinha como para choques quadro de portas alem de criar com maestria as reproduçoes do filtro de ar do pumakit eis o resultado [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112071 112072 ] o distribuidor centrifugo original da kombi 1200 foi substituido por um distribuidor de avanço a vacuo mais moderno uma vez que o motor ja utilizava igniçao eletronica antes da restauraçao apenas mantive o sistema a vacuo por maior comodidade fiquei um pouco na duvida quanto a instalaçao das muflas de ar quente para aquecer o interior do carro porem o alto preço das peças aliada a dificuldade de se encontrar peças em bom estado me fizeram abortar a ideia o que por um lado foi otimo pois como montei um escapamento dimensionado de 3 nos moldes do kadron original elas seriam descartadas [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112073 112074 ] proximos passos embora eu ja esteja andando com a amarelinha pra cima e para baixo ainda ha uma serie de melhorias e modificaçoes mecanicas que eu desejo realizar o mais breve possivel e eu irei detalhar mais os proximos passos no ultimo post da saga enquanto isso partiremos para o quarto capitulo onde vou falar um pouco sobre a montagem detalhes e tapeçaria da amarelinha aperitivo um abraço e ate la por mark seifert project cars #334
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