sabe por que o seu smartphone demora tanto para ligar voce talvez pense que e o tempo de iniciar todos os sistemas que ele precisa ter ativos para funcionar e em parte e isso mesmo mas esse tempo de inicializaçao tem muito a ver com a auto checagem de hardware e software quem ja usava computadores na primeira metade dos anos 1990 ou antes certamente lembra do processo de inicializaçao dos sistemas e aquele monte de letrinhas rodando na tela mais rapido do que nossa capacidade de leitura tudo aquilo era o sistema verificando quanta memoria havia disponivel quais eram os discos de leitura quanto espaço de gravaçao havia neles teste de hardware quais perifericos estavam conectados etc https //www youtube com/watch v=qmwdbffknve com o passar do tempo ficou claro que aquela informaçao toda era irrelevante para usuarios leigos que so queriam abrir o computador para digitar uma carta um trabalho de escola ou jogar paciencia num dia de chuva com a tv por satelite fora do ar entao tudo aquilo ficou escondido debaixo de uma tela inicial de espera — o que vemos ate hoje quando ligamos nossos smartphones a tela inicial nao e mero capricho mas uma imagem mais agradavel e sofisticada do que aquelas telas rolantes dos anos 1980 e 1990 por que e exatamente aquilo que seu smartphone esta fazendo verificando se esta tudo ok para iniciar o sistema operacional e se ele conseguira controlar tudo aquilo que voce pretende usar os carros eram um negocio mais simples se voce tivesse centelha ar e combustivel o negocio funcionaria nao havia um sistema de checagem de nada vai checar como se o carro era totalmente mecanico o cenario começou a mudar com a injeçao eletronica mesmo a injeçao analogica conseguia fazer uma checagem usando pulsos eletricos — tal como o sistema das setas indicam que ha uma lampada queimada piscando mais rapidamente depois com a injeçao eletronica digital e a adoçao do controle eletronico para os diversos sistemas do carro foi possivel fazer uma checagem mais complexa ja viu um carro em modo de emergencia e o que acontece quando a rede de controladores eletronicos detecta uma anomalia de hardware/software em alguns casos o carro sequer da a partida em outros ele funciona com limitaçoes — justamente porque a rede nao esta completa e como o modo de recuperaçao/segurança do computador para evitar uma falha catastrofica ele limita o uso de recursos do sistema agora com a hibridizaçao dos carros mais do que nunca esse sistema de checagem e necessario nao apenas por que as ecu precisam controlar a atuaçao de cada motor mas tambem porque a bateria e um dispositivo que precisa ser estritamente controlado e diferentemente do que muita gente pensa o coraçao de um carro eletrico nao e o motor mas a bateria e por isso que aquela historia de que os carros eletricos sao mais simples que os carros a combustao porque seus motores so tem uma parte movel e conceitualmente equivocada no motor a combustao a energia e produzida por uma reaçao quimica chamada bem chamada combustao o motor eletrico nao produz a energia que sera convertida em trabalho quem faz isso sao suas baterias nas baterias a energia vem de uma reaçao quimica chamada oxirreduçao mantendo a analogia a bateria nao e apenas o tanque de combustivel do motor eletrico mas tambem seu sistema de injeçao e igniçao entao quando falamos em confiabilidade dos carros hibridos e eletricos nao podemos comparar apenas o numero de partes moveis ou a simplicidade mecanica do motor eletrico a complexidade dele nao esta no motor mas no gerenciamento da bateria isso porque as baterias sao sensiveis a temperatura elas nao funcionam direito se estiverem muito frias mas tambem nao funcionam direito se estiverem muito quentes porque a transferencia de energia da bateria para o motor e uma reaçao quimica e reaçoes quimicas tem temperaturas adequadas para acontecer de forma otimizada se a reaçao acontecer fora da temperatura ideal o resultado sera igualmente desviado do ideal portanto um carro eletrico ou hibrido depende de um controle muito preciso de temperatura nao apenas para funcionar corretamente mas tambem por segurança uma descarga de energia muito rapida — o que acontece quando voce acelera um tesla roadster de zero a 100 km/h em 1 9 segundo por exemplo — pode superaquecer as baterias e por isso que o sistema te impede de fazer dez arrancadas destas consecutivas https //www youtube com/watch v=ugknu9_n0eg estas arrancadas demandam uma quantidade de energia muito intensa e esta descarga de energia intensa aumenta a corrente da bateria e a corrente da bateria ira aumentar a resistencia elevando sua temperatura sem um sistema de controle de temperatura elas continuariam superaquecendo ate se incendiar entao as baterias de ions de litio tem sensores de temperatura monitorando constantemente o estado delas no seu smartphone e no seu notebook isso tambem acontece alguns sistemas operacionais ou aplicativos podem exibir a temperatura da bateria em tempo real a temperatura da bateria num carro hibrido/eletrico e a temperatura do fluido de arrefecimento e lubrificante do motor em um carro convencional movido pela combustao interna agora quando voce combina o sistema eletrico de propulsao a um powertrain convencional de combustao interna o numero de variaveis aumenta e o numero de checagens feitas em tempo real pelo sistema e maior por exemplo um powertrain hibrido poderia teoricamente desativar o motor de combustao interna em caso de superaquecimento do oleo/fluido de arrefecimento e manter o carro embalado apenas pelo motor eletrico poderia mas para fazer isso ele precisa de uma programaçao que considere as variaveis da bateria o sistema teria que verificar a temperatura de oleo e fluido de arrefecimento do motor de combustao interna e tambem verificar a temperatura e nivel de carga da bateria do conjunto eletrico porque ele nao pode tirar a propulsao do motor de combustao interna e jogar no motor eletrico se as baterias do motor eletrico estiverem em temperatura critica este e apenas um exemplo basico da complexidade adicionada aos carros hibridos ha varias outras variaveis que um carro hibrido precisa controlar e que um carro eletrico ou a combustao nao precisam se for um carro hibrido do tipo plugin ha o controle de recarga pela tomada e pela recuperaçao de energia cinetica ou motor gerador mais variaveis e por isso que a confiabilidade dos hibridos plug in phev na sigla em ingles e pouco menor que a dos carros hibridos que nao tem a opçao de recarga pela tomada segundo um estudo recente feito pelo site britanico de aconselhamento ao consumidor consumer advice which co uk e ao que tudo indica a confiabilidade dos hibridos convencionais sem recarga e igual ou maior que a dos carros a combustao por outro lado esse tipo de complexidade e limitado ao software de controle dos sistemas do carro — mecanicamente um carro hibrido e tao simples quanto um carro a combustao e quando voce usa sistemas computadorizados digitais para controle o risco de falhas e muito menor do que o de um sistema mecanico ou analogico quantas vezes seu smartphone funcionou incorretamente desde que voce tem um smartphone e por ai com os carros hibridos o problema e quando algo da errado como todos os sistemas sao interligados e ha dezenas de sensores e atuadores e componentes cruciais para o funcionamento correto do conjunto uma pane que normalmente poderia ser contornada pelo desligamento de um sistema inviabiliza o uso do carro e exige um hard reset algo que somente uma oficina autorizada consegue fazer atualmente um exemplo e o sensor do pedal de freio de alguns carros com abs assistente de frenagem de emergencia e controle de traçao/estabilidade neles se o sensor falha o carro continua funcionando o freio continua freando e o abs continua impedindo o bloqueio dos pneus mas os demais sistemas ficam inativos por nao ter o sensor do pedal em um carro hibrido como os freios sao regenerativos e bem provavel que a falha em um sensor do tipo inviabilize sua operaçao agora voltando aos computadores e a checagem enquanto seu computador leva 10 ou 15 segundos e seu smartphone leva ate 60 segundos para a checagem e inicializaçao seu carro precisa estar pronto no momento em que voce aperta o botao de partida tudo tem de estar checado e pronto para funcionar e uma demanda e tanto e as vezes o computador nao da conta — como no caso do land rover velar que travou a tela e me deixou sem ventilaçao e ajustes de rodagem mas ainda assim os relatos de confiabilidade dos modelos hibridos sao muitos de uma olhada por hybrid vehicles reliability no reddit e a mesma pesquisa do which co uk mencionada acima mostrou que os carros hibridos convencionais sao sutilmente mais confiaveis que os carros movidos apenas por motores de combustao interna claro ha mais carros de combustao interna rodando entao a probabilidade de um evento e maior nesse grupo mas o fato de os hibridos convencionais serie/paralelo terem alcançado um nivel de confiabilidade muito maior que o dos veiculos puramente eletricos e que o dos hibridos plug in e uma boa evidencia de que um conceito aprovado pelo teste do tempo o motor de combustao interna combinado a um sistema eficiente o motor eletrico e a um gerenciamento avançado o sistema big brother que controla ambos os motores e uma excelente soluçao nao apenas para a questao da eficiencia mas tambem da confiabilidade mecanica o que veremos a partir de agora e como eles se sairao no mais severo dos testes o teste do tempo
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