oficialmente o primeiro carro produzido no mundo e alemao o benz patent motorwagen que foi construido em 1886 na verdade tecnicamente ele era um triciclo e tinha um manche no lugar do volante mas o patent motorwgens tambem foi o primeiro veiculo especificamente projetado para receber um motor a tornar se realidade e ganhar um registro oficial o que faz dele para todos os efeitos praticos o primeiro carro da historia isto ajuda a explicar por que a engenharia automobilistica alema e tao respeitada hoje em dia eles tem uma reputaçao a zelar e uma tradiçao antiquissima para honrar e tambem nao deixa duvidas sobre qual foi o primeiro carro alemao evidentemente ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas claro isto acaba deixando no ar a pergunta quais foram os primeiros carros desenvolvidos de outros paises com tradiçao em automoveis vamos começar falando da nossa propria casa a industria brasileira melancolicamente parece estar desaparecendo fabricas fecham as portas fabricantes anunciam que so venderao carros importados e o clima geral e de incerteza mas nos temos tradiçao tanto que o primeiro carro fabricado no brasil tem quase 60 anos na verdade ainda ha um pouco de controversia o posto costuma ser atribuido tanto a romi isetta versao brasileira do iso isetta produzida em santa barbara d oeste pelas industrias romi; quanto a perua dkw vemaguet ambos introduzidos em 1956 o romi isetta em setembro; o dkw em novembro o primeiro porem estava mais para um minicarro levava duas pessoas nao tinha porta malas e era movido por um pequeno motor de dois cilindros e dois tempos com 236 cm³ projeto da propria iso que entregava apenas 9 5 cv o motor bmw dos ultimos exemplares com 298 cm³ ainda tinha dois cilindros mas ja era um quatro tempos de 13 cv que levava o romi isetta ate os 95 cv supostamente a perua da dkw chegou pouco depois mas era um carro de verdade capaz de levar uma familia e seus objetos inicialmente batizada dkw universal a perua foi possivel graças a incentivos do governo juscelino kubitschek e do grupo executivo da industria automotiva geia formado justamente com o proposito de estimular a fabricaçao nacional de veiculos a brasileira vemag comprou da auto union que era dona da dkw os direitos sobre o projeto e tambem o ferramental necessario para montar os carros no brasil ainda em regime ckd ainda assim foi ali que a industria nacional começou ainda nas americas os estados unidos começaram bem antes ja no fim do seculo 19 começava um movimento para melhorar a infraestrutura das estradas americanas que ate entao so eram utilizadas por carruagens e uns poucos veiculos a vapor henry ford deu um passo crucial ao introduzir a linha de montagem para a produçao em serie mais barata de automoveis tornando o ford model t lançado em 1908 o primeiro carro acessivel a classe trabalhadora mas o primeiro carro fabricado e vendido nos eua com motor a gasolina surgiu alguns anos antes era o duryea motor wagon criado pelos irmaos charles e frank duryea era literalmente aquilo que costuma se chamar de carruagem sem cavalos os irmaos duryea compraram uma carruagem e adaptaram nela um motor a combustao monocilindrico de 4 cv com transmissao por fricçao a invençao foi bem sucedida alem de vencer a primeira corrida de automoveis realizada nos estados unidos a chicago times herald race patrocinada pelo jornal de mesmo nome da qual participaram seis veiculos em 1895 o duryea motor wagon seguiu em produçao ate 1917 vamos agora voltar a europa nao muito tempo depois que os alemaes criaram o benz patent motorwagen o frances rene panhard e seu socio emile levassor abriram sua propria empresa para fabricar automoveis a panhard et levassor que ficaria mais conhecida como panhard apenas seu primeiro carro nao por acaso foi uma versao feita em paris sob licença do patent motorwagen foi so em 1891 que a primeira criaçao original da panhard amplamente aceita como o primeiro carro frances surgiu considerado o que havia de mais avançado em engenharia automobilistica em seu tempo o novo panhard tinha quatro rodas motor dianteiro um radiador na traseira e um sistema de transmissao por engrenagem deslizante um conjunto de caracteristicas que foi batizado systeme panhard um pouco mais ao sul na italia um inventor chamado enrico bernardi estava as voltas com seu proprio projeto de motor a combustao e o colocou em um triciclo no ano de 1888 contudo era um veiculo experimental que nunca chegou ao mercado o primeiro carro italiano a ser produzido e vendido comercialmente so apareceu em 1896 um carro de quatro rodas e motor a combustao feito pela extinta stefanini martina ha poucas informaçoes a seu respeito e a culpada disto e sua principal rival a fabbrica italiana automobili torino fiat conhece iniciando suas atividades em 1899 a fiat logo destacou se e fez com que a stefanini martina virasse pouco mais que uma nota de rodape na historia da industria automobilistica italiana os ingleses por sua vez chegaram um pouco antes ainda que de forma humilde o primeiro automovel britanico foi o bremer car criado por frederick william bremer em 1891 que diferentemente de outros pioneiros da industria nao tinha nenhum interesse comercial na ideia bremer ja tinha um sustento era encanador e instalador de aquecedores a gas e construiu seu veiculo simplesmente para dar alguns passeios por ai em 1912 o carro foi levado para o museu do automovel britanico e la permaneceu ate o fim da primeira guerra mundial quando o museu foi destruido bremer desiludido pensou ate em vender sua invençao ao ferro velho mas resolveu cede lo a outro museu em 1933 fora do eixo principal europeu outro pais com tradiçao na fabricaçao de automoveis no velho mundo e a suecia que na verdade começou antes da italia e da inglaterra em 1891 os irmaos jons e anders cederholm construiram um carro a vapor para uso pessoal ir da residencia da familia em ystad ate sua casa de veraneio nos arredores da cidade voce esperava um saab ou volvo pois e mais curioso ainda e o fato de o carro dos irmaos ander tambem ter se envolvido no primeiro acidente de carro registrado na suecia seus inventores juntaram todas as peças que conseguiram salvar e construiram uma segunda versao que esta exposta ate hoje no museu da cidade de skurup em direçao a asia vamos ate a russia que apesar de nao ter fabricantes de atuaçao global significativa possui uma vasta historia na industria automobilistica e presenteou o mundo com os lada e seu primeiro automovel e tao antigo quanto os demais mencionados aqui em 14 de julho de 1896 o chamado yakovlev freze foi apresentado na cidade de nizhny novgorod durante a exibiçao russa de arte e industria nao muito diferente dos outros automoveis que estavam sendo desenvolvidos ao redor do mundo na epoca o yakovlev freze foi criado por duas pessoas como seu nome sugere evgeny yakovlev e pyotr freze evgeny era um oficial da marinha aposentado que criou um motor estacionario no fim dos anos 1880 e com seu sucesso abriu uma fabrica em sao petersburgo em 1893 ele viajou ate os eua para apresentar seus motores na feira mundial de chicago no mesmo evento estava pyotr que era dono de uma fabrica de carruagens e estava na feira para mostrar seu novo sistema de suspensao por feixes de molas semi elipticas quando os conterraneos se encontraram imediatamente começaram a conversar sobre suas invençoes e inspirados pelo benz velo evoluçao de quatro rodas do benz patent motorwagen que veja so tambem estava em exibiçao na feira mundial de chicago os dois russos começaram a maquinar a ideia de criar um carro ao voltar para casa e nao ficaram so na promessa tres anos depois em 1896 o yakovlev freze estava pronto e claro era parecidissimo com o benz velo concluindo nossa breve volta ao mundo na virada do seculo 20 vamos ao japao de onde vem o unico veiculo feito nos anos 1900 o takuri criado por shintaro yoshida ele era um fabricante de bicicletas que em 1902 foi ate nova york para conferir as novidades da terceira ediçao do salao do automovel a fim de verificar quais inovaçoes tecnologicas do ocidente ele poderia aplicar a seus produtos ele aproveitou para comprar alguns motores transmissoes e outros componentes e usando um pouco de engenharia reversa conseguiu reproduzi los no japao em seguida yoshida chamou o amigo komanosuke uchiyama engenheiro mecanico que havia estudado em vladivostok na russia para dar inicio a produçao de veiculos foi assim que em 1907 surgiu o yoshida takuri primeiro automovel japones uchiyama foi o engenheiro responsavel e a empresa aberta pela dupla a automobile shokai produziu 22 exemplares
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