por vinicius malveze project cars #478 e ai galera beleza depois de um longo tempo longo mesmo estou trazendo a segunda parte do texto do meu projeto um subaru impreza ano 1996 que era 1 8 e era prata a primeira parte voce encontra clicando aqui eu digo era porque muita coisa mudou nesse meio tempo e aqui vou contar boa parte a voces na primeira parte eu finalizei o texto contando a voces que tinha ido ao encontro no pacaembu buscar uma coisa que queria muito desde que comprei o carro entao vos apresento as novas rodas do bolido [caption id= attachment_282459 width= 2048 align= aligncenter ] rodas do impreza gt/sti 1998 originais[/caption] bom agora com as rodas colocadas optei por procurar as peças para fazer o facelift e ficar com a frente semelhante aos impreza gl 1998 porem na falta do capo original em lata acabei conseguindo achar apenas o capo de fibra de vidro com scoop uma replica do capo original dos impreza gt/sti de 1997 a 2000 encomendei com o luiz da kuruma parts todo o kit estetico dos gt em fibra de vidro com exceçao do aerofolio [caption id= attachment_282460 width= 2560 align= aligncenter ] capo saias laterais e bananinhas traseiras tudo em fibra de vidro [/caption] para quem nao sabe o facelift do impreza gc de 1996 para 1997+ requer a troca de toda a frente do veiculo ou seja capo farois grade e para choque com capo em maos achei um anuncio de farois e grade em campinas por um preço super legal e acabei indo buscar agora faltando apenas o parachoque meu amigo china que comentei no ultimo texto acabou trocando a frente dele pela de gt e fiquei com o para choque dele com todas as peças em maos era hora de correr e montar o carro para o nacional daquele ano [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282461 282462 ] como eu nao tinha tempo habil e pretendia fazer a funilaria completa do carro um dia optei por envelopar o capo com adesivo imitador de fibra de carbono eu nao sou muito fa de plotagem mas foi o que me restou com ajuda do meu tio comprei a quantidade de adesivo necessaria e envelopamos o capo e eis o resultado final com as luzes de posiçao pintadas em verniz vitral e o simbolo da grade na cor mais parecida possivel com o chery blossom que a subaru usa em varios detalhes de sua versao esportiva tambem foi instalado um frontlip universal e o tow hook de tecido foi presente do china afinal ja estava instalado no para choque ele disse que podia levar junto [caption id= attachment_282464 width= 2560 align= aligncenter ] bem melhor essa frente comparada a outra nao [/caption] [caption id= attachment_282465 width= 1400 align= aligncenter ] carro no encontro nacional do clube subaru de 2017 obrigado barata pela foto [/caption] bom agora vamos falar de mecanica nao o carro nao funcionou maravilhosamente bem nesse meio tempo os problemas mecanicos/eletricos nao foram resolvidos milagrosamente pelo deus dos carros infelizmente inclusive um dia antes do nacional a mangueira do ar quente estourou e quase derreti o motor sem prestar atençao no ponteiro de temperatura certo dia resolvi encostar o carro na oficina do meu amigo will para começarmos a fazer uma revisao enorme no carro afinal a ideia era turbinar o motor 1 8 com baixa pressao para chegar em uns divertidos 200cv de motor pois bem os bicos estavam todos ruins colocamos na maquina e fizemos uns 5 testes e a cada teste os resultados mudavam como o will tinha um impreza sw do mesmo ano do meu fizemos o teste e colocamos a flauta de combustivel dele com os bicos dele no meu carro e simplesmente mudou da agua para o vinho marcha lenta perfeita sem trepidaçoes aceleraçao linear enfim outro carro aproveitamos tambem para testar o arrefecimento depois do episodio de aquecimento ocasionado pelas mangueiras do ar quente vazando e a tampa do radiador ja nao estava mais segurando carga fui embora com os bicos dele emprestados e em breve voltaria na oficina para internar o carro e procurar por mais problemas e resolver os que ja haviamos achado como mencionei a tampa do radiador nao estava boa e quando coloquei uma nova durante a semana o sistema pressurizou e o radiador virou uma peneira vazando por todos os lugares possiveis encontrei no forum do clube subaru um radiador de wrx 2007 usadinho com apenas 30 mil quilometros num preço excelente entao ja acertei com o rapaz pois resolvia meu problema e ja era um upgrade para quando fosse turbo por falar em turbo consegui um kit turbo original do impreza gt 1998 de teoricamente facil instalaçao abordaremos esse assunto posteriormente marquei um sabado e fui buscar todas as peças antes de deixar o carro na oficina nesse meio tempo tambem chegaram os bicos novos e uma segunda leva de cabo de velas pois aqueles que comprei no post passado deram problemas e consegui um jogo novo na garantia [caption id= attachment_282467 width= 2560 align= aligncenter ] kitzinho da felicidade e radiador de wrx[/caption] carro na oficina e novamente começam as manutençoes o radiador nao era plug and play precisava fazer um suporte para a fixaçao os bicos que comprei eram de nissan pathfinder e precisaram de leves ajustes no conector para funcionar corretamente ha sim eu nao gosto muito de adaptaçoes mas o bico de pathfinder e o mesmo do subaru impreza 1 8 o codigo da peça e tudo so muda que o conector da pathfinder e mais profundo e demanda um leve ajuste os bicos para subaru originais sao muito dificeis de achar a preço justo e como eu pretendia turbinar nao valia o investimento [caption id= attachment_282468 width= 2560 align= aligncenter ] bicos equalizados[/caption] [caption id= attachment_282469 width= 720 align= aligncenter ] fabricando suporte do radiador [/caption] eu estava ouvindo um barulhinho irritante vindo do motor ha algum tempo entao pedi ao will para desmontar o carter e dar uma olhada na parte debaixo do motor para o meu azar e sem nenhuma surpresa o motor estava se desmanchando dentro do carter [caption id= attachment_282470 width= 1280 align= aligncenter ] bronzina do primeiro cilindro querendo conhecer as galerias de oleo do ej18[/caption] foi entao que decidi que nao teria justificativa para retificar aquele motor portanto comecei a busca de um motor 2 0 ou 2 2 para fazer o swap no mesmo dia que tive a noticia do meu motor 1 8 ruim eu ja achei um 2 2 de procedencia e abracei a causa swap a caminho [caption id= attachment_282471 width= 2560 align= aligncenter ] 2 2 no lugar [/caption] ah mas conte mais desse swap ai bom vamos la o motor e original da legacy 1993 com aproximadamente 140cv e 20kgf m de torque o que e um aumento consideravel em relaçao ao falecido ej18 ah mas e eletronica o que voce fez absolutamente nada foi trocado bloco e cabeçotes apenas toda eletrica/eletronica permaneceram as mesmas do 1 8 sensores atuadores tudo original do 1 8 ah mas entao o carro nao estava rendendo o que tinha que render ate porque 1 8 pra 2 2 devem ter varias diferenças de mapa e injeçao correto mas como pretendia turbinar nao fazia sentido subir a eletronica do 2 2 seria mais facil ir direto para uma injeçao programavel e vamos chegar la entao por enquanto o gerenciamento do motor estava sendo feito pela injeçao original do 1 8 agora com um motor sem rajar e com plena saude voltaram os encontros [gallery type= grid link= file size= medium ids= 282472 282473 282474 ] beleza entao agora que o motor estava perfeito o projeto turbo tinha que continuar mas para isso o carro precisava estar seguro dinamicamente portanto primeiro vieram pneus novos os tais momo optei pelo modelo m30 ao inves de m3 porque apesar do carro ter um apelo esportivo futuramente eu nao pretendia utiliza lo em track days e afins entao precisava de um pneu que durasse bastante [caption id= attachment_282475 width= 1920 align= aligncenter ] momo m30 novinhos em folha [/caption] [caption id= attachment_282476 width= 2560 align= aligncenter ] revisao das buchas instalaçao dos pneus novos alinhamento e balanceamento[/caption] nesse meio tempo tambem acabei adquirindo o para choque traseiro dos impreza 1997+ que nao tem borrachao que na minha opiniao sao muito mais bonitos [caption id= attachment_282477 width= 2560 align= aligncenter ] em cima parachoque 97+ embaixo 96 [/caption] tambem consegui adquirir um volante nardi torino que vinha nos subaru da decada de 90 apesar de achar que as rodas 16 do impreza gt eram perfeitas na cor dourada o carro estava muito colorido com cores prata preto laranja e dourado entao acabei pintando as rodas de grafite para deixar com um visual mais limpo entao encontrei um jogo de freios a disco completo de impreza gt 98 dianteiro e traseiro foi minha chance de tirar os freios a tambor traseiros e colocar discos nas 4 as pinças dianteiras eram 2 pistoes maiores e mais eficientes que os originais [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282480 282481 ] e pouco tempo depois vieram dois upgrades de peso para o carro o primeiro foram bancos dianteiros e traseiros de impreza wrx 2002 e o segundo amortecedores e molas do subaru impreza wrx sti type r version 6 99’ soa ate bonito quando fala ne [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282482 282483 282484 282485 ] comparativo entre amortecedor de sti na esquerda x gl na direta um detalhe desses amortecedores para os convencionais e que eles trabalham de forma invertida ou seja todo o oleo e afins esta na parte superior do amortecedor e nao embaixo quem tiver curiosidade procurem no google por subaru inverted struts e bem bacana tambem acabei adquirindo o conjunto de barra estabilizadora traseira herdada de um legacy 1993 por isso eu amo subaru quase tudo intercambiavel facilmente bom entao vamos as contas freios novos suspensao nova bancos novos barra estabilizadora nova temos que testar o carro e nao achei lugar melhor que na estrada dos romeiros e nao so eu mas toda a galera do gc mafia aqui de sao paulo fizemos um passeio por uma das estradas mais legais aqui da regiao o comportamento ficou surpreendente o carro mudou demais o motor 2 2 empurrava bem o conjunto 4x4 somado a nova suspensao e aos bancos conchas com o volante nardi tornaram a experiencia de dirigir simplesmente fantastica [gallery type= grid link= file size= medium ids= 282487 282488 282489 ] agora finalmente chegamos no ano de 2019 e logo na primeira semana me aparece um para choque original de impreza sti 1998 em plastico com piscas e milhas originais por um baita preço acabei arrematando a peça e fiz a funilaria eu mesmo na garagem o resultado foi bem satisfatorio para um serviço temporario pois como havia dito queria pintar o carro todo entao nao fazia sentido gastar para pintar so o para choque e faltavam peças que eu queria de estetica minha ideia era juntar tudo e mandar pintar o carro quando pronto ate la eu ia me virando com o bom e velho spray ainda mais quando descobri ser possivel fabricar latinhas na cor do seu carro fornecendo o codigo da tinta [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282490 282491 ] a cor ficou boa mandei fazer a cor da tinta da subaru em spray tambem consegui farois clear porem mascara negra com projetor nao era exatamente o que eu queria mas para o momento estava bom ate porque o preço foi muito bom [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282492 282493 ] e assim o carro ficou por varios meses apenas algumas manutençoes preventivas como troca do kit correia troca de oleo enfim coisas basicas para o carro se manter vivo e confiavel [gallery type= grid link= file size= medium ids= 282494 282495 282496 ] porem eu nao estava satisfeito com os farois mascara negra e por sorte um amigo quis trocar os farois clear cristais dele pelos meus e ele tinha um kit de saias originais do carro foi a oportunidade pra finalizar esteticamente o carro com peças tambem consegui comprar as tampas dos farois de milha de os esguichos de farois rarissimos [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282497 282499 282500 282501 ] e agora muito bem acompanhado de um maravilhoso toyota supra e de um subaru impreza wrx bugeye meu guerreiro gczinho estava pronto para fazer toda sua funilaria e sair por ai novinho em folha bom pessoal se voces leram ate aqui eu agradeço muito pela sua atençao no proximo capitulo e provavelmente o ultimo que nao vai demorar anos pra sair eu juro ja esta praticamente pronto o texto inclusive eu vos mostro o processo de funilaria e pintura instalaçao da injeçao programavel mais upgrades e muito mais que fiz no carro ate o presente momento se quiserem spoilers eu fiz um instagram para o carro chamado @malveze_garage quem tiver curiosidade so dar uma olhada la forte abraço
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