em 2014 nos primordios do flatout fiz um post a respeito de formas alternativas e mais acessiveis de chegar aos 300 km/h sem precisar de um supercarro mas ja se passaram quase cinco anos e chegou a hora de retrabalhar a questao porque muita coisa mode mudar em cinco anos [gt40 content search= supercarro widget= 1 ] quer um exemplo em 2010 quando comecei a trilhar o caminho do jornalismo automotivo o lamborghini aventador sequer havia sido lançado e quando foi em fevereiro de 2011 era um dos poucos carros produzidos em serie a atingir os 700 cv hoje em dia voce pode comprar um chevrolet corvette zr1 com um v8 supercharged de 755 cv ou um dodge challenger hellcat com 808 cv carros consideravelmente mais acessiveis e mundanos por uma fraçao do preço de um aventador um degrau acima voce encontra o porsche 911 gt2 rs que tambem tem 700 cv nos ultimos quatro ou cinco anos surgiram varios outros superesportivos com 700 cv ou mais como o mclaren 720s; e muito proximos disto como a ferrari 488 gtb e seus 670 cv o porsche panamera turbo s que tecnicamente e um super seda esportivo de luxo tem 680 cv em seu v8 biturbo de quatro litros poderiamos continuar por mais algumas linhas mas voce ja deve ter captado a mensagem o meu ponto e que da mesma forma que os 700 cv sao como os 600 ou mesmo 500 cv de alguns anos atras os 400 km/h sao os novos 300 km/h todos os esportivos citados no paragrafo anterior sao capazes de velocidades entre 300 km/h e 350 km/h se quiser passar dos 400 km/h sobre quatro rodas voce ainda vai precisar de um hipercarro se em 2014 quando fizemos o post em questao hipercarro era o bugatti veyron hoje estamos falando de seu sucessor o chiron ele conserva o motor w16 quadriturbo de oito litros o cambio de dupla embreagem e sete marchas e a traçao awd no entanto agora com 1 500 cv e aperfeiçoamentos no cambio nos sistemas eletronicos e na aerodinamica o chiron tem a velocidade maxima limitada em 420 km/h [youtube id= pkkv1vlhuvq width= 620 height= 350 ] mais do que isto estima se que com o limitador removido a velocidade maxima possa chegar aos 450 km/h um teste que bugatti nunca prometeu que ira realizar mas tambem nunca disse que nao fara um dia a questao e que o bugatti chiron zero quilometro custa us$ 3 milhoes pelo menos um exemplar de segunda mao o que nao significa necessariamente que ele seja usado pode valer o dobro por conta da especulaçao a que estes carros sao submetidos e inviavel para a esmagadora maioria das pessoas entao separamos aqui uma lista de formas alternativas de chegar aos 400 km/h gastando menos bem menos do que o preço de um bugatti chiron começando pela primeira alternativa que vem a mente uma moto mas nao qualquer moto no fim de setembro a japonesa kawasaki anunciou que esta aceitando encomendas para sua moto mais potente e veloz a ninja h2r modelo 2020 apesar de nao poder rodar nas ruas ela e a unica moto produzida em serie atualmente capaz de atingir os 400 km/h registrados no velocimetro o feito foi verificado em video na turquia com o piloto turco kenan sofuoğlu que hoje e um politico eleito no parlamento da provincia de sakarya no norte da turquia e aposentou se das pistas aos 34 anos atingindo os 400 km/h em apenas 26 segundos o feito foi registrado no dia 30 de junho de 2016 para isto foi preciso levar a ninja h2r ate a ponte osman gazi na epoca recem inaugurada que se estende por 2 620 metros e atravessa o golfo de izmit no mar de marmara em seu ponto mais estreito a velocidade nao foi confirmada por gps mas a propria kawasaki ja havia declarado que a velocidade maxima da h2r era de 380 km/h [youtube id= 6_n7ru1e rg width= 620 height= 350 ] foi o anuncio da ninja h2r no brasil que nos motivou a fazer este post ela e movida por um quatro cilindros de 998 cm³ com comando duplo no cabeçote supercharger e 326 cv a 14 000 rpm com 16 8 mkgf de torque a 12 500 rpm com 238 kg na balança estamos falando uma relaçao peso/potencia de 0 73 kg/cv fazendo uma comparaçao crua e como se o bugatti chiron pesasse apenas 1 095 kg ou o mesmo que um carro popular o preço colocado pela kawasaki na h2r nao e exatamente acessivel sao r$ 357 mil por outro lado o bugatti chiron custa r$ 11 738 000 em conversao direta com esta grana e possivel comprar 33 exemplares da superesportiva de pista da kawasaki ou varios carros bem interessantes como um mustang gt novinho e ainda sobram quase r$ 60 mil mas nenhum deles capaz de chegar a 400 km/h se voce estiver desconfortavel com a ideia de chegar aos 400 km/h sobre duas rodas pode pegar um aviao mas nao estamos falando da velocidade atingida pelo aviao que em um voo comercial e de em media 890 km/h mas sim de um salto de para quedas pulando de um aviao a velocidade terminal — o ponto onde a aceleraçao na queda e zero — de um paraquedista e de cerca de 190 km/h caso ele fique com a barriga para baixo se ele mergulhar no ar reduzindo consideravelmente o arrasto aerodinamico a velocidade terminal pode chegar aos 320 km/h em um salto comum [youtube id= raifrxbhxv0 width= 620 height= 350 ] ainda nao sao 400 km/h para isto e preciso um pouco mais de tempo voce precisa se tornar um paraquedista habilitado e especializar se em uma modalidade chamada speed skydiving ou para quedismo de velocidade um curso terorico de para quedismo aff accelerated free fall ou queda livre acelerada na cidade de boituva/sp um dos polos nacionais do para quedismo custa em media r$ 450 entao e preciso passar por sete niveis de aulas praticas que custam entre r$ 450 e r$ 600 por salto e um investimento de no minimo r$ 3 000 o equipamento adiciona mais alguns cifroes um para quedas basico para iniciantes custa a partir de r$ 3 000 equipamentos importados apropriados para o speed skydiving custam entre us$ 5 000 e us$ 10 000 entre r$ 20 000 e r$ 40 000 aproximadamente so assim contudo para passar dos 400 km/h de para quedas o que e bem possivel o recorde atual de velocidade em speed skydiving pertence ao sueco henrik raimer que em 13 de setembro de 2016 chegou chegou aos 601 26 km/h ele foi o primeiro paraquedista a passar dos 600 km/h de acordo com as regras da international speed skydiving association [youtube id= bjn53p1nvna width= 620 height= 350 ] e uma jornada trabalhosa e e preciso anos de treino e especializaçao para se tornar um speed skydiver como henrik reimer uma viagem de trem por outro lado e algo mais imediato e para quem faz questao seguro os trens bala surgiram dos shinkansen japoneses — trens eletricos ultrarrapidos que correm sobre trilhos e começaram a operar em 1964 o primeiro trem a ultrapassar a barreira dos 300 km/h foi o shinkansen class 961 que atingiu 319 km/h em dezembro de 1979 na pista de testes da cidade de oyama ele nao era um trem comercial e sim uma plataforma de testes com seis vagoes que alem de servir como mula para novas tecnologias tambem abrigou varios tipos de instalaçoes ao longo dos anos como restaurantes bagageiros e dormitorios atualmente existem dezenas de shinkansen circulando pelo japao com velocidade maxima limitada a 320 km/h ou seja eles nao servem para o proposito deste post [youtube id= wmbdmqi6xuk width= 620 height= 350 ] na frança por sua vez circulam os tgv turbotrain grande vitesse que sao trens com motor turbojato o primeiro tgv começou a operar em 1981 em paris o recorde de velocidade para os tgv foi estabelecido em 2007 574 8 km/h no entanto esta velocidade so costuma ser atingida em testes especificos sem passageiros a velocidade operacional fica entre 320 km/h e 360 km/h [youtube id= eodatlzrghc width= 620 height= 350 ] existe contudo um tipo de trem que atinge regularmente os 400 km/h os chamados maglevs o nome vem de magnetic levitation e quer dizer exatamente isto eles levitam sobre os trilhos por meio de um campo magnetico sustentado por uma sequencia de eletroimas sua propulsao tambem e magnetica e tirando proveito da falta de fricçao as velocidades atingidas podem passar dos 600 km/h o maglev em operaçao mais rapido atualmente e o shanghai maglev que fica em xangai na china e funciona desde abril de 2004 a velocidade maxima operacional e de 430 km/h [youtube id= wlxy6gieyl4 width= 620 height= 350 ] suponhamos que voce queira apenas ir ate a china pegar um maglev em xangai e voltar para o brasil quanto custa bem uma passagem de ida e volta saira por pelo menos r$ 3 200 uma vez em xangai voce devera procurar uma estaçao de maglev e pagar algo entre 50 e 150 renminbi chineses algo entre r$ 28 e r$ 85 por uma passagem levando sua despesa cerca de r$ 3 300 agora talvez voce faça questao de chegar aos 400 km/h em um carro nesse caso a melhor opçao e um ride along em um dragster top fuel a categoria maxima da arrancada da nhra na qual os carros equipados com motores v8 supercharged de mais de oito litros e potencia superior a 10 000 cv sao capazes de ir de zero a 160 km/h em menos de dois segundos e em menos de dez segundos atingir os 402 km/h uma das empresas que oferecem o serviço e a pure speed racing que fica em las vegas em nevada la o piloto doug foley vai te levar para um passeio em um dragster nitrox2 que tem dois lugares e foi desenvolvido especialmente para este tipo de entretenimento [vimeo id= 52852194 width= 620 height= 350 ] uma puxada no banco do carona custa us$ 200 ou r$ 780 novamente supondo que voce va fazer um bate e volta um voo de ida e volta ate las vegas custa em media r$ 2 700 o custo minimo ficaria em cerca de r$ 3 500 com sorte porem e possivel encontrar um voo com preço promocional bem mais em conta
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